O nabo é um vegetal saudável cultivado em toda a Rússia. Os nabos eram o prato principal com que se preparava quase tudo. Mas com o tempo, a popularidade deste vegetal diminuiu. E é uma pena, porque a planta é rica em nutrientes. Os nabos também podem ser armazenados para o inverno.
Quando colher nabos?
As raízes destinadas ao armazenamento no inverno devem ser uma das últimas a serem colhidas. As datas de colheita mais aceitáveis são final de setembro ou final de outubro. A planta tem um longo período de crescimento, por isso as raízes demoram muito para amadurecer. Demora pelo menos três meses para o vegetal amadurecer completamente.
Seleção de raízes adequadas para armazenamento
Apenas raízes maduras e saudáveis são adequadas para armazenamento no inverno. A casca não deve apresentar sinais de danos por insetos ou roedores. Você pode colher frutas de qualquer formato para o inverno. O principal é que eles estão inteiros. Se houver manchas pretas ou qualquer outro dano na casca, eles não são adequados para armazenamento no inverno.
Condições para armazenar nabos
Para conservar raízes durante o inverno, você precisa pensar com antecedência nas condições de armazenamento. Os nabos não absorvem odores estranhos, por isso podem ser armazenados com outros vegetais. Para prolongar o prazo de validade, é necessário polvilhar as frutas com giz.
É aconselhável armazenar a colheita em local fresco (geladeira ou adega). Não é aconselhável cortar todas as pontas. É necessário deixar 2 a 3 cm, antes de colher os frutos para o inverno não é recomendável lavá-los.
Maneiras de armazenar nabos
Para conservar raízes para o inverno, há muitas maneiras. Cada um deles possui características próprias. Os vegetais são armazenados frescos e cozidos.
Como manter os nabos frescos?
Conservar nabos frescos é um pouco mais difícil do que conservá-los cozidos. Mas é bem possível preservar o sabor do vegetal. Para fazer isso, você precisa cumprir as condições de armazenamento das raízes.
Na adega
A maneira mais fácil de guardar nabos no inverno é na adega. Isto não requer dispositivos especiais. Antes de guardar na adega, é necessário colocar uma caixa de madeira e enchê-la com areia. Em seguida, coloque as raízes ali e polvilhe levemente com areia.
Essas medidas são suficientes para conservar os frutos. Cenouras e beterrabas são armazenadas junto com nabos.
Em casa
Não é difícil guardar vegetais em um apartamento na cidade. Antes do armazenamento, as pontas dos frutos são cortadas e a terra retirada manualmente. Depois disso, a colheita é colocada em um saco plástico. Não é recomendado amarrar a bolsa. Ou é preciso fazer pequenos furos para que a água não se acumule. Se isso não for feito, as frutas ficarão mofadas.
Mas nessas condições, a colheita não é armazenada por mais de duas semanas. Além disso, você pode armazenar a colheita em caixas de madeira cheias de areia e palha. É importante garantir que a umidade do ambiente seja elevada. Caso contrário, a casca do nabo começará a secar.
Na cova de legumes
Uma maneira incomum de armazenar vegetais é em uma cova de vegetais. Este método é considerado tão eficaz quanto armazená-lo no porão.
Para armazenar vegetais em uma cova você precisa de:
- Cavar um buraco com 800 metros de profundidade? M.
- Coloque uma camada espessa de palha seca no fundo do buraco.
- Coloque os legumes de forma que não se toquem.
- Cubra as raízes com uma espessa camada de areia úmida.
- Depois disso, enterre completamente o buraco com terra, cubra-o com ramos de abeto ou folhas do jardim.
- Em cada lado da cova são cavados sulcos por onde a água escoará e não inundará a cova da hortaliça.
Este método, embora não seja complicado, não é o mais popular. É mais fácil armazenar vegetais na adega do que construí-los. Este método é indicado apenas para quem não tem adega e tem pouco espaço de arrumação em casa.
Colheita e processamento de tubérculos
Não é necessário armazenar nabos frescos. Existem outras maneiras de conservar um vegetal saboroso para o inverno. As frutas são enlatadas, secas e congeladas.
Secagem
Outra forma de conservar vegetais para o inverno é secá-los.Você pode secar ao sol, na secadora elétrica ou no forno. A maneira mais fácil de secar vegetais é em uma secadora elétrica. Mas se você não tiver uma secadora elétrica em mãos, um forno servirá.
Método de preparação de nabos secos no forno:
- Os nabos precisam ser lavados e cortados em rodelas.
- Depois disso, coloque-o em água fervente por alguns segundos.
- Escorra em uma peneira e deixe escorrer toda a água.
- Em seguida, a peça é transferida para uma toalha para permitir que o nabo seque.
- Depois disso, os círculos são dispostos em uma camada sobre uma gradinha e levados ao forno.
- A temperatura do forno está ajustada para 70 graus.
- Seque as frutas por dez horas, verificando-as periodicamente e, se necessário, deslocando-as ou virando-as.
A desvantagem deste método é a sua duração. Para secar as frutas, é preciso ficar em casa o dia todo e monitorar constantemente o forno.
Congelando
A maneira mais fácil de preservar sua colheita para o inverno, mantendo as raízes frescas, é congelá-las no congelador. Em condições urbanas residenciais, este método é mais preferível. Os nabos são lavados e cortados em cubos. Depois disso, as raízes precisam ser secas. A peça de trabalho é colocada sobre uma toalha em uma camada. É preciso esperar até que toda a água da superfície da casca evapore. Em seguida, são transferidos para sacos plásticos. Desta forma são enviados ao freezer.
Você pode armazenar o produto congelado por muito tempo. Mas ainda é recomendável consumir as frutas mais rapidamente. Se ficarem sentados por muito tempo, perderão todo o sabor e aroma.
Conservação
Alguns residentes de verão preferem conservar vegetais para o inverno. Existem muitas receitas de nabos enlatados. É enlatado sozinho ou são adicionados outros vegetais. Por exemplo, você pode marinar nabos com maçãs.
Ingredientes:
- 2 kg de nabos.
- Várias maçãs médias.
- 2 litros de água.
- 200 ml de vinagre de maçã.
- 1,5 colheres de sopa. eu. sal de cozinha fino.
- 200ml de açúcar.
- Temperos a gosto.
Lave os nabos e as maçãs. Corte em cubos e coloque bem em uma jarra. Para preparar a marinada, é necessário ferver água, adicionar sal, temperos e açúcar. Mexa até que os cristais se dissolvam. Quando a água esfriar e esquentar, adicione vinagre. Despeje salmoura fria sobre os vegetais. Um peso é colocado em cima para evitar que os frutos flutuem.