Que tipo de vegetal é o nabo, seus benefícios e malefícios, utilizações e curiosidades

Os nabos forrageiros há muito são ofuscados por seus parentes, a rutabaga e os nabos comuns. O vegetal, também chamado de nabo, tem propriedades medicinais, acrescenta variedade ao cardápio e é fácil de cultivar. É conhecido na Escandinávia desde os tempos Viking. No Antigo Egito, Roma e Grécia, as raízes eram tão indispensáveis ​​quanto o pão na Rússia. Com o advento da batata, ela passou a ser cultivada principalmente para alimentação animal.


Descrição da planta

O nabo é uma raiz bienal da família Brassica e é uma subespécie separada que pertence à espécie Nabo. O nome latino da planta é Brassica rapa.

Os nabos são uma cultura exclusivamente agrícola e não são encontrados na natureza. Mil centavos de vegetais são colhidos em um hectare. Apresenta-se em variedades forrageiras, cultivadas em grande escala no campo, e em variedades de mesa, destinadas à jardinagem privada.

Nos nabos, não só a raiz é comestível, mas também a parte superior, e a tecnologia de cultivo é semelhante à do rabanete, da beterraba e do nabo. O vegetal vermelho e branco de frutos pequenos é semelhante ao rabanete, só que maior.

As sementes apresentam alta taxa de germinação. As plantas jovens são resistentes à geada até -5 graus. Os nabos podem ser plantados várias vezes ao ano. O plantio na primavera proporcionará uma colheita antecipada e o plantio no verão proporcionará um suprimento de vegetais para o inverno.

Aparência

Os nabos estão relacionados ao repolho e pertencem ao mesmo gênero. Mas sua aparência carece de folhagem multicamadas.

A raiz vegetal pode ser difícil de distinguir de um nabo, por isso às vezes é chamada da mesma forma, apenas com o esclarecimento “forragem”. No Ocidente, as variedades de nabos de mesa são chamadas de nabos. A principal diferença entre os vegetais é o tamanho. Os nabos verdadeiros são maiores.

Características externas do nabo:

Critério Descrição
Forma de raiz Oval achatado, fusiforme, redondo, cilíndrico
Cor Roxo claro, branco, laranja claro, amarelo, rosa branco
Folhas Oval-alongado, dissecado, recortado nas bordas, verde, com leve borda nas variedades forrageiras e liso nas variedades de mesa.
Sistema radicular Ramificado, atinge 80-150 centímetros de profundidade e 50 centímetros de largura.
Flores Amarelo, com quatro pétalas, coletadas em inflorescências, formadas nas extremidades dos pedúnculos
Fruta Vagens com pequenas sementes redondas e castanhas.

No primeiro ano após o plantio, as pontas dos nabos forrageiros assemelham-se a uma roseta de folhas dissecadas em forma de lira. No segundo ano, aparecem caules de flores. A polpa é branca ou amarela.

vegetal de nabo

Área de crescimento

O nabo está na lista das principais culturas agrícolas dos países europeus e do continente norte-americano. Os principais produtores estrangeiros de hortaliças são Alemanha, Dinamarca, Grã-Bretanha, Canadá, EUA e Austrália.

Na Rússia, as terras agrícolas com nabos forrageiros estão localizadas nas regiões norte, sul e centro, na Sibéria, nos Urais, no Cáucaso e no Extremo Oriente. É cultivado até no Ártico. Os vegetais coletados são armazenados em pilhas, trincheiras ou depósitos de vegetais.

Características de sabor

As variedades de nabos de mesa têm um sabor vegetal agradável. São suculentos e doces, semelhantes a cenouras ou batatas, mais macios que nabos. A raiz crua é dura e crocante, mas quando fervida fica macia. O vegetal acabado exala um aroma rico e picante. As folhas têm sabor de mostarda.

Os nabos forrageiros são amargos como rabanetes. As raízes crescidas demais também têm sabor amargo e polpa fibrosa. Mas você pode se livrar do amargor despejando água fervente sobre os vegetais.

Variedades populares

Você pode cultivar qualquer variedade de nabos em sua casa de verão. O vegetal cresce em canteiros ensolarados e sombreados, sobrevive à umidade e à seca. Solo arenoso, franco-arenoso e argiloso é adequado para o seu cultivo. Fertilizantes orgânicos e minerais são usados ​​para alimentação.

foto de vegetal de nabo

As seguintes variedades ganharam o reconhecimento dos jardineiros:

  • Greystone - uma espécie forrageira fácil de coletar, pois as raízes fracas quase não a seguram no solo;
  • Caneca Amarela - a polpa amarelo-escura adquire sabor picante após o cozimento;
  • Finlandês-Bortfeldsky - produz raízes suculentas e copas poderosas;
  • Long Bortfeld - caracterizado por alta produtividade, raízes grandes e saborosas;
  • A cabeça violeta amarela é uma variedade bicolor, não suculenta e com pontas curtas;
  • Norfolk branco redondo - espécie de mesa com polpa branca que cresce quase na superfície do solo;
  • Seis semanas de idade - uma variedade com miolo branco e copa grande e forte;
  • Bola branca - a variedade de mesa distingue-se pela forma esférica e pela cor roxa da raiz;
  • Ruiva - produz raízes escuras com polpa branca e suculenta;
  • Ostersundomsky é uma variedade branco-púrpura com sabor ligeiramente amargo.

Variedades de nabos surgiram como resultado da criação seletiva. A hortaliça é facilmente propagada por sementes, que são plantadas diretamente no solo ou germinadas para formar mudas.

Seleção de frutas

Os nabos são vendidos a peso em mercados e supermercados. É melhor escolher raízes pequenas. Os vegetais grandes costumam ser fibrosos e menos suculentos.

Os nabos macios ficarão soltos após o cozimento, portanto, devem ser preferidos espécimes firmes. Outros sinais de um bom vegetal são peso, pele lisa e ausência de rachaduras e manchas escuras.

foto de vegetal de nabo

Diferença de rutabaga

Os nabos e a rutabaga são semelhantes porque pertencem à mesma família Brassica. Ambos os vegetais são tubérculos de maturação precoce, têm o mesmo ciclo vegetativo e são cultivados para alimentação animal e para mesa. Mas a rutabaga pertence ao gênero Colza e é obtida pelo cruzamento de repolho branco e nabo. Os nabos são criados seletivamente a partir de nabos.

Outras diferenças entre vegetais:

Critério sueco Nabos
Folhas Suave Liso e peludo
Flores Racemoso Inflorescências corimbosas
Forma de raiz oval Vários da bola ao cilindro
Germinação A uma temperatura mínima de +1-2 graus A -5 graus abaixo de zero, chega mais rápido
Peso médio da colheita de raízes maduras 0,3-2 quilogramas 600 gramas

Os nabos forrageiros crescem melhor em solos leves. Rutabaga prefere solo pesado e úmido.

Especialista:
Os nabos são mais doces, mas contêm menos vitaminas B. A rutabaga tem um sabor mais parecido com o da batata, tem alto teor calórico e é rica em carboidratos.

Composição química

O nabo é um complexo natural de vitaminas, minerais e microelementos benéficos. O vegetal contém glicose. Os óleos de mostarda conferem-lhe um sabor específico. O nabo forrageiro é um produto saudável e leve. O valor energético de 100 gramas de vegetais crus é de 28 quilocalorias.

Conteúdo de nutrientes em raízes:

Nome Quantidade em gramas
Esquilos 0,9
Carboidratos 6,4
Gorduras 0,1
Água 91,8
Sódio 0,067
Potássio 0,19
Fósforo 0,027
Magnésio 0,011
Cálcio 0,03
Cobre 0,085

Os nabos contêm ácido fólico e folatos, aminoácidos e fitoesteróis, ácidos graxos e celulose, vitaminas A e E, caroteno. Os topos jovens contêm muita vitamina C. O vegetal também é rico na semivitamina colina, que é benéfica para o funcionamento do cérebro.

vegetal de nabo

Propriedades úteis e contra-indicações

Os nabos são uma fonte de fibra boa para a digestão. O consumo regular do vegetal auxilia na prevenção da aterosclerose devido à presença de óleos de mostarda e potássio.

O nabo forrageiro é útil para pessoas com problemas de visão. O vegetal ajuda a repor o pigmento rodopsina, que melhora a condutividade dos impulsos luminosos e reduz o risco de desenvolver cegueira noturna.

O produto de baixa caloria está incluído em dietas para perda de peso. Também é útil incluir nabos forrageiros, ricos em ferro, no cardápio para anemia. Os ácidos graxos ômega-3 conferem ao vegetal a capacidade de reduzir a tendência dos tecidos do corpo à inflamação. Recomenda-se beber uma decocção das copas para doenças articulares e dores reumáticas.

Os nabos são úteis para mulheres durante a gravidez.Seu uso ajuda a normalizar as fezes e prevenir o desenvolvimento de hemorróidas. O vegetal também é útil para pessoas propensas ou em recuperação de câncer. As substâncias em sua composição reduzem o risco de tumores e mutações.

Outras propriedades benéficas do nabo:

  • efeito antibacteriano;
  • melhor circulação sanguínea;
  • normalização do sono;
  • fortalecimento das membranas mucosas;
  • diminuição do açúcar no sangue;
  • remoção do excesso de sais e líquidos;
  • retardar o envelhecimento;
  • restauração do metabolismo.

O nabo é contra-indicado em caso de sensibilidade individual às substâncias do produto. O vegetal não é recomendado para uso na fase aguda de gastrite e úlceras estomacais. Você também deve limitar a quantidade de nabos forrageiros na dieta em caso de urolitíase, disfunção tireoidiana e tendência ao inchaço.

Devido ao sabor e amargor específicos, os nabos não devem ser consumidos por mulheres durante a amamentação. A criança pode desenvolver indigestão, alergias e cólicas. Recomenda-se que as crianças comam vegetais a partir dos dois anos de idade.

Aplicativo

Às vezes, os nabos forrageiros não são recolhidos, mas o gado é libertado no campo. Ele come as pontas e pontas das raízes. As raízes restantes são desenterradas e entregues aos porcos.

dacha de nabo vegetal

Os vegetais da sua própria horta são um complemento útil à dieta do gado. É especialmente útil para vacas leiteiras e cabras, pois aumenta a produção de leite. O leite fica gorduroso, mas com leve amargor. Para evitar que o vegetal afete o sabor do leite, os animais são alimentados 2 horas antes da ordenha. As vacas consomem até 16 quilos de nabo por dia.

O nabo forrageiro é um ingrediente útil em dietas medicinais e vegetarianas. O suco é extraído da raiz do vegetal e adicionado a bebidas frescas vitamínicas.Suas principais áreas de aplicação são a medicina e a culinária.

Em medicina

O nabo é um remédio popular popular para o tratamento de várias doenças. Uma decocção é preparada a partir de raízes vegetais, que ajuda contra tosse, ataques de asma e faringite, bem como prisão de ventre, inflamação e gota. O suco é bebido para eliminar toxinas do corpo.

Na medicina popular, é usado um remédio confiável para congelamento - uma compressa de raízes raladas e gordura de ganso. Para 4 colheres de sopa de gordura você precisa de 60 gramas de nabo. A área danificada do corpo é coberta com a mistura resultante e enrolada em uma toalha.

Em cosmetologia, o suco de nabo é usado para clarear a pele, sardas, manchas senis e também para combater inflamações. Uma mistura de raízes cruas amassadas até formar uma pasta com azeite, linhaça e óleo de mamona é uma máscara nutritiva para pele madura. Nabo ralado com leite é remédio para rosto seco. As máscaras com vegetais devem ser lavadas após 15 minutos.

vegetal de nabo branco

Na culinária

O nabo é um vegetal universal adequado para preparar primeiros e segundos pratos, saladas e tortas. É fervido, cozido no vapor, guisado, assado. A raiz vegetal serve de acompanhamento para carnes gordurosas, como porco ou cordeiro.

Nas sopas, os nabos são combinados com batatas, cebolas e alho-poró, cenouras e talos de aipo. É adicionado à sopa de arroz ou cevada. Os nabos demoram mais para cozinhar do que outros vegetais, por isso, assim como as batatas, são adicionados primeiro à água fervente. Os temperos combinados com raízes incluem louro, pimenta preta e salsa.

Os nabos forrageiros são preparados como prato independente em molho cremoso, com queijo e adição de caldo de galinha. Raízes raladas ou pontas picadas são adicionadas às saladas de vegetais. Eles são combinados com maionese, molhos de creme de leite e óleos vegetais.

vegetal de nabo

As folhas de nabo fatiadas também são preparadas à parte - cozidas com alho e especiarias no azeite.

Fatos interessantes

O peso de algumas raízes forrageiras de nabo chega a um quilograma. O espécime recorde cresceu em uma fazenda no Alasca em 2004. Um nabo pesando quase 18 quilos foi incluído no Livro de Recordes do Guinness.

Fatos incomuns sobre a raiz vegetal:

  • nos EUA preparam nabos estufados com presunto e assados ​​em panelas;
  • no Japão, um prato popular é o kabu - fatias de nabo fritas com sal;
  • Cientistas americanos e britânicos chegaram à conclusão de que vegetais como os nabos forrageiros eram o motor da evolução. Ao comer raízes, as pessoas desenvolveram atividade cerebral e começaram a povoar novas terras;
  • na Irlanda, na véspera de Todos os Santos, olhos e sorrisos assustadores são esculpidos em nabos, não em abóboras;
  • na Grécia e no Egito Antigos, o nabo forrageiro era considerado alimento dos escravos e, na Idade Média, tornou-se uma iguaria;
  • o vegetal é um desodorante natural. O suco de nabo elimina o odor do suor.

Uma raiz vegetal pouco conhecida com um nome incomum foi imortalizada na cultura soviética. Em 1984, Alexander Ivanov e o grupo “Rondo” lançaram um álbum chamado “Nabos”.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim