Os criadores de coelhos iniciantes não sabem se é possível dar sementes de abóbora ou de girassol aos coelhos. Este valioso alimento pode ser incluído na dieta de animais de estimação. As sementes são fornecidas no máximo uma vez por semana e não mais do que um punhado. Alimentar este produto com muita frequência pode causar obesidade e problemas hepáticos. Refeição ou bolo é mais seguro e saudável para os animais.
É possível dar sementes aos coelhos?
Você pode diversificar a dieta dos seus coelhos com alimentos como sementes. Normalmente, esses animais são alimentados com grãos ou ração mista, capim seco, vegetais e frutas. As sementes de girassol ou de abóbora são uma espécie de guloseima para os coelhos e não um alimento obrigatório. Devem ser introduzidos na dieta dos animais de forma gradual, levando em consideração a dosagem - não mais que um punhado por semana.
Girassol
As sementes de girassol são ricas em aminoácidos, vitaminas e minerais, proteínas e carboidratos, mas acima de tudo contêm gordura. É por esta razão que o seu consumo frequente pode levar à obesidade e a distúrbios alimentares. Os animais recebem sementes cruas e levemente secas, mas em nenhum caso fritas ou salgadas.
Os animais adoram grãos de girassol, mas esse alimento provoca o escoamento da bile, sobrecarregando o fígado e a vesícula biliar. Você pode alimentar os animais com sementes, mas tenha cuidado. A enorme quantidade de óleos vegetais contidos nos grãos pode causar indigestão, diarreia e graves problemas de fígado.
O girassol é útil para animais, mas apenas em doses mínimas. Este é um tratamento que é improvável que os animais recusem. No entanto, a reação do corpo às sementes de girassol pode ser imprevisível.
Às vezes, depois de comer vários grãos, os animais começam a desenvolver diarreia, tosse, inchaço e espuma na boca. Alguns animais sofrem de intolerância a este produto. Se os coelhos são alérgicos a sementes de girassol, é recomendável excluir este alimento da sua dieta.
Abóboras
As sementes de abóbora são ricas em gorduras e proteínas e também contêm muitas vitaminas e minerais diferentes, bem como aminoácidos. Este alimento saudável pode ser dado aos animais, mas apenas em doses mínimas. As sementes devem estar ligeiramente secas, mas não fritas ou salgadas.
Os grãos de abóbora melhoram a aparência dos coelhos: seu pelo fica fofo e brilhante. Os animais ganham peso melhor e seus ossos ficam mais fortes.Comer esse alimento fortalece a imunidade dos animais, normaliza o sistema digestivo e ajuda a eliminar vermes do corpo.
Farinha de bolo e girassol
Um produto como bolo pode ser girassol, soja, linhaça ou colza. É usado como alimento para muitos animais domésticos. O bolo é formado por prensagem, compressão e esmagamento repetido das sementes. Este produto tem baixo teor de gordura (5-10 por cento).
O bolo está incluído em muitas misturas de rações e é um excelente suplemento protéico. Este produto contém fibras, o que melhora o processo de digestão. Recomenda-se dar diariamente bolo (linhaça ou girassol) aos animais como ração seca.
A farinha de girassol é obtida pela extração da gordura das sementes. Este produto vem na forma de grânulos ou flocos. A refeição consiste em apenas 2% de gordura, mas contém muitas proteínas e fibras. O produto tem um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento dos animais. Incluído na alimentação animal. A refeição é um complemento útil para a alimentação diária.
Nuances da alimentação
Sementes de girassol e abóbora são gradualmente introduzidas na dieta dos coelhos. Este alimento pode ser dado a animais jovens separados da mãe uma vez por semana. Farinha e bolo são componentes de muitas misturas de rações. Os animais são alimentados diariamente com ração composta.
Com que idade você pode
Sementes de girassol ou abóbora podem ser dadas a coelhos domésticos e decorativos a partir do segundo mês de vida. Se os coelhos jovens vivem na mesma gaiola da mãe, é impossível acostumá-los a novos alimentos. É melhor primeiro separar os animais jovens da coelha e depois introduzir vários novos alimentos em sua dieta.
Importante! Coelhos velhos e gordos não devem ser alimentados com sementes de abóbora ou girassol.Para esses animais, pequenas quantidades de farinha ou bolo são mais saudáveis.
Como dar
É costume alimentar os coelhos 3 vezes ao dia. A ração seca (sementes, bolo, farinha) é dada aos animais pela manhã e à noite. É melhor alimentar os animais na primeira metade do dia e depois observar seu estado. Os animais precisam se acostumar gradualmente com novos alimentos. No início, os animais são tratados com 5 a 10 sementes de abóbora ou girassol. Com o tempo, a dose aumenta para um punhado (50 gramas), mas não mais. Sementes de abóbora ou girassol são dadas aos animais apenas uma vez por semana, não com mais frequência. Os animais de estimação podem comer farinha ou bolo diariamente, mas não mais do que 30-50 gramas. Ao alimentar com ração seca, é aconselhável colocar um recipiente com água na gaiola para beber.
Contra-indicações e danos
Qualquer novo alimento deve ser introduzido na dieta de coelhos jovens com cautela. Normalmente, os animais reagem normalmente a um produto como sementes de abóbora ou girassol. Alguns coelhos podem apresentar reações alérgicas após comerem os grãos. Os animais muitas vezes difamam quando tentam algo novo pela primeira vez. Nesse caso, é melhor parar de alimentar os animais com essa comida por um tempo. Depois de um mês, a tentativa pode ser repetida, mas apenas na dosagem mínima. Pela primeira vez - não mais que 5 a 10 núcleos.
Importante! As sementes não precisam ser descascadas. O principal é que estejam ligeiramente secos. Você deve sempre lembrar que comer sementes de girassol ou abóbora com muita frequência pode causar obesidade e problemas de fígado.
Refeição ou bolo podem ser dados diariamente a animais jovens e velhos, mas não mais do que 30-50 gramas por dia. Este alimento não leva à obesidade, mas pode causar problemas estomacais em animais. O fato é que o bolo (refeição) costuma ser de má qualidade.Se mal armazenado, esse produto deteriora-se rapidamente e pode causar deterioração no bem-estar e até a morte de coelhos. Antes de alimentar os animais com este alimento, ele deve ser cuidadosamente inspecionado. É proibido consumir produtos de baixa qualidade.