Sabe-se que a hortelã possui um número considerável de propriedades benéficas, por isso é frequentemente utilizada na terapia popular para muitas doenças. A planta também é utilizada na criação de diversos pratos culinários para torná-los mais saborosos e aromáticos. É recomendável que você se familiarize com a secagem da hortelã para aproveitar as verduras não só na primavera, mas também no inverno.
Características de secagem de hortelã
Para secar bem as verduras colhidas, é recomendável que você se familiarize com as características desse processo.
Existem seis regras importantes a seguir ao colher hortelã para chá ou para fins culinários:
- Você não pode coletar ervas perto de empresas industriais ou estradas. Esta planta contém muitos oligoelementos que podem prejudicar os seres humanos. Além disso, o sabor é muito pior do que o da hortelã cultivada no jardim.
- Não é recomendável colher arbustos jovens para secar, pois ainda não estão maduros. As verduras verdes têm menos propriedades benéficas e não possuem um aroma rico.
- Na hora da colheita, escolha apenas as verduras que já floresceram. Antes da floração, são colhidas folhas grandes de hortelã, pois contêm mais óleos essenciais.
- Ao cortar arbustos de hortelã com caules inteiros, eles são cortados apenas em um terço, não completamente. Graças a isso, depois de algum tempo, novos caules aparecerão nos locais de corte, que futuramente também serão cortados e secos.
- As plantas são colhidas apenas em dias ensolarados e secos durante o dia ou após o pôr do sol. Pela manhã, há orvalho na superfície das folhas, o que faz com que as folhas escureçam e se deteriorem durante a secagem.
- Na poda, todas as folhas são inspecionadas cuidadosamente para a remoção imediata do material danificado.
Quando coletar hortelã para secar
Antes de começar a secar as folhas de hortelã, é recomendável determinar o momento ideal para coletá-las. Se você coletar hortelã na hora errada, a probabilidade de danos às plantas coletadas aumenta várias vezes. Além disso, espécimes muito jovens não podem ser usados na culinária, pois são menos perfumados.
É necessário iniciar a coleta quando todos os arbustos estiverem preenchidos ao máximo com microelementos úteis e óleos essenciais. Chega esse momento em que as flores aparecem. Freqüentemente, os arbustos de hortelã começam a florescer no meio do verão e murcham na segunda quinzena de agosto.É por isso que os jardineiros aconselham a coleta durante esses meses. No entanto, existem variedades precoces de hortelã que amadurecem vários meses antes.
Neste caso, será necessário adiar a obra para o final da primavera e primeira metade do verão.
A colheita colhida na hora é utilizada para fins medicinais e culinária. As folhas de hortelã são utilizadas como aditivo aromatizante para melhorar o sabor dos pratos.
Preparando hortelã
Antes de começar a secar as folhas de hortelã coletadas e armazená-las posteriormente, é necessário preparar adequadamente as verduras.
Após a coleta de qualquer planta, ela é lavada. Portanto, toda hortelã cortada é lavada em água fria ou aquecida. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar acidentalmente a planta, pois eventuais defeitos mecânicos reduzem o prazo de validade. Depois de lavados todos os galhos, eles são completamente enxugados com toalha ou guardanapos de papel especiais. Em seguida, todas as folhas limpas são colocadas sobre um pequeno pedaço de pano até secarem completamente.
Para acelerar a secagem, as plantas são periodicamente enxugadas com pano ou aquecidas com secador de cabelo.
Todas as folhas secas são dispostas em uma fileira sobre uma superfície plana e examinadas cuidadosamente. Se houver manchas escuras ou danos na superfície das folhas, é melhor eliminá-los imediatamente.
Secando a planta
Existem vários métodos usados para secar caules de hortelã em casa. Recomenda-se familiarizar-se com as características de cada um deles.
Na rua
Na maioria das vezes, a secagem é feita ao ar livre, sob os raios solares. Usando este método, todas as plantas são distribuídas em vários pequenos cachos. Em seguida, são cuidadosamente amarrados com fios, dispostos sobre uma superfície plana ou pendurados em cordas.Jardineiros experientes aconselham secar a hortelã em áreas sombreadas para evitar a deterioração das folhas.
No forno
Algumas pessoas preferem realizar o procedimento não na rua, mas em fornos. A principal vantagem desse método é a rapidez, já que os galhos são secos por esse método em literalmente 20-30 minutos. Primeiro, o forno é pré-aquecido a 70 graus, após o que é colocada uma bandeja com folhas. A prontidão das plantas é verificada a cada 5-7 minutos. Se você não verificar a hortelã periodicamente, ela vai secar e terá que ser jogada fora.
Como armazenar hortelã seca
Para poder adicionar folhas de hortelã secas aromáticas a vários pratos no inverno, você deve se familiarizar com as peculiaridades de seu armazenamento.
A hortelã é armazenada por mais tempo em recipientes lacrados que não permitem a entrada de umidade.
Portanto, recipientes para alimentos ou potes de vidro são utilizados para isso. Algumas pessoas usam sacos plásticos selados a vácuo.
Os recipientes com ervas secas devem ser verificados periodicamente para garantir que não haja umidade. Se o interior das folhas estiver molhado, será necessário secá-las novamente e colocá-las em outros recipientes de armazenamento.
Conclusão
As donas de casa costumam preparar hortelã seca para usar no inverno. Recomenda-se familiarizar-se com antecedência com as peculiaridades da coleta e secagem das folhas de hortelã.