Descrição e características das ovelhas da raça Kuibyshev, regras de manutenção

A raça de ovelhas de carne e lã Kuibyshev é despretensiosa em termos de alimentação e condições de vida. Esses animais podem pastar na campina durante a estação quente e, antes do inverno, podem ser enviados para o abate. Em seis meses de vida ganham 40 kg de peso. O rendimento de abate da carne mais tenra nesses animais é de 50%, ou seja, 20 quilos (aos 6 meses de idade). A lã de ovelha é utilizada na indústria de tricô para fazer agasalhos.


História da raça

As ovelhas Kuibyshev vêm da URSS, ou melhor, esses animais foram criados por especialistas em pecuária soviéticos. Os trabalhos de obtenção de uma nova raça foram realizados nas décadas de 30-40 do século XX. O líder do projeto foi o cientista Alexander Vasiliev, que recebeu o Prêmio Stalin por seus trabalhos científicos. A pesquisa de melhoramento foi realizada com base em fazendas coletivas na região de Kuibyshev.

A base foi retirada de carneiros da raça inglesa de carne e lã Romney Marsh e ovelhas Cherkassy de lã grossa da região de Samara. Objetivo da seleção: obter animais com lã semifina e uniforme e grandes formas de carne. Além disso, a nova raça tinha que ser altamente adaptável a verões quentes e invernos frios.

Especialista:
O cruzamento com carneiros ingleses Romney March foi realizado apenas nos estágios iniciais, ou seja, até a segunda geração. Observou-se que a intervenção repetida desta raça levou à deterioração da produtividade.

As ovelhas híbridas resultantes foram cruzadas entre si, eliminando aquelas que eram improdutivas, até que o resultado desejado fosse alcançado. As ovelhas obtidas durante a seleção foram chamadas de Kuibyshev. A nova raça começou a ser criada em diferentes repúblicas da URSS e até no exterior.

Aparência e características das ovelhas Kuibyshev

A raça Kuibyshev tem uma grande estrutura óssea, um corpo musculoso, um corpo longo e em forma de barril, costas retas e grandes, pescoço curto e carnudo, cabeça oblonga com testa convexa. Carneiros e ovelhas não têm chifres. As pernas são bem separadas, curtas, com cascos fortes, as coxas são bem desenvolvidas. A cauda é longa, geralmente cortada, sem reservas de gordura. As orelhas são curtas e eretas.

Raça de ovelhas Kuibyshev

Os animais pertencem ao tipo precoce. Os cordeiros nascem com peso de 3 a 4 kg e durante a amamentação, ou seja, em apenas 4 meses, ganham peso de 30 kg.Aos seis meses os animais pesam 40 quilos. O rendimento de abate da carne é de cerca de 50%. Aos 1,5 anos, o peso das ovelhas adultas é de 60-70 kg. Os animais são enviados para abate aos 12-18 meses; não são mantidos por mais tempo, pois sua carne fica mais dura com a idade. As ovelhas podem ser criadas por mais tempo devido à sua lã. Os animais podem ganhar peso igual a 100-130 kg.

Os representantes da raça Kuibyshev possuem lã de boa qualidade. É leve, longo (de 12 a 15, às vezes até 25 cm), uniforme, semifino. O pêlo cobre densamente todo o corpo (exceto as pernas) e atinge os olhos na cabeça. É utilizado na confecção de roupas de lã em escala industrial.

Até 6 kg de lã são cortados de um carneiro por ano. A produtividade das mulheres é ligeiramente inferior. As ovelhas dão à luz 1-2 cordeiros. Após o parto, são administrados até 1-2 litros de leite por dia (5-6% de teor de gordura), que pode ser usado para fazer queijo feta e queijo.

Principais prós e contras

Vantagens e desvantagens
excelente imunidade;
boa adaptação a verões quentes e invernos rigorosos;
pouco exigente para alimentação e condições de vida;
alta produtividade (carne, lã);
rápido ganho de peso (precocidade).
com má manutenção, a qualidade da lã se deteriora;
Para prevenir doenças infecciosas é necessária a vacinação do rebanho.

Regras e cuidados de manutenção

As ovelhas Kuibyshev devem pastar durante todo o período quente do ano (do início da primavera ao final do outono). Os representantes desta raça podem ficar no prado em clima quente e frio durante 15 horas por dia. À noite, os animais são conduzidos para um quarto (curral, galpão, celeiro, estábulo). Não é recomendado levá-los para fora na chuva.

No inverno, as ovelhas são mantidas em baias. Eles são alimentados principalmente com feno 2 a 3 vezes ao dia. Vegetais de raiz e grãos são dados como suplementos.Na sala estão instalados uma manjedoura para feno, comedouros para vegetais e bebedouros para água. No celeiro onde os animais são mantidos, a temperatura é mantida entre 5 e 20 graus Celsius durante todo o ano. O curral deve ser espaçoso, claro, seco e limpo. À luz do dia, as ovelhas comem mais e recuperam melhor. Deve haver 2-3 metros quadrados por animal. metros de área.

Na sala está instalado um sistema de ventilação, janelas retangulares são inseridas na parte superior das paredes, próximo ao telhado. Não deve haver pregos salientes ou objetos pontiagudos no curral que possam ferir os animais. A roupa de cama é colocada no chão do galpão. A palha é removida à medida que fica suja, ou seja, uma vez a cada 1-2 dias.

Raça de ovelhas Kuibyshev

As ovelhas são tosquiadas 1 a 2 vezes por ano. De preferência não antes do inverno, caso contrário o ambiente onde os animais estão localizados deverá ser aquecido. As ovelhas precisam ter os cascos aparados uma vez por ano. Para prevenir doenças, os animais jovens são submetidos à vacinação de rotina aos 3 meses de idade.

Dieta de ovelha

No verão, os carneiros e ovelhas Kuibyshev devem pastar no prado e comer grama verde fresca, de preferência legumes e cereais. Esses animais não têm medo do calor, pois na primavera costumam ser tosquiados antes do pasto. É melhor não levar as ovelhas para o pasto quando chove, para que não peguem um resfriado.

Os animais têm bom apetite, precisam mudar constantemente de área de pasto, pois comem rapidamente toda a vegetação.

No verão, eles podem ser alimentados com beterraba e cenoura, vegetais frescos e cereais verdes (aveia, cevada, trigo). As ovelhas Kuibyshev recebem água para beber duas vezes ao dia (cerca de 5 litros por indivíduo). A dieta deve conter sal e farinha de ossos. Os animais comem até 6-8 kg de grama por dia.

No inverno, as ovelhas Kuibyshev são mantidas dentro de casa.Eles são alimentados com feno, vegetais, silagem, grãos, bolo, farinha e ração mista. Entre as mamadas, dê água salgada ou adoçada. Por dia, um animal come 2-4 kg de feno, 1-2 kg de vegetais picados (beterraba forrageira e sacarina, cenoura, abóbora), 200-500 gramas de misturas de grãos (aveia, cevada, milho) ou 200 gramas de ração mista, 2-3 kg de silagem. Durante o período de inverno, recomenda-se dar vitaminas e minerais farmacêuticos aos ovinos e sempre sal (10 g por indivíduo por dia).

Raça de ovelhas Kuibyshev

Nuances da criação de animais

As ovelhas Kuibyshev atingem a maturidade sexual aos 6-8 meses. É verdade que eles cobrem mulheres com 1,5 anos. O acasalamento é realizado no outono. A gravidez dura 5 meses. Na primavera, nascem 1-2 cordeiros. Antes do parto, a fêmea é transferida para uma sala mais limpa e quente, onde a temperatura do ar é superior a 15 graus Celsius. A ovelha recebe alimentação mais leve. A área ao redor dos genitais e ao redor do úbere é limpa de sujeira e pelos.

É desejável a presença de uma pessoa no momento do nascimento. Antes do parto, os órgãos genitais da fêmea incham e o úbere aumenta de tamanho. Após o nascimento do cordeiro, o cordão umbilical deve ser cortado e a ferida tratada com iodo. O nariz do bebê deve estar limpo de muco. A fêmea deve ser ordenhada imediatamente. Os cordeiros devem comer 30-40 minutos após o nascimento.

A placenta sai sozinha depois de algumas horas. Não é aconselhável retirá-lo do útero. O principal é enterrar a placenta para que as ovelhas não comam e sejam envenenadas. Os cordeirinhos precisam se alimentar do leite materno a cada 2-3 horas. Eles são mantidos sob as ovelhas por até 2-3 meses. À medida que os cordeiros envelhecem, eles se acostumam primeiro ao feno e depois à grama. É proibido mudar repentinamente a dieta dos animais (podem ocorrer doenças do aparelho digestivo).

Doenças e prevenção delas

As ovelhas da raça Kuibyshev estão bem adaptadas à geada, mas não toleram a umidade. No frio, na chuva e na neve derretida, é melhor não levar os animais para fora, pois eles não sofrerão resfriados.

Com alimentação adequada e ração de alta qualidade, os animais nunca desenvolvem doenças do aparelho digestivo e do metabolismo. Erros nutricionais podem causar inchaço, envenenamento e nascimento de cordeiros inviáveis.

As doenças infecciosas representam um grande perigo. As doenças contagiosas são transmitidas por animais doentes e através de alimentos e bebidas contaminados. Agentes infecciosos (bactérias e vírus) podem levar à morte de animais. Para prevenir as doenças mais perigosas, as ovelhas Kuibyshev aos 3 meses de idade são vacinadas contra antraz, febre aftosa, varíola, leptospirose, peste e tricofitose. Uma ou duas vezes por ano, os animais recebem medicamentos contra vermes e pulgas.

Área de distribuição

Os representantes da raça Kuibyshev são criados principalmente na Rússia. Existem numerosos rebanhos desses animais nas regiões de Samara e Ulyanovsk, bem como na Bashkiria, Mordóvia e Tartaristão. As ovelhas Kuibyshev são criadas em toda a zona intermediária.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim