Os criadores de ovelhas valorizam a facilidade de cuidado, a resistência, a produtividade de carne, gordura e leite nas ovelhas Edelbai. A raça de ovelhas Edilbaevskaya foi criada especificamente para as regiões de estepe áridas e com pouca vegetação. Animais despretensiosos do tipo cauda gorda são adaptados a transições de vários dias entre pastagens, invernos gelados e verões secos e ganham peso em pastagens atrofiadas.
História da raça
Os criadores obtiveram a raça Edilbaevskaya no século 19, cruzando uma ovelha cazaque de cauda gorda com um carneiro Astrakhan. Durante o processo de seleção, os especialistas selecionaram os descendentes mais fortes e resistentes, altamente adaptáveis à seca e às geadas severas, capazes de percorrer longas distâncias sem perder peso, alimentando-se de grama atrofiada das estepes.
Os representantes da raça Edelbai distinguem-se pela sua fertilidade e produzem não só carne, mas também valiosa gordura da cauda. A raça era apreciada pelos pastores que vagavam pelas estepes e semidesertos do Cazaquistão. A gordura que se acumula na cauda gorda permite que o corpo da ovelha não perca produtividade de carne e leite no clima desfavorável da zona estepe.
Durante várias décadas, a raça Edilbaev foi criada por criadores de ovelhas cazaques. Na década de 1950, a raça despretensiosa e produtiva tornou-se popular em outras repúblicas soviéticas. Hoje, as ovelhas Edilbaev são criadas por criadores de gado cazaques, uzbeques e ucranianos.
Aparência e características
As ovelhas Edilbaevsky pertencem ao tipo de cauda gorda. Na região sacral acumulam massa gorda, formando uma cauda gorda, que cresce à medida que o animal envelhece.
Sinais externos e traços característicos da raça Edilbaevsky são apresentados na tabela.
Altura na cernelha | 80-85 centímetros |
perímetro torácico | até 1 metro |
peso | carneiro – 110-120 kg, ovelha – 65-70 kg |
cor | preto (tradicional), marrom (escuro e claro), vermelho |
chifres | nenhum |
tronco | forte, bem construído, com contornos suaves e esqueleto desenvolvido, a coluna é forte e flexível, a parte de trás do corpo parece mais maciça que a da frente |
cabeça | tamanho médio, estreito, com focinho alongado e nariz curvado, dentes fortes e grossos, adaptados para comer alimentos vegetais grosseiros |
membros | forte, vigoroso, esbelto, com músculos bem desenvolvidos |
lã | denso, grosso, tem propriedade de isolamento térmico, o comprimento dos cabelos é de 10-15 cm, metade da massa da lã é fofa |
Os cordeiros ganham peso ativamente desde o primeiro dia de vida. Um filhote macho recém-nascido pesa em média 6 kg, uma fêmea – 5,2-5,5 kg. O ganho médio diário de peso de um cordeiro até os 3 meses de idade é de 200-250 g, e os machos se desenvolvem mais lentamente que as fêmeas.
Um jovem de 4 meses de idade pesa até 25 kg, e o peso da cauda gorda chega a 3 kg. As ovelhas Edilbaevsky, que atingiram 5 a 7 meses, são adequadas para o abate, pesando até 40 kg, sendo metade do peso para abate e 4 kg para a massa gorda da cauda.A produtividade das ovelhas Edilbaevsky depende da cor. Os animais pretos são mais produtivos em termos de carne e lã.
Vantagens e desvantagens das ovelhas Edelbaev
Requisitos para manutenção e cuidados
Apesar de sua resistência e alta adaptabilidade, as ovelhas Edelbaev precisam de boas condições de vida. O celeiro deve estar limpo e a roupa de cama seca.A alta umidade do ar é inaceitável, pois afeta negativamente o sistema imunológico e a produtividade do gado. A temperatura no celeiro não deve cair abaixo de +8 °C; durante os meses de inverno, o aquecimento deve ser ligado no ambiente.
Um estilo de vida sedentário afeta negativamente a massa muscular e o bem-estar geral das ovelhas Edilbaev. Portanto, o rebanho deve ser percorrido diariamente.
As ovelhas Edilbaev devem ser tosquiadas uma vez a cada 10 meses. Mas alguns criadores de ovinos fazem isso com mais frequência – uma vez a cada 6 meses – para prevenir doenças dermatológicas e parasitárias.
O que alimentar os animais
A base da dieta das ovelhas é o pasto fresco, que os animais comem pelo menos 200 dias por ano. Além disso, as ovelhas conseguem encontrar grama mesmo sob a neve, se sua camada for baixa.
As ovelhas Edilbaevsky são transferidas para forragem como último recurso: quando um inverno com neve não permite a continuação do pastoreio ou quando a precipitação cai e a vegetação do pasto fica úmida.
A porção diária de alimentação para um indivíduo é de 2 kg de feno e 1 kg de concentrados de grãos. No inverno, as ovelhas de Edilbaev recebem farelo, bolo, silagem e raízes para ganhar massa muscular intensamente e repor as deficiências de vitaminas. A melhor opção de suplementos minerais é a pedra salgada, que pode ser adquirida em uma loja de animais. Os animais devem ter água limpa disponível o tempo todo.
Nuances de criação
As ovelhas Edilbaevsky são caracterizadas por baixa fertilidade. Um único cordeiro nasce 1 a 2 vezes por ano. É muito raro uma ovelha ter dois bebés. As fêmeas atingem a maturidade sexual aos 7 meses de idade.Para que a gravidez ocorra, a fêmea deve ser inseminada diversas vezes. Os machos reprodutores permanecem produtivos até os 5 anos de idade. Os indivíduos mais fortes e saudáveis são selecionados para o acasalamento e uma marca correspondente é colocada em suas orelhas.
A ovelha Edilbaevskaya está grávida de 5 meses. O processo de nascimento dura cerca de uma hora. As ovelhas Edelbaev dão à luz sozinhas; não é necessária assistência humana.
O proprietário só precisa preparar a baia de parto, limpá-la de sujeira e esterco, colocar roupas de cama limpas e aparar os pelos ao redor da genitália externa da fêmea que está dando à luz.
Possíveis complicações durante o parto são o aparecimento do bebê no saco amniótico ou ele ficar preso no canal do parto devido à posição incorreta. Nestes casos, é necessário chamar um veterinário com urgência. O proprietário limpa o muco das fossas nasais e da cavidade oral do cordeiro recém-nascido. Não há necessidade de lavar o bebê: a própria mãe vai lambê-lo. A fêmea e o cordeiro são mantidos em currais separados.
Doenças da raça e possíveis problemas
A imunidade das ovelhas Edelbaev é forte, mas ocorrem certas doenças:
- Encefalite transmitida por carrapatos. O transportador é um carrapato que se move sobre a pele dos animais a partir do pasto. A temperatura de uma ovelha doente aumenta e, se não for tratada, o sistema nervoso é afetado.
- A varíola é uma patologia viral fatal.
- A listeriose é uma doença bacteriana que afeta o sistema nervoso, os órgãos reprodutivos e as glândulas mamárias. Se não for tratado, o animal doente fica paralisado e morre.
- A melofagose é uma doença parasitária que afeta a pele. O parasita é uma mosca sem asas chamada sugadora de sangue das ovelhas. O inseto põe ovos na lã das ovelhas. O animal infectado sofre de uma coceira insuportável e perde peso.
- A doença do músculo branco ocorre em cordeiros com hipovitaminose.Em um animal doente, a coordenação dos movimentos é prejudicada, ocorrem convulsões e o tônus muscular diminui.
- Helmintíase é uma lesão intestinal causada por vermes. Ovelhas ingerem larvas na grama do pasto. Se não for tratado, existe um alto risco de hemorragia fatal no trato digestivo.
- A mastite infecciosa nas mulheres é acompanhada pelo aparecimento de úlceras purulentas nas glândulas mamárias. Em casos avançados, o animal morre.
- A flatulência é o inchaço da cicatriz do estômago.
- A doença bezoar de animais jovens é uma perversão do apetite devido a violações das regras de alimentação. O cordeiro arranca e engole a lã, come terra, serragem e trapos. Como resultado, caroços não digeridos se acumulam no abomaso, interferindo na movimentação dos alimentos.
Perspectivas de reprodução
Os agricultores obtêm lã, carne, gordura e leite das ovelhas Edilbaev. A gordura da cauda, rica em vitaminas e nutrientes, é utilizada para fins culinários e na criação de cosméticos. O peso da carne obtida após o abate atinge 50-60% do peso corporal do animal. A cauda gorda pesa 4-5 kg e o peso do conteúdo de gordura é de cerca de 1 kg. Uma ovelha fornece 4 kg de lã para uma pessoa.
A lactação dura 4 meses. A quantidade de leite obtida da ovelha Edilbaev é pequena, mas o produto é gorduroso e adequado para a produção de creme de leite, queijos e requeijão. Para que a produção leiteira seja rentável, a exploração deve ter pelo menos 15 animais leiteiros. A lã grossa das ovelhas Edilbaev é adequada para a produção de tapetes e guarda-roupas de inverno. Os moradores das regiões de estepe do Cazaquistão usam pele de ovelha para produzir roupas confortáveis e fáceis de usar.
Os mais produtivos em termos de carne são os carneiros com seis meses de idade.Não é lucrativo criar uma raça de carne por mais tempo, uma vez que a carne de ovelhas Edilbaev envelhecidas não é procurada. Os produtos de carne e banha são exóticos, populares apenas nas regiões de estepe, onde a partir deles são preparados pratos locais. Isso deve ser levado em consideração na elaboração de um plano de negócios para quem decide criar a raça Edilbaev.
Custo aproximado e onde comprar
A raça Edilbaevskaya é popular. As ovelhas com pedigree são vendidas tanto por grandes empresas de criação como por proprietários privados envolvidos na criação de ovinos. É melhor entrar em contato com fazendas de criação, onde as qualidades das raças são controladas com mais cuidado e os indivíduos com patologias genéticas são rejeitados.
O preço de uma ovelha Edilbaev é determinado pelo status e reputação da fazenda, pela saúde e qualidades raciais dos animais e pela região onde o gado é criado. Em média, um cordeiro de raça pura saudável custa US$ 200.
Edilbaevskaya é uma raça ovina produtiva que se adapta às mais severas condições climáticas. A despretensão da raça cazaque contribuiu para sua rápida popularização. Porém, a qualidade dos produtos cárneos e da banha depende da manutenção e alimentação e da regularidade da caminhada no pasto.