A planta aromática é cultivada para fins alimentares, medicinais, para perfumaria e como cultura ornamental. Na fase de floração, a hortelã emite um aroma calmante que promove relaxamento. Plantar uma única raiz proporcionará uma colheita para a próxima temporada suficiente para consumo fresco e armazenamento para uso futuro. Depois de descobrir como armazenar a hortelã, você proporcionará à sua família um tempero único e folhas de chá para todo o inverno.
Recursos de armazenamento de hortelã
As condições de armazenamento da hortelã determinam a presença de características curativas e aroma nela.Para colher a erva por muito tempo, ela pode ser seca ou congelada. Até recentemente, a secagem era considerada a única forma de preservar as colheitas. Porém, quando congelada, a planta retém o máximo de substâncias úteis, o sabor original e o cheiro brilhante.
Preparação de matérias-primas
O corte da hortelã para colheita começa no final de junho e continua até o outono:
- A época da colheita é determinada pelo início da floração;
- As melhores matérias-primas são as plantas do segundo ou terceiro ano;
- Recomenda-se colher as plantas pela manhã e à noite, na ausência de orvalho, em climas quentes e secos;
- É necessário cortar um terço do galho, pois os óleos essenciais e outras substâncias ativas estão concentrados nas folhas, flores e pontas dos caules.
Um novo crescimento aparecerá no caule restante antes do final da temporada..
Como armazenar hortelã fresca
A hortelã fresca conserva-se bem na geladeira por uma semana. Para isso, os galhos são enrolados em uma toalha umedecida ou colocados em um recipiente. Se quiser colocar hortelã em um saco plástico, certifique-se de que nenhum ar entre no recipiente.
Secagem de hortelã
Secagem de hortelã não exigirá muito esforço e tempo:
- é mais fácil manter os caules cortados amarrados em cachos, que ficam pendurados em local sombreado e ventilado;
- Sugere-se experimentar e adicionar raminhos de outras ervas à coleção, dando vários tons às bebidas de menta;
- Se as plantas cortadas forem colocadas em paletes para secagem, as camadas não devem ser espessas. As matérias-primas são misturadas regularmente.
A prontidão é determinada pelas folhas - se elas se separarem facilmente do caule e se desintegrarem, é hora de picar a hortelã e guardá-la em sacos de papel e potes de vidro.
Congelando uma planta
Para ter verduras perfumadas na mesa o ano todo, é preciso estar atento às geadas do inverno. Hoje existem várias opções de congelamento. Ao mesmo tempo, preservam-se a cor das folhas, o sabor fresco e as características benéficas. As folhas inteiras são utilizadas para preparar chá, decorar pratos, fazer sobremesas e coquetéis. A preparação triturada é adequada para molhos e panificação.
Folhas inteiras
As verduras cortadas são colocadas em água fria por cinco minutos, independente de onde cresçam, lavadas na torneira e dispostas em camada fina sobre toalhas. Levará meia hora para se livrar do excesso de umidade. A aceleração do processo é possível misturando as matérias-primas.
A hortelã seca é classificada: as folhas grandes e saudáveis e a parte superior dos brotos são colocadas em pequenos potes ou recipientes de plástico. É incorreto usar sacos plásticos: a peça fica muito frágil. O recipiente cheio vai para o freezer.
Filiais inteiras
Não é proibido congelar caules com folhas. Um saco grosso é preenchido com cachos de hortelã em porções, cuidadosamente enrolados em um tubo e colocados no freezer. Durante o procedimento, é necessário monitorar a segurança das folhas.
Finamente picado
As folhas de hortelã são úteis no inverno, trituradas ou em purê. Esse tipo de congelamento pode ser feito comodamente em miniformas especiais ou em pastilhas de doces variados. As folhas são arrancadas dos galhos lavados e deixadas secar por 10 minutos. As matérias-primas preparadas são picadas finamente com faca ou trituradas no liquidificador. O purê resultante é colocado em formas e colocado no freezer. A peça congelada é colocada em sacos de polietileno denso e fechados hermeticamente.
Em cubos de gelo
Para congelar folhas de hortelã em cubos de gelo, você precisa de moldes de silicone ou de um recipiente especial. As folhas tenras e os topos dos caules, no valor de 4-6 pedaços, são dispostos em células e enchidos com água fervida gelada. Os blanks são colocados no freezer por várias horas, retirados das formas e transferidos para sacos plásticos. Este método de congelamento permite manter as folhas intactas, o que fica vantajoso e elegante em diversas bebidas.
Aplicação de espaços em branco:
- As folhas como um todo e o topo dos brotos são adequados como folhas de chá, base de bebidas perfumadas e refrescantes, compotas e coquetéis. Esta preparação é útil como aditivo em ensopados de legumes, ensopados de carnes e aves, saladas, primeiros pratos, caçarolas de cereais e queijo cottage, cheesecakes.
- Os galhos são usados como ingrediente em rolos de carne e vegetais, pratos cozidos no vapor ou assados em papel alumínio.
- Os cubos de gelo são excelentes em bebidas refrescantes, tais preparações são especialmente relevantes para o Mojito.
- A hortelã picada serve como aromatizante para todos os tipos de molhos, assados e saladas de frutas ou vegetais.
Não importa a forma como você armazena a hortelã, esta planta trará benefícios e deixará uma experiência de sabor agradável.