Descrição e características das ovelhas Dorper, características de sua manutenção

A raça ovina Dorper é famosa por suas inúmeras vantagens, incluindo despretensão no cuidado e manutenção, rápido crescimento, boa produtividade, carne e couro de alta qualidade. É impossível tirar lã dessas ovelhas, pois a raça não a possui. Mas mesmo apesar do alto custo, as ovelhas Dorper são amplamente utilizadas pelos agricultores.


Origem

Esta raça foi criada na década de trinta do século 20, e a terra natal dos Dorper é a África do Sul.A variedade foi obtida através do cruzamento de ovelhas Dorset e Persa, cada uma delas caracterizada pela despretensão na manutenção e boa produtividade. Representantes de Dorpers adotaram a fertilidade de Dorsets. A raça deve sua falta de cabelo e cor fora do padrão aos seus ancestrais persas. No início, a raça se difundiu na Austrália e depois foi trazida para os EUA e Grã-Bretanha. E só depois de um tempo o Dorper apareceu na Rússia.

A raça foi registrada oficialmente em 1930. O nome “Dorper” não foi obtido por acaso: a palavra é formada por partes de dois nomes – Dorset e Persa (os ancestrais dos Dorpers).

Exterior e características

Os representantes da raça de carne diferem:

  1. Físico forte. Os animais têm corpo alongado e caído. Os quadris e as costas são particularmente bem desenvolvidos.
  2. Ausência quase completa de cabelo. O cabelo existente é muito ralo, áspero, curto, há subpêlo. O pelo é distribuído de maneira desigual - a maior parte cobre o peito, pescoço e costas. A barriga está praticamente nua. O pelo da testa pode ficar encaracolado.
  3. Cor branca ou cinza claro. A cor da pele é branca (nas pernas, pescoço, tronco). Áreas pretas cobrem o pescoço e a cabeça.
  4. Membros curtos e nus.
  5. Falta de chifres nas mulheres. Os machos têm chifres muito pequenos (2 a 3 centímetros de altura) e, na maioria dos casos, nem crescem.

Raça ovina Dorper

Os cordeiros têm características de aparência semelhantes aos adultos, exceto no tamanho corporal.

A raça Dorper possui duas variedades:

  • branco (sem áreas escuras no corpo);
  • cabeça preta (a cabeça e o pescoço são pretos).

Os cruzamentos de Dorper com outras raças são populares. A raça Romanov participa com mais frequência na seleção e, como resultado do cruzamento, obtém-se um híbrido com boas qualidades.

Especialista:
Os representantes da raça vivem bastante tempo - mais de 15 anos, mas não é economicamente rentável manter animais com mais de 5 a 8 anos.

Prós e contras dos dorpers

O alto custo das ovelhas Dorper é justificado por uma série de qualidades positivas.

Vantagens e desvantagens
Fertilidade. A reprodução ocorre de forma fácil e rápida. Uma fêmea dá à luz de 2 a 5 cordeiros por parto. O processo de nascimento é fácil, portanto não é necessária a participação e assistência humana. As ovelhas estão prontas para reproduzir aos 8 meses.
Rápido crescimento de cordeiros.
Resistência a doenças. Especialmente para parasitas (internos e externos).
Ganho de peso rápido. Os carneiros adultos pesam cerca de 100 quilos (e mais) e as ovelhas pesam de 60 a 70 quilos.
Despretensão. Os animais não necessitam de alimentos de alta qualidade.
Carne dietética obtida na quantidade de 60 kg de ovelha bem alimentada. A vantagem do produto é a distribuição uniforme da gordura. Para efeito de comparação, o cordeiro normal inclui espessas camadas de gordura que emitem um cheiro específico. O produto também carece de sabor característico.
Couro. Graças à sua estrutura uniforme, é fácil de processar.
Alta mobilidade. Os animais muitas vezes sobem em lugares altos: palheiros, andares superiores, caixas - e muitas vezes caem deles.
Falta de lã. As únicas fontes de lucro são a carne e a pele.

A nudez da raça também pode ser percebida como uma vantagem - não há necessidade de desperdiçar recursos na tosquia de ovelhas. Além disso, os Dorpers são menos suscetíveis ao ataque de parasitas externos.

Requisitos de conteúdo

A raça é despretensiosa, pelo que não há necessidade de cumprir condições e requisitos especiais de manutenção.Os animais sentem-se bem tanto em climas quentes como em regiões mais frias. Dorpers podem suportar temperaturas muito baixas. Os animais também são despretensiosos em sua dieta - a grama mais comum é fonte suficiente de alimento para eles. Contudo, este facto não significa que os ovinos sejam mantidos exclusivamente a pasto. Ao melhorar a qualidade dos alimentos, o produto resultante será muito melhor.

A facilidade de cuidar dos animais vale não só para os adultos, mas também para os jovens. Cordeiros, incluindo recém-nascidos, não requerem cuidados extensos.

Os representantes da Dorper têm a capacidade de se adaptar às condições em que vivem. Esta é uma das razões pelas quais os agricultores sonham em criar essas ovelhas.

Raça ovina Dorper

Alimentação e cuidados

Esses animais não requerem nutrição especial - os Dorpers podem ser mantidos no pasto. Mesmo nessas condições, os animais ganham peso rapidamente. E ainda, para melhorar a qualidade do produto, recomenda-se diversificar a alimentação e incluir na dieta alimentar:

  • trevo;
  • alfafa;
  • urtiga;
  • bardana;
  • cardo;
  • grãos (devido ao seu conteúdo calórico, esse alimento é dado apenas a fêmeas grávidas e lactantes, bem como a animais jovens durante o crescimento intensivo);
  • feno (usado como substituto da grama fresca);
  • alimentos compostos (utilizados para alimentar ovelhas durante a gestação e lactação, e também dados aos animais alguns dias antes de serem enviados para abate);
  • sal e minerais (fertilizantes especiais);
  • raízes vegetais (no verão são usadas como cobertura, no inverno fazem parte da dieta alimentar);
  • água (deve estar disponível publicamente; normalmente, um adulto precisa de 6 a 8 litros de água por dia).

Dorpers passam a maior parte do tempo em pastagens ou em recintos espaçosos. É aconselhável que a cerca seja desmontada, o que permitiria sua movimentação para outra área quando a grama acabar na anterior.

Durante a estação fria, as ovelhas são mantidas em currais. Requisitos das instalações:

  • iluminação normal;
  • ausência de rascunhos;
  • espaço livre (a área por animal em baia coletiva é de 1,5 metros quadrados, em baia individual - no mínimo 2,5, para uma fêmea com um cordeiro - 3,2, e para cada baia subsequente o espaço é aumentado em 0,7);
  • disponibilidade de ventilação e aquecimento.

A comida e a água estão em longos bebedouros.

Características de reprodução

Os representantes da raça atingem a maturidade sexual precocemente. A prontidão para reprodução nas fêmeas ocorre aos 8 meses, nos machos - aos 5. Porém, é recomendado iniciar a criação de ovelhas quando elas atingirem 1,5 anos. Os machos são muito férteis e podem inseminar até 100 ovelhas por vez. Para melhorar a qualidade da semente, é aconselhável manter a mesma proporção - um macho para 15-20 fêmeas.

Raça ovina Dorper

O parto pode ser repetido a cada 8 meses e não está de forma alguma vinculado a uma estação específica. A gestação dura 4-5 meses.

Doenças comuns e prevenção delas

Os representantes da raça Dorper são resistentes a doenças, porém, se as condições gerais de detenção não forem observadas, aumenta o risco dos seguintes problemas:

  • Brucelose;
  • varíola;
  • doença de pé e boca;
  • mastite infecciosa;
  • podridão;
  • fraturas e luxações de membros.

Para prevenir doenças, recorrem-se às seguintes medidas:

  • limpeza regular da barraca;
  • vacinação de rotina;
  • cumprimento da quarentena para a qual são enviados novos animais (dura 2 semanas);
  • desparasitação no outono e na primavera.

Dorpers na Rússia

Na Rússia, esta raça quase nunca é encontrada em sua forma pura.E a razão não é o clima - os dorpers se dariam bem na zona intermediária. O fator determinante é que a criação de ovelhas desta raça não é lucrativa. Por esta razão, as sementes Dorper são importadas para o país e, com a sua ajuda, são fertilizadas fêmeas de raças locais (na maioria das vezes Romanov).


Os híbridos resultantes são de qualidade inferior ao original, mas, em geral, o resultado é satisfatório. Dorper é uma raça de carne popular que se distingue pela sua despretensão, fertilidade e boa produtividade. Apesar do alto custo e da falta de lã, essas ovelhas conseguem trazer bons rendimentos aos agricultores.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim