A lã é amplamente utilizada em muitas áreas da vida. Este material assumiu firmemente o seu devido lugar entre os materiais mais úteis que cercam o ser humano. É difícil listar tudo o que hoje é feito com lã de ovelha. Os produtos feitos com esta fibra protegem-nos do frio de forma confiável. Roupas macias e fofas em diversas cores levantam nosso ânimo. Propriedades benéficas são utilizadas no tratamento de doenças.
História
Os cientistas acreditam que a fibra da lã apareceu antes do linho. Nossos ancestrais aprenderam a processar peles de ovelha antes de dominarem a tecnologia têxtil. A pesquisa arqueológica sugere que os egípcios domesticaram o animal há vários milhares de anos. Uma amostra de tecido de lã encontrada nas margens do rio Oka comprova o aparecimento do tear na antiguidade.
Na Roma antiga, desde tempos imemoriais, já se aprendia a cruzar ovelhas. O resultado foi uma raça merino chamada Tarantino. A fibra era usada para fazer roupas.
Características dos materiais
Os produtos de lã têm propriedades benéficas. Isso se deve ao fato de a fibra ser constituída principalmente pela proteína queratina. Os usuários observam as seguintes propriedades positivas do material:
- A capacidade de absorver o suor humano enquanto mantém a temperatura natural do corpo. O suor evapora na atmosfera.
- Propriedade autolimpante. A fibra natural não acumula germes e bactérias nocivas.
- Propriedades curativas. O agente curativo lanolina é feito de pele de carneiro. Cura feridas, remove assaduras e alivia a inflamação. A lã normaliza a pressão arterial e o sono, acalma músculos e articulações.
O mais valioso é o velo fino e fofo. É este produto que está na base da produção de modelos de roupas de marca ecológicos.
Produção, processamento, classificação
O processo de produção da fibra possui várias etapas:
- O corte é feito por um tosquiador. Nos últimos anos, as tesouras mecânicas foram substituídas por dispositivos elétricos com acessórios removíveis. Eles facilitaram muito o trabalho do mestre e garantiram alta produtividade. O velo é retirado com cuidado para não prejudicar o animal nem estragar a fibra. A pele de carneiro suja deve ser removida imediatamente.
- A fibra tosquiada é classificada de acordo com comprimento, cor, espessura e ondulação. O velo com corte de mola é considerado o melhor.
- A lavagem não deve danificar a fibra. Portanto, este trabalho é confiado a pessoas conhecedoras.
- Após a lavagem, o material passa por uma penteadeira. Para fixar a lanolina, a fibra é tratada com óleo.
- A lã é penteada com escovas. Em seguida, são passados no tear em tiras iguais para obter um fio fino, que é chamado de mecha. É enviado para uma máquina de fiar, onde vários fios formam um só.
Em outra máquina, obtém-se tecido acabado para a fabricação de diversos produtos.
Orientações no cultivo de lã
A lã de ovelha pode ter qualidades como brilho, cor e outras. Eles dependem de muitas condições e parâmetros:
- raça e idade das ovelhas;
- período de corte de cabelo;
- condições de alimentação e pastoreio.
Existem 4 tendências conhecidas na criação de ovinos lanosos. Basicamente, as raças diferem na espessura da fibra.
Velo fino
As fibras de animais de lã fina têm sua própria classificação. Eles são divididos em dois tipos:
- Os mais finos estão na faixa de 10 a 14 mícrons.
- Fino - de 15 a 25 mícrons.
O comprimento da fibra deve ser de 75 a 100 mm. Este material é obtido de ovelhas selvagens, ovelhas merino. O subpêlo de algumas raças de pêlo grosso também possui propriedades de fibra de lã fina. As raças de ovelhas Merino são criadas na Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. As condições do deserto e das estepes são adequadas para eles. O padrão de qualidade é a fibra merino australiana e neozelandesa com espessura não superior a 16,9 mícrons. A elasticidade do material permite suportar até 20.000 dobras.
Velo semifino
Essas matérias-primas são obtidas de ovelhas criadas em climas amenos e úmidos. Esses incluem:
- Raça Tsigai;
- novas raças russas;
- Romney-Marsh, Lincoln é originário da Inglaterra.
Isso inclui cruzamentos entre algumas raças de lã fina e lã grossa. Espessura da fibra – de 26 a 40 mícrons.
Cabelo semi-grosso
A espessura da fibra das raças de pêlo semi-grosso varia de 41 a 60 mícrons. As matérias-primas com estes parâmetros serão obtidas a partir de ovelhas criadas em condições de montanha. Estas são raças de pêlo áspero e algumas variedades de pêlo comprido. A fibra dessas ovelhas é mais grossa que a merino, mas é durável e tem comprimento suficiente (20-25 mícrons). É conveniente girar. Os produtos feitos com essas matérias-primas têm brilho sedoso.
