O pêlo fofo de cabra é criado pela própria natureza para o benefício dos humanos. Roupas macias e quentes protegem contra geadas severas, curam dores nas articulações e ajudam a lidar com resfriados. A qualidade do material é superior à vegetação ovina. Distingue-se pela elasticidade, estrutura mais lisa e uniforme. As coisas tricotadas com a penugem de um animal de estimação com chifres duram muitos anos sem perder a aparência original.
Características do cabelo de cabra
A composição química da penugem de cabra é única - a vegetação consiste em substâncias proteicas (queratina e fibroína).Isto significa que a pele dos animais contém componentes valiosos como enxofre, nitrogênio, hidrogênio, carbono e oxigênio.
O pêlo de cabra consiste em 3 componentes:
- Pêlos protetores grossos e espessos. As fibras duras determinam o volume e a estrutura geral da pele e também servem como proteção contra influências ambientais externas.
- Cabelos de transição. Eles são muito mais magros que seus “irmãos” de guarda.
- Penugem curta e macia. Fibra delicada, fina e frisada.
As escamas do cabelo estão firmemente presas ao córtex. Essa característica confere brilho e sedosidade à pelagem do animal. O principal critério para a qualidade da fibra é a espessura do cabelo (finura). É medido em micrômetros. O comprimento, a ondulação e a resistência dos cabelos são de grande importância.
A complexa estrutura da pelagem protege o animal do calor e do gelo. Cabelos de tamanhos diferentes criam numerosos sacos de ar - bolsas. As armadilhas prendem o ar próximo à superfície do corpo do animal de estimação, para que as cabras não sofram congelamento ou superaquecimento.
O material é capaz de absorver grande quantidade de umidade e liberá-la imediatamente para o exterior. Esta propriedade permite que o animal se mantenha aquecido mesmo quando molhado. Certas variedades de lã e penugem distinguem-se por uma estrutura tubular oca do cabelo e, portanto, apresentam melhores qualidades de isolamento térmico.
Vantagens e desvantagens
O pelo de cabra é conhecido por suas qualidades curativas e de aquecimento, mas o material não é adequado para todos.
Classificação e características por raça de animais
Os animais das raças Orenburg, Caxemira e Angorá são mais frequentemente utilizados como fornecedores de penugem e lã.
De acordo com as características técnicas, o material é dividido em grupos:
- Lã uniforme (mohair ou angorá). Excepcionalmente durável, semi-áspero, brilhante e sedoso. A lã angorá distingue-se pela sua cor branca como a neve. O material é facilmente utilizado na indústria têxtil. A lã serve como matéria-prima para tecidos de ternos e cortinas de alta qualidade.
- Cabelo de cabra irregular ou misto. Esse material é obtido de qualquer raça animal, com exceção da cabra angorá. A lã mista e grossa inclui pêlos protetores, pêlos de transição e pêlos finos. Este material é utilizado na confecção de tapetes e produtos de feltro grosso.
- Pura penugem.O material é obtido das raças caprinas Caxemira e Orenburg. Mesmo a lã merino clara não se compara à delicadeza e finura da penugem de cabra. O material sedoso é obtido penteando os animais. A qualidade da penugem varia. O material é dividido em 3 categorias: angorá de pêlo grosso (a penugem mais densa - 30 mícrons), cashgora (mais fino - 23 mícrons), caxemira (a mais leve - 19 mícrons).
Além da classificação técnica, a lã caprina é dividida por cor (branca, cinza claro, colorida, preta). A cor da lã grossa e heterogênea não é determinada.
De acordo com a condição, o material é dividido em 2 categorias:
- Lã suja e barata. Este grupo inclui fios com grande quantidade de impurezas estranhas (mais de 3%).
- Materiais normais. Usado para produtos caros.
Area de aplicação
O alto custo dos produtos de penugem muitas vezes confunde os compradores e os obriga a comprar itens feitos de materiais de poliéster. Isso se reflete nos volumes de produção de malhas. No entanto, nenhum substituto artificial se compara às propriedades únicas da penugem de cabra.
Produtos de feltro (chapéus, chinelos, botas de feltro), tecidos laterais, todos os tipos de rolos e escovas, correias de transmissão e outros elementos de mecanismos são produzidos a partir de material misto e grosso.
Casacos, chapéus, cardigãs, estolas e até peluches são tricotados em mohair de alta qualidade. O mohair denso é usado para fazer tapetes e cobertores magníficos. Devido à pureza do material, os produtos são recomendados para uso infantil. Xales leves e quentes são tricotados com penugem de cabras de Orenburg. Os defensores de um estilo de vida saudável aconselham o uso de fios não tingidos. Este material mantém propriedades antibacterianas únicas.
Características de tricô com fio de lã e penugem
Para o tricô utiliza-se penugem macia de cabra, combinada com algodão, linho ou fio de seda escorregadio. Não é recomendado o uso de gancho para este trabalho. Nesse caso, a tela fica muito áspera. Ao tricotar com agulhas de tricô, o produto fica uniforme e macio. O diâmetro das agulhas de tricô deve ser um pouco maior do que o necessário para tal espessura de fio. Ao trabalhar com fios de penugem de cabra, você não deve escolher padrões complexos de aberturas.
Regras de cuidados materiais
Os produtos de lã quente requerem cuidados delicados e cuidadosos. Lave as roupas à mão, em temperatura da água não superior a 30 graus. Em alguns casos, é possível lavar peças de lã na máquina, desde que esta possua um programa especial.
Antes do procedimento, as roupas são viradas do avesso. Para lavar, use detergentes especiais para produtos de lã. Seque as roupas colocando-as sobre uma mesa ou qualquer superfície plana horizontal, longe do radiador.