Uma grande variedade de raças de carneiros e ovinos satisfaz as necessidades das pessoas em carne, lã, couro, leite, a partir dos quais são feitos os queijos gourmet. São animais que comem apenas grama e feno o ano todo. Os custos de sua manutenção são mínimos. Quando adultos, os carneiros pesam de 65 a 180 quilos (dependendo da raça). Além disso, algumas variedades desses animais produzem lã da melhor qualidade.
Raças de carne
Desde tempos imemoriais, as ovelhas foram criadas para obter carne. No decorrer da seleção popular (natural), foram criados os animais mais produtivos.As raças de carne distinguem-se pelo seu grande peso, corpo musculoso e maturidade precoce. O rendimento de abate de carne após o abate é superior a 50%.
Qualquer animal produtor de carne se recupera intensamente nos primeiros meses de vida. Nesse período, toda a alimentação ingerida pelos carneiros vai para o ganho de peso. As ovelhas crescem até os 2-3 anos de idade, depois seu crescimento para. Os animais domésticos geralmente são enviados para abate com 8 a 12 meses de idade. Nesse momento eles ganham de 50 a 70 quilos de peso.
Raças de carne: Suffolk, Romanovskaya, Gorky, Kuibyshevskaya, Romney-Marsh. Este grupo inclui: Norte do Cáucaso, Letão de cabeça escura, Dorper sul-africano, Vendeen francês, Zvartbles, Texel, Precos. Todos esses animais estão unidos por características básicas como peso pesado (75-130 kg), físico musculoso (carnudo), alto rendimento de abate de carne (50-55%). As fêmeas são geralmente menores que os carneiros. Mas eles dão à luz de 1 a 3 filhotes, cujo peso ao nascer é de 3 a 5,5 kg.
Ovelha com sebo de carne
Animais com gordura de carne são criados para produzir carne e gordura da cauda. Este grupo geralmente inclui raças de ovinos asiáticos. Os mais famosos de cabelos grossos são: Gissar, Edilbaevskaya, Jaidara. Cabelo semi-grosso: Sarajin, Tadjique, Alai, Degeres.
Todos os carneiros da variedade carne e gordura têm em comum as seguintes características: formato grande, peso pesado (70-130 kg), presença de cauda gorda na parte posterior do corpo. A lã desses animais costuma ser de baixa qualidade. A cauda gorda acumula de 5 a 35 quilos de gordura da cauda.
Os animais são criados nas repúblicas da Ásia Central e nas regiões de estepe da Rússia, onde a criação de ovinos é a principal área da pecuária. Nos países asiáticos, existem até áreas separadas para a criação de ovelhas gordurosas. Os animais reprodutores são altamente produtivos. Existem diferentes tipos de carne, cauda gorda e gordura de carne.
Direção de laticínios
As ovelhas após dar à luz cordeiros produzem de 1 a 3 litros de leite por dia. Em termos de teor de gordura, é uma vez e meia superior ao da cabra e três vezes superior ao da vaca. O teor de gordura é de 5 a 7 por cento, proteína - 6 por cento. Deliciosos queijos (Roquefort, feta, pecorino, ricota), iogurte e queijo feta são feitos com leite de ovelha. É claro que todas as ovelhas começam a amamentar após o parto. No entanto, existem animais com maior produção de leite. Os cientistas estão a trabalhar no desenvolvimento de raças produtivas e a criação de ovinos leiteiros em alguns países conta com apoio governamental.
Raças de ovelhas leiteiras: Frísia Oriental Alemã, Sardenha Branca, Laconiana, Leiteira Britânica, Chios com manchas pretas na cabeça e orelhas com chifres, Awassia Árabe com cabeça marrom, Assaf Israelense com orelhas longas, Zwartbles Holandeses. As fêmeas começam a ser ordenhadas após o parto. As ovelhas geralmente dão à luz cordeiros na primavera. Eles continuam a amamentar até o outono. Quando os cordeiros crescem, o leite desaparece.A próxima lactação ocorre após o próximo nascimento.
Todos os animais leiteiros estão unidos pelas seguintes características comuns: por lactação, obtêm-se de uma ovelha até 300-600 litros de leite, as fêmeas são férteis, o peso dos animais é, em média, 50-70 quilos.
Carne e lã de ovelha
Ovelhas de lã fina e semifina são criadas em prol da lã da mais alta qualidade. Esses dois grupos principais de animais são divididos em subgrupos de acordo com sua produtividade predominante. A lã fina pode ser lã (Grozny, merino australiano, Salsk), lã-carne (Altai, Askani), lã-carne (Volgogrado, Vyatka).
Variedades de lã semifina: pêlo comprido (Kuibyshev, Romney-Marsh, Norte do Cáucaso), pêlo curto (Gorkovskaya), lã e carne (Tsigai, Gorno-Altai).
