Maturidade sexual de ovelhas e características de acasalamento, métodos de inseminação

A criação de ovelhas é um dos ramos mais lucrativos da pecuária. Se for devidamente organizada, a criação e criação destes animais pode ser lucrativa. Para ter sucesso, você precisa conhecer o momento e as regras do acasalamento de ovelhas, como selecionar e preparar uma ovelha e um carneiro para o acasalamento, como cuidar de uma fêmea grávida e de um cordeiro recém-nascido.


Idade reprodutiva das ovelhas

As ovelhas fêmeas atingem a maturidade sexual aos 7 meses, mas este é um tempo aproximado, pois esta idade pode variar dependendo da raça.Porém, mesmo que o animal teoricamente já tenha atingido a puberdade, ainda é impossível conceber, pois seu corpo ainda não é capaz de gerar normalmente um cordeiro. Pode acontecer que quando a fêmea tiver mais de 1 ano, seu peso seja de pelo menos 40-45 kg. Nos carneiros, a maturidade sexual ocorre aos 5-7 meses. Mas, assim como a fêmea, o macho pode ser usado para reprodução mais tarde, aos 16-18 meses de idade.

Assim, uma ovelha pode nascer a partir de 1 ano, um carneiro - a partir de 1,5 anos. Neste caso, os animais devem estar normalmente desenvolvidos e moderadamente bem alimentados.

Regras para escolher uma ovelha

A idade já foi mencionada, mas também é importante levar em consideração o peso dos animais, as fêmeas não devem ser magras ou, pelo contrário, obesas. Ambos não sentem desejo de acasalar; podem permanecer solteiros ou produzir descendentes fracos.

Ovelhas de muitas raças entram no cio em um determinado período do ano, que vai do final do verão até meados do inverno.

Animais da raça Romanov podem ser encontrados durante todo o ano. Normalmente, a caça das fêmeas dura de 2 a 3 dias, e é nesse momento que elas devem poder se aproximar do macho. Você pode determinar a prontidão das ovelhas para o acasalamento pelo seu comportamento - elas estão preocupadas, balindo, calmamente relacionadas ao carneiro, bem como por sinais fisiológicos: inchaço e vermelhidão dos órgãos genitais, muco escorrendo deles, primeiro transparente e líquido, depois nublado e espesso. Se a fertilização não ocorrer após o acasalamento, a fêmea entra no cio novamente após 16-20 dias.

ovelha diferente

Sutilezas da seleção de carneiro

O carneiro deve ser jovem, forte, saudável e bem nutrido. São esses indivíduos que se reproduzem ativamente. Quão bem ele será capaz de inseminar ovelhas depende das condições em que é mantido e de como foi cuidado.Durante a preparação para a época de acasalamento, o carneiro precisa ser alimentado adequadamente, a dieta deve incluir alimentos ricos em vitaminas e minerais.

Se o macho estiver ativo, ele é considerado pronto para o acasalamento. Se houver muitas ovelhas na fazenda, podem ser alocadas de 10 a 20 fêmeas por carneiro.

Métodos de inseminação

As ovelhas podem ser inseminadas natural ou artificialmente. No domicílio, o primeiro deles é utilizado quase exclusivamente.

Natural

O acasalamento deve ser feito durante o dia e as ovelhas devem ser retiradas do carneiro à noite ou, ao contrário, a fêmea deve ser deixada com o macho durante a noite e levada de volta pela manhã. Existem várias opções de inseminação natural:

  1. Combinação legal. Durante 30-40 dias, carneiros são introduzidos no rebanho de ovelhas (2-3 carneiros por 100 fêmeas). Os animais ficam juntos durante o dia e os carneiros são retirados à noite.
  2. Acasalamento grátis. O carneiro fica junto com as fêmeas, os animais acasalam por muito tempo. A desvantagem deste método é que as ovelhas podem permanecer solteiras.
  3. Acasalamento no harém. O método é utilizado na pecuária. Para 30-40 ovelhas, 1 macho é selecionado. Ele é mantido com as fêmeas apenas durante o dia, retirado delas à noite e alimentado com alimentos nutritivos.
  4. Acasalamento manual. As ovelhas só acontecem com os carneiros quando estão no cio. Isso aumenta a taxa de fertilização. No resto do tempo, o macho fica separado das fêmeas.

Como você pode ver, você pode escolher qualquer um desses métodos se o número de indivíduos no rebanho doméstico permitir. Com o acasalamento manual natural, as ovelhas se reproduzem com mais sucesso e raramente permanecem solteiras.

acasalamento de ovelhas

Artificial

A reprodução artificial é um método em que não se utiliza um carneiro para inseminar ovelhas, mas sim o esperma, que é injetado na vagina da fêmea por meio de um dispositivo especial. A vantagem deste método é que se consome menos material de semente do que durante a reprodução natural, uma vez que podem ser utilizados espermatozoides puros e diluídos. Quando propagação artificialé importante observar a esterilidade, dosagem da semente e regras de procedimento.

Cálculo do tempo de parto e métodos de aceleração/desaceleração do cio

O cio ocorre nas ovelhas quando os gametas amadurecem nos ovários. A sua duração depende da sazonalidade, da saúde do animal, da sua idade e raça. A duração varia de 0,5 a 3 dias. A ovulação ocorre 30-32 horas após o início do estro. Normalmente nem sempre é possível determinar com precisão o início do cio, por isso é recomendado calibrar as ovelhas 2 vezes: assim que aparecerem sinais de estro e um dia depois. Via de regra, isso é suficiente para que ocorra a fertilização.

Para acelerar o início do cio, as ovelhas devem ser deixadas em uma sala escura por 2-3 horas por várias semanas consecutivas.Graças a este método, os animais podem entrar no cio 1-1,5 meses antes do que deveriam para a estação.

Para acelerar e desacelerar o processo de forma mais eficaz, são utilizados medicamentos hormonais. São utilizados em conjunto com vitaminas e colostro de vaca.

Preparando-se para o parto

A gravidez das ovelhas dura 143-153 dias. Os animais costumam ser criados no outono para que os cordeiros nasçam na primavera, quando já está quente e a grama está verde. 2-3 dias antes do parto, o úbere e os órgãos genitais da fêmea incham e sua barriga cede um pouco. Pouco antes do parto, a fêmea começa a cavar a ninhada.

Especialista:
Se o nascimento ocorrer no inverno, o animal deve ser colocado em um local quente e seco. A cama deve estar seca e limpa e deve haver água.

Processo de nascimento de ovelhas

As ovelhas dão à luz de 1 a 3 cordeiros. Se o animal estiver saudável e o parto ocorrer sem complicações, não há necessidade de ajudá-lo. Porém, é aconselhável que um veterinário esteja presente na granja no momento do nascimento em caso de problemas ou complicações. Nem sempre é possível ajudar um animal sozinho, isso requer conhecimento e certa experiência.

Processo de nascimento de ovelhas

O parto não dura mais de 1 hora, se houver mais de um cordeiro o intervalo entre eles é de aproximadamente 10-15 minutos. A placenta sai 0,5-3 horas após o aparecimento do último cordeiro, deve ser retirada junto com a cama e descartada. Se já se passaram mais de 6 horas e a placenta não saiu, é necessário entrar em contato com um veterinário. Assim que o cordeiro nascer, é preciso limpar o muco do nariz e, caso a mãe não tenha mastigado o cordão umbilical, corte-o com uma tesoura esterilizada a uma distância de 10 cm da barriga do cordeiro e trate-o com iodo. Depois disso, a fêmea deve lamber o cordeiro.

Após o término do parto, você precisa dar água morna para a mãe beber, você pode alimentá-la após 4-9 horas. Você também precisa se certificar de que o cordeiro beba colostro na primeira hora após o nascimento (a primeira porção precisa ser ser expresso, este colostro é muito gorduroso). Em seguida, retire o recém-nascido da mãe e leve-o até ela apenas para mamar (nos primeiros dias com intervalo de 3 horas).

Cuidados com o recém-nascido

Durante a semana após o parto, é necessário monitorar a fêmea, certificar-se de que o útero está limpo e que não há complicações, que incluem infecções, por exemplo, paresia pós-parto.

Se uma ovelha não tiver leite suficiente para todos os cordeiros que possui, eles precisam ser alimentados com leite de outra fêmea ou, em casos extremos, com leite de vaca.O leite de vaca é mais ralo, então você precisará de mais leite do que o leite de ovelha. As ovelhas alimentam seus bebês com leite durante 3 meses; os animais jovens, se crescerem em boas condições, recebem bastante leite, crescem rapidamente e ganham peso. Quando os cordeiros tiverem 3 semanas de idade, eles podem começar a ser alimentados com a mesma comida que os animais adultos comem.

A criação e criação de ovelhas pode ser um negócio lucrativo se for gerido corretamente. O acasalamento, a gestação e o parto das ovelhas não ocupam o último lugar no processo de produção pecuária. O sucesso e a rentabilidade da criação de ovinos dependem de como e quando será realizado o acasalamento, de como será organizado o cuidado das animais prenhes e de como ocorrerá o nascimento.

Com muito cuidado, cada ovelha saudável pode produzir cordeiros 1 a 2 vezes por ano. Se você considerar que pode obter de 1 a 3 cordeiros por cordeiro de um indivíduo, os animais se pagarão rapidamente e a fazenda se tornará lucrativa.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim