Sinais e tipos de cenurose em ovinos, métodos de tratamento e prevenção

Os agricultores muitas vezes têm que tratar os animais contra doenças invasivas. É aconselhável conhecer primeiro a cenurose ovina e as peculiaridades de seu tratamento, pois o patógeno pode ser encontrado na água, nas pastagens ou na lã das ovelhas. Deve-se levar em conta que principalmente cordeiros com menos de dois anos de idade ou indivíduos com problemas de saúde sofrem da doença.


O que é cenurose

A doença das ovelhas, causada por helmintos (céstodes tênias), dura um longo período de forma crônica.Sinais característicos de infecção: coordenação motora prejudicada, danos a partes do cérebro (às vezes ocorre infecção da medula espinhal). Formações semelhantes a tumores podem estar presentes nas cavidades torácica e abdominal, nas fibras musculares, diretamente sob a pele.

As ovelhas são infectadas com o redemoinho ao comer grama coberta com ovos do parasita. As fontes da doença também podem ser água, solo, lã (no caso em que as ovelhas lambem os cordeiros). As ovelhas podem ser infectadas com a doença em qualquer região.

Patógeno

A larva pertence à família Taenidae. Os cestódios parecem bolhas de paredes finas (coenuri) de tamanhos variados (de uma ervilha a um ovo de galinha). Vermes em diferentes estágios de desenvolvimento estão presos ao interior da casca. Os ovos, entrando no corpo das ovelhas, penetram nos vasos sanguíneos e são transportados pelos órgãos pela corrente sanguínea. Caenuri se forma no cérebro (cérebro, coluna vertebral) 70-90 dias após a infecção.

Os ovos localizados no ambiente externo morrem rapidamente no verão sob altas temperaturas. Se ocorrer clima úmido com baixas temperaturas (meses de primavera-inverno-outono), o patógeno permanece viável por 2,5 a 3 meses.

tratamento de cenurose em ovelhas

Tipos de doença

No tratamento da cenurose em animais, três formas da doença devem ser levadas em consideração. Características da doença:

  • na forma central, o cérebro é predominantemente afetado. Há casos em que os parasitas estão localizados na medula espinhal;
  • no caso de cenurose serial, a localização dos cenuros são as fibras musculares, camada subcutânea. A forma da doença ocorre em coelhos e lebres;
  • A cenurose de Scriabin é observada principalmente em ovelhas (as larvas parasitam o tecido muscular dos animais). As formações semelhantes a tumores estão localizadas no pescoço, cabeça e tronco.

No Leste (regiões do Cazaquistão, Tadjiquistão) há casos de cenurose de Geiger em ovelhas. Os locais onde os coenurs se formam no corpo do animal são espaços subcutâneos, rins, pulmões, fígado, tecido conjuntivo muscular e mucosa ocular.

Patogênese

Os parasitas produzem um efeito destrutivo dentro de 1,5 a 2 dias. Em primeiro lugar, a membrana mole do cérebro é afetada e os vasos sanguíneos dilatam-se. Passagens sinuosas de até 7 a 8 cm de comprimento aparecem 2 a 3 semanas após a infecção. Os produtos metabólicos das larvas causam danos especiais ao corpo do animal (na forma de intoxicação).

Com a cenurose central, após 1,5-3 meses, observa-se deformação do cérebro das ovelhas devido ao desenvolvimento de parasitas - o tecido cerebral é comprimido, os ossos cranianos tornam-se mais finos.

Todas essas lesões levam à interrupção da atividade de centros importantes do corpo do animal. As ovelhas experimentam desorientação no espaço, perda de consciência, problemas respiratórios e convulsões tônicas. Se o parasita “se instalar” na medula espinhal, as ovelhas apresentarão disfunção dos órgãos pélvicos.

