A classificação, ou melhor, a sistematização das raças de carneiros e ovinos de acordo com a direção de produtividade e qualidade da lã, mostra claramente as principais características dos animais. Eles são criados em escala industrial principalmente para fibra de lã e carne. As pequenas propriedades têm a oportunidade de criar ovelhas para produzir gordura de cauda e leite para fazer queijos de elite.
Classificação das raças de acordo com a produtividade
Ovelhas são animais criados para produzir cordeiro saboroso, cauda gorda e lã. Bryndza e queijos gourmet são feitos com leite feminino.A pele retirada durante o corte (pele de carneiro, smushka) é utilizada para costurar produtos de pele. As raças são classificadas de acordo com a produtividade, ou seja, dependendo do tipo de produto para o qual os animais são criados.
Carne
As raças de especialização em carne incluem animais com constituição forte, massa muscular desenvolvida e altos indicadores de produtividade. Esses carneiros e ovelhas crescem rapidamente, ganham bem peso, distinguem-se pela maturidade precoce, aos 9 meses de idade pesam pelo menos 40-50 kg e aos um ano e meio o seu peso é de 70-90 kg. Alguns indivíduos ganham até 130 quilos. O rendimento de abate da carne é de cerca de 50%.
Gordura de carne
São principalmente animais de raças asiáticas, criados para obter carne e cauda gorda. Os carneiros ganham peso rapidamente; aos 9 a 10 meses pesam pelo menos 45 kg. Em uma temporada, eles ganham de 2 a 7 kg de gordura na cauda. Em alguns representantes desta raça, o peso de 2 a 3 anos pode chegar a 120 kg, e a massa de gordura na cauda gorda pode chegar a 30 kg. As melhores ovelhas de carne e sebo (de acordo com a classificação de produção): Gissar, Edilbaevskaya, Jaidara.
Laticínio
As ovelhas não são criadas apenas para produzir leite. É um subproduto obtido após o parto das fêmeas. As raças de ovinos leiteiros são divididas em carne e laticínios e lã e laticínios. A raça alemã da Frísia Oriental produz mais leite (450 litros por ano por lactação). Um pouco menos pode ser obtido nas ovelhas francesas Lakon, Tsigai, Romanov, Balbas e Askani.
Os queijos Bryndza e gourmet são feitos com leite de ovelha: ricota, Roquefort, feta, pecorino.Este produto não é consumido com queijo. O leite tem alto teor de gordura (6-9%).
De lã
A lã é um dos principais produtos da ovinocultura. A lã das ovelhas é cortada 1 a 2 vezes por ano, geralmente após o inverno. A lã pode ser fina, semifina, grossa, semigrossa, de comprimentos e espessuras variados. Dependendo da raça, de 3 a 12 quilos de lã são cortados de um animal por ano.
Tipos de ovelhas por tipo de lã
As ovelhas têm lã fina, semifina e grossa. Cada raça tem seu próprio tipo de pelagem. A lã fina Merino é considerada a mais cara.
Velo fino
Ovelhas de lã fina produzem lã fina da mais alta qualidade. Este grupo contém animais com diferentes indicadores de produtividade de lã e carne. A maior parte da lã é cortada de carneiros e ovelhas de lã fina (6-16 kg). A menor produtividade está no subgrupo carne e lã (3-6 kg).
Animais de lã fina incluem raças de animais cuja finura da lã é geralmente de 15 a 22 mícrons. Os carneiros são tosquiados quando o comprimento do cabelo atinge 6 a 9 cm.Com base na qualidade, o velo fino é dividido em merino (branco, macio, elástico) e não merino (menos frisado). Tipos de animais de lã fina de acordo com a produtividade:
- lã (merino soviético, Stavropol, Salsk);
- carne e lã (prekos, Daguestão, Volgogrado);
- lã e carne (Caucasiano, Transbaikal, Sul dos Urais).
A lã de ovelha de lã fina é utilizada na indústria de tricô, inclusive para a produção de tecidos para ternos de elite. O cabelo Merino, cortado na cernelha, é usado para fazer fios merino finos e duráveis. A lã extraclasse é vendida por 20-30 dólares o quilo.
Velo semifino
A finura da lã em raças de lã semifina é de 22 a 30 mícrons. As ovelhas de lã semifina têm lã de pêlo curto (menos de 10 cm) e pêlo comprido (mais de 10 cm). De um animal (dependendo da raça) cortam de 1,2 a 9,5 kg de lã por ano.
Variedades de ovelhas de lã semifina:
- lã de carne de pêlo comprido (soviético, Kuibyshev, russo, Romney-pântano);
- shorthair de lã de carne (Gorkovskaya, Shropshire);
- lã e carne (Tsigai, Gorno-Altai).
A lã de ovelha semifina é uma matéria-prima valiosa para a indústria de malhas, a partir da qual são feitos tecidos de lã e tecidos técnicos. Os produtos da pecuária são usados para fazer tapetes, cobertores e carpetes.
Cabelo áspero
Animais de pêlo grosso incluem animais com uma finura de lã de 31 a 40 mícrons. Carneiros de lã grossa são geralmente criados por sua carne e cauda gorda. A lã é cortada para fins higiênicos 1 a 2 vezes por ano e entregue aos produtores. 1,2-3,2 kg de lã são cortados de um animal de cada vez. A raça Astrakhan também pertence à raça de pêlo grosso, a partir das peles (smushki) com as quais são feitos os casacos de pele de astracã.
Variedades de ovelhas de lã áspera:
- Smushkovye (Karakul, Reshetilovskaya, Sokolskaya);
- casacos de carne e pele (Romanovskaya, norte);
- carne e lã (Tyvinskaya, Cherkasy, Kuchugurovskaya);
- carnes e gorduras (raças asiáticas);
- carne, lã e laticínios (Karachay, Andino, Balbas, Lezgin).
Classificação zoológica
A classificação zoológica dos carneiros é baseada no comprimento e formato da cauda. Esta é uma sistematização condicional de animais pertencentes a diferentes subgrupos. Também é chamado de morfológico.
Classificação de acordo com o princípio zoológico:
- cauda curta com cauda fina (norte, Romanovskaya);
- cauda longa com cauda fina (raças de lã fina e semifina);
- cauda curta com depósitos de gordura na região da cauda (Telenginskaya, Buryatskaya, Kulundinskaya);
- cauda longa com depósitos de gordura na região da cauda (Kuchugurovskaya, Georgian, Karakul);
- raças de cauda gorda com cauda curta e subdesenvolvida (raças asiáticas de cauda gorda).