A criação de gansos é o ramo mais lucrativo da avicultura. As aves crescem rapidamente, as carcaças têm um peso significativo. Antes de criar gansos em seu próprio quintal, você deve escolher uma raça adequada, pois disso depende a rentabilidade do negócio e o valor do investimento inicial necessário. Informações detalhadas sobre os gansos húngaros, suas vantagens e desvantagens e as características distintivas deste tipo de ave irão ajudá-lo a fazer sua escolha.
Referência histórica
A raça foi criada através dos esforços de criadores húngaros na 2ª metade do século XX.Foi oficialmente reconhecido e recebeu seu nome em 1969. Os gansos húngaros foram obtidos através do cruzamento de gansos da Pomerânia e Emdem com raças locais. Como resultado do trabalho, surgiram indivíduos universais com características gustativas de fígado e carne de alta qualidade, excelente penugem e produção média de ovos.
Em 1989, os gansos húngaros foram trazidos para a União Soviética. A raça consta do cadastro da Instituição Orçamentária Federal do Estado “Comissão Estadual de Varietação”. Eles se espalharam por todo o território da ex-URSS.
Características e descrição dos gansos húngaros
São lindos pássaros grandes, com corpo musculoso e plumagem branca. Às vezes são encontrados indivíduos cinzentos ou coloridos. A raça é adequada para criação agrícola e fazendas privadas. Características distintivas da raça:
- pertence ao tipo pesado de representantes do ganso, o ganso é um gigante que pesa até 7 a 8 quilos, o ganso - até 6 quilos;
- o corpo é poderoso, musculoso, proporcional, com costas largas;
- o bico e as patas são pintados de laranja brilhante;
- as aves têm pescoço longo e flexível e cabeça de tamanho médio; as fêmeas têm pescoço mais curto que os machos;
- proprietários de pernas e asas curtas e fortes.
Os gansos desta raça têm um caráter animado e lutador; uma grande aglomeração de pássaros pode causar escaramuças.
Uma dieta equilibrada e condições de vida confortáveis garantem o rápido crescimento do gado. O peso do fígado dos húngaros chega a 0,5 quilograma, e deles se obtém penugem 3 a 4 vezes por ano. A carne é saborosa e nutritiva, a gordura de ganso é usada em cosmetologia, culinária e medicina popular.
As principais vantagens e desvantagens da raça
Os gansos são fáceis de cuidar e são populares nas fazendas rurais devido aos seguintes fatores:
- as aves ganham peso rapidamente, as carcaças são grandes, com características de alto sabor da carne;
- penugem e penas de alta qualidade proporcionam ao proprietário uma renda adicional;
- Os gansos desta raça também são mantidos para produção de fígado.
É necessário proporcionar às aves caipira e acesso a um corpo d'água, o que torna sua manutenção mais barata e fácil. As desvantagens da raça incluem:
- o aparecimento de problemas com alta umidade no celeiro dos gansos;
- Os gansos põem um número médio de ovos.
As vantagens são muito mais do que as desvantagens; mesmo com um pequeno número de aves é possível abastecer a mesa da família com produtos de qualidade; com um número significativo de aves proporcionam um lucro estável.
Condições de detenção e cuidados
Os gansos são mantidos no aviário durante a estação fria; de abril a outubro passam o dia inteiro caminhando, voltando ao celeiro para pernoitar. Para deixar os pássaros confortáveis, o galinheiro oferece boa ventilação, protege-os das correntes de ar e fornece iluminação adicional.
Os gansos são aves de grande porte, para evitar brigas entre eles por aglomeração, cada indivíduo deve ter 1 metro quadrado de área do cômodo. A altura do aviário deve ser de no mínimo 2 metros, para economizar energia elétrica devem ser instaladas janelas. As paredes interiores são rebocadas e caiadas com cal apagada. Este tratamento os protege de mofo e bolor.
A sala é dividida em compartimentos por meio de uma grade. Isso é feito para isolar a população adulta dos jovens e criar condições confortáveis para os gansos chocarem seus filhotes. O piso pode ser de madeira ou terra e coberto com palha ou serragem.A roupa de cama do galinheiro deve estar seca, as aves toleram o frio, mas sofrem com a alta umidade do ambiente.
Além do celeiro, os gansos precisam de uma área espaçosa para passear. Para isso é selecionada uma área plana, cercada por uma cerca ou coberta com malha em todo o perímetro. A rede é enterrada no fundo para que os gansos não possam sair do cercado. No local são instalados bebedouros, comedouros, banhos de cinzas e uma cobertura para que os gansos possam se esconder da chuva.
Planejamento de dieta
Gansos adultos são capazes de digerir alimentos grosseiros. Eles aumentam sua massa usando resíduos da produção de grãos e recebem purê úmido de vegetais - abóbora, beterraba sacarina, batata.
Importante: os vegetais devem estar limpos, sem vestígios de podridão ou mofo.
Para aumentar o valor nutricional, as aves recebem um pouco de ração. Durante o período de postura dos ovos, farinha de ossos, giz e cascas trituradas são introduzidas na dieta dos gansos. As aves são alimentadas 3 vezes ao dia. De manhã, os gansos recebem 1/3 da quantidade diária de grãos e ração. No almoço, as aves recebem vegetais crus ou cozidos, feno e também 1/3 da ração e grãos. Alimentação noturna - o terço restante da ração, silagem, aveia.
No verão, as aves recebem ração e grãos 2 vezes ao dia, de manhã e à noite. Durante o dia, os gansos encontram grama verde de forma independente ou a levam para o pasto na proporção de 2 quilos de massa verde para cada ave adulta.
Regras de criação
Os gansos começam a botar ovos a partir dos 9 meses de idade.Ninhos individuais ou casas para 2-3 indivíduos são equipados para eles. Os gansos da raça húngara são excelentes mães. Os ovos eclodem por 28 a 30 dias. Para chocar gansos, você também pode usar uma incubadora ou comprar pintinhos já nascidos. Após seu aparecimento, são divididos em 2 grupos, os mais fracos são separados dos mais fortes.
Os bebês nascidos são mantidos sob uma lâmpada. Nos primeiros dias recebem um purê de ovos e aveia fervida e triturada. Após a primeira semana, o queijo cottage é incluído na dieta e pequenas vassouras de urtiga são penduradas no quarto para que os gansinhos possam alcançá-las. Eles precisam de água doce. Os bebês podem sair de casa a partir das 3 semanas de idade se a temperatura subir para +20 °C.
Doenças e seu tratamento
Gansos adultos recebem medicamentos anti-helmínticos e antiácaros. Para tratamento, use “Alben” de acordo com as instruções, ou outros medicamentos. A enterite viral e a salmonelose, que freqüentemente afetam os gansos, são perigosas. As doenças são tratadas com antibióticos prescritos por um veterinário.
A aspergilose é uma infecção fúngica, portanto, para o tratamento, utilizam-se medicamentos antimicotínicos ou fumigam o ambiente com monocloreto de iodo. O raquitismo ocorre quando há deficiência de vitaminas e microelementos no corpo da ave. No aviário colocam giz, cascas amassadas e dão farinha de ossos aos pássaros. O canibalismo ocorre quando há muita umidade e aglomeração de pássaros dentro de casa. Eles começam a enfeitar as penas, arrancando-as e deixando feridas no corpo.
A maioria dos problemas pode ser eliminada colocando as coisas em ordem no pescoço de ganso. Limpar e arejar, substituir a roupa de cama e eliminar a umidade - essas medidas simples são a prevenção de doenças. O bom cuidado das aves, a nutrição de qualidade e a responsabilidade tornam possível criar gansos sem nenhuma experiência.A maioria dos agricultores começou com uma dúzia de gansos e depois a atividade tornou-se cativante e começou a dar lucro.