No início do século 20, as ovelhas eram criadas pela sua lã e pele de carneiro. A carne das raças de lã tem um cheiro específico, por isso não é muito procurada. Mas as ovelhas de carne, nativas da Grã-Bretanha e da Nova Zelândia, não cheiram mal. Através da seleção, foram desenvolvidas espécies domésticas resistentes a climas adversos. Eles rapidamente atingem a maturidade e ganham peso. O produto pode ser colocado à venda dentro de 6 a 8 meses após o nascimento do cordeiro.
Características e características das raças de carne
As ovelhas que produzem carne distinguem-se pela sua grande constituição:
- peito largo;
- lados arredondados;
- pernas fortes;
- músculos de alívio;
- pele fina.
As raças de carne têm cabelos longos e curtos. Os chifres estão presentes nos homens, mas são raros nas mulheres. Os carneiros são superiores às ovelhas em peso, altura e comprimento corporal. Tipos de raças de carne:
- cauda gordurosa ou gorda;
- carne e laticínios;
- carne e lã;
- Smushkovie
A principal característica dos animais é o rápido ganho de peso. Aos 4 meses, os cordeiros atingem metade do peso de um carneiro adulto. Os machos pesam 110 quilos. As ovelhas chegam a pesar 60 kg.
Raças de carne domésticas
Características gerais das variedades russas:
- 58% do peso da carcaça é carne para venda;
- o peso dos cordeiros aos 4 meses é de 20 a 40 kg;
- pertencem frequentemente a sectores mistos da agricultura.
Entre as raças domésticas, a maioria pertence às indústrias de carne e laticínios e de carne e lã.
Mais popular:
- Romanovskaya - a variedade sem caroço distingue-se pelo perfil corcunda e alta fertilidade. Uma fêmea dá à luz três cordeiros em dois anos. O peso dos homens adultos é de 100 quilos e das mulheres - 50 quilos;
- Kuibyshevskaya é uma variedade adaptada ao clima russo com raízes inglesas. O corpo da ovelha é coberto por lã grossa e ondulada. Os animais são resistentes à alta umidade e possuem forte imunidade a doenças fúngicas;
- Katumskaia — a variedade de pêlo curto e sem chifres ganha peso mais rapidamente do que outras variedades. A carne é suculenta;
- sul - criado por seleção, possui genes da raça do Cáucaso Norte. A ninhada contém 1-2 cordeiros;
- Gorkovskaya - ovelhas com corpo em barril e focinho curto, além de carne, produzem muito leite. De uma fêmea você pode obter 150 litros por ano;
- Norte do Cáucaso - a variedade distingue-se pela boa carne e lã valiosa, adaptada à vida em climas rigorosos. Os animais têm chifres rudimentares;
- Siberiano Ocidental - surgiu como resultado do cruzamento de ovelhas Kuban e Siberian, a produtividade é 10% superior à de outras raças domésticas.
As variedades de ovinos bovinos criados na Rússia são resistentes às mudanças de temperatura e produzem carne suculenta e inodora.
Variedades estrangeiras
Características gerais das raças cultivadas em países estrangeiros:
- peso dos animais adultos - 65-130 kg;
- o peso dos cordeiros aos 4-5 meses é de 35-60 kg;
- Eles têm um exterior incomum.
Espécies estrangeiras populares para reprodução na fazenda e em domicílios particulares:
- texto - uma raça pesada, conhecida desde o século XIX. A carne fica suculenta e macia, apesar da despretensão na alimentação;
- preços - uma variedade francesa de carne de ovelha. Os jovens atingem o peso das fêmeas adultas;
- Barbados Black-bellied - uma variedade exótica com chifres que criou seletivamente parentes americanos com chifres. Os animais distinguem-se pelo pêlo curto e pela cor invulgar - laterais vermelhas com uma faixa preta no ventre e nos cascos;
- dorper - Para desenvolver a variedade sul-africana, foram cruzadas as raças Tallow Persian e Dorset Horned. Dos persas, os Dorpers herdaram a coloração preta na cabeça e no pescoço. O corpo deles é branco;
- Wiltshire Horned - ovelha britânica sem lã grossa. Sua pele é coberta por pêlos duros, semelhantes a crina de cavalo. As cabeças dos machos são decoradas com chifres arredondados e curvados para baixo.
As espécies altamente produtivas de carne e lã incluem o Vendean, uma raça francesa criada para produzir carne marmorizada. A carcaça consiste em 80% de polpa. Um indivíduo também produz até cinco quilos de lã por ano.
Raças de países vizinhos
Peso médio das ovelhas em quilogramas:
- homens - 90-190;
- mulheres - 75-120;
- cordeiros aos 4 meses - 40.
As espécies criadas no Tadjiquistão, Uzbequistão e Turcomenistão são classificadas como carne e lã. Mas também existem ovelhas sem pelos.
