Os proprietários de animais de criação, incluindo cabras, enfrentam o facto de os seus animais de estimação terem problemas com a pele. Se o animal estiver saudável, ele muda duas vezes por ano. Nem todo mundo está preparado para o fato de uma cabra doméstica perder o cabelo fora da estação natural de troca de pelagem. Em alguns casos, isso pode ser sinal de uma doença contagiosa grave e desagradável.
Período de eliminação
A eliminação em cabras pode ser sazonal ou relacionada à idade. No primeiro caso, todos os animais adultos trocam de pêlo e, no segundo, as crianças trocam de pelo.
Muda sazonal
Normalmente, as trocas de pelagem ocorrem duas vezes por ano - na primavera e no outono. A queda sazonal é um processo normal, durante este período toda a pelagem muda para uma nova. No final do inverno, início da primavera, quando não só a temperatura aumenta, mas também a duração do dia, ocorre a muda da primavera. Seu início depende da região, do clima e das condições meteorológicas. Na maioria das áreas de clima temperado, começa na segunda quinzena de março, início de abril. Em áreas quentes com invernos amenos, a eliminação das cabras na primavera pode começar no final de fevereiro.
A muda de outono pode começar em setembro. Passa bastante despercebido. O cabelo fino de verão cai e é substituído por cabelo grosso e denso de inverno.
Muda relacionada à idade
As cabras recém-nascidas são cobertas por pelos de bebê. Aos seis meses, começam a trocar a pelagem. Este tipo de muda é denominado muda juvenil.
Doenças de cabras que levam à queda de cabelo
Às vezes um animal perde o pelo, independente da época do ano. Neste caso, pode-se presumir que a causa seja uma doença cutânea contagiosa ou não contagiosa, parasitas internos ou externos, patologias orgânicas por eles causadas, erros na alimentação e manutenção.
Não contagioso
Uma cabra perde cabelo e até fica careca nos seguintes casos:
- Derramamento permanente. Isto é devido à perda de cabelo que perdeu sua utilidade. O processo não está relacionado à época do ano ou à idade do animal. Não é necessário tratamento.
- Situação estressante. Mudança de local e mudança brusca nas condições de vida, o aborto espontâneo pode causar queda de cabelo.Basta identificar a causa do estresse e tomar medidas para eliminá-lo.
- Falta de vitaminas. Com a falta de vitamina A, grupo B, C, E, não só o cabelo cai, mas a pele também descama. Produtos de baixo valor como bolo, feno velho, palha são eliminados da dieta e acrescenta-se ração completa.
Para causas não contagiosas de queda de cabelo não é necessário nenhum tratamento especial, basta tomar medidas para eliminar os fatores que causaram o problema.
Infeccioso
Se o pelo de um animal ficar molhado, ficar com uma aparência desleixada, o cabelo sair em tufos e as áreas de pele nua ficarem claramente visíveis, pode-se presumir uma infecção infecciosa. O mais comum deles é a tricofitose. É causada por fungos patogênicos.
Os animais de estimação ficam incomodados com a coceira, coçam os pontos doloridos e aparecem bolhas na pele. Quando estouram, o pelo fica molhado e grudado, aparecendo crostas marrons. Outros organismos patogênicos são adicionados ao patógeno principal e ocorrem danos profundos à pele.
As cabras doentes estão isoladas. Eles são tratados com vacinas especiais e pomadas salicílicas, “Inhame”. Em casos avançados, as cabras são abatidas e as carcaças eliminadas.
Infestações
As infestações, ou a infestação de animais com parasitas, também podem levar à queda intensa de pelos. Na maioria das vezes, as cabras sofrem de piolhos, piolhos e ácaros:
- Os piolhos causam a doença sifunculatose. Os animais coçam muito, aparecem feridas na pele e os pelos caem. As cabras perdem peso e os animais jovens em casos avançados podem morrer. Os piolhos adultos são visíveis a olho nu. Trate com preparações inseticidas como “Entomazan-S”.
- Os comedores de piolhos são tão irritantes para as cabras quanto os piolhos. Quando afetado por esses parasitas, o pelo fica desgrenhado e emaranhado. As cabras ficam incomodadas com coceira intensa.Os surtos de doenças ocorrem durante a estação fria. As injeções de ivermectina e seus análogos ajudam muito.
- Ácaros – Esses parasitas são a causa dos ácaros da coceira em cabras. Nas áreas afetadas, a pele fica acinzentada, aparecem escamas e o cabelo cai. Em casos avançados, o sangue escorre pelas crostas da pele doente. Trate pulverizando com emulsão líquida de creolina.
Importante! Os tratamentos externos com sprays, emulsões e antiparasitários em pó são realizados pelo menos duas vezes, com intervalo de 8 a 9 dias.
O perigo de infecção por parasitas externos é que eles são portadores de diversas doenças e helmintos. Para eliminar parasitas internos, crianças a partir de três meses de idade recebem Alben ou Albendazol duas vezes por ano. As cabras recebem remédios para infestações helmínticas um mês após o parto ou um mês antes de entrarem no cio. O tratamento é realizado de acordo com as instruções dos medicamentos.
Erros de alimentação
A pele dos animais é um dos indicadores de sua higiene e saúde. Se a cabra for careca dos dois lados, provavelmente ela será alimentada de forma residual. Sua dieta é baseada em feno pobre, pó de palha e outros alimentos de baixa qualidade.
Uma dieta formulada incorretamente pode causar não apenas queda de cabelo, mas também visão turva, aparecimento de úlceras na pele e problemas na glândula tireóide.
A dieta dos animais deve incluir:
- feno de qualidade;
- alimentos compostos para animais;
- milho;
- vegetais e tubérculos suculentos.
As cabras devem receber sal. Um bom resultado é obtido incluindo o suplemento complexo “Felucen” na dieta.
Envenenamento
Se uma cabra muda repentinamente, sem motivo aparente, a causa pode ser envenenamento.Em caso de envenenamento agudo, o animal geralmente morre nas primeiras horas após a entrada de ervas ou produtos químicos venenosos no corpo.
Porém, quando o veneno entra no corpo regularmente, mas em pequenas quantidades, o envenenamento torna-se crônico e é acompanhado de sintomas:
- queda de cabelo em tufos;
- descamação da pele;
- abortos espontâneos;
- comportamento letárgico;
- pouco apetite;
- diminuição da produtividade.
Para tratar a intoxicação crônica, é necessário identificar e eliminar sua origem, fornecer ao animal ração de qualidade e água limpa.
Medidas de prevenção
Nem todos os proprietários de cabras sabem o que fazer para prevenir a queda de cabelo em seus animais de estimação. Em primeiro lugar, deve-se evitar a aglomeração extrema de animais. Em um quarto para cabras, deve haver de 2,5 a 4,0 metros quadrados por cabeça. m área. Não deve haver umidade excessiva na sala. Os níveis ideais de umidade são 60%.
Para prevenir a infecção por parasitas internos e externos, os animais devem receber medicamentos antiparasitários. Polvilhar lã com cinza de madeira dá bons resultados.
Durante a eliminação sazonal, o processo pode ser acelerado e facilitado pela penteação regular dos animais. Uma das medidas preventivas mais confiáveis é considerada a alimentação nutritiva e de alta qualidade. A dieta deve incluir suplementos vitamínicos e pré-misturas.