Os cães pastores existem desde os tempos antigos, quando as pessoas começaram a criar ovelhas. Bravos animais de estimação guardavam e guiavam os rebanhos, protegiam o gado dos ataques dos lobos, guardavam a propriedade do proprietário e até transportavam pequenas bagagens. Todas as raças de cães que pastoreiam ovelhas são chamadas de pastores. Hoje, animais maravilhosos ainda participam do pastoreio de ovelhas, tornando-se companheiros e guardas dedicados.
- Benefícios de pastorear raças de cães
- História da aparência
- As raças mais populares
- Cão pastor escocês (Collie)
- Pastores Australianos - Heeler
- Pastor da Ásia Central – Alabai
- Pastor Bernês - Cão da Montanha
- Corgi Galês
- Komondor - representante húngaro
- Cão Pastor do Sul da Rússia (YURO)
- Mudi - pastor húngaro
- Pastor alemão
- Cão pastor caucasiano
- Bobtail
- Regras para escolher um cachorrinho
Benefícios de pastorear raças de cães
Os cães pastores são valorizados em todo o mundo porque apresentam muitas vantagens:
- bela aparência, físico harmonioso;
- força física, músculos desenvolvidos;
- capacidade de lidar com alta atividade física;
- lã luxuosa com subpêlo denso, que ajuda a sobreviver em altas montanhas e condições climáticas adversas;
- disciplina por falta de instinto de caça;
- desenvolveu habilidades de guarda, desconfiança em estranhos, prontidão para atacar um mal-intencionado;
- devoção infinita ao proprietário.
História da aparência
Os primeiros cães pastoreando ovelhas apareceram há milhares de anos nas terras altas da Ásia. Os primeiros cães pastores eram tão fortes e resistentes que afugentavam facilmente não apenas uma matilha de lobos, mas também ursos de ovelhas. Quando os cães chegaram à Europa, os criadores decidiram que os cães pastores não deveriam ser apenas corajosos e fortes, mas também bonitos, visíveis entre as ovelhas que pastavam.
O pico da seleção de cães pastores nos países europeus ocorreu no século XX. Os alemães criaram o cão pastor, que passou a ser procurado não como pastor de quatro patas, mas como animal de estimação para trabalhar na polícia e no exército. Os criadores russos estão orgulhosos dos impressionantes e robustos cães pastores da Europa Oriental e do Sul da Rússia.
As raças mais populares
Em cada país, os criadores selecionavam cães pastores de acordo com os traços de caráter e aparência desejados, e assim surgiram raças com características específicas, adaptadas para viver em determinadas condições climáticas.Abaixo está uma lista dos cães de guarda de ovelhas mais populares do mundo.
Cão pastor escocês (Collie)
Os ingleses e escoceses, com sua aristocracia característica, decidiram que um cão para pastorear ovelhas deveria ser uma verdadeira beleza. Foi assim que surgiu o collie - uma raça com cabelos sedosos e esvoaçantes e um físico harmonioso. O objetivo original do collie era guardar ovelhas e monitorar a segurança dos filhos do proprietário. Mas logo os lindos cães atraíram a atenção dos aristocratas e se tornaram animais de estimação de elite.
Quando a série de TV Lassie foi ao ar entre as décadas de 1950 e 1970, o cão pastor escocês se tornou incrivelmente popular em todo o mundo. Collies ainda pastoreiam ovelhas em áreas agrícolas da Inglaterra e da Escócia hoje. Porém, com mais frequência, um cachorro é adotado como companheiro.
Pastores Australianos - Heeler
Os australianos criaram cães para pastorear ovelhas separadamente dos europeus. O ancestral dos pastores australianos foi o cão selvagem dingo. O Heeler Shepherd Dog é forte, musculoso, com músculos desenvolvidos e um esqueleto grande. O destaque da raça é a sua cor original: azul, azul salpicado, vermelho salpicado.
O pastor de quatro patas sente sutilmente o humor do dono, entende o que fazer com as ovelhas, mesmo sem comandos, mas apenas pelas expressões faciais do dono.
Os Heelers preferem um estilo de vida de matilha, adoram estar no centro das atenções e não demonstram agressividade a menos que seja necessário e por um bom motivo.
Pastor da Ásia Central – Alabai
Alabais são os representantes mais massivos, resistentes e severos do grupo dos cães pastores. O peso dos machos chega a 90 kg, as fêmeas pesam cerca de 70 kg. Esta antiga raça nativa é apenas para criadores experientes; um iniciante não consegue lidar com o caráter firme e rebelde do cão. Devido ao seu grande tamanho, o Alabai não deve ser mantido em apartamento na cidade e, devido à sua severidade e obstinação, não deve ser mantido em família com filhos pequenos.
Enquanto pasta ovelhas, um alabai sozinho ataca um lobo experiente. Representantes da raça são utilizados não apenas como pastores, mas também como cães de luta.
