Descrição e características dos carneiros da raça Gissar, suas vantagens e desvantagens

A raça de carneiros e ovelhas Gissar vem de países asiáticos. Esses animais são imediatamente reconhecidos pela grande cauda gorda na cauda do corpo. A raça de carne gorda Gissar é considerada recordista de peso e reservas de gordura da cauda. O corpo dos animais é coberto por pêlos grossos e ondulados, o que protege bem das geadas no inverno. No verão, a pelagem é tosquiada, para que os carneiros não sucumbam ao calor e se recuperem rapidamente.


História de origem

Carneiros e ovelhas Gissar vivem na Ásia Central há séculos.Os animais foram criados para obter carne e gordura da cauda no Tadjiquistão, Quirguistão, Uzbequistão e outras repúblicas asiáticas. A raça foi criada naturalmente. Ao longo dos séculos, indivíduos com melhor desempenho foram selecionados para cruzamentos. No oeste do Tajiquistão fica o Vale Gissar, que dá nome aos animais.

Esta raça é chamada de única. As ovelhas Hissar foram criadas isoladamente e sua aparência não foi influenciada por outras variedades de ovelhas. Esses animais são verdadeiros recordistas de rendimento de abate de carne e gordura da cauda. O peso vivo das ovelhas Gissar é superior ao peso da raça maior, a raça Lincoln.

Pela primeira vez, os animais de cauda gorda começaram a ser estudados nos primórdios da URSS, ou seja, em 1927-1928. Sob a liderança do cientista moscovita Semyon Azarov, uma expedição foi enviada às repúblicas da Ásia Central para explorar a criação de ovelhas nesta região. Os zoólogos descobriram que durante muitos séculos a raça Gissar pastava em pastagens de alta montanha isoladas do mundo exterior e não se misturava com outros tipos de ovelhas.

Descrição e características da raça

As ovelhas Gissar são consideradas as maiores raças cultivadas de animais desta espécie. Têm lã grossa que os mantém aquecidos no inverno. A raça é considerada gordurosa. Os animais são criados para obter carne e cauda gorda. O corte de pelo deles é insignificante. A cor dos hissars é vermelho escuro ou preto. A lã é áspera. Apenas 1-1,6 kg são cortados por ano. Lã animal de baixa qualidade é usada apenas para fazer feltro e feltro grosso.

Carneiros Gisar

A principal característica da raça Gissar é o seu exterior único. A altura na cernelha dos carneiros chega a 85 cm, sendo as fêmeas um pouco mais baixas (75 cm).Carneiros adultos pesam 130 e às vezes até 180 kg. O peso das mulheres é de 70 a 100 kg. O comprimento do corpo é de 75 a 85 cm e a circunferência torácica é em média de 34 a 45 centímetros.

Os animais têm ossos fortes, corpo largo e retangular e cauda bem desenvolvida, elevada e arredondada na parte posterior do corpo. O corpo é densamente coberto de pelos. O tamanho da cauda gorda nos machos chega a 50 cm, nas fêmeas - 30-40 cm.A gordura da cauda acumula-se nesta parte do corpo. Quando abatido, o peso da gordura da cauda gorda varia de 5 a 50 quilos. Nos jovens, a gordura da cauda dos animais é branca, nos idosos é amarelada.

Dependendo do tamanho da cauda gorda, as ovelhas Gissar são divididas em três grupos: carne, carne gorda e cauda gorda. Os animais variam em aparência. O tamanho da cauda gorda é o menor nas raças de carne. No tipo carne gordurosa, essa parte do corpo é puxada até a altura das costas. Em ovelhas de cauda gorda, a cauda gorda é muito proeminente, pois até 60 kg de gordura da cauda podem se acumular neste armazenamento. Os carneiros Gissar têm cabeça alongada, geralmente sem chifres. As orelhas são de comprimento médio, pendentes. A ponte do nariz é convexa. Não há pêlo na cabeça e nas pernas. A cauda está faltando.

A raça Gissar está perfeitamente adaptada ao clima da Ásia Central. No verão, os animais pastam nas pastagens das altas montanhas, no inverno descem para as terras baixas. Carneiros e ovelhas são capazes de viajar longas distâncias. Eles podem permanecer no pasto durante a estação quente. Os animais estão se recuperando rapidamente.

Especialista:
Nos primeiros 2 meses de vida, o aumento do peso vivo é de 500 gramas por dia. Aos seis meses, os cordeiros pesam 30-40 kg. O rendimento de abate da carcaça é de 58 a 60 por cento. Um carneiro pesando 128 kg produz 60 kg de carne e 23 kg de cauda gorda.

As fêmeas geralmente dão à luz um cordeiro de cada vez. Após o parto, dão 1,8-2,3 litros de leite por dia.Até os 3 meses de idade, os cordeiros devem ser alimentados com leite. Do leite das mulheres você pode fazer queijos (por exemplo, queijo feta).

Vantagens e desvantagens

Vantagens e desvantagens
versatilidade (criada para carne e cauda gorda);
belo exterior verdadeiramente hussardo;
altos indicadores de peso vivo;
grande rendimento de carcaça;
excelente qualidade de produtos cárneos;
boa imunidade e aclimatação ao clima da zona intermediária.
baixa produtividade de lã;
baixa fertilidade.

Características de manutenção e cuidados

Os cordeiros Gissar podem pastar durante todo o verão. Os animais ganham peso bem se passarem o dia inteiro ao ar livre e comerem o quanto quiserem. No inverno, carneiros e ovelhas devem ser mantidos dentro de casa. Os animais têm excelente imunidade, não têm medo de geadas, mas no inverno os prados ficam cobertos de neve. Também não é recomendado levar ovelhas Gissar para fora na chuva.

Na sala você precisa colocar uma manjedoura para feno, comedouros para grãos e bebedouros para água. A temperatura do ar no celeiro é mantida entre 10 e 18 graus Celsius durante todo o inverno. Deve haver muita luz na sala. Os animais comem principalmente durante o dia. No escuro eles perdem o apetite.

As janelas são instaladas perto do telhado para que os animais não se assustem com os cães correndo ou com as pessoas que passam.

A sala onde as ovelhas são mantidas deve estar seca, limpa e quente. Deve haver 2,5-3 metros quadrados por animal. metros de área. A roupa de cama de palha é trocada à medida que fica suja, ou seja, diariamente. Quando mantidos em baias, os carneiros são alimentados três vezes ao dia. A água é dada duas vezes ao dia, entre as mamadas.

Descrição e características dos carneiros da raça Gissar, suas vantagens e desvantagens

Aos 3 meses de idade, as ovelhas Gissar são vacinadas para evitar que contraiam doenças infecciosas.Os animais de estimação recebem medicamentos antiparasitários uma ou duas vezes por ano. Na primavera, antes dos meses quentes de verão, a lã da ovelha é tosquiada. As feridas na pele são tratadas com iodo ou outro anti-séptico.

Dieta

Hissars, como todos os ruminantes, devem consumir alimentos ricos em fibras. Esta dieta ativa o estômago e promove o funcionamento normal do sistema digestivo. No verão, o principal alimento das ovelhas é o capim. Os animais se recuperam rapidamente com legumes e cereais.

No inverno, os cordeiros Gissar precisam receber feno ou palha de cereais. As ovelhas prosperam bem com batatas cozidas (não mais que 200 gramas por dia). Como cobertura, os animais recebem até 300 gramas de mistura de grãos (cevada, milho, aveia). No inverno, os carneiros podem ser alimentados com farinha de girassol e bolo. A principal fonte de vitaminas na estação fria são os vegetais e as frutas. Os carneiros podem ser alimentados com beterraba picada, cenoura e abóbora. Para repor as reservas de vitaminas, as ovelhas recebem ramos de abeto e pinheiro e preparações farmacêuticas vitamínicas. Sempre deve haver sal no comedouro.

cevada, milho, aveia

Reprodução

Os carneiros Gissar atingem a maturidade sexual aos 7-8 meses. Recomenda-se cobrir as fêmeas posteriormente. Normalmente, os cordeiros são levados ao acasalamento aos 12-18 meses. Se não houver carneiro reprodutor, é realizada a inseminação artificial. A gravidez nas mulheres dura 150 dias. Após 5 meses, nascem um, raramente dois cordeiros. O parto em uma mulher dura de 30 a 60 minutos. Os cordeiros nascem de forma independente, sem ajuda humana. A fêmea rói o cordão umbilical e lambe o bebê. A pessoa pode estar presente no nascimento. Nesse caso, ele precisa cortar o cordão umbilical e retirar o muco das narinas do recém-nascido. A placenta sai sozinha após 1-3 horas.

Imediatamente após o nascimento, os cordeiros devem se alimentar do leite materno. Os animais devem ser amamentados por uma fêmea até os 3 meses de idade. Então eles são gradualmente transferidos para alimentos vegetais.

De que sofrem as ovelhas Gissar?

Esta raça possui excelente imunidade. Em sua terra natal, nas pastagens das altas montanhas, os Gissars quase nunca ficam doentes. Os cordeiros simplesmente não entram em contato com outros animais, inclusive os infecciosos.

Não é possível criar condições ideais para o cultivo da raça Hissar nas fazendas. As ovelhas podem ser infectadas por outros animais, através de grãos, feno e grama no prado. Aos 3 meses de idade recomenda-se vaciná-los contra as doenças infecciosas mais perigosas que causam a morte do rebanho (febre aftosa, antraz, varíola, brucelose). Duas vezes por ano, os carneiros recebem profilaxia antiparasitária.

Perspectivas de reprodução

Carneiros e ovelhas Gissar são criados nas repúblicas da Ásia Central (Tadjiquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Turcomenistão, Cazaquistão). Existem pequenos rebanhos desses animais em muitas regiões da Rússia. Hissars também são cultivados na Ucrânia. Esta raça produtiva de carne e gordura é criada principalmente em locais onde a população está acostumada a comer cordeiro. A carne de ovelha é tradicionalmente consumida por membros da fé muçulmana.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim