Antes de comprar comida, você precisa descobrir o que os coelhos domésticos comem e o que você pode alimentá-los. O principal alimento desses animais é a grama verde e viçosa, com exceção das plantas venenosas. No inverno, eles mudam para feno e vegetais. Os coelhos se recuperam rapidamente se receberem misturas de grãos, batatas cozidas e purê úmido. Para animais enfraquecidos, vitaminas e pré-misturas são adicionadas à comida ou são administradas injeções de imunocorretores.
- Tipos de comida para coelhos
- Forragem
- Alimentação verde
- Concentrados
- Alimentação suculenta
- Vitaminas e minerais
- Especificidades da alimentação em diferentes épocas do ano
- Durante o verão
- No inverno
- Regras de alimentação e dieta
- Durante o período de descanso
- Durante o período de preparação para o acasalamento
- Coelhos bebês
- Durante o período de sucção
- O que alimentar para rápido crescimento e ganho de peso
- O que não alimentar
- O que os coelhos comem na natureza?
Tipos de comida para coelhos
Os criadores de coelhos sabem que você não pode criar coelhos apenas com feno e grama. Os animais também devem ser alimentados com grãos, vegetais, rações, suplementos vitamínicos e minerais. Diariamente, diferentes tipos de alimentos são dados aos coelhos, em certas proporções. A dieta é elaborada de forma que os animais recebam o máximo de nutrientes e não tenham problemas digestivos.
Forragem
Isto é feno, palha, palha, galhos de árvores, feno ou farinha de grama. A comida áspera é dada aos coelhos principalmente no inverno. É verdade que os galhos das árvores devem estar presentes na dieta alimentar o ano todo. O feno é fonte de várias vitaminas, inclusive D. O valor desse alimento é inegável. O feno deve ser preparado na época da floração ou da espiga e seco ao sol. Os maiores benefícios vêm do trevo, da alfafa e das gramíneas de cereais. A quantidade diária de feno para coelhos adultos (jovens) é de 300 (100) gramas.
Recomenda-se alimentar os animais com ração ramificada durante todo o ano (1-2 ramos por dia). Esta é uma excelente ferramenta para triturar incisivos e reabastecer o corpo com vitaminas. Os coelhos roem alegremente galhos de macieiras, pereiras, aveleiras, uvas, tílias, carvalhos e árvores coníferas. Não é aconselhável dar aos animais ramos de bétula, sabugueiro, bastão de lobo, bem como cerejas, damascos e outras frutas de caroço.
Alimentação verde
São ervas frescas, galhos com folhas, pontas de vegetais (cenoura, rutabaga, beterraba). A comida verde é a base da dieta alimentar no verão.A ingestão diária de ervas frescas é de 500-1500 gramas (dependendo da idade). As pontas da beterraba recebem cerca de 50-200 gramas por dia.
Recomenda-se alimentar os coelhos com urtiga, camomila, banana, trevo, alfafa e ervilha. Os animais comem alegremente cereais e colheitas verdes recém-cortadas: centeio, trigo, aveia, milho. Não é recomendado dar meimendro, botão de ouro, cavalinha, datura, euforia, beladona.
Concentrados
Isso é ração, grãos, bolo, farinha, farelo, joio. Os coelhos podem ser alimentados com os seguintes cereais: trigo, milho, cevada, aveia. Os cereais são fornecidos triturados. Os coelhos, especialmente os jovens, não digerem bem os grãos integrais.
Dependendo da idade, os animais recebem 50-150 gramas de grãos por dia, farinha ou bolo - 20-100 gramas, ração mista - 100-200 gramas. Os coelhos são alimentados principalmente com misturas de grãos, ou seja, trigo triturado, aveia e milho em proporções iguais.
Os animais comem alegremente ervilhas amarelas, feijão branco, soja, sementes de girassol e abóbora. Os grãos de feijão também são dados aos coelhos na forma triturada. A ingestão diária de leguminosas é de 20 a 50 gramas, sementes de girassol – 10 a 20 gramas.
Alimentação suculenta
São vegetais, raízes, melões e silagem. Os animais comem alegremente repolho, nabo, cenoura, abóbora, beterraba, abobrinha, melancia e rutabaga. A norma por dia é de 100 a 600 gramas (dependendo da idade). Coelhos podem receber batatas cozidas. A norma diária é de 50 a 100 gramas. Os animais estão preparados para o inverno silagem de talo de milho verde. A norma é de 100 a 300 gramas por dia.
Vitaminas e minerais
São preparados vitamínicos (Chiktonik, Prodevit) e suplementos minerais, pedras de sal (Chika), que são vendidos em farmácias veterinárias e pet shops.As vitaminas são administradas aos coelhos a partir do 30º dia de vida. Os medicamentos são adicionados à água potável ou à ração. Para animais debilitados, são recomendadas injeções de vitaminas (Gamavit, E-selênio).
Especificidades da alimentação em diferentes épocas do ano
O principal alimento dos coelhos é a grama verde fresca. É verdade que no inverno temos que alimentar os animais com feno. Na estação fria, em vez de grama verde, recebem alimentos mais suculentos (vegetais).
Durante o verão
No verão, os coelhos podem receber até 1,2 kg de grama verde por dia. Para reabastecer o corpo com proteínas e carboidratos, os animais são alimentados com uma mistura de grãos (100 gramas por dia). Os coelhos também obtêm vitaminas da cenoura, abóbora, beterraba e repolho (cerca de 200 gramas por dia).
No inverno
No inverno, em vez de grama exuberante, os coelhos recebem feno (cerca de 300 gramas por dia). Durante este período, recomenda-se alimentar os animais principalmente com vegetais (abóbora, repolho) e raízes diversas (cenoura, beterraba). A dieta deve conter rações ou misturas de grãos (120 gramas por dia). Recomenda-se dar grãos germinados, ramos de pinheiro, preparados vitamínicos e pré-misturas. A ingestão diária de vegetais é de até 500 gramas.
