A raça ovina, ao atender às exigências de manutenção, cuidado e dieta, apresenta excelentes qualidades produtivas. Os animais são do tipo carne e lã e se diferenciam pela alta maturidade precoce, resistência a doenças e despretensão. Em conjunto, isto torna a criação de ovinos lucrativa tanto para a agricultura pessoal como para a criação comercial.
História da raça
A raça de carne e lã foi criada na segunda metade do século XIX, simultaneamente na França e na Alemanha.A variedade francesa foi chamada de precos (traduzido do francês como “precoce”), a variedade alemã foi chamada de merinofleisch (“merino de carne”). O genótipo foi formado pelo cruzamento de mães Ramboulier francesas de lã fina com reprodutores ingleses de lã e carne da raça Leicester e Merinos alemães.
Animais de raça pura foram trazidos da Alemanha para a Rússia na década de 20 do século 20 e após a Segunda Guerra Mundial. Zonas de estepe e estepe florestal com pastagens abundantes são adequadas para reprodução. Num clima quente e seco, com falta de ração, os animais perdem produtividade, a qualidade da lã e da carne diminui.
Caráter e exterior da ovelha prekos
As ovelhas Prekos não se afastam do rebanho e são sensíveis a sons e cheiros suspeitos. As rainhas não abandonam os cordeiros e os protegem dos perigos.
Características distintivas das ovelhas da raça Prekos:
- cabeçudo;
- pescoços curtos;
- corpos em forma de barril;
- as caudas são imperceptíveis;
- pernas fortes e curtas;
- a lã é grossa, 7 a 8 centímetros;
- cor clara (cinza/branco/leitoso/areia);
- 80% dos carneiros não têm chifres.
O focinho e as pernas não têm pelos, a cauda é lanosa.
Indicadores de produtividade
Os indicadores das raças de carne e lã são determinados pela quantidade de cordeiro comercializável, pela tosquia de lã não lavada e pela porcentagem de rendimento de lã lavada. A carne de cordeiros de 8 a 10 meses tem o melhor sabor. Com um ganho mensal de 4 a 5 quilos, eles ganham peso de 40 a 50 quilos. A tosquia máxima por carneiro é de 10 quilos, por ovelha – 5 quilos.
Características da lã:
- lã básica;
- produção de lã lavada – 50%;
- comprimento do cabelo – até 8 centímetros;
- finura da lã – 60/58-64;
- gordura cremosa, 30%;
- a tortuosidade é normal.
O velo básico é um casaco composto por tufos de lã, idênticos em tipo, comprimento e espessura de cabelo. O velo das ovelhas de lã fina tem uma estrutura básica.
A graxa é uma secreção das glândulas sebáceas e sudoríparas que protege a lã contra emaranhados, contaminação e danos mecânicos. A porcentagem máxima de gordura é encontrada na lã merino de lã fina (40%). Em média, 100 rainhas dão à luz 140-150 cordeiros anualmente.
Vantagens e desvantagens
Em comparação com raças de lã fina, a lã do corpo de uma ovelha cresce de forma desigual e difere em composição. Na barriga, o comprimento e a densidade do pêlo são menores. A parte inferior das costas é coberta por pêlos ásperos e ásperos.
Condições e cuidados
Os currais para alojamento de inverno são construídos em regiões onde durante a estação fria a temperatura cai abaixo de +5 graus. As instalações devem ser adequadas ao número de animais, incluindo ovelhas e cordeiros.Cada ovelha tem direito a 1,5 metros quadrados, e a rainha e a prole - 3 metros quadrados.
A altura do curral depende do número de rebanhos. Com uma grande população, utiliza-se maquinário (por exemplo, um trator), portanto a altura deve ser de no mínimo 3,5 metros. Quando o atendimento é realizado apenas por pessoas - até 2,5 metros. As paredes podem ser com ou sem isolamento, dependendo das temperaturas médias do inverno.
A largura da porta ou portão deve ter capacidade para pelo menos 3 animais. As ovelhas não toleram bem as correntes de ar, por isso a porta é colocada a sotavento, tendo em conta a rosa dos ventos. Não deve haver lacunas nas paredes e no telhado.
O piso da sala deve ser duro, caso contrário as ovelhas terão problemas de ligamentos. Se o piso for de concreto, deverá ser revestido com painéis de madeira. O piso de terra compactada é coberto com cama de palha, que é trocada semanalmente.
As janelas estão localizadas a uma altura de 1,5 metros do chão. As aberturas podem ser de qualquer tamanho. O número total de janelas deve proporcionar boa iluminação no espaço fechado durante o dia. À noite, é fornecida iluminação artificial.
Os alimentadores são colocados longitudinalmente. Este pode ser um alimentador comum ou individual. Uma ovelha bebe até 10 litros de água por dia. Bebedouros são colocados ao longo da parede. Um bebedouro automático é suficiente para 1 em cada 100 cabeças. No interior é necessário ter currais para divisão do rebanho em rainhas com cordeiros, inspeção dos animais e tosquia. Em regiões quentes, com pastoreio o ano todo, basta ter um piquete com abrigo contra chuva. As ovelhas são tosquiadas em abril-maio e em setembro-outubro.
Comida animal
No verão, o principal alimento das ovelhas são as ervas a pasto e o saleiro (10 gramas por indivíduo).À noite, para melhorar a digestão, dê até 2 quilos de aveia, frutas e vegetais crus cortados. No período outono-inverno, a dieta das ovelhas consiste em uma mistura de feno e ração, ração suculenta e suplementos minerais. O feno é o alimento principal. É preparado na proporção de 2 quilos por dia por animal. O feno deve conter, além de ervas, trevo e ervilha. Farelo de trigo, silagem e ração mista fornecem 100-200 gramas por cabeça por dia.
Alimentos suculentos (cenoura, repolho, abóbora e beterraba) são fornecidos uma vez ao dia durante a alimentação diurna. Para preservar o velo de alta qualidade, aditivos minerais são misturados à ração (por 1 animal):
- sulfato de sódio – 3 gramas;
- hipossulfito de sódio – 4 gramas;
- enxofre – 1 grama.
Ao engordar animais jovens para ganhar peso rapidamente, aumente a proporção de alimentos concentrados e com alto teor calórico. Deve haver acesso constante à água doce, tanto no pasto como no curral.
Reprodução
As ovelhas Precos entram na maturidade sexual aos 6 meses. Mas nesta idade, o acasalamento é ignorado para que não apareçam descendentes fracos. A reprodução subsequente pode ocorrer em qualquer época do ano. O carneiro guarda o rebanho e cobre as ovelhas que entram no cio.
A partir de 100 rainhas produzem até 150 cordeiros por ano. O parto geralmente ocorre no início da primavera. O útero do cordeiro recém-nascido é colocado no berçário até ficar um pouco mais forte. Nenhum cuidado é necessário com os cordeiros. A pelagem protege-o da hipotermia e a rainha tem leite suficiente para alimentá-lo. A ovelha é uma mãe carinhosa e não abandona o cordeiro sozinha até os seis meses. Em um ano, os animais jovens ganham 90% do peso dos animais adultos. Os carneiros jovens que brigam com o produtor são retirados do rebanho ou abatidos para obter carne.
Doenças frequentes
Ovelhas da raça Precos são resistentes a doenças que afetam os pequenos rebanhos, como:
- necrobacteriose;
- prurido;
- Bradzot.
Os animais podem desenvolver ranho, o que é um sinal de infecção por vermes.
Popularidade da raça na Rússia
Fertilidade, forte imunidade, lã e carne de boa qualidade e adaptabilidade a um clima temperado tornaram a raça Prekos muito procurada na região da Terra Negra e no sul da Rússia. Ovelhas da raça Prekos são criadas nas regiões de Voronezh, Kursk, Tambov, Belgorod e no território de Krasnodar.