As principais raças dos países vizinhos:
- Saradzhinskaya - geralmente branca, raramente preta. As ovelhas fornecem banha e leite. Os tapetes são feitos de lã de ovelha Sarajin;
- Tadjique - possui cabelos longos e grossos, valorizados por sua força;
- Gissar - distingue-se por um corpo pesado, sem pelos e pernas longas e finas. A baixa fertilidade é compensada por uma grande quantidade de leite nas mulheres;
- edilbaevskaya - criada no Cazaquistão, despretensiosa na alimentação. Os cordeiros estão prontos para o abate aos 5 meses;
- Jaidara é uma variedade de carne gordurosa e cabelo áspero. A peculiaridade do exterior é um corpo alongado com pernas curtas;
- Kalmyk — a carne valiosa é obtida de animais jovens. A carne dos indivíduos maduros adquire um cheiro específico. A variedade Kalmyk é resistente e pode ser mantida a pasto durante todo o ano.
As espécies da Ásia Central acumulam gordura e ganham peso mesmo com má nutrição.
A maior raça do mundo
As ovelhas de cauda gorda, comuns na Ásia Central, são grandes. Para depósitos de gordura em seu corpo existe um saco especial - cauda gorda. Os animais sobrevivem com má nutrição graças às reservas de substâncias depositadas na cauda gorda. O saco de gordura está localizado na parte posterior e chega a pesar 30 quilos.
Raças grandes incluem ovelhas Gissar, Edilbaevskaya e Kalmyk. A maior variedade é Suffolk. É reconhecível pelo pelo preto nas pernas e na cabeça. A pelagem do corpo é branca ou dourada.
Variedades grandes, produtivas e prolíficas são Romanovskaya e Finlandesa Landrace. As ovelhas Romanovka pesam 100 kg e produzem de 2 a 5 cordeiros por parto. As raças locais finlandesas pesam de 85 a 100 kg e produzem de 3 a 4 cordeiros duas vezes por ano.
Qual ovelha é melhor escolher?
As raças de carne para criação industrial ou doméstica são selecionadas com base no peso e na fertilidade dos animais. Os indicadores de espécies populares nacionais e estrangeiras podem ser comparados na tabela a seguir:
Raça | Peso (quilogramas) | Fertilidade (porcentagem) |
Gissarskaya | 80-140 | 120 |
Kuibyshevskaia | 65-110 | 130 |
Precos | 70-120 | 150 |
Romanovskaia | 65-110 | 270 |
Norte do Cáucaso | 60-100 | 140 |
Edilbaevskaia | 75-120 | 120 |
Agricultores experientes consideram a raça Romanov universal e fácil de cuidar. A variedade nacional é adequada para criação de carne para necessidades pessoais, bem como para ordenha. As ovelhas Romanov são vendidas em viveiros locais.
Muitas vezes é possível comprar ovelhas estrangeiras de raça pura apenas em um viveiro estrangeiro. Os custos de transporte serão adicionados ao preço de compra. Os animais precisarão de tempo para se adaptar após um longo transporte.
Portanto, para necessidades pessoais, é melhor escolher uma variedade nacional de um viveiro local.
Vantagens e desvantagens das raças de carne
A criação de ovelhas para consumo próprio e para venda é lucrativa devido às seguintes vantagens:
- onívoro - os herbívoros se alimentam de ervas frescas, vegetais tuberosos, cereais e legumes. Na ausência de ração fresca, comem silagem, silagem e alimentos compostos;
- resistência - raças nacionais e estrangeiras toleram bem o frio e o calor;
- imunidade forte - ovelhas de corte são resistentes a doenças infecciosas e fúngicas;
- alta produtividade - leite, banha e lã são produzidos em grandes quantidades.
As raças produtoras de carne podem ser mantidas em pastagens durante todo o ano. Eles se distinguem pela alta taxa de sobrevivência de animais jovens.
Imperfeições:
- é impossível alimentar animais adultos com peso recorde em pouco tempo - o ganho de peso diminui na idade adulta;
- a carne dos idosos adquire sabor e cheiro gordurosos de cordeiro.
Agricultores experientes não engordam animais com mais de dez meses para usar racionalmente a ração e produzir produtos de alta qualidade.
Sutilezas de conteúdo
Antes de comprar, é selecionado e preparado um local para as ovelhas. O gado pequeno é mantido de duas maneiras:
- pasto - os animais passam a maior parte do tempo no celeiro e caminham em um piquete aberto;
- barraca de pasto - as ovelhas vivem em pastagens ao ar livre, entrando em casa apenas quando o tempo está ruim.
O pastoreio livre é preferível, pois o gado fica ao ar livre e se alimenta de alimentos naturais. A carne de ovinos mantidos em pastagens é mais valorizada como um produto ecologicamente correto. Mas é preciso monitorar o rebanho e escolher com cuidado a área de pasto.
Gramíneas venenosas são encontradas em pastagens naturais. Os locais seguros para pastagem são estepes, terras secas ou contrafortes. A massa verde em áreas naturais é consumida em 60%. Para aumentar o consumo para noventa por cento e garantir a segurança dos animais, os terrenos são semeados especialmente.
Se não houver área adequada nas proximidades, é necessário equipar um galpão para as ovelhas e manter os estábulos limpos. A dieta das ovelhas de corte consiste em capim fresco ou silagem, concentrados de cereais e vegetais. O gado é engordado para abate por até seis a dez meses. Os comedouros devem estar sempre cheios. Os animais também necessitam de muitos líquidos. Ovelhas com lã longa e grossa são tosquiadas 1 a 2 vezes por ano e seus cascos são cuidados. Quando mantidos em baias, não têm tempo de se desgastar e também necessitam de podas uma vez a cada 3 meses.