Regras de alimentação e dieta
A dieta e a norma alimentar dependem da idade e das características fisiológicas do corpo do animal. Coelhos pequenos são alimentados 5 vezes ao dia, adultos - 2 vezes no inverno e 3 vezes no verão. Descanso noturno - 10-12 horas. Regue os animais 1 a 2 vezes ao dia (no intervalo entre as mamadas).
Durante o período de descanso
Em estado de repouso fisiológico, os coelhos são completamente pouco exigentes no que diz respeito à alimentação. É verdade que isso não significa que os animais possam ser alimentados com qualquer coisa. Os coelhos precisam de uma variedade de alimentos, mas em quantidades menores.Os animais recebem 600 gramas de grama suculenta por dia ou 200 gramas de feno, 80 gramas de mistura de grãos e 300 gramas de vegetais. Se for necessário engordar os coelhos mais rápido, eles recebem mais grãos triturados e o purê úmido é preparado com batatas cozidas e cereais cozidos no vapor.
Durante o período de preparação para o acasalamento
Quando os animais estão preparados para o acasalamento, sua dieta é enriquecida com alimentos vitamínicos ou vitaminas farmacêuticas. Os coelhos são alimentados com ervas verdes, cenouras, beterrabas, grãos germinados e legumes. Carne e ossos ou farinha de peixe e óleo de peixe são adicionados à ração.
Coelhos bebês
Coelhas grávidas são alimentadas com alimentos leves, ricos em vitaminas e minerais. Durante este período, o feto se desenvolve no útero da mulher e o corpo se prepara para a lactação. No verão, os coelhos são alimentados com capim fresco, raízes e misturas de grãos; no inverno, eles recebem feno, grãos germinados, purê de batata e grãos e mais vegetais. Certifique-se de adicionar óleo de peixe, farinha de carne e ossos, sal e preparações vitamínicas aos alimentos.
Durante o período de sucção
Quando as coelhas alimentam seus filhotes com leite, elas próprias precisam ser alimentadas com alimentos que promovam a produção de leite. Os animais recebem ervas verdes mais exuberantes e, no inverno, são substituídas por raízes. Os coelhos adoram batata salgada ou purê de grãos com urtiga picada, cenoura ralada, abóbora e beterraba. Deve haver água fresca na gaiola para beber.
O que alimentar para rápido crescimento e ganho de peso
Dependendo da idade, cada animal necessita de uma dieta própria. No primeiro mês de vida, os coelhos se alimentam principalmente de leite materno. No verão, no 30º dia, e no inverno, no 45º dia, os coelhos são separados da mãe. Os animais jovens são transferidos para alimentação independente. Primeiro eles recebem grama seca e depois fresca.Alimentos verdes e suculentos podem causar problemas digestivos e inchaço. Os animais jovens estão gradualmente acostumados à grama fresca. Na aldeia, os coelhos são alimentados com o que cresce no prado ou no jardim. Os animais gostam de comer ervas, vegetais e coberturas. No inverno, eles são alimentados com feno, grãos e raízes.
As misturas de grãos são preparadas com as próprias mãos. Os animais recebem grãos triturados de trigo, cevada, aveia e milho em proporções iguais. Primeiro, os coelhos estão acostumados com grãos, ou seja, recebem de 10 a 20 gramas por dia. A norma diária para um animal adulto não passa de 150 gramas. Os coelhos crescem e melhoram rapidamente com os grãos. Os animais ganham peso bem se receberem batatas cozidas (não mais que 50-100 gramas por dia), sementes de girassol ou abóbora (10-30 gramas por dia), pão (50-100 gramas uma vez por semana).
Em escala industrial, os coelhos são alimentados principalmente com grama verde, feno e ração animal. Em casa você pode preparar purê úmido para animais. É feito de batata cozida com adição de farinha de ossos, ração animal e urtiga picada. Mesmo para criadores de coelhos novatos, não será difícil preparar um purê de abóbora ralada ou beterraba misturada com grãos esmagados cozidos no vapor. No inverno, essa comida é dada quente.
Importante! Novos alimentos são introduzidos na dieta gradativamente, aumentando a dose a cada vez. As sobras de comida são retiradas do comedouro diariamente. Para evitar transtornos alimentares, é proibido alimentar os coelhos com alimentos podres, mofados e azedos.
O que não alimentar
Os coelhos estão proibidos de comer papoula, euforia, quinoa, erva-cidreira, hortelã, maconha, erva do sono e outras ervas venenosas. Você pode alimentar beterraba, mas apenas beterraba branca (forragem ou açúcar), e não vermelha. Os animais não devem receber ramos de sabugueiro, damasco ou cereja de pássaro. Batatas são permitidas, mas apenas cozidas.É proibido alimentar os animais com tomate e batata, cebola e alho, carne, leite e açúcar.
O pão não faz muito mal, mas pode levar à obesidade. Alguns grãos não são dados aos animais: arroz, milho, milho, centeio. Não é recomendado alimentar coelhos com ervilhas e feijões pretos e vermelhos.
O que os coelhos comem na natureza?
Lebres e coelhos comem grama, folhas verdes, brotos jovens no verão e, no inverno, feno seco, cascas e galhos de árvores. A dieta desses animais consiste em alimentos vegetais. No Verão, os animais atacam frequentemente os campos dos agricultores e comem cereais e vegetais. Os animais comem tudo o que encontram na floresta: sementes de cone, framboesas, bagas de sorveira, roseira brava, casca de vassoura jovem, álamo tremedor.