Cabelo áspero
O habitat das raças de ovinos de lã grossa são desertos e semidesertos. A fibra grossa também é obtida de carne e animais de corte e leite. A espessura da fibra atinge 61 mícrons. As matérias-primas são utilizadas na fabricação de agasalhos, feltros e tapetes, que são duráveis.
Aplicação de lã
A lã de ovelha é amplamente utilizada em vários campos. É utilizado na produção de diversos produtos, nomeadamente:
- Tapetes. Os fabricantes usam lã como base e tornam a superfície felpuda. Esses tapetes distinguem-se pela sua alta densidade e beleza.
- Vestido de cama. Six é utilizado na fabricação de cobertores, travesseiros e tapetes higroscópicos.
- Pano. Meias, meias, suéteres e outras peças de roupa são costuradas e tricotadas com fibra de lã. Os produtos de lã proporcionam excelente calor.
- Toalhas. O material absorve bem a umidade e proporciona conforto após os procedimentos de banho.
Apesar de todas as suas vantagens, o tecido de lã tem pequenas desvantagens. Alguns tipos de fibra têm o hábito de “morder”.
Como são feitas as roupas de lã de ovelha?
As pessoas aprenderam a fazer roupas com esse material há centenas de milhares de anos. Se antes eram capas simples feitas de peles mal processadas, agora as amostras de roupas mais modernas são preparadas com fibra de lã.
O tear revolucionou a produção de produtos de lã. As novas tecnologias permitem criar os melhores fios para a fabricação de produtos requintados. Os processos de produção são principalmente automatizados e permitem a produção de produtos em grandes quantidades.
Sutilezas do processamento em casa
O processo de processamento da lã passou por grandes mudanças nas últimas décadas. Na década de 90, a criação de ovinos na Rússia entrou em declínio. O sistema ordenado de aquisição de fibra desmoronou. O número de gado caiu drasticamente. Gradualmente, as tecnologias de cultivo de matérias-primas começaram a se tornar coisa do passado.
Com o tempo, a situação começou a mudar para melhor. Surgiram fazendas e fazendas camponesas. A necessidade de processar os seus próprios produtos forçou os aldeões a recordar o artesanato do passado recente.
Os criadores de gado perceberam que vender lã imediatamente após a tosquia não era lucrativo. Além disso, a criação de ovinos tornou-se uma empresa familiar. Nas condições das tecnologias desenvolvidas, não há necessidade de falar em um ciclo completo de processamento de matérias-primas no local. O processamento primário é justificado e inclui as seguintes etapas:
- Ordenação. O processo é tedioso e responsável. Mesmo as fibras do mesmo animal diferem em qualidade, comprimento e pureza.
- Limpeza. As matérias-primas devem ser limpas de restos de plantas, pedaços de esterco e outros elementos desnecessários.
- Rubor.Procedimento obrigatório que torna o material apresentável. Produtos especiais são usados para lavagem. Para cada kg de matéria-prima adicione 250-300 gramas. pó. A lã lavada é enxaguada em água quente. O número de procedimentos depende do grau de contaminação da fibra.
- Secagem. As matérias-primas são dispostas sobre uma malha em camada fina. A espessura não deve ultrapassar 1,5 cm, caso contrário a lã demorará muito para secar.
- Pentear. Este trabalho é feito de duas maneiras. O mais popular é o método de cardação, baseado em pentear com escovas de cerdas finas feitas de fios metálicos finos, mas elásticos. O segundo método é chamado de pentear, mas quase nunca é usado.
Você pode fazer fios com a fibra acabada com suas próprias mãos. Quase ninguém usa mais máquinas de fiar antigas. Máquinas acionadas eletricamente são usadas para produzir roscas de alta qualidade.
Como fazer sua própria manta de lã de ovelha?
Eles fazem cobertores de lã com as próprias mãos. O processo é simples, mas trabalhoso. Consiste em várias etapas:
- Compra de materiais. Tanto lã limpa quanto não lavada podem ser encontradas no mercado. O material lavado é mais caro e exigirá 2 vezes mais. Um cobertor para adulto precisará de 2,5 kg.
- Interrupção de fibra. Para este trabalho você precisa preparar uma vara longa. A lã precisa ser espalhada, levemente borrifada com água e batida, virando regularmente. A quantidade de material deve aumentar visualmente 2 vezes.
- Preparando a capa. É feito de chita ou chita. Um lado fica aberto. O produto está virado do avesso.
- Colocando lã. O material é disposto sobre gaze espalhada. A fibra deve ser alisada com as mãos e enrolada nas duas pontas. Depois disso, você precisa agarrar a borda não costurada da capa e puxá-la para dentro do rolo.Em seguida, vire a tampa de volta. A lã ficará dentro. Depois de alisado com cuidado, a manta está totalmente costurada.
- Acolchoando um cobertor. Para este trabalho você precisará de um fio grosso de algodão e uma agulha grande. É necessário recuar 10 cm dos cantos e a manta deve ser pressionada contra o chão para que fique imóvel. Os pontos são feitos a uma distância de 10 cm e, à medida que o fio vai sendo finalizado, ele vai aumentando.