A hortelã do campo é considerada uma planta perene bastante comum, que pertence à família Lamiaceae. Esta planta é ativamente utilizada na medicina popular e na culinária na confecção de saladas e pratos diversos. Antes de começar a cultivar hortelã, você precisa se familiarizar com sua descrição e as nuances do cultivo.
Descrição
A hortelã do campo possui uma série de características que a distinguem de outras variedades. Os arbustos de hortelã crescem até um metro e meio de altura.O principal diferencial são os caules, que são cobertos por pêlos avermelhados e desgrenhados. As folhas dos arbustos crescem até cinco centímetros de comprimento e têm formato ovóide. Nas bordas de cada folha são visíveis pequenos dentes, cujo comprimento chega a 3-4 mm.
Nas plantas maduras, formam-se flores de cor lilás ou violeta. Eles estão localizados na base dos caules, perto das folhas. Após a floração, a hortelã fica coberta por frutos arredondados que parecem nozes lisas.
Onde isso cresce
Os arbustos de hortelã não são encontrados em todos os países, pois não podem crescer em alguns climas. As variedades de campo crescem na Ásia Ocidental e Central e no Nepal. Eles também são encontrados na maioria dos países europeus e na Rússia.
A planta não gosta de clima seco e precisa de umidade constante. Portanto, os arbustos de hortelã crescem mais frequentemente nas margens de rios, lagoas ou lagos. Menos comumente, podem ser encontrados em áreas pantanosas ou com solo argiloso.
Propriedades medicinais e contra-indicações da hortelã do prado
Não é nenhum segredo que a variedade de campo hortelã tem muitas propriedades benéficas, graças ao qual é utilizado no tratamento de doenças. As folhas de hortelã contêm muito mentol, considerado um excelente anestésico. Ao tratar as folhas, esfregue a pele ou aplique na mucosa irritada.
A partir dos caules também são feitas decocções e tinturas medicinais, que melhoram o funcionamento do trato gastrointestinal e limpam o trato digestivo. Esses remédios são consumidos duas vezes ao dia - de manhã e à noite.
Antes de usar medicamentos com hortelã no tratamento de doenças, você deve se familiarizar com as contra-indicações. A hortelã não deve ser usada para fins terapêuticos no tratamento de crianças menores de seis anos de idade.Meninas grávidas e pessoas com alergias deverão evitar o uso da planta.
Quando plantar hortelã
Antes de começar a plantar hortelã, é recomendável determinar a época ideal para plantá-la. Os especialistas recomendam plantar a planta no final da primavera ou na segunda metade do verão. Não vale a pena plantar no início da primavera e no meio do verão, pois o material não crescerá bem devido às geadas da primavera e ao calor do verão.
Se os arbustos forem cultivados em estufa, a data de plantio pode ser adiada para qualquer outro mês. Com este método de cultivo, temperaturas externas muito altas ou baixas não afetarão de forma alguma as mudas plantadas.
Preparação de material de plantio
Recomenda-se preparar a semente com antecedência para que a hortelã cresça bem. Para isso, é realizada a desinfecção preliminar de todas as sementes. Isso é feito com uma solução fraca de manganês na qual as sementes devem ser embebidas. A imersão das sementes dura de 15 a 20 minutos, após os quais todas as sementes são retiradas da solução, lavadas e secas.
A desinfecção é realizada somente se for utilizado material de semente coletado durante o plantio. Se as sementes foram compradas em loja, a desinfecção não é necessária.
Escolhendo um local de pouso
A escolha do local para o cultivo da hortelã deve ser levada a sério, pois disso depende a velocidade de seu crescimento. Recomenda-se plantar a planta em local bem iluminado e com proteção suficiente contra rajadas de vento. Áreas com solo fértil e solto e a quantidade necessária de componentes nutricionais são mais adequadas para arbustos de hortelã. Portanto, muitas pessoas os plantam em solo negro.
Solo calcário não é adequado para hortelã, pois produz arbustos fracos e pouco aromáticos. Para que a planta fique mais forte, é necessário tratar previamente a área com fertilizantes. Para fazer isso, adicione ao solo:
- superfosfato;
- Cloreto de Potássio;
- cinzas;
- salitre
Plantando uma planta
É imprescindível se familiarizar com as peculiaridades do processo de plantio para semear corretamente.
Primeiramente, são marcadas linhas no local onde serão feitas covas para o plantio. As fileiras devem ser espaçadas cerca de 50-60 cm entre si para que os arbustos não se sombreiem. Em cada fileira são feitos pequenos buracos com cerca de 5 a 7 cm de profundidade.Todos os buracos são primeiro preenchidos com húmus, regados com água morna, após o que neles são plantadas sementes.
Após o plantio, a hortelã plantada é coberta com terra e regada novamente.
Regras básicas para cuidar da hortelã
A hortelã é considerada uma planta despretensiosa e por isso algumas pessoas praticamente não ligam para ela. Porém, para o crescimento e desenvolvimento normais dos arbustos, ainda será necessário realizar os procedimentos de cuidado padrão.
Ao crescer, regue os arbustos para que tenham umidade suficiente. A umedecimento do solo é feita ao entardecer, após o pôr do sol. Depois de regada toda a hortelã, o solo é solto para retirar a crosta que se formou na superfície e tirar o mato.
As plantas também são alimentadas com fertilizantes para que não haja deficiência de componentes nutricionais. Uma vez por temporada, cinzas com composto e turfa são adicionadas ao solo.
Doenças e pragas
A hortelã, como qualquer outra planta, é atacada por pragas e sofre de diversas doenças. Entre as doenças perigosas estão:
- Ferrugem. A doença se manifesta pelo amarelecimento das folhas e muitas vezes leva à morte das mudas.
- Doenças fúngicas. Aparecem como resultado de alta umidade e deficiência de fertilizantes.
A praga mais perigosa para as mudas é o besouro-pulga da hortelã, que se alimenta de folhas jovens. Aparece nos arbustos no final da primavera, quando a temperatura do ar sobe para 15-20 graus. Se você não se livrar desse inseto em tempo hábil, a planta começará a secar e morrer.
Colheita e armazenamento
A hortelã é colhida quando está florescendo ativamente. Durante o período de floração, os caules e folhas ficam saturados de óleos essenciais e taninos. Durante a colheita, deve-se inspecionar cuidadosamente todos os arbustos e certificar-se de que não sejam muito jovens. Mudas imaturas têm odor fraco e são menos úteis.
Após a colheita, toda a colheita é pendurada ao sol e seca durante vários dias. As plantas secas são deixadas para armazenamento para que possam ser utilizadas no inverno.
Conclusão
Alguns jardineiros querem começar a cultivar hortelã em suas roças, mas não sabem como fazê-lo. Para entender isso, você deve se familiarizar com as características do cultivo e cuidado dos arbustos de hortelã.