Descrição dos gansos Linda, criação e cuidados em casa

Uma raça de gansos chamada Linda pertence à categoria de uma das raças cruzadas mais populares. Apresenta alto desempenho em diversos parâmetros. A raça é adquirida para cultivo doméstico, bem como para criação em grandes fazendas com fins lucrativos. A peculiaridade dos gansos é a estabilidade da postura dos ovos, rápido ganho de peso e resistência a doenças.


Características e aparência

O berço da raça é a região de Nizhny Novgorod.O objetivo dos criadores era obter uma raça altamente lucrativa e resistente a inúmeras doenças aviárias. A cruz é criada com sucesso na Rússia e também na Europa.

Descrição externa dos gansos de Lindov:

  • corpo grande e musculoso, asas firmemente pressionadas contra o corpo;
  • a plumagem é branca com manchas bege-acinzentadas;
  • cabeça proporcional ao corpo com olhos escuros e bico laranja brilhante;
  • Patas bem espaçadas de tom laranja escuro.

O peso médio das aves criadas para abate é de 8 quilos. Quando chegam à velhice, os gansos chegam a pesar 12 quilos. Ao comprar indivíduos para reprodução, é importante distinguir os machos das fêmeas. O ganso parece menor em comparação com o macho adulto. O peso de um ganso geralmente não ultrapassa 7 quilos.

A vantagem da raça Linda é considerada a disposição gentil das aves. São calmos e pacíficos com seus parentes e também conseguem se dar bem com outras raças de gansos. Os lindovianos não são propensos a demonstrar agressividade, quase não são percebidos ao tentar arrancar penas, como acontece em indivíduos de raças aparentadas.

muitos gansos

Os machos não iniciam brigas e só podem entrar em conflitos quando o perigo ameaça as fêmeas e os filhotes. Ambos os sexos são amigáveis ​​com as pessoas e gentis com seus donos. As fêmeas incubam os ovos sozinhas. Alguns criadores observam que jogam ovos periodicamente, por isso é melhor usar incubadoras artificiais para reprodução. A taxa de sobrevivência dos pintinhos da raça Linda é alta, chegando a 90%.

Especialista:
Referência! O bater das asas dos indivíduos chega a 170 centímetros, quando o perigo se aproxima, os gansos batem as asas com tanta força que podem quebrar o braço de uma pessoa.

Produtividade e rentabilidade

Uma característica da raça Linda é a ausência de uma qualidade negativa que caracterize a produtividade, que se refere à diminuição das taxas de crescimento durante a muda. Em Linda, a taxa de ganho de peso corporal não diminui com o início da mudança de plumagem. Aos 8 meses, as aves atingem a maturidade sexual. A partir deste momento, os gansos estão prontos para o acasalamento e posterior reprodução. Em uma temporada, a fêmea entrega de 50 a 70 ovos. Quando são criadas condições confortáveis, a fêmea apresenta produção máxima de ovos.

Quando criadas para carne, as aves engordam até 5 quilos. As aves atingem esse peso quando vivem de 4 a 5 meses.

Vantagens e desvantagens da raça

A escolha da raça é determinada pela análise das vantagens e desvantagens.

prós Desvantagens
Rápido ganho de peso, caracterizado como precocidade. Com alimentação completa, com 1 ano de idade o ganso chega a pesar 8 quilos. Requisito de caminhada regular, presença obrigatória de lago
Aumento da produção de ovos de gansos Suscetibilidade dos gansos às deficiências de vitaminas
Resistência dos gansos a doenças, boa imunidade Possíveis infecções intestinais ao transferir gansos de um tipo de alimento para outro
Sabor de carne e ovos
A natureza calma dos gansos de ambos os sexos

Os criadores consideram a capacidade da ave de ganhar peso rapidamente uma vantagem da raça. Ao mesmo tempo, os gansos grandes não perdem a capacidade de se movimentar ativamente durante a caminhada, o que permite obter uma carcaça com níveis iguais de gordura e carne.

Regras para manter os gansos Linda

Para obter o lucro máximo, você deve seguir as regras de manutenção. A ave deve receber condições confortáveis ​​para pleno crescimento e desenvolvimento.

Habitação

Ao organizar a sua estadia, deve ter em conta que 1,5 cabeças requerem 1 metro quadrado de espaço.Os ninhos são criados em cantos escuros, sem possibilidade de passagem de ventos. Para 3-4 gansos, os ninhos comuns são feitos com laterais de madeira compensada. Lascas de madeira são espalhadas no fundo dos ninhos e os ninhos são isolados com materiais adicionais.

No interior é necessário manter 12-13 horas de luz solar. No verão, não é necessária iluminação artificial adicional. No inverno, lâmpadas adicionais são fornecidas para que a ave receba luz suficiente. Para um aviário pequeno, 1 janela é suficiente, mas à medida que a área aumenta, é necessária 1 janela adicional para garantir o máximo de luz natural.

Referência! É costume cortar uma janela ao lado da porta do aviário.

Alimentando

Criar aves Linda em casa envolve preparar uma dieta completa e sazonal. Os gansos precisam ser alimentados três vezes ao dia, com livre acesso ao bebedouro. As regras para organização da alimentação estão relacionadas à época:

  1. No verão, os gansos saem para passear e se alimentam sozinhos de alimentos vegetais. À noite são suplementados com leguminosas e cereais e recebem ração seca para estabilizar o equilíbrio e aumentar a digestibilidade dos alimentos.
  2. No inverno, os gansos são alimentados três vezes. Para a dieta, seleciona-se ração balanceada, à qual são adicionados batata, fermento cru, grama e feno.

gansos Linda

Para aumentar a resposta imunológica natural, complexos minerais e vitamínicos especiais contendo elementos necessários ao crescimento são adicionados aos alimentos na primavera e no outono.

Referência! O rápido ganho de peso é obtido usando ração seca para frangos de corte.

Lugar para sair

A raça requer caminhadas regulares. A opção ideal de pastoreio é o espaço onde anteriormente eram cultivadas culturas de cereais.Para aumentar a produtividade, recomenda-se a disposição de áreas de pastagem próximas a pequenas barragens ou reservatórios criados artificialmente. Para criação doméstica canetas especiais são construídas para gansos, cujos limites são cercados por cercas baixas. Nessas condições, basta que as aves instalem bebedouros e forneçam regularmente água limpa às aves.

Referência! Enquanto pastam, os gansos precisam de acesso a bebedouros, bem como da oportunidade de se esconder do sol na sombra.

Cuidado

Cuidar integralmente significa criar condições de conforto e proporcionar uma alimentação nutritiva. Para que o ganso ganhe peso rapidamente e a fêmea ponha ovos, é construído para eles um aviário confortável e sem vento, e na estação quente são passeados ao ar livre com a presença obrigatória de um lago próximo.

Os criadores aderem a certas regras ao sair:

  1. Uma ave é levada para abate se atingir de 5 a 6 kg de peso. As fêmeas valiosas para a oviposição são deixadas intocadas, mas a ingestão de ração é controlada, excluindo o fornecimento excessivo de alimentos com alto teor calórico.
  2. O processo de criação começa no final de fevereiro, podendo durar até o início de junho. Este período é caracterizado pelo fato da fêmea botar 1 ovo por dia. Os ovos são armazenados a uma temperatura de + 5 graus, virando manualmente diariamente.
  3. Os animais jovens são cuidados com especial cuidado. Nos primeiros dias de vida, os gansinhos ficam próximos da mãe, depois vão sendo gradualmente desmamados. Os pintinhos nos primeiros meses são tímidos, requerem atenção e cuidados especiais.

Referência! Durante o período em que os animais jovens mudam de um tipo de alimentação para outro, pode desenvolver-se o risco de infecções intestinais.

Sutilezas da criação

Antes de começar a criar gansos, você deve se familiarizar com as regras de criação.O conteúdo requer algum esforço e despesa. Depois que os gansos estão completamente secos, eles são retirados do ninho e o cordão umbilical é cauterizado com iodo. Os animais jovens são mantidos em um aviário separado a uma temperatura de +27 graus. Por 10 dias consecutivos, eles precisam de iluminação adicional 24 horas por dia. Gradualmente, a intensidade da iluminação diminui, aos 3 meses de vida a duração do dia é reduzida para 14 horas.

Até 1,5 mês de idade, os gansinhos não são levados para fora, depois passam a ter acesso a um recipiente aberto com água. Para uma caminhada completa no ar, são liberados gansinhos que completaram 50 dias de idade.

Referência! Ao criar animais jovens, devem ser evitados sons altos e assustadores.

Do que os gansos Linda ficam doentes?

A raça é resistente a infecções, mas diversas violações podem levar à propagação de doenças.

A raça Linda é suscetível às seguintes doenças:

  1. Salmonelose. Uma doença perigosa que se desenvolve em gansos com 1 mês de idade. Para evitar a infecção, os animais jovens não podem andar até atingirem os 50 dias de idade. A infecção é transmitida através de excrementos ou adultos infectados. Os sintomas alarmantes incluem perda de apetite, perda de coordenação dos movimentos e aparecimento de claudicação súbita. A falta de tratamento pode causar danos ao sistema nervoso e à morte da ave.
  2. Enterite viral. Causados ​​pelo contato direto com um portador do vírus, os fatores de risco incluem superlotação e violação das condições de vida. A enterite se manifesta por perda de apetite, falta de voz e aparecimento de diarreia incontrolável. O perigo da doença é que um indivíduo infectado pode infectar seus vizinhos em questão de minutos.
  3. Himenolepidose. A doença pertence à categoria das doenças parasitárias.O agente causador é um verme que penetra rapidamente na ave através de alimentos ou bebidas contaminadas. Os gansos perdem o apetite, perdem peso rapidamente e ficam letárgicos. Para se livrar do parasita, é realizada terapia antiparasitária especial.

A criação doméstica de gansos Linda envolve vacinações sistemáticas prescritas por veterinários. Isso evitará várias infecções e salvará a ave de doenças comuns.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim