Plantado há séculos e querido pelo povo, o vegetal já está praticamente esquecido: só se conhece por um conto popular, e mesmo assim nem todos o conhecem. Várias variedades de nabos tradicionalmente cultivadas na Rússia deixaram gradualmente de ser cultivadas após a introdução direcionada de batatas estrangeiras. E anteriormente, os nabos cozidos no vapor, cozidos e crus formavam a base da dieta alimentar dos camponeses em diferentes províncias, permanecendo um produto nutritivo e saudável.
- Nabo e suas características
- Propriedades medicinais e benéficas dos nabos
- O nabo não é apenas um vegetal
- Não só para alimentação, mas também para tratamento
- Variedades doces
- Bola dourada
- Branca de Neve
- Bola branca
- Produtivo
- Donzela de neve
- Açúcar queimado
- Avó
- Tóquio
- Petrovskaia 1
- Frutado grande
- noite clara
- Bola dourada
- Tamanho russo
- Bola de neve
- Amadurecimento precoce
- Gueixa
- Rosa milanês
- Dedka
- Glasha
- Maio amarelo
- Neta
- Meia temporada
- Dunyasha
- Lua
- Enfermeira
- Gribovskaia
- Tarde
- Cometa
- Órbita
- As melhores variedades de nabos
- Para os Urais
- Para a Sibéria
- Para a região de Moscou
- Para outras regiões
- Quando semear nabos
Nabo e suas características
O nabo, um vegetal verdadeiramente mágico, contém vitaminas, macro e microelementos. E também fica muito gostoso em qualquer versão:
- cru;
- fervido;
- salgado;
- em conserva;
- em mingaus e assados.
Os rizomas contêm açúcar, por isso são tão doces. Existem vitaminas B, C, E, PP, beta-caroteno, compostos de potássio, cálcio, fósforo, ferro e fitoncidas. A proteína é insignificante, por isso o produto é ideal para nutrição dietética.
O nabo será útil para pessoas com problemas de peristaltismo, pois tem efeitos urinários, cicatrizantes e anti-sépticos. Em termos de teor de açúcar dissolvido natural, os nabos podem competir com sucesso com as maçãs, mesmo as mais doces. Às vezes há um leve amargor, como no rabanete, isso não é considerado um desvio da norma.
Importante. Os nabos quase não requerem cuidados especiais durante o cultivo. No primeiro ano desenvolvem-se as folhas basais e os futuros frutos e, no segundo ano, o caule com inflorescências se estende e as sementes amadurecem.
De acordo com a época de cultivo, a cultura está claramente dividida em variedades precoces, médias e tardias. Eles diferem em rendimento, suscetibilidade à geada ou aptidão para armazenamento de frutas, mas quase todos mantêm um sabor doce característico, às vezes levemente amargo. Qualquer tipo de nabo é suculento, com miolo moderadamente duro e camada superior (casca) pouco espessa.
Alguns são cultivados exclusivamente para verduras (topos), outros - como recheio de saladas, ensopados de legumes e pratos de carne.
Propriedades medicinais e benéficas dos nabos
O nabo é verdadeiramente uma raiz real, o ginseng russo, dotado de excelente sabor e dezenas de propriedades benéficas. Nem todo mundo sabe que esta raiz vegetal é usada com sucesso para tratar doenças e enfermidades:
- restaura e normaliza o metabolismo;
- limpa as células sanguíneas do “lixo” acumulado nelas;
- ajuda a eliminar dores nas articulações;
- estabiliza a atividade do estômago e intestinos;
- lida com a intoxicação do corpo, remove toxinas;
- fortalece o tecido ósseo danificado;
- melhora o funcionamento do sistema respiratório (incluindo doenças asmáticas);
- elimina pedras e areia do aparelho geniturinário;
- trata dermatites e erupções cutâneas;
- alivia ataques agudos de dor de dente, sangramento nas gengivas e evita a destruição do esmalte;
- Ótimo para prevenir resfriados e gripes.
O nabo é fornecedor de substâncias úteis na produção de medicamentos e é utilizado na medicina popular. O suco é um tônico facial natural e substitui qualquer produto patenteado produzido por empresas cosméticas. Para pele seca que precisa de cuidados, você não encontra produto melhor.
O nabo não é apenas um vegetal
Os nabos fazem parte da família dos crucíferos, sendo parentes do repolho, da mostarda e do wasabi, mas não têm sabor nada semelhante. O período de desenvolvimento é dividido em 2 partes: o primeiro ano e o segundo ano. Na fase inicial ocorre a formação de rizomas e folhas (rosetas), na fase final cresce um caule com pedúnculos florais e as sementes amadurecem.
Os nabos sempre foram valorizados por sua despretensão às condições de cultivo: eles cresciam em uma variedade de solos, desde franco-arenoso e argiloso até solo preto, trazendo frutos fortes e suculentos ao homem.Na Rússia, muitas variedades são cultivadas simultaneamente, com diferentes rendimentos, velocidade de amadurecimento e formato dos frutos.
Não existem dois nabos da mesma cor: existem amarelos, brancos, roxos, avermelhados, pretos. Na maioria das vezes, a parte inferior não afunda muito profundamente no solo - cerca de dois terços. O peso de uma raiz madura varia de 10 gramas a meio quilo; foram cultivadas variedades especiais de frutos grandes que produzem consistentemente nabos suculentos e fortes.
O sabor amargo não se explica por um defeito da espécie, mas pela falta de rega: é assim que a planta reage à falta de umidade. Os nabos não têm igual em termos de teor de açúcar; eles também contêm vitaminas e compostos de oligoelementos que são benéficos para os seres humanos. Se na Rússia esse vegetal era tradicionalmente cultivado “por suas raízes”, então espécies exóticas que vieram da Ásia são usadas como fornecedoras de folhagem verde crocante e rica em vitamina C.
Não só para alimentação, mas também para tratamento
Os nabos são consumidos crus, assados, cozidos e fritos. Combinam-se com peixes e carnes, bem como salgados e em conserva. Os conhecedores populares consideram o vegetal uma fonte imediata de medicamentos para uma ampla gama de doenças. É recomendado para problemas crônicos do trato gastrointestinal, excesso de peso, inflamação das articulações, asma, urolitíase e outros. O suco de nabo é um tônico natural para a pele; também nutre os cabelos, tornando-os saudáveis, brilhantes e sedosos.
Variedades doces
Variedades com alto teor de açúcar são saudáveis e produtivas. Uma dieta especial composta por raízes doces permitirá superar de forma rápida e eficaz os quilos e centímetros extras, pois a polpa é bem absorvida pelo organismo sem adicionar calorias “extras”.
Bola dourada
A variedade recebeu esse nome por causa de seus rizomas esféricos e amarelados.A gama de sabores é suave, delicada, com notas adocicadas pronunciadas. Em termos de tempo de maturação é considerado médio. Amplamente utilizado em métodos alternativos de tratamento.
Branca de Neve
A exótica Branca de Neve vem do Japão e é uma variedade precoce. A estação de cultivo dura cerca de um mês e meio. As raízes são caracteristicamente redondas e brancas como a neve, suculentas e densas por dentro. Consumido fresco, utilizado para cozinhar. As folhas verdes são usadas para cortar saladas e lanches. A variedade se destaca pela resistência ao frio e imunidade à pouca luz.
Bola branca
Pertence às variedades de meia temporada, produz nabos de até meio quilo, brancos, muito suculentos e macios, totalmente desprovidos de amargor. As folhas contêm ácido ascórbico, por isso são utilizadas para fazer saladas. Como outras espécies, é cultivada a partir de sementes, a germinação é normal.
Produtivo
Existem variedades distintas de alto rendimento, caracterizadas por um rendimento estável de grandes massas de frutos e uma quantidade garantida. Às vezes, eles têm proteção adicional contra baixas temperaturas ou sabores específicos.
Donzela de neve
Pertence às variedades típicas de salada, amadurece cedo e produz nabos pequenos e fortes, brancos. A única desvantagem é o mau armazenamento: as frutas precisam ser consumidas o mais rápido possível. É cultivada em campo aberto, sob vidro ou filme (em estufa). A semeadura é permitida em várias etapas distintas, da primavera até meados do verão.
Açúcar queimado
Uma variedade incomum que nada tem a ver com açúcar queimado. Reúne qualidade temperada, maturação rápida e benefícios indiscutíveis do ponto de vista médico. A raiz é especificamente alongada, oblonga e coberta por uma casca preta na parte externa. A polpa é densa e crocante, suculenta. Bem conservado.
Avó
Ao criar a espécie, os criadores combinaram sabiamente altos rendimentos e uma curta estação de cultivo. Despretensioso, pode ser cultivado em diferentes misturas de solo. Produz raízes com polpa dourada e sabor rico e doce. Os nabos são ricos em microelementos, podem ser armazenados bem após a colheita e podem ser usados crus ou processados.
Tóquio
Uma variedade “frondosa” fora do padrão, uma das de maturação mais rápida. A roseta é formada por folhas ovais redondas. Ricas em vitaminas, as verduras são suculentas e levemente azedas. É caracterizado pelo aumento do consumo de umidade e resistência a baixas temperaturas.
Petrovskaia 1
Uma espécie antiga, anteriormente difundida na Rússia. Ele cantará 2 meses após a semeadura. Os frutos são redondos, com ponta verde clara. Permite armazenamento a longo prazo. A casta distingue-se pelo elevado rendimento e excelente sabor.
Frutado grande
Estas espécies distinguem-se pelos frutos fortes, bastante grandes e de diversas cores, com bom armazenamento na época da colheita.
noite clara
Uma variedade de nabo nativa da República Tcheca. Em termos de estação de cultivo, é no meio da temporada. Os frutos são brancos, enterrados cerca de dois terços no solo e pesam cerca de 0,5 quilo. A polpa interna é suculenta, sem inclusões duras características, algo semelhante ao rabanete de jardim.
Bola dourada
Outra espécie meio precoce, a cor do fruto é amarelo brilhante, com casca brilhante. O peso de um nabo chega a 400 gramas, o sabor é delicadamente doce, com miolo suculento.
Tamanho russo
A variedade parece ter saído direto das páginas de uma coleção de contos de fadas russos: frutas enormes e pesadas pesam até 2 quilos. Ao mesmo tempo, eles retêm todas as propriedades benéficas dos nabos comuns - doçura, dureza moderada, suculência e sabor característico de “nabo”.
Bola de neve
Uma variedade precoce com raízes redondas e brancas. O peso de um nabo varia de 90 a 200 gramas, as características gustativas estão ao nível dos melhores exemplares. Os nabos geralmente são encontrados rasos no solo, são fáceis de retirar e podem ser armazenados bem após a coleta.
Amadurecimento precoce
Esta categoria contém variedades de maturação precoce que continuam sendo as mais populares entre os jardineiros.
Gueixa
Excepcional variedade de salada, caracterizada pela resistência à formação de caule, com frutos brancos e redondos que pesam até 200 gramas. A planta inteira tolera bem o frio e a falta de luz. A folhagem é desprovida de pubescência e é uma excelente opção para saladas vitamínicas de primavera. Depois de maduras as raízes, o nabo dá um fruto saboroso e com um amargor ligeiramente perceptível. É mal armazenado: a variedade de nabo precoce destina-se ao verão e não à colheita para armazenamento no inverno.
Rosa milanês
Espécie de maturação rápida, também é muito produtiva. Os frutos são achatados, com casca lisa e polpa de sabor agradável. Considerado resistente a doenças e pragas de jardim. Sementes com boa germinação - os brotos eclodem em 3-5 dias. A planta tolera facilmente geadas leves, a temperatura ideal para o seu desenvolvimento é determinada entre 15-18 ° C. É um pouco exigente quanto à luz e à rega, mas tolera solos pobres (arenosos e argilosos).
Dedka
Uma das primeiras variedades: amadurece completamente em 50 dias. O formato é esférico, com casca de 2 cores - roxa e branca. Os nabos são adequados para comer crus, o sabor é acentuado e doce. É permitido cozinhar e até salgar, pois as frutas contêm muitas vitaminas e minerais. Cultivado em terreno aberto (não em estufa).
Glasha
Amadurece cedo - dentro de um mês e meio, apresentando raízes brancas achatadas e pesando não mais que 100 gramas.Graças a este formato, os nabos podem ser facilmente arrancados durante a colheita. O sabor é excelente, a polpa é doce e suculenta. É utilizado em saladas, picles caseiros, cozidos, cozidos no vapor e guisados. Pode ser armazenado por muito tempo (no inverno).
Maio amarelo
Uma espécie precoce com uma estação de crescimento total de 75 dias. A cor do núcleo interno corresponde totalmente ao nome - amarelo brilhante. No ponto de fixação da corola, as folhas são ligeiramente esverdeadas, o resto do fruto é branco. Amadurece rapidamente, o sabor é macio e delicado.
Neta
Esta espécie também pertence às espécies de maturação rápida - 2 meses após a semeadura aparecem nabos redondos e leves. A pele é amarelada e lisa. Coma cru, em saladas. É permitido guardar em uma adega ou porão no inverno.
Meia temporada
As variedades de meia estação ocupam uma posição intermediária entre as variedades precoces e tardias. Têm um período de maturação não muito longo, mas também não particularmente rápido, o que lhes permite colher frutos com bom sabor e apresentação.
Dunyasha
Dunyasha produz raízes saborosas e ricas em vitaminas que são usadas com sucesso na nutrição dietética. O prazo para atingir a maturação completa é de 70 dias, os nabos são exatamente do mesmo tamanho, pesando até 200 gramas cada. Quando cortado apresenta cor amarelada, sabor doce e suave. Não existem fibras vegetais grossas e duras. A variedade não tem medo de sombra e geadas e é resistente à floração prematura.
Lua
Nesta espécie, o tempo de maturação raramente ultrapassa os 80 dias, os frutos são arredondados, com casca macia e fina. Os nabos, conforme escolhidos, são suculentos e doces, e podem ser bem armazenados no inverno e no outono.
Adequado para comer cru, principalmente no inverno. Resistente ao frio.
Enfermeira
Outra planta sólida “média” que produz uma colheita 3 meses após o plantio das sementes. Os frutos amadurecem, pesando até 250 gramas cada, macios, com grande quantidade de vitaminas e microelementos. Excelente como fornecedor de cobertura para salada. Cozido, frito, guisado, assado em diversas formas. Combina com sucesso em pratos com outros vegetais, peixes e carnes.
Gribovskaia
Os nabos da variedade Gribovsky amadurecem em 60 dias, trazendo aos jardineiros raízes grandes e amareladas com uma borda roxa escura no ponto onde a parte superior está fixada. Também é muito saboroso, conserva bem e não tem medo de geadas.
Tarde
As espécies tardias incluem aquelas cujo período de maturação é geralmente de 90 dias ou mais. Muitos deles não são inferiores em sabor aos primeiros, até mesmo superiores a eles.
Cometa
O nome foi inspirado no formato alongado específico do rizoma com uma parte espessada na parte inferior. Além disso, Comet possui excelentes características que combinam de fruta para fruta: peso, tamanho e sabor. O período médio de maturação é de 80 dias, o peso de um nabo chega a 120 gramas.
Órbita
Esta variedade pode ser reconhecida pelas suas raízes regularmente esféricas que amadurecem em 4 meses. O nabo é grande, branco, o peso de uma fruta chega a 500 gramas. Aspecto muito saboroso, que compensa em parte o tempo de maturação. Tolera bem o armazenamento em adega ou porão durante o inverno.
As melhores variedades de nabos
Entre a variedade de tipos de raízes úteis, os especialistas identificam os melhores em termos de sabor, resistência à geada, resistência, tamanho e rendimento dos frutos e tempo de maturação.Também é importante escolher uma espécie para a região onde se pretende cultivar: isso afetará a variedade específica e as propriedades exigidas para o cultivo normal (tolerância à sombra, necessidade de fertilização ou solo pobre).
O conceito de “melhor variedade” refere-se obviamente a uma avaliação subjetiva, porque de uma forma específica é impossível ter em conta todos os parâmetros de uma cultura hortícola, por vezes contraditórios. Por exemplo, os nabos precoces têm sabor inferior aos nabos médios (e tardios), mas fornecerão um conjunto de vitaminas à mesa no menor tempo possível. E é incorreto comparar uma espécie especial cultivada “até o topo” (para saladas de primavera) com raízes vegetais.
Importante. A melhor casta será aquela que, em condições específicas, lhe permita obter uma colheita garantida e estável.
Para os Urais
Na região dos Urais, as seguintes variedades são cultivadas sem problemas: Açúcar queimado, Petrovskaya 1, Gribovskaya local, Mayskaya amarelo verde, Milanskaya branco ruivo. Tipo O açúcar queimado é fácil de distinguir pelo seu formato alongado específico (lembra uma salsicha preta rechonchuda). A parte externa do nabo é coberta por uma casca escura, por dentro há um miolo branco e doce, deliciosamente crocante.
A variedade é caracterizada por alto rendimento e boa vida útil. Você pode preparar deliciosas saladas com sua polpa e usá-la para assar. As sementes semeadas germinam em 3-5 dias, a própria planta tolera facilmente ondas de frio de curta duração até +4 °C. Adora luz, murcha na sombra. Suscetível aos solos - a argila densa não é nada adequada, mas em margas e margas arenosas dá uma boa colheita.
Para descrever Petrovskaya 1, são usadas brevemente 2 definições: agradável na aparência, saboroso por dentro. É um dos tipos de nabos russos mais antigos cultivados atualmente.Prefere solos leves, ensolarados, que gostam de umidade, surge no 3º dia após o plantio.
O local Gribovskaya refere-se a uma modificação de uma variedade antiga com fruta de cor roxa. Adaptado às condições dos Urais, produz uma colheita estável. O verde amarelo de maio amadurece rapidamente, não produz muito, mas em quantidade suficiente, nabos achatados e redondos. A sua principal vantagem continua a ser o sabor: o amargor está completamente ausente.
A ruiva branca milanesa é uma espécie de origem estrangeira; Os frutos são achatados, com topo branco. Impróprio para armazenamento a longo prazo, não resistente a doenças de jardim.
Para a Sibéria
As condições climáticas da Sibéria são próximas às dos Urais, então as mesmas variedades podem ser cultivadas lá. Esqueça imediatamente as primeiras espécies: apenas modificações especialmente adaptadas que não são suscetíveis a geadas e baixas temperaturas médias anuais.
Para a região de Moscou
Não é à toa que o nabo é considerado uma planta despretensiosa, perfeitamente adequada para crescer nas duras realidades da Mãe Rússia. Nossos ancestrais sabiam disso, preferindo raízes suculentas e nutritivas às batatas estrangeiras mal estabelecidas.
Na região de Moscou, Milão ruiva branca, Petrovskaya-1, maio de cabeça verde amarela, Snegurochka, Geisha, Yubileynaya-85 crescem bem. Todas essas variedades são conhecidas dos jardineiros e há muito são cultivadas em jardins e casas de veraneio, trazendo uma colheita estável.
Para outras regiões
Para o cultivo em outras zonas climáticas, a Federação seleciona espécies que passaram no teste do frio e da seca, dos solos pobres e das pragas. Neste sentido, é dada preferência às variedades russas que se adaptam de forma ideal às especificidades locais.
Quando semear nabos
Na hora de determinar as datas específicas de semeadura, eles se orientam pelas próprias necessidades - quando o vegetal é esperado na mesa em forma de salada ou lanche assado. Para se deliciar com a polpa doce e suculenta dos nabos no verão, eles começam a semear no início da primavera, assim que o solo fica exposto e o tempo quente chega. Se você não seguir esta regra simples, as sementes plantadas às pressas morrerão em breve, incapazes de resistir às geadas noturnas.
O procedimento para a colheita de inverno é completamente diferente: para elas, as sementes são imersas no solo em julho, no início do mês. Nas regiões frias, a época de cultivo é escolhida de acordo com as leis da natureza, de modo que decorrem 85-90 dias entre a semeadura e a colheita.
Ao escolher entre variedades precoces e tardias (médias), é melhor escolher a última, pois as raízes não terão tempo de crescer e perderão o sabor delicado e a doçura da polpa.
Importante. As variedades de maturação precoce geralmente não armazenam bem - uma espécie de pagamento pela urgência, mas as variedades tardias toleram muito bem a colheita de inverno e o armazenamento subsequente.
O renovado interesse pela cultura, que há muito não é cultivada em massa, as suas propriedades únicas permitem recomendar o nabo como principal semente da horta, a par da batata, da couve ou do tomate.