A criação de gansos Toulouse é um negócio lucrativo e é raro que um agricultor não queira diversificar os seus rendimentos vendendo carne saborosa e ovos grandes. Esse maior raça de gansos domésticos, criados a partir de ancestrais cinzentos, selvagens e grandes. As aves de Toulouse distinguem-se pela muito boa produção de ovos e rápido ganho de peso. Eles se aclimatam bem às condições do inverno russo.
História
Como o nome indica, a raça foi registrada pela primeira vez em Toulouse, uma pequena cidade no sul da França. A partir daí, os gansos férteis espalharam-se rapidamente por todo o país e depois por toda a Europa. Para criar Toulouse eles usaram gansos cinzentos selvagens, cujo cruzamento com aves começou no século XVIII. Em meados do século, os agricultores foram os primeiros a registar uma nova raça de enormes aves de corte.
Descrição e características dos gansos de Toulouse
Os gansos são grandes e carnudos. Aos dois meses podem atingir 4 kg e aves adultas - até 10 kg. O corpo é colocado horizontalmente, o pescoço é longo e maciço. A plumagem é cinza escura, um pouco mais clara no peito e no ventre. A barriga pode ser branca. Os pássaros jovens são de cor marrom escuro, tornando-se cinza com o tempo. Uma característica distintiva da raça é uma “bolsa” sob o bico e uma dobra dupla de gordura na barriga.
Há uma variedade de gansos Toulouse “sem bolsa” - eles são menores, mas são mais férteis.
Prós e contras da raça
A principal vantagem é o seu peso invulgarmente grande. Mesmo pintinhos de dois meses são bastante adequados para o abate. De uma ninhada você pode obter até 20 kg de carne pura de pato. A carcaça se distingue por grande quantidade de gordura subcutânea, o que confere valor nutricional à carne. A penugem é macia e adequada para uso como enchimento. No entanto, se você criar uma ave especificamente para a penugem, a produção de ovos e o ganho de peso serão prejudicados.
Mas os gansos de Toulouse também têm desvantagens. O principal é a inatividade. É difícil para os pássaros se movimentarem devido ao seu corpo maciço, por isso a carne acaba sendo bastante gordurosa. Os gansos têm uma função reduzida do instinto sexual e da fertilização, por isso são frequentemente muito relutantes em chocar os ovos. A raça é exigente em termos de alimentação e condições de vida.
Requisitos para manutenção e cuidados
O principal requisito para manter os gansos de Toulouse é a ausência de correntes de ar na sala. Devido à corrente de ar, os animais jovens podem adoecer facilmente e tratá-los nem sempre é economicamente rentável.A temperatura ideal no inverno é de 12 a 15 graus Celsius. A cama deve estar seca e limpa - serragem, turfa, areia. Antes de adicionar uma porção fresca, adicione uma pequena quantidade de limão apagado. O consumo médio de cal apagada por metro quadrado é de 1 kg.
O aviário é limpo pelo menos uma vez ao dia. Monitore a umidade do ambiente - um teor de umidade muito alto prejudica os patinhos e leva a doenças. Não se deve permitir que um grande número de cabeças se acumule numa área limitada. É melhor colocar a casa o mais próximo possível da água ou cavar um pequeno lago específico para gansos.
O que alimentar
Os gansos precisam ser alimentados imediatamente após o nascimento. Durante os primeiros cinco dias, forneça comida pelo menos 8 vezes ao dia. Gansos adultos podem ser alimentados 2 vezes ao dia. A alimentação principal é dada à noite. No verão, o rebanho é solto no pasto. Um ganso adulto pode comer até 1 kg de grama, mas como a ave se movimenta muito, a carne não fica tão gordurosa. A comida acabada não deve ser muito suculenta ou concentrada. Trigo, milho e uma pequena quantidade de bolo de girassol funcionam bem.
Deve haver sempre água limpa no bebedouro. A tigela para beber deve ter comprimento suficiente para que cada ganso possa beber o quanto quiser. O comprimento ideal é de 4 cm por ave. Os bebedouros são lavados pelo menos uma vez a cada dois dias e a água do bebedouro é trocada todos os dias.
Criação de aves
Os gansos começam a lançar suas primeiras garras no final de fevereiro e início de março. Para a produção precoce de ovos, recomenda-se irradiar o galinheiro com luz ultravioleta.As caixas-ninho devem estar limpas. Você não pode tocar nos ninhos ou movê-los de um lugar para outro, nem virar os ovos.
Se a reprodução ocorrer por incubação, os ovos com embriões vivos devem ser cuidadosamente selecionados. Para isso, recomenda-se a utilização de um ovoscópio - o embrião deve estar no centro do ovo. O tamanho ideal de um ovo é de 7 a 9 cm de comprimento e pesa até 200 G. Não há necessidade de lavar os ovos sujos antes de colocá-los na incubadora - a água atrapalha as trocas de ar do feto.
É permitido armazenar os ovos antes de serem colocados na incubadora por um período não superior a 8 dias. Neste caso, os ovos devem ficar de lado. A umidade ideal da incubadora é de 70-80% e a temperatura não é superior a 38 graus.
Doenças frequentes
Os gansos de Toulouse são sensíveis às patologias mais comuns dos gansos - enterite viral, salmonelose, colibacilose, pasteurelose. Todas essas são infecções bacterianas e virais que entram no aviário junto com novos gansos que não cumpriram a quarentena exigida, ração e água de baixa qualidade.
As aves doentes são imediatamente visíveis - são letárgicas, com plumagem desgrenhada, recusam comida e ração e muitas vezes ficam imóveis. A temperatura corporal aumenta e muco marrom ou amarelo é liberado do nariz e dos olhos.
Via de regra, as patologias surgem devido a violações das condições de alojamento e alimentação. Portanto, uma forma simples de prevenir a doença é observar atentamente todas as normas sanitárias e higiênicas e ajustar a alimentação de acordo com a época do ano. As aves recuperadas da doença não devem ser reproduzidas, porque o vírus circula no sangue durante o resto da vida e podem infectar os gansos, que morrerão rapidamente. Portanto, após um surto de infecção, quase todo o aviário terá que ser utilizado para carne.