A criação de ovinos traz ao agricultor grandes quantidades de carne, lã e leite, mas apenas sob a condição de alimentação do gado de alta qualidade. Depois de descobrir o que os carneiros e as ovelhas comem de acordo com as estações, o criador de gado atinge a produtividade máxima do gado ajustando a dieta. As ovelhas são caracterizadas pela onivoria na escolha dos alimentos vegetais, e a saúde e o bem-estar dos animais dependem diretamente da variedade e equilíbrio da dieta alimentar.
- O que as ovelhas comem
- Alimento vegetal suculento
- Forragem
- Raízes
- Alimentação de melão
- Ração concentrada
- Suplementos minerais
- Suplementos para animais e regime de consumo
- Dependência da nutrição da estação
- Primavera
- Verão
- Outono
- Inverno
- Dieta e normas
- Para engordar ovelhas
- Para cordeiros recém-nascidos
- O que não alimentar os animais
O que as ovelhas comem
A alimentação das ovelhas é escolhida levando-se em consideração não só a estação do ano, mas também o sexo, a idade e a finalidade dos animais. A qualidade da alimentação do gado é determinada pela região climática; a criação de ovinos a pasto é mais lucrativa em áreas tropicais e subtropicais; requer custos mínimos de alimentação.
A dieta deve ser equilibrada. Quando as ovelhas comem grama, feno, vegetais, grãos, suplementos vitamínicos e minerais, elas recebem uma quantidade suficiente de nutrientes necessários para o pleno desenvolvimento do corpo e aumentam o peso corporal. Os suplementos são especialmente importantes nos meses de inverno, quando os animais não comem alimentos vegetais suculentos suficientes.
Alimento vegetal suculento
Nos meses quentes, as ovelhas comem capim no pasto, a proporção de verduras frescas chega a 85% da alimentação total. O melhor alimento vegetal para o gado são as gramíneas (trevo, dente-de-leão, trevo doce, celeiro, banana). Se uma ovelha come grama com espinhos no pasto, não há necessidade de se preocupar: os espinhos das ervas daninhas não são menos úteis para o corpo da ovelha. A principal coisa que o agricultor deve fazer é verificar se existe alguma vegetação venenosa no prado. Tóxico para ovelhas:
- lírio do vale;
- meimendro;
- cicuta;
- droga;
- marionetista;
- celidônia.
Os animais não devem comer grama molhada e orvalhada. Provoca inchaço do rúmen e flatulência; na ausência de tratamento cirúrgico, a ovelha morre. É útil conduzir o gado para pastagens com vegetação lenhosa. As ovelhas comem de boa vontade galhos e brotos finos, ricos em vitaminas e minerais, o que tem um efeito positivo no crescimento do peso corporal e na qualidade da pelagem. Na falta de pastagens com vegetação lenhosa, os galhos podem ser preparados em outro local, amarrados em vassouras e secos.
Ramos úteis para animais:
- salgueiro;
- maçã;
- álamo tremedor;
- avelã;
- bétula;
- cereja;
- cinzas.
Um dos tipos de ração suculenta mais baratos e populares é a silagem. É feito pela fermentação das partes vegetativas das plantas herbáceas:
- gramíneas forrageiras;
- resíduos de verduras, cenouras e beterrabas;
- folhas de alface e repolho;
- gramíneas, adubos verdes de leguminosas.
Um animal adulto ingere até 4 kg de silagem por dia. Quando fermentado, são liberados ácidos; as ovelhas podem não gostar do sabor amargo da guloseima. Para evitar isso, murche previamente as plantas ou adicione palha moída à massa. Periodicamente, as ovelhas são tratadas com pequenas quantidades de grãos de trigo, cevada e milho.
Forragem
O principal alimento volumoso é o feno. É colhida no verão, calculando 3 kg por adulto. A melhor opção são as ervas do prado. A palha é menos importante, contém poucas substâncias úteis, os animais a comem para saciar rapidamente a fome e normalizar a digestão.
E
A palha não deve ser dada a animais jovens e carneiros reprodutores. Para ovelhas, é preferível cozinhar alimentos grosseiros no vapor adicionando concentrados, grãos e raízes. Uma boa fonte de vitaminas para o gado é a silagem - capim seco a 50% de umidade, colhido na fase inicial da estação de crescimento, armazenado na ausência de oxigênio. Pratica-se alimentar ovelhas com aveia e o farelo restante do seu processamento. Os animais comem voluntariamente farinha e bolo obtidos de soja, milho e girassol.
Raízes
Ricas fontes de vitaminas, minerais e fibras são frutas e raízes.As ovelhas comem batatas, cenouras, beterrabas forrageiras de raízes e maçãs de frutas. Beterrabas e cenouras são fornecidas cruas. Você não pode alimentar os animais com batatas cruas, caso contrário os intestinos incharão.
A porção diária para um adulto é de 500 g, para animais jovens – 300 G. As raízes são especialmente úteis para fêmeas que amamentam.
Alimentação de melão
Entre os vegetais, as ovelhas comem abóbora e abobrinha. O melão é rico em vitaminas, mas é oferecido principalmente como uma iguaria rara, uma vez que o cultivo de hortaliças especificamente para a pecuária não é economicamente viável. As guloseimas vegetais aceleram o crescimento do peso corporal do animal e aumentam a produção de leite durante o parto nas fêmeas. A porção diária para um adulto é de até 400 g.
Ração concentrada
A alimentação composta é dada aos animais destinados ao abate para acelerar o ganho de peso corporal. Um adulto come 500 g de ração concentrada por dia, um jovem - 400 g. Para uma ovelha leiteira bastam 200 g, e uma ovelha de corte come até 700 g.
Suplementos minerais
A falta de minerais afeta negativamente a saúde dos animais, por isso as fontes minerais estão incluídas na dieta das ovelhas.
A deficiência mineral em ovelhas se manifesta:
- comer e lamber coisas não comestíveis;
- desenvolvimento de raquitismo em animais jovens;
- contrações musculares convulsivas;
- perda de apetite;
- letargia, aparência exausta;
- problemas dermatológicos;
- distúrbio de fezes.
Para compensar a deficiência mineral, as ovelhas comem farinha de ossos, giz e sal. As lojas de animais vendem pedras de sal para lamber. Você pode usar suplementos vitamínicos e minerais para rações, por exemplo, Vitasol.
Um adulto requer 10-15 g de farinha de giz ou ossos por dia, um jovem - 5-10 g, um cordeiro - 3 g.
Suplementos para animais e regime de consumo
Fêmeas grávidas e animais ocasionais recebem ração animal para manter o corpo:
- ovo;
- leite;
- soro de leite;
- queijo tipo cottage.
As ovelhas precisam beber bastante líquido, o que é tão importante para manter a produtividade do gado quanto uma alimentação de qualidade. Um animal adulto bebe até 10 litros de água por dia.
Dependência da nutrição da estação
A alimentação das ovelhas varia significativamente entre as estações. Durante os meses quentes e frios, as necessidades dos animais por certos nutrientes aumentam.
Primavera
Após a dura alimentação do inverno, os animais comem as primeiras verduras cultivadas nas pastagens. Você não deve parar de alimentar o feno ainda. Forneça ração concentrada e suplementos minerais adequados. A norma da primavera para um indivíduo é de 700 g de concentrados.
Verão
No verão, a base da dieta é a grama. A porção diária para uma ovelha adulta é de 7 kg, para uma ovelha gestante e lactante – 8 kg. Um cordeiro de até 9 meses come até 4 kg por dia, um cordeiro de um ano come 6 kg. A duração diária do pastoreio é de 12 horas, período durante o qual as ovelhas comem erva suficiente para fornecer ao corpo as substâncias necessárias.
Mesmo no verão, as ovelhas comem ração concentrada, feno, raízes e lambem pedras de sal.
Outono
A grama do pasto murcha e não fornece mais aos animais a porcentagem necessária de nutrientes. Portanto, o feno e a ração são fornecidos em porções maiores.
Nos meses de outono, um animal adulto come 3 kg de feno e 400 g de raízes.
Inverno
No inverno, são praticados alojamento e alimentação. Um animal mantido em casa necessita de 4 kg de feno, raízes e silagem por dia. A porção de inverno do alimento composto é de 500 G. Não devemos esquecer as fontes de minerais.
Dieta e normas
Quanto um animal come por dia depende da idade e da finalidade da criação.É especialmente importante garantir o equilíbrio e a qualidade da dieta das mulheres grávidas. Uma ovelha grávida come 500 g de feno e palha, 300 g de feno de feijão, 3 kg de grama fresca por dia, além de frutas e raízes. Os alimentos à base de grãos têm 300g e as fontes minerais têm 15g.
Para engordar ovelhas
Uma ovelha de corte mantém o peso corporal quando ingere diariamente alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras. Para aumentar o crescimento do peso mais rapidamente, o conteúdo calórico da ração é aumentado e o carneiro não pode se mover ativamente.
Dieta 2 semanas antes do abate para carne:
- Silagem de 5kg;
- 1 kg de raízes;
- 700 g de feno de qualidade;
- 400-500 g de concentrados (você pode dar grãos, milho e ervilha, pão seco).
Antes do abate, não se deve ultrapassar porções de alimentos com alto teor calórico, caso contrário a carne dos animais abatidos conterá espessas camadas de gordura. Carneiros preparados para o acasalamento requerem muita força, por isso o conteúdo calórico dos alimentos é duplicado. A engorda dos animais começa com 1,5 meses de antecedência. Os carneiros reprodutores comem:
- feno – 2 kg;
- grãos de cereais triturados – 800 g;
- raízes forrageiras – 500 g;
- refeição – 200 g;
- leite desnatado – 1 l;
- farinha de ossos – 100 g;
- sal – 15g.
Para cordeiros recém-nascidos
Durante os primeiros 2 meses de vida, o cordeiro se alimenta do leite materno. A seguir, os filhotes podem receber fontes de minerais (farinha de ossos, giz, pedra de sal) e concentrados (a porção diária inicial é de 50 g). Enriqueça gradativamente a dieta com feno de feijão.
Um animal que atingiu 5 meses come:
- alimento composto – 300 g;
- raízes vegetais – 500 g;
- bolo – 150g;
- minerais – 4g.
A alimentação dos indivíduos de um ano é realizada com a seguinte lista de produtos:
- 1,5 kg de feno;
- 500 g de feno de cereais e leguminosas;
- 150 g de grão de cevada triturado;
- 50g de refeição;
- 8g de sal.
Os cordeiros recém-nascidos comem 5 vezes ao dia, os cordeiros de seis meses comem 2 vezes.
O que não alimentar os animais
É proibido alimentar ovelhas:
- vegetação pantanosa;
- grãos ácidos (por exemplo, junça);
- beterraba alimentar;
- legumes e frutas sem cortar em pedaços pequenos;
- produtos de panificação sem secar.
A alimentação adequada garante a saúde e alta produtividade do gado. A dieta é selecionada levando-se em consideração a idade, condição física, finalidade das ovelhas, estação do ano, a alimentação deve ser de alta qualidade e balanceada.