As doenças dos ovinos reduzem a rentabilidade da exploração e podem levar à perda de produtividade e à morte de um número significativo de animais. As doenças são divididas em infecciosas e não infecciosas; a superlotação torna as infecções perigosas para o rebanho. Os criadores de ovinos precisam de saber que medidas tomar em cada caso. Vejamos quais doenças são comuns em ovelhas - sintomas, tratamento e métodos de prevenção.
Doenças infecciosas e seus sintomas
As doenças são causadas por microrganismos patogênicos e flora patogênica. Quando mantidos juntos, a doença se espalha rapidamente entre as ovelhas; os animais jovens são mais frequentemente afetados. Além do tratamento, são necessárias medidas rigorosas de quarentena e isolamento rigoroso das pessoas doentes para prevenir a infecção de todos os animais.
Adenomatose pulmonar
Uma infecção viral perigosa com danos aos bronquíolos e formação de um tumor do tipo câncer nos pulmões. Os sintomas desenvolvem-se lentamente (4-9 meses):
- secreção de muco pelo nariz;
- tosse com catarro;
- dispneia.
É trazido para a fazenda por animais infectados. Se o rebanho for exposto à secreção de uma pessoa doente, metade do rebanho poderá sofrer. Ovelhas com mais de 2,5 anos e cordeiros de 6 a 8 meses são afetadas com mais frequência. Não há tratamento, os animais morrem. Nenhuma prevenção específica foi desenvolvida.
Varíola
A doença viral afeta ovelhas de qualquer idade e animais jovens e é especialmente perigosa para raças de lã fina. Sinais:
- inchaço das pálpebras, lábios, olhos com secreção mucosa;
- manifestações cutâneas - erupção cutânea de varíola na cabeça, pernas, órgãos genitais;
- o animal está com temperatura elevada (40-41 °) no início da doença, depois o indicador cai um pouco.
O tratamento é sintomático, não existem medicamentos específicos. São utilizados antibióticos do grupo das cefalosporinas. Alimentação com lavagem líquida.
Bradzot
Uma infecção perigosa causada por um bacilo formador de esporos. Na maioria dos casos, ocorre na velocidade da luz em ovelhas, e o animal morre em poucas horas. A reprodução do bacilo leva à intoxicação do corpo com sintomas de envenenamento - espuma com sangue pela boca, diarreia com sangue, flatulência intensa, inchaço do pescoço e da cabeça. As ovelhas estão correndo e pulando aleatoriamente. Não existe tratamento eficaz, os animais morrem. A vacinação ajuda a prevenir brads.
Listeriose
Uma infecção focal natural que afeta ovelhas e é perigosa para os humanos. A infecção ocorre por gotículas transportadas pelo ar provenientes de picadas de insetos. Sintomas:
- aspecto séptico – diarreia, febre, perda de apetite, letargia;
- forma nervosa com danos ao sistema nervoso central - febre, convulsões, paresia, paralisia, funções motoras prejudicadas.
Se houver suspeita de listeriose, o tratamento precoce ajuda - com tetraciclinas (Biomicina, Terramicina). As vacinações são realizadas em fazendas desfavorecidas.
Mastite infecciosa
O agente causador é o estafilococo. A doença é caracterizada por lesões gangrenosas do úbere e deterioração gradual do estado geral. As ovelhas ficam doentes imediatamente após o parto; as ovelhas não lactantes não são infectadas. A infecção penetra pelo canal de leite do úbere, incha, fica dolorida e quente. Se um cordeiro adoece por causa do leite, ele desenvolve pneumonia estafilocócica. Tratamento: antibióticos, sulfonamidas. Gangrena e abscessos do úbere são tratados cirurgicamente.
Agalaxia infecciosa
Doença contagiosa causada por micoplasma. O patógeno entra no sangue vindo do ambiente externo, se espalha por todo o corpo pela corrente sanguínea e afeta todos os órgãos, causando febre. Sintomas:
- letargia, depressão;
- inflamação das membranas mucosas dos olhos;
- inchaço e inflamação do úbere;
- aumento da temperatura;
- em cordeiros – danos nas articulações e nos pulmões.
Dependendo da forma, órgãos individuais podem ser afetados predominantemente - olhos, úbere, cérebro e medula espinhal. O tratamento é sintomático, antibiótico, antiinflamatório, restaurador, pomadas para mucosas e úbere.
Doenças não comunicáveis
As doenças não infecciosas das ovelhas não representam perigo para todo o rebanho.A causa são cuidados inadequados, dieta inadequada e alimentos de baixa qualidade. É preciso verificar quais ervas crescem no pasto para que os animais não sejam envenenados. Ração velha estragada costuma causar problemas digestivos em ovelhas.
Doença bezoar
A causa da doença é um apetite pervertido causado por uma deficiência de nutrientes na alimentação. A doença afeta mais frequentemente animais jovens que são desmamados precocemente do leite materno. As ovelhas comem lã, que se enrola em caroços densos no estômago e interfere na digestão.
Sintomas:
- desejo de comer lã;
- letargia e depressão;
- distúrbios fecais;
- dispneia;
- palidez das mucosas devido à falta de oxigênio nos tecidos.
Tratamento – limpeza do estômago, aumento da nutrição. Às vezes, os bezoares são removidos cirurgicamente.