De 3 a 15 quilos de lã de alta qualidade são cortados de carneiros por ano. O velo das ovelhas de lã fina e semifina é fofo, fino e macio. A lã animal é utilizada na indústria de tricô. Na criação de raças de carne e lã, obtém-se não apenas lã, mas também carne. É verdade que o peso dos animais adultos é inferior ao das raças de corte e tem em média 50-70 kg.
Como escolher a raça certa
Ovelhas e carneiros são selecionados dependendo da finalidade da criação.Para obter carne, é melhor comprar animais de corte. Geralmente eles compram carneiros que foram criados em uma determinada área há muitos anos. Os animais são criados para venda em fazendas de criação e agricultores comuns. As ovelhas de raça de corte devem pesar 40-45 kg já aos 5 meses de idade. Geralmente são indivíduos sem chifres e com massa muscular bem desenvolvida.
É melhor comprar animais jovens de 6 a 12 meses. Ovelhas adultas raramente são vendidas, apenas se estiverem doentes com alguma coisa, forem velhas ou tiverem baixa produtividade (pouca lã, pouco leite, pouco ganho de peso, baixa fertilidade).
Você pode saber a idade dos carneiros olhando em suas bocas. Nos animais jovens, todos os dentes são saudáveis, brancos e intactos. Com a idade eles começam a cair. Os animais desdentados são privados da coisa mais importante - eles não têm nada com que mastigar grama e feno. É claro que essas ovelhas não viverão muito.
Um animal saudável deve ter partes do corpo desenvolvidas proporcionalmente. Preste atenção ao formato do tórax, costas, membros e cabeça. Um animal doméstico saudável tem aparência retangular, corpo musculoso, pernas retas e largas, pescoço curto e cabeça alongada sem chifres. Algumas raças (leite, lã fina) têm chifres.
Ao comprar ovelhas de lã (lã fina ou semifina), preste atenção à quantidade e qualidade da lã. É importante lembrar que os animais devem ter grande quantidade de pelos em todos os lugares, inclusive na barriga. Ovelhas com lã curta e fina apresentam dobras na pele, cujo número ideal é 3 no pescoço e várias no corpo. A finura do velo é determinada a olho nu, certificando-se de que haja pelo menos 6 cachos em 1 cm. O comprimento da pelagem deve ser de 6 cm ou mais.Ao escolher ovelhas leiteiras, preste atenção ao formato do úbere e ao número de cordeiros nascidos ao mesmo tempo. Quanto maior a fertilidade, mais leite as fêmeas dão.
Não é recomendado comprar uma ovelha com úbere duro ou inflamado. Muito provavelmente a fêmea tem mastite e esta doença pode afetar a fertilidade do animal.
Ao comprar cordeiros jovens, é necessário perguntar se eles foram vacinados contra antraz, febre aftosa, varíola e brucelose. Recomenda-se perguntar quando os carneiros receberam medicamentos anti-helmínticos. Para criadores de ovelhas novatos, esses animais morrem devido a vermes.
Quais raças de ovinos são mais lucrativas para criação em nosso país?
Em todos os países são criadas ovelhas adaptadas ao clima e às pastagens locais. Esses animais foram domesticados há muitos milhares de anos. Cada região tem suas próprias raças ovinas locais. É verdade que isso não significa que os animais não conseguirão criar raízes em outra área. O principal na criação de ovelhas é a disponibilidade de pasto, reservatório ou água potável e um cômodo onde ficarão guardadas durante o inverno frio.
É mais lucrativo criar ovelhas de raças de corte. Os custos de criação desses animais são mínimos. As ovelhas comem grama no verão e feno no inverno. A carne pode ser facilmente vendida no mercado. Para obter casacos de pele, são criadas ovelhas Romanov. Esta raça é bem conhecida nas regiões de Yaroslavl, Kostroma, Novgorod, bem como na Bielorrússia. Smushki são obtidos da raça Karakul, criada há décadas na região de Astrakhan e na Calmúquia.
Ovelhas com gordura de carne são criadas por sua carne e cauda gorda. São animais de grande porte que crescem rapidamente e na idade adulta ganham até 180 kg de peso (Gissar). Eles são cultivados nas regiões de Calmúquia, Astrakhan, Saratov, Volgogrado e nas repúblicas da Ásia Central.
Ovelhas das raças de lã fina e semifina (Salskaya, Russa, Merino) são criadas se a lã puder ser vendida. Tradicionalmente, estas ovelhas são criadas nas regiões do Norte do Cáucaso, Stavropol, Calmúquia, Território de Altai e Transbaikalia. Esses animais são criados nas regiões de Samara, Ryazan e Oryol.