A raça de vacas leiteiras e de corte Kostroma continua sendo uma das melhores raças de gado doméstico por quase 80 anos. Suas principais vantagens são a boa produção de leite, alto teor de gordura e proteína no leite, rápido ganho de peso em touros jovens cujos produtos são utilizados para produção de carne e couro de alta qualidade com o qual são feitos os calçados. A raça Kostroma é despretensiosa, mas há características em seu conteúdo que valem a pena considerar com mais detalhes.
- História da raça
- Características
- Aparência
- Produtividade
- Principais prós e contras
- Manutenção e cuidados
- Parque infantil de verão
- Arranjo das instalações
- Condições de detenção
- Limpeza regular de barracas e equipamentos
- Quais são as especificidades da alimentação?
- Há alguma dificuldade na criação?
- Doenças e prevenção
História da raça
Os trabalhos de seleção de raças bovinas começaram na década de 1920, quando foram criadas fazendas de criação em todo o país. Uma das principais foi a fazenda de criação Karavaevo, na região de Kostroma. No auge da Grande Guerra Patriótica de 1941-1945, o país enfrentou a necessidade de fornecer alimentos para o front. A liderança estatal atribuiu aos cientistas a tarefa de acelerar a criação de raças de gado que apresentam uma série de vantagens: elevada produtividade de carne e lacticínios, rápido ganho de peso em animais jovens, adaptabilidade ao frio e um elevado grau de sobrevivência da descendência.
Um grupo de cientistas da fazenda de criação de Karavaevo, que incluía S. I. Shteiman, V. A. Shaumyan, N. A. Gorsky, selecionou os melhores representantes do gado local, bem adaptado às condições climáticas da Rússia Central, e realizou trabalhos de cruzamento com Algauz, Suíço , raças Kostroma Miskan e Babaev.
Como resultado, em 1944, foi obtida uma linhagem com propriedades positivas estáveis no nível do gene. Eles a chamaram de Kostromskaya. Em 1945, a raça foi oficialmente registrada e recomendada para criação nas regiões de Kostroma, Yaroslavl, Ivanovo, bem como na Bielo-Rússia.
Características
A descrição da raça é feita com base nas características externas (exteriores) e nas qualidades produtivas. Vamos dar uma olhada neles.
Aparência
O gado da raça Kostroma distingue-se por uma constituição corporal forte. A direção da produção é laticínios e carnes. Os padrões externos da raça Kostroma são apresentados na tabela.
Indicador externo | Descrição |
1) Massa da vaca
Massa de touro |
média – 600 kg, máximo – 850 kg;
média – 1200 kg, máximo – 1500 kg. |
2) Cor da pelagem | Cinza, fulvo, cinza escuro, marrom acinzentado |
3) Formato corporal | Alongado |
4) Voltar | Amplo, forte |
5) Peito | Poderoso, bem desenvolvido |
6) Cabeça | Testa média e pequena, tufo de pêlo desgrenhado na testa |
7) Úbere | Lóbulos cilíndricos de tamanho grande, em forma de copo regular, mamilos a igual distância um do outro |
Pernas | Comprimento médio |
Os animais da raça Kostroma são resistentes a todas as doenças principais, quase não sofrem de leucemia e toleram bem as condições climáticas da Rússia central.
Produtividade
As vacas da raça Kostroma produzem, em média, até 5 mil litros de leite por ano. A produtividade máxima de leite alcançada foi de 16 mil litros de leite por ano. O teor de gordura do leite é de 3,8 a 4 por cento, o teor de proteína é de 3,3 a 4,0 por cento. A produtividade do leite dura até os 20-22 anos de idade. A produtividade da carne é o rendimento da carne no abate no nível de 60-70 por cento. Aos 6 meses de idade, o peso médio dos bezerros tem 170 quilos, com 1 ano e 6 meses - 500 quilos.
Principais prós e contras
A raça Kostroma tem significativamente mais vantagens do que desvantagens. A raça é adequada para fazendas de pequeno e médio porte.
Manutenção e cuidados
Ao manter a raça Kostroma, é impossível permitir que o gado fique lotado. Nas pequenas propriedades é aconselhável manter os animais sem coleira.
Parque infantil de verão
No verão, o gado é conduzido para pastagens naturais. Para a raça Kostroma é importante seguir o regime de alimentação e água. Um bebedouro está instalado aproximadamente no meio do pasto. A raça tolera a transição de um tipo de alimentação para outro sem desenvolver problemas digestivos. Porém, no outono é recomendado reduzir gradativamente o tempo de caminhada.
Nas grandes explorações, os animais dispõem de uma área exterior, no lado sul do edifício da exploração. A área da área de verão é calculada com base no padrão de criação de vacas - 8 metros quadrados por cabeça. Parte do local deve estar sob uma cobertura do calor do verão. Os bebedouros são feitos de material fácil de limpar. O local possui um declive em direção a uma tubulação para coleta e lançamento de águas residuais em um reservatório.
Arranjo das instalações
É aconselhável fazer edifícios agrícolas ou celeiros em tijolo ou com materiais novos, por exemplo, painéis sanduíche. Como a raça é resistente ao frio, o aquecimento das fazendas não pode ser utilizado, mas está previsto no projeto em caso de inverno gelado. De acordo com os padrões de alojamento, as vacas leiteiras requerem uma área de 1,72 a 2,3 metros quadrados.
Palha, serragem ou turfa são usadas como cama. A roupa de cama é trocada diariamente. A quantidade de palha para cama é de 5 kg por animal por dia.
Condições de detenção
A temperatura no celeiro no inverno não deve cair abaixo de 10 graus Celsius. A umidade relativa ideal do ar não é superior a 75%, caso contrário, são possíveis surtos de doenças virais. Além disso, ao criar vacas, é importante manter a taxa de circulação de ar na sala:
- na primavera, inverno e outono - 0,5 metros por segundo;
- no verão - 1,0 metros por segundo.
Em grandes fazendas, é importante monitorar a concentração de gases tóxicos no celeiro: dióxido de carbono - não mais que 0,2 por cento, amônia - não mais que 10 miligramas por metro cúbico de ar, vestígios de sulfeto de hidrogênio são aceitáveis.
Limpeza regular de barracas e equipamentos
Para evitar o desenvolvimento de infecções, o piso das baias é limpo diariamente com raspadores, o esterco pode ser lavado com um jato forte de água para uma vala especial - um recipiente para esterco. Nas pequenas propriedades, o lixo é limpo com pás e transportado em carrinhos de mão até um local especial para armazenamento de esterco. Prepare roupas de cama novas. Bebedouros e comedouros são lavados diariamente com sabão em pó.
Quais são as especificidades da alimentação?
No verão, os animais precisam de grama suculenta, eles conseguem pastando livremente. No inverno, a parte principal da alimentação é a ração grosseira: feno de leguminosas ou gramíneas de cereais e leguminosas. Legumes são adicionados à comida: batata cozida, beterraba forrageira, abóbora, cenoura.
Há alguma dificuldade na criação?
As novilhas não devem ser reproduzidas antes dos 15 meses de idade. As novilhas não devem ter seus primeiros bezerros antes dos 2 anos de idade, caso contrário, sua produção de leite não será alta. As novilhas nascem pesando 28-33 kg, touros - 25-30 kg.
Doenças e prevenção
Foram desenvolvidas vacinas contra doenças perigosas - febre aftosa, antraz, raiva, que podem ser transmitidas às pessoas. As vacinas são obrigatórias de acordo com o calendário geralmente aceito. Outras doenças possíveis na criação de vacas são diagnosticadas com base em testes. Cada vaca deve ter passaporte de vacinação e registro de doenças anteriores.
Na fazenda de criação Karavaevo, estão em andamento trabalhos com 14 linhagens de seleção - melhorias na raça Kostroma. Novas linhagens hereditárias de vacas Kostroma são promissoras para reprodução - alface KTSK 83, karo KTSK 101, homem forte KTSK 84. As próprias vacas Kostroma não perdem popularidade para serem mantidas em áreas rurais: segundo as avaliações, seu leite é o mais delicioso.