A melhor maneira de alimentar gansos em casa para um rápido crescimento da carne

A criação de aves é um trabalho que exige esforço e paciência. Alimentar as aves é a tarefa primordial do criador, sendo necessário levar em consideração todas as características da espécie e preparar a dieta corretamente. Você pode aprender com agricultores experientes sobre o que e como alimentar os gansos. Via de regra, a composição da dieta está associada à sazonalidade inerente à criação de aves.


O que alimentar os gansos em casa para um crescimento rápido

Ao planejar a criação de gansos, você deve considerar o plano alimentar. Existem vários tipos de ração para aves. Além disso, as aves precisam receber vitaminas e minerais. O principal item da dieta dos gansos são as verduras. Os cereais atuam como um item adicional na dieta.

Alimento seco

Os adultos são frequentemente alimentados com comida seca. Alimentos secos referem-se a tipos de legumes, grãos triturados e misturas de farinha. Os gansos comem ração seca durante todo o ano, este tipo é conveniente para dar nos comedouros, não requer preparo e é bem armazenado.

Tabela de dieta aproximada:

popa Valor diário em gramas
Milho 50
Ervilhas 30
Farelo de trigo 30

Purê úmido

Alimentos úmidos, ou purês, são formulações nas quais se misturam vegetais cozidos e grãos triturados. A mistura é despejada com água, caldo de legumes ou carne, além de soro de leite. Uma característica especial do mosto úmido é seu preparo antes da alimentação. Os gansos comem esse alimento prontamente; é especialmente necessário para aquelas aves que são mantidas longe de corpos d'água.

Misturas recheadas com soro de leite ou kefir não são fornecidas em climas quentes, pois a mistura azeda ao sol e torna-se imprópria para consumo. Uma opção econômica é preparar o purê com água.

Para preparar o mosto úmido para o gado, são utilizados equipamentos especiais para triturar e misturar grãos. Uma característica especial do preparo é a correta mistura dos componentes. A estrutura da composição resultante deve ser tal que o alimento se esfarele nas mãos ao ser misturado.

Tabela de dieta aproximada:

Tipo de alimentação Norma diária
Mistura de grãos e caldo 100
Mistura de ervilha com adição de soro de leite 80

Referência! Os gansos são transferidos para o purê úmido quando desejam engordá-los rapidamente.

alimentando gansos

Método combinado

O método envolve um tipo misto de alimentação. É usado ativamente durante o período de engorda.

Tabela de dieta aproximada:

Tipo de alimentação Quando dar
Alimento seco Pela manhã
Purê de legumes úmido caseiro À noite

A composição da dieta pode ser diferente, não existe uma receita única. Na alimentação mista, costuma-se dar ração mista e comida suculenta com ervas. Ao mesmo tempo, a quantidade de ração suculenta excede significativamente a quantidade de ração mista oferecida.

A alimentação mista é um tipo tradicional de composição da dieta. Distingue-se pela comodidade, praticidade e eficiência. A alimentação mista produz carne de boa qualidade e também garante a máxima produção de ovos.

Regras básicas de alimentação

Para um novo agricultor, você deve entender desde o primeiro dia qual é o seu objetivo. O tipo de alimentação dos gansos criados para a produção de carne difere significativamente da alimentação das fêmeas que põem ovos e fornecem penas à fazenda.

A peculiaridade e norma básica na alimentação dos gansos é a transferência de refeições hipercalóricas para a noite. Isso se deve ao fato de o apetite da ave começar a aparecer tarde da noite.

Para que os gansos ganhem peso rapidamente, eles são alimentados ativamente com purê à noite. A dieta deve conter alimentos com alto teor calórico que forneçam ao ganso as vitaminas e minerais necessários. Ao mesmo tempo, durante o período que vai do início da engorda ao abate, é necessário fazer 1 dia de jejum no meio da semana para que a ave não comece a engordar. Durante o ganho de peso, é importante garantir que a gordura esteja distribuída uniformemente pela carcaça.

Características dietéticas dependendo da estação

A criação de aves está diretamente relacionada à mudança das estações. No verão, os gansos passam muito tempo nas pastagens.Eles se alimentam de alimentos suculentos encontrados por conta própria. No inverno, os gansos recebem mais feno para substituir as verduras a que estão acostumados.

muitos gansos

Durante o verão

No verão, os gansos pastam nos piquetes. A maior parte da dieta consiste em insetos encontrados. Os gansos adoram caçar minhocas e lagartas. Na estação quente, o proprietário pode esquecer os cálculos e não se preocupar em preparar o purê, desde que os pássaros passem o dia inteiro caminhando. Após o pôr do sol, os gansos recebem ração seca, acrescenta-se água e deixa-se até de manhã. De manhã cedo, as aves são enviadas para passear, mas à noite são recolhidas e trancadas no galinheiro.

No inverno

No inverno, os gansos são alimentados com ração completa. Os principais componentes da dieta são misturas de grãos, raízes e farinha de capim. Todas as aves, sem exceção, precisam de vitaminas adicionais. Devido à falta de luz, a vitamina D é sistematicamente adicionada à dieta alimentar.

O período de alimentação de inverno dos gansos é considerado o período que vai de novembro a março. Regras básicas:

  1. As aves de novembro e dezembro são alimentadas de manhã e à noite. De manhã dão o purê preparado, à noite dão o grão embebido.
  2. Janeiro é o mês em que os gansos são alimentados com três refeições por dia. Eles são alimentados com grãos pela manhã e à noite, e o purê úmido é fornecido entre essas refeições.
  3. Antes do período de postura, o número de refeições aumenta para 4 vezes. De manhã e à noite, as aves são alimentadas com purê, outras rações envolvem a adição de ração seca ou grãos embebidos.

alimentando gansos

No inverno, recomenda-se diluir a dieta adicionando feno e capim seco. Antes da alimentação, o feno é picado, preparado com água fervente, resfriado e oferecido às aves.

Especialista:
Informação! Quando ocorre geada severa, farelo e aveia são adicionados ao purê.

O que você não deve dar aos gansos?

Os gansos são chamados de pássaros onívoros; eles são capazes de engolir qualquer objeto que caiba em seu bico se estiverem com muita fome. A tarefa do criador é controlar a alimentação dos gansos. Você não deve dar-lhes comida estragada, mofada ou azeda. Esses produtos podem causar sérios problemas estomacais em toda a população. A grama é adicionada à alimentação diária com cautela. Lavanda, quinoa ou lírio do vale contêm substâncias tóxicas que causam intoxicações em todo o rebanho.

É especialmente recomendado controlar cuidadosamente a adição de sal à dieta. Apesar de o sal de cozinha ser necessário ao pleno crescimento e desenvolvimento dos indivíduos, sua quantidade não deve ultrapassar os padrões estabelecidos.

Agricultores experientes prestam atenção especial à estrutura do mosto úmido preparado. As misturas são levadas a tal estado que se esfarelam quando mexidas, mas não formam grumos.

alimentando gansos

Sinais de alimentação inadequada de pássaros

Fruto de uma dieta formulada incorretamente, a falta de minerais e vitaminas pode resultar no desenvolvimento de diversas doenças. Para evitar o problema, preste atenção na aparência da ave. Se forem detectados sinais de subalimentação, o plano alimentar deve ser ajustado, outros alimentos adquiridos e os suplementos necessários feitos.

Como determinar se uma ave está sendo alimentada incorretamente:

  1. Se os animais jovens apresentarem dor de estômago no verão, isso pode ser um sinal de superabundância de ração verde. Para corrigir a situação, é necessário transferir os gansos para a alimentação com gema fervida e cereais. Além disso, você deve reduzir a quantidade de bebida que ingere.
  2. Tosse e dificuldades respiratórias aparecem nas aves quando a dieta está saturada com misturas de farinha seca.Para corrigir a situação, é necessário aumentar a alimentação úmida. Ao mesmo tempo, areia úmida é despejada nos alimentadores. Sua absorção ajudará a limpar o intestino da ave.

Certas dificuldades estão associadas ao início da caminhada. Às vezes, os gansos que começam a pastar perto de corpos d'água apresentam indigestão. O fenômeno é causado pela ingestão de lodo ou pela ingestão de pequenos peixes ou conchas. Gradualmente, a microflora intestinal volta ao normal e se adapta às novas condições. Se a indigestão for complicada por diarreia abundante, vômitos e falta de ar, é recomendável administrar antibióticos à ave.


Durante a vida livre, os animais jovens são capazes de ingerir ervas venenosas. Isso leva à indigestão e à deterioração do estado geral. Se isso acontecer, os criadores enxaguam à força o estômago dos animais jovens e os deixam sem caminhar por vários dias.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim