A raça de vacas Aubrac (do francês Aubrac - mosteiro na França) foi criada para produzir leite, carne e também como força de trabalho na realização de trabalhos de campo e como força de tração. Hoje a raça tem valor de carne. Os animais são resistentes às mudanças de temperatura e clima, digerem bem diversos tipos de volumosos, são conhecidos pela longevidade e resistência e sua aparência única não permite que sejam confundidos com outra raça.
Características anatômicas e descrição das vacas Aubrac
Os animais da raça Aubrac, via de regra, apresentam coloração marrom clara, manchas claras nos membros e rosto. A cauda e o nariz costumam ser escuros.Este gado é muito pouco exigente e se dá bem em áreas de difícil acesso. Eles têm cabelos que lhes permitem suportar fortes mudanças de temperatura sem complicações. Uma grande quantidade de alimentos sólidos é permitida na dieta - os Abracs os digerem bem.
Características anatômicas - correspondentes à aparência. O corpo é altamente musculoso, mas compacto. O touro inseminador está com corcunda. A cabeça não é muito grande, caracterizada por um perfil côncavo. Corpo: o lombo e o dorso são relativamente largos, o dorso e a frente são bem desenvolvidos. Os membros são fortes e posicionados corretamente. A altura na cernelha é de 1,3 metros, o peso de um touro nascido chega a 50 quilos, uma vaca chega a 750 quilos, um touro chega a 1,1 toneladas. A idade de abate é de 16 a 20 meses. Alta capacidade reprodutiva e leitosa.
Vantagens e desvantagens da raça
Com todos os seus aspectos positivos, há também um ponto negativo - a agressividade, mas apenas se representar uma ameaça para o seu bezerro ou para você durante a gravidez.
Manutenção, cuidado e alimentação
Para a criação, é selecionado um sistema de alojamento de estábulo, estábulo-pasto ou estábulo-pasto. É ideal manter as condições de temperatura e umidade do ambiente: quando a temperatura aumenta mais de 25 graus, a produtividade cai significativamente. No verão, são necessárias caminhadas diárias, durante as quais é necessário ventilar as baias - o excesso de umidade e o dióxido de carbono irão embora.
As vacas leiteiras requerem cuidados na forma de limpar a pele de sujeira e parasitas, o que também aumenta o tônus geral do corpo e melhora o apetite. A limpeza deve ser feita longe da fonte de energia. São necessários raspador e escova e sabão, se necessário.
A alimentação dos abracs é organizada na forma de 2 a 3 refeições por dia. Devido à orientação cárnea do gado, vale a pena planejar uma alimentação balanceada e mais nutritiva: capim verde, silagem, verduras e frutas, cereais e leguminosas, raízes maduras, rações concentradas (farelo, rações compostas), adubações (sal e aditivos ). Na primavera, é possível uma deficiência grave de vitaminas; prevenção e eliminação - vitaminas em alimentos e injeções.
Recursos de reprodução
Para a reprodução, os touros com 8 meses são os mais adequados e as vacas com 1 ano de idade. O acasalamento muito tarde ou muito cedo pode levar a problemas como descendência fraca, parto doloroso e perda de leite.
É importante atentar para o ciclo fisiológico da vaca, que consiste em 4 etapas:
- Estro: O corpo da vaca mostra sua prontidão secretando muco.
- Excitação: atração de uma vaca por um touro, podendo resultar em recusa de comida e mugidos.
- Calor: os órgãos genitais da vaca incham e ficam vermelhos, o que dura até 2 dias, momento em que o acasalamento deve ser realizado imediatamente.
- Ovulação: começa após 10 horas.
A cópula não tem peculiaridades. Os métodos são semelhantes aos utilizados para outras raças e tipos de gado. Os representantes da raça Aubrac, via de regra, fazem tudo sozinhos e os touros não machucam as vacas.Para melhorar a raça, é ideal substituir os touros do rebanho uma vez a cada 2-3 meses.
Pratique também inseminação artificial de vacas, o que também ajuda a refrescar o sangue sem custos materiais críticos.
Do que eles estão doentes?
As doenças de Abrakes, como outras vacas, podem ser não infecciosas e infecciosas. Os não infecciosos levam à morte de apenas uma vaca. Causado por mau cuidado e manutenção inadequada. As doenças infecciosas podem destruir um rebanho inteiro. Certas doenças são transmitidas aos humanos. Esse - varíola bovina, brucelose, febre aftosa, raiva, leucemia, tuberculose e actominose. Para quaisquer sintomas incompreensíveis, é necessária uma consulta e exame por um veterinário.