A raça chinesa de gansos tem uma aparência original. Eles têm uma grande protuberância no bico, perto da testa. Os “chineses” têm um peso corporal relativamente pequeno. Os machos adultos pesam apenas 5,45 kg. Os “chineses” são criados por amantes de pássaros exóticos. A raça chinesa enraíza-se bem em qualquer aviário. É verdade que os “chineses” têm um caráter agressivo. É melhor mantê-los em um recinto separado.
História de origem
Os gansos chineses, como o nome sugere, são nativos da China. Os ancestrais dessas aves eram aves selvagens de nariz seco que viviam na distante Manchúria e na Sibéria.Os gansos chineses chegaram à Europa e à Rússia no século XVIII. Esta raça foi cruzada com espécies locais para melhorar a produtividade. Os “chineses” foram utilizados na criação das variedades Kuban, Kholmogory, Pereyaslav e Gorky.
Descrição da raça chinesa
Os "chineses" são brancos e marrons. Os pássaros têm formato de “cisne” - pescoço longo e lindamente curvado, cabeça achatada. A característica distintiva mais importante é que existe um crescimento em forma de uma grande protuberância na testa, na base do bico. Os “chineses” brancos têm plumagem branca como a neve, um rico bico laranja e patas vermelhas sujas. Os pássaros marrons têm penas marrons, brancas e cinza, e uma faixa escura é visível na parte de trás da cabeça e no pescoço. Os gansos malhados têm bicos pretos e pés laranja opacos.
Vícios
Os principais defeitos da raça chinesa de gansos, que levam ao abate de aves:
- pescoço curto ou grosso;
- pequena protuberância subdesenvolvida;
- dobra de couro fortemente flácida sob o bico.
Subespécies
Variedades de gansos chineses:
- Branco. Os "chineses" brancos têm plumagem branca como a neve e um bico laranja brilhante com uma grande protuberância. Os gansos têm boa imunidade e alta taxa de sobrevivência de animais jovens. A desvantagem da subespécie é o comportamento agressivo durante a época de acasalamento e durante a criação dos filhotes.
- Marrom. Os "chineses" marrons têm plumagem variada de marrom, branco e cinza. Há uma faixa escura na parte de trás da cabeça e pescoço. O bico e o cone são pretos.
Características
Principais características dos gansos chineses:
- os pássaros são criados para obter carne saborosa;
- os machos adultos pesam 5,35 kg, as fêmeas - 4,35 kg;
- comece a botar ovos aos 9 meses;
- botam 80 ovos por ano;
- peso médio do ovo - 141 gramas;
- aos dois meses de idade, os gansinhos pesam 2 kg;
- em comparação com outras raças de ganso, os “chineses” têm baixo peso;
- o instinto taciturno é pouco desenvolvido;
- os pássaros têm um caráter agressivo;
- a taxa de sobrevivência de animais jovens é superior a 80%.
Como manter e cuidar adequadamente dos pássaros
Para manter e criar gansos chineses, você precisa de um aviário, uma área para caminhadas e um corpo de água próximo. Os “chineses” têm um caráter agressivo. É melhor manter os gansos separados dos outros habitantes do aviário.
No verão, durante todo o dia, os pássaros podem pastar na campina, mordiscar a grama e nadar no lago. Os gansos devem passar a noite no aviário. Área recomendada - 1 m² metro por ave. Uma cama de palha é colocada no chão. Caixas baixas ou cestos são usados para ninhos. Eles também são forrados com palha. A área de caminhada deve ter grama verde, comedouro e bebedouro próximo. As aves devem ter acesso durante todo o ano a calcário e areia.
No inverno, durante o tempo frio, os gansos devem ser mantidos dentro de casa. Os pássaros não têm medo de geadas, mas é aconselhável não deixá-los sair em dias de frio intenso. O gelo pode causar queimaduras nas patas. No aviário, a temperatura do ar não deve ser inferior a +15 graus Celsius.
As aves devem ser mantidas limpas. Recomenda-se trocar a cama quando ela ficar suja. Os restos de comida devem ser retirados do comedouro para que nada azeda ou bolor. Os gansos chineses devem receber água limpa e ela é trocada diariamente.
O que alimentar a raça?
Os gansos pequenos recebem ovos esmagados, queijo cottage e iogurte. Os animais jovens são alimentados com ração inicial e vegetais picados.Os pássaros jovens recebem cortes de grama e plantas (trevo, banana, dente-de-leão).
Gansos adultos são alimentados com grãos triturados, farinha, bolo, farelo, batatas cozidas e purê úmido. A dieta das aves deve incluir cenouras picadas, beterraba forrageira (branca) e abóbora. No inverno, os gansos podem receber ramos de abeto. Uma ave adulta bebe pelo menos 2 litros de água por dia. Durante todo o ano, os “chineses” recebem sal, giz, ossos e farinha de peixe. No inverno, preparações farmacêuticas vitamínicas são adicionadas à água potável.
Os “chineses” são alimentados 2 a 3 vezes ao dia. De manhã recebem purê úmido, à tarde - vegetais picados ou aparas de grama, à noite - misturas de grãos. Os bebedouros devem ser colocados próximos aos comedouros onde os alimentos são despejados. Os gansos devem beber água enquanto comem.
Sutilezas de reprodução
Os gansos chineses podem ser cruzados entre si ou com grandes raças de gansos de carne (Kholmogory, Toulouse). A partir dos 9 a 10 meses de vida, os gansos põem ovos. É verdade que as fêmeas raramente põem ovos. Se isso acontecer, as aves recebem ninhos quentes em um canto tranquilo do aviário. Um comedouro com grãos e um bebedouro são colocados perto da galinha. Se a fêmea deixar o ninho por mais de 20 minutos, ela é devolvida à força. Os gansos eclodem dentro de um mês. Os filhotes são deixados com o ganso ou colocados em um recinto separado.
Gansos chineses podem ser chocados usando uma incubadora. Ovos frescos são selecionados para incubação. Durante um mês, a temperatura na incubadora é mantida entre 37,8 e 38 graus Celsius. Uma vez por semana os ovos são virados. Quando os filhotes nascem, eles são transferidos para uma sala onde a temperatura do ar é mantida em 30 graus Celsius.
Imediatamente após o nascimento, os gansinhos são alimentados com ovos cozidos esmagados, queijo cottage e iogurte.Com o tempo, a temperatura diminui. Cebola verde e ervas são introduzidas na dieta das aves. No 10º dia de vida, os gansinhos podem ser alimentados com ração inicial, vegetais picados e purê úmido.
Doenças e seu tratamento
A resistência a doenças em gansos chineses depende da dieta e das condições de vida. Se os “chineses” estiverem bem alimentados e mantidos limpos, não ficarão doentes. Aos primeiros sinais de doenças infecciosas (diarréia, inatividade, secreção nos olhos e nariz), um antibiótico para aves é adicionado à água para gansos (você pode comprá-lo em uma farmácia veterinária). Após o tratamento com agentes antibacterianos, os “chineses” recebem probióticos. Para fins de prevenção, recomenda-se vacinar os gansinhos nos primeiros dias de vida. Para tratar doenças helmínticas, as aves recebem medicamentos antiparasitários.