Sintomas da doença

Medo, convulsões tônicas, hemorragias pontuais - esses sinais são observados em cordeiros doentes. Indivíduos enfraquecidos morrem. Em animais mais fortes, a doença torna-se latente. Porém, após 3-6 meses, sintomas característicos de cenurose aparecem no comportamento dos animais jovens. Os cordeiros podem correr repentinamente ou esbarrar em qualquer objeto, abaixando a cabeça.

tratamento de cenurose em ovelhas

O comportamento e as posturas dos animais mudam dependendo da localização do cenurus:

  • o cordeiro joga a cabeça para trás e recua se a bolha estiver localizada na região occipital;
  • marcha instável, morte nas patas traseiras são típicas quando o parasita está localizado na medula espinhal;
  • coordenação prejudicada dos movimentos, paresia das pernas é observada com danos no lobo frontal.

O comportamento animal começa a mudar 2,5 a 3 semanas após a infecção. O prognóstico para os veterinários geralmente é ruim se os cordeiros já apresentarem anormalidades comportamentais.

Regras de diagnóstico

A palpação do crânio do animal (ossos afinados na área onde cresce o cenuro) permite fazer um diagnóstico preliminar. Além disso, ao examinar a cavidade nasal, observa-se uma secreção característica de muco e pus. Nota-se o aparecimento de hemorragias na parte branca dos olhos. Um diagnóstico preciso é confirmado por estudos clínicos (um método popular é o método alérgico).

Como tratar a cenurose em ovelhas

A doença é tratada principalmente cirurgicamente - por trepanação do crânio, o líquido é sugado da bexiga e a membrana é cuidadosamente removida. Desta forma, indivíduos de raças valiosas são salvos.

tratamento de cenurose em ovelhas

Uma alternativa à cirurgia é a destruição dos parasitas com Praziquantel, Niclosamida e Albendazol. Após a quimioterapia, os glicocorticóides devem ser usados ​​para suprimir os processos inflamatórios. Se o tratamento da cenurose for iniciado na fase inicial (na fase de migração larval), são utilizadas injeções com os medicamentos “Febendazol” e “Praziquantel”. Os medicamentos são administrados aos animais nas áreas desejadas da cabeça.

Especialista:
Importante! O autotratamento da cenurose em qualquer estágio não é permitido.

Possíveis consequências

A doença representa um perigo para os seres humanos, embora os casos de infecção sejam bastante raros. Quando uma pessoa está infectada com um parasita, são observados os mesmos sintomas que nas ovelhas doentes. Portanto, após qualquer contato com animais de estimação, deve-se lavar bem as mãos, pois as larvas permanecem viáveis ​​em baixas temperaturas. Não existe uma opinião clara sobre a segurança de consumir carne tratada termicamente de animais infectados. No entanto, você definitivamente não deve alimentar cães com carne crua de ovelhas doentes.

Medidas de prevenção

Manter os animais e currais limpos é a principal medida preventiva para prevenir a infecção. Outras regras também devem ser seguidas:

  • proteger as pastagens de animais vadios;
  • limpar regularmente os currais e realizar tratamento anti-séptico;
  • A dieta dos cordeiros é complementada com vitaminas e minerais;
  • Em fazendas com grandes rebanhos de ovelhas, os cães são desparasitados regularmente. Também é recomendado manter os cães separados das ovelhas;
  • Para prevenir o desenvolvimento da doença, aos primeiros sinais de infecção procure ajuda de um veterinário.

Ao realizar medidas preventivas, é preciso lembrar que a cenurose afeta principalmente animais jovens. Portanto, eles monitoram cuidadosamente a dieta dos cordeiros. A melhor comida é uma mistura de aveia, bolo e ração mista. Em caso de falta de vitamina D e minerais, os animais jovens passam a comer terra. É necessário adicionar farinha de ossos, giz à comida e garantir passeios regulares em dias de sol.

A cenurose é uma doença perigosa dos ovinos, causando danos significativos ao negócio de produção de carne e laticínios. O tratamento dos animais e a eliminação das ovelhas mortas exigem despesas elevadas. As medidas preventivas, o cumprimento das regras de criação e alimentação dos animais são as principais medidas para prevenir a infecção do rebanho.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim