A hortelã é uma planta perene comum encontrada na natureza e frequentemente usada para jardinagem. Cultivar hortelã-pimenta no jardim é bastante simples. A cultura é despretensiosa e não requer atenção especial. Esta planta perfumada é extremamente útil. A partir dele são preparados deliciosos chás refrescantes e calmantes.
- Variedades de plantas
- Por que a hortelã é perigosa no jardim?
- De que condições a casa da moeda precisa para um crescimento bem-sucedido?
- Datas de plantio de hortelã
- Como escolher material de plantio de qualidade
- Selecionando sementes para plantio
- Como escolher mudas de hortelã
- Selecionando um site
- Plantar em terreno aberto
- Regras gerais para cuidar da hortelã
- Doenças e pragas
- Coleta e armazenamento
Variedades de plantas
Variedades de hortelã Há muito para plantar no país.A maneira mais fácil de comprar material de plantio é em lojas de jardinagem. Uma das variedades comuns da planta é a hortelã-pimenta. Foi desenvolvido no século 16 na Inglaterra. Os caules atingem 1,4 m de altura e a planta é viçosa, com ramos longos. As folhas são verde-esmeralda clara, recortadas nas bordas. A hortelã-pimenta começa a florescer em julho e termina em setembro. As folhas são utilizadas para fazer chás e pratos de peixe.
Outra variedade - hortelã. Recebeu esse nome por causa de suas folhas enroladas. A altura da planta é de 30 cm a 1 m. O aroma da variedade não é tão forte quanto o da pimenta.
A variedade chocolate menta tem um cheiro incomum - uma mistura de mentol e limão com um toque de chocolate. As folhas são verde-escuras com tonalidade roxa.
A hortelã mexicana tem um aroma picante. Altura da planta até 1,5 M. Utilizada como planta medicinal.
Por que a hortelã é perigosa no jardim?
Cultivar hortelã no local apresenta alguns perigos. Em primeiro lugar, este é o crescimento ativo do rizoma. Se você não controlar os arbustos de hortelã, depois de um tempo a planta poderá ocupar toda a área. O problema terá que ser resolvido radicalmente, ou seja, algumas plantas terão que ser desenterradas e jogadas fora. Portanto, todos os anos é necessário remover alguns arbustos se eles começarem a crescer demais.
De que condições a casa da moeda precisa para um crescimento bem-sucedido?
É preferível plantar hortelã em áreas abertas e ensolaradas com alta umidade. Não é aconselhável plantar plantas valiosas próximo aos arbustos, pois o poderoso sistema radicular da hortelã não permitirá que se desenvolvam normalmente. O solo deve ser fértil e solto. Deve ser dada preferência a solos arenosos ou argilosos. Não é aconselhável plantar plantas em zonas húmidas.
Datas de plantio de hortelã
A época ideal para o plantio de sementes é considerada o início da primavera. Então os arbustos não morrerão no inverno. O plantio no verão fará com que as plantas não tenham tempo de criar raízes no novo local e morram com fortes geadas.
Não é aconselhável plantar hortelã no outono, pois as mudas não terão tempo de criar raízes antes do início do inverno. Isto se aplica especialmente às regiões do norte. É aconselhável finalizar o plantio da safra na primeira quinzena de agosto.
Como escolher material de plantio de qualidade
A produtividade adicional depende da qualidade do material de plantio. A etapa de seleção de mudas e sementes deve receber a maior atenção possível.
Selecionando sementes para plantio
É preferível comprar sementes para plantar hortelã em lojas de jardinagem. Coletar sementes da planta-mãe é uma tarefa árdua e ingrata. Não será possível cultivar plantas de qualidade com esse material. A maioria das sementes não brotará. E aquela que brotar terá características distantes da planta mãe.
Como escolher mudas de hortelã
A maneira mais eficaz de plantar uma planta é a partir de mudas. Mudas de hortelã podem ser compradas na loja ou você pode desenterrar parte da planta-mãe. Em ambos os casos, os arbustos criarão raízes. Você também pode cultivar hortelã cortando o caule da planta-mãe a uma altura de 1 cm do rizoma. O caule deve ser colocado na água. Em poucos dias produzirá raízes brancas. Depois disso, as mudas são plantadas no solo.
Na hora de escolher mudas de cultivo, é preciso estar atento ao seu aspecto. Não deve haver folhas enrugadas, murchas ou doentes. O caule é duro e elástico. Essas mudas são adequadas para cultivo posterior. A altura dos brotos não deve ultrapassar 6 a 8 cm, se forem muito longos dificultará o enraizamento das mudas.As mudas adquiridas são plantadas no solo junto com o solo onde os brotos foram vendidos.
Selecionando um site
Antes de escolher um local para o plantio de hortelã, é preciso descobrir quais culturas são consideradas precursoras de plantas favoráveis. Em primeiro lugar, são legumes, batatas, nabos e também cenouras. Deve-se dar preferência a solos leves e nutritivos, com boa aeração e umidade abundante. Ao mesmo tempo, a água não deve estagnar nas camas. O nível de acidez do substrato está na faixa de 6-7.
A área deve ficar ao sol a maior parte do dia, mas à sombra ao meio-dia. Não é recomendado escolher locais escuros. É aconselhável mudar o local de plantio a cada 4 anos. Se a hortelã crescer em um lugar por muito tempo, ela se tornará fraca, não tão perfumada e, eventualmente, degenerará completamente.
Plantar em terreno aberto
O mais difícil é cultivar uma cultura usando sementes. Para garantir a germinação das sementes, você precisa seguir uma série de recomendações. Primeiro, o material é germinado. Para isso, cubra com gaze úmida e coloque em local aquecido. Quando aparecem os brotos, as sementes são transplantadas para o solo a uma profundidade não superior a 6 mm. A temperatura na sala com os recipientes deve ser de 20 a 24 graus. Os recipientes são cobertos com filme plástico e deixados por 7 a 14 dias.
Quando os brotos aparecem, eles são transplantados para copos separados e levados para uma sala fria. Depois de ficarem mais fortes, são transplantados para o solo.
Você pode plantar hortelã em terreno aberto da mesma forma que qualquer outra cultura. Antes de plantar mudas ou mudas no solo, primeiro são adicionados fertilizantes orgânicos ou minerais (estrume, húmus, superfosfato, cinza de madeira). Em seguida, o solo é escavado até uma profundidade de 20-25 cm.Depois disso, são feitos pequenos buracos e as plantas são plantadas. Após o plantio, o solo é levemente compactado e regado com água morna.
Regras gerais para cuidar da hortelã
A hortelã é considerada uma das plantas de jardim mais despretensiosas. Além da rega regular e da remoção de ervas daninhas, os arbustos muitas vezes não requerem outros procedimentos de manutenção. Também é importante garantir que as plantações não fiquem cobertas de vegetação.
Na primavera, a hortelã deve ser cortada pela raiz. Depois disso, ele crescerá melhor e os galhos ficarão mais viçosos. A cultura não sobrevive bem a geadas severas, por isso, no inverno, precisa ser coberta com ramos de abeto ou coberta com terra.
Se necessário, as plantações são alimentadas. Mas na maioria dos casos, a hortelã cresce bem sem fertilização. Uma vez a cada 3-4 anos, os canteiros são desbastados e transplantados para um novo local.
Doenças e pragas
As pragas comuns da hortelã incluem besouros de pulgas, besouros de folhas, pulgões e ácaros. As pragas precisam ser combatidas imediatamente após seu aparecimento. Você pode dizer que as pragas apareceram nos arbustos pela aparência. As folhas adquirem tonalidade amarela, murcham e aparecem buracos nas folhas.
Os arbustos são tratados com Karbofos para besouros de pulgas. O tratamento é feito no outono, após o corte dos caules. Se um besouro de folhas aparecer em uma planta, isso indica que o solo está encharcado. Para removê-lo, é necessário limitar o número de regas. Os arbustos são pulverizados contra pulgões com sabão ou solução de refrigerante.
Além disso, os arbustos são frequentemente afetados pelo oídio. A doença se manifesta na forma de uma saburra branca característica. Para evitar o desenvolvimento do oídio, as mudas não devem ser plantadas próximas. E se a doença já apareceu, as plantas são borrifadas com enxofre coloidal.
A hortelã sofre de ferrugem. O primeiro sinal de aparecimento é a propagação de manchas roxas nas folhas.É impossível salvar a cultura da ferrugem. Se a doença já apareceu, os arbustos são cortados e queimados. O solo é escavado no outono e depois tratado com permanganato de potássio ou solução de iodo.
Coleta e armazenamento
Você precisa coletar caules de hortelã 2 a 3 semanas após a germinação. Os caules são cortados até a raiz e bem lavados com água. Em seguida, são colocados em local escuro e bem ventilado para que os arbustos sequem. As matérias-primas são reviradas regularmente. Quando as folhas estão completamente secas, são colocadas em sacos de tecido ou potes de vidro. Armazene hortelã seca em sacos plásticos é indesejável. Então ele fluirá e desaparecerá rapidamente.
Durante uma temporada, a hortelã é cortada várias vezes. O primeiro corte é feito depois que os caules atingem 20 cm de altura e, após o corte, os arbustos começam a crescer mais ativamente. A hortelã devidamente seca pode ser armazenada por vários anos. É utilizado no preparo de chás, infusões de ervas e como tempero de diversos pratos. O chá aromático irá ajudá-lo a relaxar nas noites frias de outono ou inverno.