Recomenda-se que vitaminas e suplementos minerais farmacêuticos para coelhos sejam incluídos na dieta de animais de estimação. Os animais de estimação devem receber nutrição adequada. No entanto, você deve sempre lembrar que a hipovitaminose não é menos perigosa que a hipervitaminose. A deficiência de nutrientes causa atrasos no desenvolvimento, doenças e aumenta a probabilidade de morte. O excesso de vitaminas pode levar à intoxicação. Ao alimentar animais, é recomendável seguir a norma.
De quais vitaminas os coelhos precisam?
Para um crescimento e desenvolvimento normais, os animais necessitam de uma nutrição adequada e de toda a gama de vitaminas e elementos. Os produtos farmacêuticos salvarão os coelhos da hipovitaminose em qualquer época do ano.
Raças de carne
Coelhos de raças de corte ganham peso mais rápido e gastam mais energia. Para o desenvolvimento normal, eles precisam de vitaminas E, A, D, grupo B, alimentos proteicos e carboidratos. Recomenda-se alimentar os animais com grãos, sementes, bolo, legumes e ervas verdes suculentas, repolho, cenoura.
Para coelhos decorativos
Animais de raças decorativas são recomendados vitaminas A, E, D, C, grupo B. Eles devem receber feno, repolho, alface, aveia, cenoura e grama suculenta.
Coelhos
O corpo jovem e em crescimento dos coelhos precisa de vitaminas A, C, B12, E, D e vários minerais. Os animais são alimentados com ração verde, sempre cenoura, grãos de milho e folhas de repolho.
Para coelhas grávidas
As mulheres grávidas precisam de níveis aumentados de vitaminas (A, E, D, B, C) e minerais. Durante este período, os animais precisam receber alimentos proteicos (grãos) e óleo de peixe fortificado.
O que as vitaminas contêm?
Os coelhos precisam principalmente das seguintes vitaminas: A, E, D, B12. A falta dessas substâncias no organismo leva a consequências adversas. A vitamina A, ou melhor, o caroteno, é encontrada nas ervas frescas durante o período de floração. A fonte é cenoura, abóbora, grão de milho, folhas de repolho. Há muito disso no óleo de peixe.
A vitamina E é encontrada em alimentos verdes suculentos, trevo, trigo e farinha de alfafa. Sua deficiência pode levar à morte da prole, fraqueza muscular e distrofia. Melhora a absorção de caroteno. A vitamina D é encontrada no feno seco ao sol. As ervas verdes não o contêm, mas contêm ergosterol.Esta substância é convertida em D sob a influência do Sol. A vitamina B12 é encontrada apenas na alimentação animal. Nos coelhos, essa substância é sintetizada no corpo se eles receberem cenouras e ervas suculentas.
Preparações vitamínicas
Para prevenir ou tratar a hipovitaminose, você pode comprar preparados vitamínicos em uma farmácia veterinária. Suplementos úteis são administrados aos coelhos principalmente no inverno.
"Chictonik"
Preparado que contém uma série de vitaminas (A, D3, K3, E, grupo B), elementos e aminoácidos essenciais que compensam a deficiência destas substâncias no organismo dos coelhos. Esta é uma solução líquida marrom escura. Totalmente pronto para comer. Vendido em farmácias veterinárias em frascos de vidro marrom de 10 ml ou em frascos plásticos leves de 1 litro.
Antes de usar Chiktonik, recomenda-se diluí-lo com líquido na seguinte dosagem: 1 ml do medicamento para 1 litro de água. Norma: 1 vez por dia. A solução é preparada de uma só vez, o restante é derramado. Os coelhos são alimentados com Chiktonik por 5-7 dias consecutivos. Um curso repetido é recomendado todos os meses.
"Prodevit"
Preparado vitamínico para prevenção e tratamento de hipovitaminose e raquitismo em coelhos. “Prodevit” consiste em vitaminas A, D3, E à base de óleo de girassol.É um líquido oleoso, totalmente pronto para uso.
O "Prodevit" é vendido em farmácias veterinárias em frascos de vidro de 10 ml ou plásticos de 1 litro. A droga é adicionada à ração animal. Dosagem para prevenção: 1 gota por porção de alimento, 1 vez ao dia, 3-5 dias seguidos.
O "Prodevit" também pode ser usado para tratar hipovitaminose e raquitismo. Neste caso, dosagem: 2 gotas por porção de alimento, 1 vez ao dia. O tratamento é realizado durante 3-5 dias consecutivos. Depois de um mês, o curso pode ser repetido.
"E-Selênio"
O produto apresenta-se na forma de solução injetável e para uso oral. Usado para prevenir ou tratar doenças causadas por deficiência de vitamina E e selênio. A droga contém essas duas substâncias.
A solução estéril amarelada é acondicionada em frascos de vidro com volume de 10...500 ml. A injeção é administrada uma vez a cada 2-4 meses.O medicamento é administrado por via intramuscular a coelhos na seguinte dosagem: 0,04 ml de solução por 1 kg de peso corporal. O medicamento pode ser diluído com solução salina.
É melhor não injetar E-selênio, mas adicioná-lo à água potável. Neste caso, a dosagem é a seguinte: 1 ml de solução por 1 litro de líquido. O medicamento é administrado uma vez ao dia a cada 30 dias.
Suplementos minerais
Além de vitaminas, os coelhos precisam de micro e macroelementos. Os minerais afetam o metabolismo, a condição corporal, a integridade óssea, a aparência da pelagem, o funcionamento dos órgãos e a função reprodutiva.
Pedras minerais
Existem vários tipos de pedras minerais para coelhos em pet shops: “Zverushki”, “Chika”, “Karlie”, “Garden Carrot”, “Apple Bulk”, “Zoomir com Probiótico”. Este produto é um sólido moldado ou quadrado. As pedras são utilizadas como afiadores de dentes de coelhos. Eles contêm minerais que melhoram a saúde e a imunidade dos animais. Alguns fabricantes adicionam vitaminas, probióticos, grânulos de grama, grãos, vegetais e frutas para dar sabor, além de sal.
Pedras minerais são dadas aos coelhos principalmente no inverno. No verão, os animais recebem todos os elementos necessários ao desenvolvimento a partir de alimentos frescos.
Pré-mistura "Ushastik"
Suplemento vitamínico e mineral utilizado para enriquecer a dieta de coelhos.Ushastik contém vitaminas (A, E, D3, grupo B) e vários microelementos úteis. O suplemento pode ser administrado a animais jovens a partir do 45º dia de vida.
Premix "Ushastik" não é um alimento independente, mas um aditivo à dieta principal. É uma mistura em pó vendida em sacos de 150 gramas. Recomenda-se misturar com farinha a quantidade única de pré-mistura especificada nas instruções e adicioná-la à comida pela primeira metade do dia. Os coelhos recebem “Ushastik”, de acordo com a norma diária, uma vez ao dia.
"Bio-ferro"
Solução vermelha prescrita a coelhos para a prevenção e tratamento da anemia ferropriva, bem como da deficiência de iodo, cobre, cobalto e selênio. Vendido em garrafas plásticas de 1 litro.
O “bio-ferro” é adicionado à água potável ou aos alimentos refrigerados. Dosagem: 1 ml do medicamento por 1 kg de peso corporal (uma vez ao dia). O suplemento é permitido a partir dos 30 dias de idade. O bio-ferro é administrado em dias alternados.