Doença do músculo branco
As ovelhas jovens sofrem frequentemente de doenças do músculo branco, causadas por uma deficiência de certos oligoelementos (especialmente selénio). A doença é caracterizada por danos aos músculos esqueléticos, órgãos internos e distúrbios metabólicos. Se o cordeiro nasceu fraco, a doença começou durante o desenvolvimento fetal. Com a constante falta de cobalto, minerais e vitaminas A, E e D na ração, a maioria dos cordeiros adoece gradativamente (até 70%).
Como resultado da doença, o bebê anda mal, cambaleia com as pernas tortas e desenvolve disfunção respiratória, convulsões e distúrbios nervosos. Os animais jovens, mesmo os da forte raça Romanov, sofrem.
Envenenamento
Alimentos de baixa qualidade e plantas venenosas podem causar intoxicação em ovelhas, que se manifesta pelos seguintes sintomas:
- diarréia;
- vomitar;
- flatulência;
- opressão;
- disfunção do sistema nervoso central.
Os pacientes recebem lavagem gástrica e muitos líquidos com sorventes. Os animais são isolados e submetidos a uma dieta moderada.
Flatulência ruminal
A razão para o aumento da formação de gases no trato gastrointestinal é uma dieta desequilibrada e alimentos de baixa qualidade. O alimento não é digerido, mas fermenta no estômago, causando liberação abundante de gases. Como resultado, o estômago fica inchado, o animal perde o apetite e ocorre prisão de ventre. Uma sonda é usada para remover gases, em casos difíceis a cicatriz é perfurada. É importante normalizar a dieta e mudar para uma boa alimentação.
Podridão do pé (paroníquia)
O principal sintoma da doença é a claudicação causada por danos nos tecidos do casco. A paroníquia é causada por bacilos anaeróbicos. A doença é transmitida por animais de cama e animais doentes. As raças de lã fina são afetadas com mais frequência. Sintomas: inflamação da pele na região do casco, claudicação, exsudato purulento. As ovelhas tentam se mover menos e deitar.
Os pacientes são isolados, as feridas são tratadas, os cascos são aparados e são dados banhos.
Parasitas
A infecção por parasitas não leva apenas à exaustão das ovelhas e à perda de produtividade. Muitos parasitas transmitem infecções e espalham doenças perigosas. As doenças invasivas não são menos contagiosas que as infecciosas e são facilmente transmitidas entre as ovelhas.
Fasciolíase
O agente causador é a fasciola, que parasita o fígado e a vesícula biliar. Eles entram no corpo a partir de alimentos e roupas de cama contaminados. Ovelhas adultas sofrem mais com a doença.
Sintomas:
- palidez da conjuntiva;
- condição febril;
- perda de apetite;
- diarreia com sangue;
- taquicardia, arritmia;
- opressão.
As ovelhas são tratadas com anti-helmínticos – “Politrem”, “Albendazol”.
Equinococose
Doença parasitária comum que afeta o estágio larval do cestóide. O fígado, os pulmões e, às vezes, os tecidos ósseos sofrem. Desenvolvem-se bolhas equinocócicas, perturbando o funcionamento dos órgãos internos.Os sintomas dependem da localização dos parasitas. As ovelhas perdem peso e perdem produtividade. Ainda não existe um tratamento específico.
Piroplasmose
O patógeno é transmitido por carrapatos que picam ovelhas. Os parasitas (piroplasmas) invadem as células sanguíneas, multiplicam-se nelas e perturbam a sua atividade. A temperatura das ovelhas aumenta, desenvolvem-se anemia, falta de ar e amarelecimento das membranas mucosas. O tratamento é sintomático; administra-se aceturato de diminazeno. É importante iniciar o tratamento nos estágios iniciais para que os animais não morram.
Importante: quando uma ovelha é infectada com parasitas, todo o rebanho é desparasitado, as instalações e equipamentos são higienizados e as ovelhas são transferidas para pastagens limpas.
Cenurose
Uma doença parasitária perigosa, o agente causador são os cestóides, geralmente transmitidos por cães de rebanho. Localização - células cerebrais, então os parasitas destroem o tecido cerebral. Os sinais nas ovelhas são excitabilidade, mobilidade não natural e arremesso. Animais com menos de 2 anos de idade são os mais afetados. O tratamento é apenas cirúrgico (retirada da bexiga com parasitas durante a craniotomia). A maior parte das ovelhas morre.
Helmintíase
Um grande grupo de infestações helmínticas é chamado de helmintíases. As ovelhas podem ser infectadas de diferentes maneiras - por contato, pela ingestão de ração, picadas de insetos ou por cama inseminada.
Os vermes infectam vários órgãos e migram por todo o corpo, interrompendo o funcionamento de sistemas individuais e processos metabólicos em geral. A partir dos produtos de sua atividade vital, as ovelhas desenvolvem reações alérgicas e intoxicação corporal. Para o tratamento, são utilizados medicamentos anti-helmínticos para animais.
A criação de ovinos dá lucro se os proprietários monitorarem a saúde do gado e vacinarem contra doenças perigosas. É importante fornecer aos animais rações de alta qualidade que garantam a manutenção da imunidade.Ao primeiro sinal de doença, você precisa levar sua ovelha ao veterinário.