Descrições de raças de gansos e quais são as melhores para criação doméstica

Existem muitas raças de gansos e todas estão divididas em diversas áreas. Os gansos não são criados apenas para carne e ovos, existem raças decorativas e de combate que têm uma finalidade específica. Vejamos exemplos de diferentes raças de gansos consideradas as melhores para criação doméstica, suas características, características externas e produtivas.


Gansos de carne

Para serem criadas para produção de carne, são selecionadas raças cujas principais características são maturidade precoce, rápido ganho de peso, grande porte e resistência a doenças.

As seguintes raças podem ser criadas em casa:

  1. Um ganso-de-testa-branca pesa 3,6-4 kg aos 3 meses, as aves têm forte imunidade e não necessitam de cuidados especiais. No entanto, os gansos de frente branca ainda não são muito comuns, por isso é difícil encontrar representantes de raça pura.
  2. A raça Kuban pesa 4 kg aos 2 meses e 5 kg ou mais aos 2,5 meses. Os gansos começam a botar ovos aos 8-9 meses e botam 8,5 dúzias de ovos por ano. Os representantes do tipo Kuban adaptam-se bem às difíceis condições climáticas e são resistentes a doenças.
  3. Gansos de Tula Eles pesam impressionantemente: ganso - 9 kg, ganso - 7-8 kg. São aves de maturação precoce, aos 55 dias de vida podem pesar de 5 a 6 kg e a engorda é feita com ração padrão. Resistente ao frio e às doenças. No entanto, põem poucos ovos - apenas 2,5 dúzias por temporada. A taxa de sobrevivência dos gansos é de 90%.
  4. Os gansos Demidov crescem rapidamente, aos 8-9 meses ganham peso de 7 a 8 kg, mas aos 2,5 meses podem pesar 4-5 kg, nesta idade podem ser abatidos.
  5. A raça Toulouse é considerada promissora para criação doméstica. A carne de gansos é saborosa: uma ave adulta pesa de 9 a 10 kg. Mas aos 2 meses de idade, os gansos ganham peso de 5,5 a 6 kg. Representantes desta espécie de ganso são utilizados como melhoradores.

Gansos de carne e frango alimentados com purê nutritivo ou ração mista e mantidos na área mínima permitida. Por causa disso, eles ganham peso rapidamente.

Tipos de direção do ovo

Não existem tantas espécies de gansos que põem ovos, principalmente a seleção é feita para carne. Os gansos não produzem ovos durante todo o ano, mas sim sazonalmente, o que é considerado normal. Mas algumas variedades ainda são cultivadas para produzir ovos de ganso, que não são inferiores em sabor e valor nutricional aos ovos de galinha.

Os gansos Kuban podem botar até 80 ovos, os chineses - 70 ovos. Gansos Lindovsky Eles começam a botar ovos aos 5-6 meses e botam 5 dúzias de ovos durante o período de postura. Gansos da raça cinza grande podem produzir 40 unidades. ovos de peso médio. As fêmeas da raça italiana põem de 4 a 5 dúzias de ovos, a postura começa aos 8 meses de idade.

As variedades de gansos que põem ovos são criadas nas mesmas condições que as que produzem carne. É claro que a produção de ovos de ganso não pode ser comparada à de frango, mas ainda assim os representantes mais brilhantes dessa tendência podem ser mantidos em casa para a produção de ovoprodutos.

muitos gansos

Pássaros decorativos

Existem também variedades decorativas de gansos que apresentam uma aparência incomum e atraente. A decoração é conseguida através da cor viva da plumagem ou da sua estrutura especial. Por exemplo, os gansos de pêlo encaracolado são de cor branca padrão, mas têm penas encaracoladas, razão pela qual a raça recebeu esse nome.

Os gansos decorativos têm um aspecto elegante, têm penas macias e um carácter calmo, por isso são criados para decorar o local. Mas nada impede que você receba deles carne e ovos. O tamanho das aves e a produção de ovos são médios.

Especialista:
Os gansos egípcios têm uma cor interessante - marrom em diferentes tons. Eles são criados para fins decorativos. Embora as aves adultas tenham peso igual aos representantes de raças de ovos de carne de tamanho médio.

Na criação de gansos decorativos, é importante cumprir as condições de detenção - o quarto, a roupa de cama e os passeios devem estar limpos para que as penas das aves também permaneçam limpas. Somente com penas limpas e bem cuidadas os pássaros decorativos ficarão atraentes.

Lutando contra gansos

Na Rússia, foram desenvolvidas raças cujos machos são usados ​​​​para lutar contra gansos. Os representantes das raças possuem corpo grande, asas fortes e bico de formato especial que lhes permite capturar as asas do oponente.Os gansos têm um caráter agressivo e combativo. Os gansos lutadores são resistentes, despretensiosos na manutenção, resistentes a doenças e podem caminhar ao ar livre mesmo na estação fria.

A mais famosa das raças lutadoras é a Tula. A constituição das aves é adequada para o combate, mas elas crescem lentamente, o desenvolvimento termina apenas aos 2 anos e seu peso chega a 5 a 6 kg. Os gansos Tula, com base no formato de seus bicos, são divididos em 3 tipos intrarraciais: rogal (com bico côncavo), nariz reto e nariz íngreme. As linhas puras são populares na raça, que produzem material de reprodução de elite e animais jovens.

Outras raças lutadoras incluem Arzamas e Gorkovka. Têm origem diferente dos Tula, mas em termos de características de combate são semelhantes. Essas aves também podem ser criadas para consumo de carne, e não mantidas apenas para o fim a que se destinam.

muitos gansos

As melhores raças para criação doméstica

Os avicultores que criam gansos consideram as melhores variedades aquelas cujos representantes têm corpo grande e crescem rapidamente. Eles podem ser criados como frangos de corte. Gansinhos das principais raças de corte podem pesar quase 4 kg após 2 meses, peso considerado suficiente para o abate. Mas se a população continuar a crescer, as aves tornar-se-ão maiores e mais gordas. Os adultos são maiores e mais massivos que os animais jovens. Mas na casa, apenas gansos e gansos reprodutores sobrevivem até a idade adulta.

As variedades de carne são caracterizadas por uma característica como baixa conversão alimentar, ou seja, gasta-se uma pequena quantidade de alimento por 1 kg de ganho.

No grupo das variedades de carne distinguem-se as raças leves e pesadas. Entre os leves destacam-se Romny, chineses, entre os pesados ​​- Toulouse e Kholmogory, Adler e Reno.Aqueles que desejam obter não apenas carne, mas também ovos de gansos devem prestar atenção às raças de ovos e carne. Para cultivo doméstico, podemos recomendar Kuban, cinza grande, Reno e Landish.

Mas existem outras raças que são adequadas para criação e criação em residências particulares. Na hora de escolher é preciso estar atento à resistência às doenças comuns e às condições climáticas da região. Afinal, depende muito de como as aves se sentem e do seu estado de saúde.

Os gansos não são difíceis de criar, alimentam-se de alimentos vegetais, principalmente erva. Isso reduz significativamente o custo de alimentação e torna os produtos lucrativos. Você só precisa gastar dinheiro na compra de grãos, rações, tubérculos e vegetais.

As raças de gansos diferem em características, desempenho e aparência. Você pode escolher qualquer um deles para criação caseira, cujas características são mais apreciadas pelo avicultor. Se você precisa de carne, então você precisa escolher entre as variedades de carne; se você também deseja obter ovos, você deve optar pela direção carne-ovo.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim