A carne e a lã são produtos igualmente importantes da criação de ovinos, para os quais os animais são criados em todo o mundo. Os produtos feitos com lã de ovelha têm demanda constante, principalmente nas regiões frias. Os criadores de ovinos devem ser capazes não apenas de alimentar e cuidar do rebanho, mas também de obter e processar matérias-primas de lã. Vejamos o que fazer com a lã das ovelhas domésticas após a tosquia, para não perder um produto valioso e ter uma produção lucrativa.
- Tipos de matérias-primas de lã
- Características do processamento de lã de ovelha
- Direção de lã fina
- Direção de lã semifina
- Direção de cabelo semi-grosso
- Direção de cabelos grossos
- Ferramentas de processamento
- Corte
- Processamento adicional
- Automação do processo produtivo
- Como escolher a raça certa
- Como criar um negócio de processamento de lã de ovelha?
- Fazendo coisas
- Tendências do mercado moderno
Tipos de matérias-primas de lã
O valor da lã de ovelha é determinado por suas excelentes propriedades de fiação e pela capacidade de se transformar em feltro durante o processamento. As raças ovinas foram desenvolvidas com diferentes características de lã. Os seguintes tipos de matérias-primas estão em demanda:
- Lã uniforme. A vantagem é o mesmo tipo de fibras (para baixo, de transição). Lã fina de raças merino e não merino é usada para fazer fios de lã finos para roupas, interiores, têxteis de cama e lixamento fino.
- Semi-fino. Obtido a partir de ovelhas de lã semifina e mestiças. O resultado do processamento é o feltro de lã fina, utilizado nas indústrias calçadistas e de vestuário para lixamento.
- Semi-áspero. Composição: awn, fluff, fibras de transição. Eles fazem feltro para engenharia mecânica e fabricação de calçados.
- Rude. Contém todas as partes possíveis de pêlo de ovelha. Dependendo do momento do corte de cabelo, a composição e a qualidade variam. Os feltros técnicos são feitos de lã grossa.
Principais características da lã:
- finura (lã fina - de 25 mícrons e menos);
- comprimento;
- tortuosidade.
Ovelhas de lã fina e semifina crescem bem no clima russo. A lã está em constante demanda, por isso as fazendas privadas produzem matéria-prima para venda ou levam produtos acabados ao mercado.
Características do processamento de lã de ovelha
Dependendo do tipo de matéria-prima obtida da ovelha, são determinados os métodos e características de processamento.
Direção de lã fina
As fibras mais finas têm espessura de 10 a 14 mícrons, de acordo com padrões direcionais - não mais que 25 mícrons. Neste caso, o comprimento varia entre 75-100 milímetros. A matéria-prima consiste em uma penugem, de cor branca ou quase branca. Essas matérias-primas são obtidas de ovelhas de lã fina:
- Rambouillet;
- Merino australiano, soviético;
- Cazaque;
- Krasnoiarsk;
- Stavropol
As fibras da mais alta qualidade são demonstradas pela lã merino neozelandesa e australiana, sua lã é considerada padrão devido à sua elasticidade (até 20 mil dobras sem quebrar). Matérias-primas de lã fina são usadas para fazer roupas de luxo; os produtos são quentes, delicados, leves e macios. De uma ovelha por ano, são tosquiados de 4 a 6 quilos de lã da mais alta qualidade.
Direção de lã semifina
A matéria-prima da lã semifina contém mais pelos do que penugem. O padrão da matéria-prima é de 26 a 40 mícrons. Melhores raças:
- corriedale;
- meio-vars;
- Lincoln;
- Romney Março.
Não é usado para fazer roupas premium; a lã é usada para produzir feltro.
Direção de cabelo semi-grosso
A matéria-prima contém muito cabelo de transição, além da penugem, há também uma ponta macia. As ovelhas são raças de lã de carne e produzem muita gordura. Representantes:
- Altai;
- Tadjique;
- Armênio
A lã é utilizada na produção de cobertores, tapetes e feltros. Os tipos dessa matéria-prima da mais alta qualidade são utilizados na fabricação de tecidos (Cheviot, Boston). Os agricultores devem estar cientes de que esta área de criação de ovinos predomina na Rússia e são possíveis problemas com as vendas.
Direção de cabelos grossos
As ovelhas Karakul, Smushkova e Romanovskaya são representantes da tendência de lã grossa. Toda lã é utilizada sem rejeição, a matéria-prima combina penugem e cabelos grossos de diversas cores. As ovelhas são criadas para obter carne e leite; a lã não é o objetivo principal da raça. As fibras atingem 60 mícrons de diâmetro, são grossas e duras.
Produzem feltro, muito procurado na indústria e na produção de calçados. O material áspero tem alta resistência e não forma bolinhas.
Ferramentas de processamento
Os proprietários de ovelhas devem fornecer na fazenda equipamentos para obtenção e processamento da lã, bem como um armazém seco para armazenamento. Para rebanhos grandes, métodos mecanizados de tosquia e processamento são úteis.
O conjunto mais simples de ferramentas:
- cortador ou tesoura;
- pentes em madeira;
- dispositivo para pentear lã (carder);
- fuso, roda giratória para fazer fios;
- tear.
O processamento de matérias-primas requer habilidades especiais; em muitas pequenas propriedades ainda é feito manualmente.
Corte
O tempo de corte é escolhido em função da raça e da prontidão da pelagem. Regras básicas:
- lã fina e lã semifina - primavera, uma vez por ano;
- pêlo grosso e pêlo semi-grosso – primavera, outono (duas vezes).
As raças de lã fina não caem, portanto não há queda de cabelo. A época do corte é escolhida quando a lã fica mais macia após o inverno e a gordura se acumula.
Para os iniciantes em casa, é importante dominar as técnicas de tosquia e as regras de manejo das ovelhas, para não estragar a lã e prejudicar o animal. Subsequência:
- a ovelha é colocada de lado e suas pernas amarradas;
- corte da barriga e virilha até o peito, proteja os mamilos com as mãos;
- áreas perdidas de lã são cortadas com tesoura e removidas para não interferir na confecção do fio;
- vire a ovelha, tosquie o outro lado;
- plantam as ovelhas, seguram a cabeça, tiram a lã do dorso;
- o pescoço é cortado da cabeça ao corpo.
O animal é liberado de suas amarras, o material cortado é classificado e armazenado em uma lona ou no chão limpo do celeiro antes do processamento primário.
Processamento adicional
Após o corte de cabelo, faça:
- pentear e remover sujeira;
- secar e fritar até que o odor característico seja removido;
- lavado, desengordurado, seco;
- penteie e bata para obter maciez e brilho.
O velo puro é então transformado em fio (fiado) ou feltro.
Automação do processo produtivo
O processamento manual só é possível com pequenos volumes de lã. Para mecanizar o processo, são utilizados equipamentos especiais, que aumentam o custo de produção, mas auxiliam no processamento de uma quantidade significativa de matéria-prima e, com isso, rentabilizam a fazenda.
Para automação são usados:
- linha para lavagem e limpeza de lã de gordura e impurezas;
- aparelhos para remover emaranhados;
- máquina de lavar e secar roupa;
- máquinas de fiar;
- empacotadores.
Todos os dispositivos podem ser conectados por meio de um transportador e é obtido um processo automatizado de produção de fios. Os custos iniciais são compensados pela rapidez e qualidade do produto final.
Como escolher a raça certa
Na escolha da raça para obtenção da lã crua, leva-se em consideração o corte individual e a qualidade do velo resultante. Tradicionalmente, a fibra de ovelhas de lã fina e semifina é muito procurada no mercado. Quanto você pode obter por ano de um animal:
Raça | Corte anual em quilogramas |
Lincoln | 6-10 |
Merino soviético
australiano Altaico Ascaniano |
8-12
5-10 10-12 7-16 |
Mazaevskaia | 6-12 |
Novokavkazskaia | 6-9 |
Kuibyshevskaia | 5-6 |
Karakulskaia | 3.5-5 |
Romney março | 8-9 |
O velo de raças de pêlo comprido é muito procurado no mercado, as fibras apresentam brilho e alta resistência ao desgaste. Russian Longhair e Lincoln são valorizados por seus cabelos macios e cacheados. As ovelhas Lincoln adoram clima frio e crescem bem apenas sob certas condições. O rendimento do velo limpo é de 55-60% do peso do velo.
Os cabelos longos russos são menos caprichosos na preparação.Eles se distinguem pela boa saúde, são despretensiosos e produzem de 3,5 a 6,5 kg de lã de alta qualidade.
Você pode obter lã de alta qualidade de ovelhas das raças Romney-Marsh, Kuibyshev e Tien Shan. Ovelhas de espécies híbridas se distinguem por sua resistência, lã fina de alta qualidade e pouca exigência na alimentação. As ovelhas Tien Shan podem se alimentar de pastagens durante todo o ano em regiões quentes.
Como criar um negócio de processamento de lã de ovelha?
Um negócio de produção e processamento de matérias-primas de lã ovina pode ser organizado em diversas opções:
- Organização da nossa própria fazenda de ovelhas e oficina de processamento.
- Aquisição (recepção da população) de matérias-primas, processamento primário, entrega em fábricas russas ou para exportação.
- Minifábrica de aquisição e processamento de matérias-primas para vendas locais.
- Uma planta de ciclo completo com capacidade de fiação - em uma área com grande número de fazendas de ovinos e possibilidade de compra em massa de matéria-prima.
A demanda das fábricas nacionais por lã é grande, sendo adquiridas matérias-primas de qualquer qualidade para diversas necessidades. Uma minifábrica (oficina de processamento) requer uma área pequena, o número de trabalhadores é de 5 a 30 pessoas.
Conselho: você pode complementar sua produção de processamento com linhas de feltragem, fabricação de feltro e uma oficina de fiação.
Fazendo coisas
Proprietários com visão de futuro complementam pequenas fábricas de processamento de matérias-primas com oficinas para a produção de produtos acabados. O trabalho artesanal agrega exclusividade aos produtos: as artesãs criam verdadeiras obras-primas a partir do feltro, feltro e tricotam produtos exclusivos a partir do fio fiado. Os seguintes tipos de produtos estão em demanda:
- fins médicos – cintos, protetores articulares, meias;
- kits artesanais;
- cobertores, tapetes;
- sapatos de inverno de feltro; agasalhos;
- acessórios de banho;
- feltro para fazer chapéus e outros produtos;
- chinelos macios.
Os produtos de grife são complementados com bordados e decorados com miçangas. A moda dos materiais naturais está em constante crescimento. O óbvio trabalho manual, alguma simplicidade de design e forma não prejudicam esses itens, mas aumentam o custo.
Tendências do mercado moderno
Todos os tipos de lã de ovelha são procurados no mercado, enquanto a criação de ovinos na Rússia é pouco desenvolvida. Geralmente não há problemas com a venda de produtos provenientes de fazendas de ovelhas. Vender produtos acabados é sempre mais lucrativo do que vender matérias-primas, portanto a produção de processamento de lã seria útil.
Matérias-primas próprias aumentarão a rentabilidade da minifábrica. Antes de criar um negócio, é importante ter certeza de que o produto final tem demanda, tem demanda no mercado e seu preço cobrirá os custos. A capacidade da planta deve corresponder à quantidade de matéria-prima (compras terceirizadas).
Ao iniciar um negócio de processamento de lã, você precisa encontrar fornecedores de matérias-primas e compradores de produtos acabados. Essas plantas se pagam rapidamente nas áreas de criação de ovelhas, onde os agricultores vendem a sua lã. Sua própria fazenda de ovelhas proporcionará produção com matéria-prima constante e possibilidade de renda adicional com carne.