Pastor Bernês - Cão da Montanha
O Pastor Suíço é um cão não só para pastorear ovelhas, mas também para fins oficiais e de segurança. Os criadores tentaram maximizar os traços de caráter positivos. O Sennenhund é um companheiro maravilhoso para uma família numerosa, participa de boa vontade nas atividades infantis e é adequado para ficar tanto numa casa de campo como num modesto apartamento na cidade.
Corgi Galês
Poucas pessoas sabem que cães engraçados de pernas curtas são pastores. Seu propósito original é controlar o movimento do rebanho. Os cães agarraram as ovelhas pelas pernas, incitando-as, corrigindo a direção do movimento.Hoje, o corgi não é um pastor de ovelhas, mas um cão decorativo para criação em ambientes fechados.
Komondor - representante húngaro
O antigo pastor húngaro parece grande e imponente, mas uma porcentagem significativa de seu peso corporal é composta por cabelos longos e firmemente trançados. O “casaco de pele” original dá ao cão uma semelhança com uma ovelha, tornando quase impossível ver o pastor de quatro patas em um rebanho em movimento.
A lã acumula sujeira, começa a cheirar mal, é difícil de lavar e o menor arranhão na pele pode causar inflamações graves.
Cão Pastor do Sul da Rússia (YURO)
Um cão enorme e corpulento com pêlo volumoso, originalmente destinado a ajudar a pastorear ovelhas, mas hoje é usado para fins de guarda. Representantes da raça ajudam os guardas de fronteira a proteger as fronteiras do nosso país, atacando o inimigo, e mostram incrível destreza e rapidez.
A aparência do cachorro é meiga, fofa e não combina com seu caráter sério.É difícil acreditar que este seja um guarda nato e não um grande cachorrinho.
Mudi - pastor húngaro
O cão pastor da Hungria é tão ágil que por si só é suficiente para rastrear um grande rebanho de ovelhas. Pode ser usado como cão de caça, ajudando a rastrear animais de grande porte.
A energia irreprimível de um temperamental deve regularmente encontrar uma saída. Treinamento diário ao ar livre, agilidade e corrida ajudam nisso. Um pequeno cão pastor se sente bem em ambientes fechados.
Pastor alemão
É merecidamente considerada a melhor raça criada por criadores alemães. Na verdade, este cão é um tesouro nacional da Alemanha. Os representantes da raça lidam bem com o pastoreio não só de ovelhas, mas também de gado. Há cerca de 100 anos, o pastor alemão começou a ser utilizado para auxiliar em tarefas militares e policiais.
O Pastor Alemão é capaz de realizar diversas tarefas, ou seja, assim como o Labrador, é uma raça universal em suas habilidades.
Cão pastor caucasiano
Cães grandes com aparência nobre também são chamados de wolfhounds caucasianos. A história da raça dura mais de 2 mil anos. O objetivo do animal de estimação é proteger as ovelhas e combater os animais selvagens que invadiram o rebanho.O caráter dos representantes da raça é adequado: corajoso, intransigente, decidido, severo.
Do século 18 até hoje, o Cão Pastor Caucasiano tem sido usado para serviço de guarda.
Bobtail
O cão pastor, criado na Inglaterra, há muito perdeu suas habilidades de guarda de ovelhas e se tornou um amigo e companheiro. O Bobtail pode ser usado como guia para pessoas cegas.
Regras para escolher um cachorrinho
Os pastores são um dos cães mais convenientes para cuidar e manter; eles não são caprichosos, resistentes e inteligentes. Mas na hora de escolher um cachorrinho, você deve levar em consideração algumas nuances para que não haja problemas depois:
- Se um fazendeiro precisa de um animal de estimação para proteger as ovelhas, você pode comprar um cachorrinho barato da categoria animal de estimação (companheiro). Se você quiser que seu cão participe de exposições, terá que pagar uma quantia considerável por um filhote da categoria exposição.
- Os cães pastores precisam de liberdade e exercícios regulares. Você não deve comprar um pastor para uma pessoa caseira ou carreirista. Um pastor não é um cão de sofá; ele precisa ser passeado duas vezes por dia durante 2 horas.
- Você deve escolher um filhote de um berçário respeitável e não de suas próprias mãos.
- O vendedor deve fornecer ao comprador um passaporte veterinário com registros de saúde e vacinação, bem como um documento comprovativo de pedigree.
- Na hora de comprar é preciso observar atentamente os filhotes oferecidos. O animal escolhido não deve se intimidar ou ser agressivo. Você pode bater palmas acima da cabeça do filhote; se ele ficar com medo, começar a latir com raiva ou tentar se esconder, então seu estado mental está com problemas.
Se não for possível proporcionar ao cão pastor caminhadas regulares e condições de vida adequadas, então é melhor prestar atenção a outras raças que necessitam menos de atenção e atividade física.