Para criar patos em casa com sucesso, é importante escolher a raça certa. Na maioria das vezes, os patos são criados para produzir carne saborosa, mas algumas fazendas se especializam em criar raças que produzem ovos ou peles. A produção de ovos dos patos difere da das galinhas poedeiras, por isso é recomendável selecionar os patos para os ovos com especial cuidado.
Tipos
Os tipos de patos para criação doméstica ou agrícola são divididos em 3 grupos principais:
Visualizar | Descrição |
Ovíparo | Eles mostram uma tendência aumentada de botar ovos e proporcionar a incubação da prole. |
Carne | Eles ganham peso e massa muscular rapidamente, chegando a pesar pelo menos 4,5 quilos antes do abate. |
Carne e ovo | Aves versáteis que apresentam alta produção de ovos com capacidade de construção de massa muscular. |
Um exemplo clássico de espécie destinada à produção de carne é o mudo americano. São patos almiscarados ou patos Indo, que se parecem com os patos de Pequim, a diferença entre eles está na descrição das cores das penas. A espécie é chamada de muda por sua característica distintiva - sibilar para seus parentes.
Um grupo especial consiste em raças decorativas que não são altamente produtivas. Eles precisam caminhar em corpos d'água, não são exigentes quanto à alimentação e às condições de vida e são resistentes à geada.
Raças de ovos de patos
Os patos poedeiros concentram-se em aumentar a taxa de postura. Estas são camadas com baixo teor de gordura que diferem de seus parentes na aparência. Aves pequenas começam a botar ovos relativamente tarde, após atingirem a idade de 6 meses. Ao longo de várias semanas, aumentam ativamente a taxa de postura e mantêm indicadores estáveis por muito tempo.
Para a criação doméstica, para obtenção de ovos, são adquiridos patos holandeses e espanhóis, além de uma raça chamada corredor indiano. A ninhada desses patos chega a 360 peças anualmente. Uma característica especial do corredor é a formação de um corpo cilíndrico alongado. Na maioria das vezes, os corredores se movem rapidamente pelo território, em pequenos grupos.
Os corredores têm um caráter calmo, não se envolvem em brigas e se dão bem com outros parentes. Os pássaros podem ser brancos, pretos ou cinza.
A coloração depende da linha parental. A data os corredores são considerados os patos que mais põem ovos. O corredor não pode ser confundido com outras espécies devido ao seu corpo alongado especial e tamanho pequeno. As corredoras exibem uma capacidade única de cuidar de seus descendentes por muito tempo.
Espécies de ovos comuns:
- Favorito. A raça criada artificialmente produz até 250 ovos anualmente. A carne é caracterizada como meio gordurosa e suculenta. As aves devem ser fornecidas ao ar livre. Eles podem viver sem corpos d'água e ser mantidos em gaiolas. Os favoritos têm boa imunidade.
- Branco de Moscou. As galinhas poedeiras produzem 130 ovos, mas os exemplares pesam 100 gramas cada, o que é superior às normas geralmente aceitas. Em 2 meses, os patinhos conseguem ganhar 2 quilos de peso. Esta capacidade é valorizada quando criados para abate, quando se estabelecem prazos curtos.
- Cinza ucraniano. Um lindo pato criado artificialmente, destinado à reprodução com a finalidade de produzir ovos. A desvantagem da espécie é a necessidade de caminhar sobre um lago.
- Agidel. Frangos de corte relacionados à carne, mas ao mesmo tempo capazes de produzir 250 ovos anualmente. Possuem boa imunidade, adaptam-se rapidamente às novas condições e apresentam alta resistência ao gelo.
Informação! A manutenção de raças ovíparas requer a criação de condições especiais. Essas aves precisam de uma boa caminhada, bem como da criação de um ninho confortável para a incubação.
Variedades combinadas
Em uma casa pequena, considera-se vantajoso manter patos que combinem várias qualidades. Esses indivíduos são chamados de ovos de carne. Eles produzem muitos ovos, mas também são capazes de construir massa muscular rapidamente. A carne desses patos é caracterizada por alto teor de gordura e alto sabor.
Tipos de carne e ovo:
- Cayuga. Os patos desta raça distinguem-se por características externas incomuns.Penas de tonalidade verde escura e preta após a depenagem deixam manchas escuras na carcaça, mas o sabor da carne não sofre com isso. Os Cayuga podem ser mantidos em espaços pequenos, ficam bem sem corpos d'água, têm tendência a longas incubações e cuidam dos filhotes. Uma característica especial do Cayuga é a produção de ovos pretos, por isso muitos proprietários os recusam.
- Ritmo. Uma espécie despretensiosa que não requer cuidados especiais e não necessita de reservatório. O peso de uma carcaça adulta chega a 3,5 quilos. Todos os anos a ave põe até 120 ovos.
- Saxões. São patos de peso médio, cuja carne é muito procurada pelo seu sabor delicado. A raça distingue-se por um temperamento calmo e tendência para ganhar peso rapidamente. Ao mesmo tempo, os patos apresentam altas taxas de produção de ovos, sendo capazes de produzir até 200 ovos anualmente.
- Cáqui-Campbell. Os patos põem até 300 ovos anualmente e ganham peso rapidamente. São pássaros muito calmos que se dão bem com qualquer outro pato. A desvantagem da espécie é a impossibilidade de eclodir descendentes, por isso é recomendável adquirir a raça apenas para obter uma saborosa carne dietética. Quando criadas, as aves precisam caminhar constantemente em áreas abertas e nadar em lagoas.
Referência! Ao adquirir raças combinadas, você deve estar atento aos requisitos. Para pleno crescimento e desenvolvimento, muitos pássaros precisam caminhar nos lagos.
Direção de carne
As aves de corte são consideradas as mais populares, são férteis, possuem um sistema imunológico desenvolvido, que protege os proprietários de preocupações desnecessárias. O filé obtido de carne de aves distingue-se pela suculência e riqueza de sabor.
Uma característica dos tipos de carne é a capacidade de ganhar peso rapidamente.A raça de crescimento mais rápido comprada para abate é a raça Bashkir. Grande, peito largo pato dá após o abate 70% de carne pura. A desvantagem do pato Bashkir é o requisito obrigatório de um lago para mantê-lo em casa.
Os tipos de carne incluem:
- Peito preto e branco. Uma raça criada no território da Ucrânia. Na idade adulta, o peso da carcaça chega a 4 quilos. Além disso, o peso da carne limpa após o processamento chega a 65% da massa total.
- Almíscar. As aves ganham peso rapidamente, uma característica especial é o aroma especial da carne. Uma ave adulta chega a pesar 6 quilos. Os filés de pato almiscarado são classificados como produtos dietéticos.
- Pequim. A carne deliciosa é comprada para restaurantes e a partir dela é preparado um prato tradicional chamado “pato à Pequim”. A criação se deve ao fato dos gatos Pekin serem muito barulhentos e necessitarem de muita comida. O rendimento da carne após o abate chega a 80%.
- Vale das Cerejeiras. Uma nova raça com alta produtividade, que é um cruzamento com o pato laqueado. O pato foi criado especificamente para produzir carne tenra e dietética.
- Mulards. Aves brancas com manchas pretas que pesam cerca de 7 quilos quando adultas. São híbridos criados com base no gene de Pequim. Mulards são chamados de “pássaros da mesma estação”. Eles são amplamente criados para abate. Mulards ganham peso mesmo quando a base de sua alimentação é a grama. Com uma boa taxa de produção de ovos, essas aves são classificadas como animais de corte devido à sua capacidade de ganhar peso ativamente e produzir carne saborosa na dieta.
Referência! A carne de alguns patos tem gosto de caça, que é ativamente utilizada no ramo de restaurantes.
Pássaros decorativos
Os patos puro-sangue distinguem-se pela sua aparência atraente, decoram reservatórios criados artificialmente e são frequentemente criados no território de complexos hoteleiros destinados a férias no campo. Uma característica especial é a despretensão no cuidado, bem como a incapacidade de botar ovos de forma consistente ou ganhar peso.
Tipos decorativos | Descrição |
Com crista | Aves que andam eretas e com músculos bem desenvolvidos precisam de corpos d'água e passam muito tempo na água. |
Patos mandarim | Pequenos pássaros chineses. Ao contrário dos patos russos, alimentam-se de sapos e pequenos peixes. |
Carolina | Aves atraentes e brilhantes, caracterizadas por uma cauda de formato incomum. Um lago é necessário para a reprodução. |
Ogar | Aves com plumagem marrom-avermelhada e bico preto. A raça adapta-se rapidamente às condições de detenção e não apresenta maiores exigências. |
Referência! Os corydalis russos têm uma peculiaridade. Quanto maior o tamanho do tufo na cabeça, menos produtivo é o pato. Essa qualidade é levada em consideração na compra de corydalis para reprodução ornamental.
Que cores existem?
A plumagem das raças destinadas à criação doméstica costuma ser uniformemente colorida e mantida em tons calmos e neutros. Muitas vezes você pode ver transições suaves no corpo. O esquema de cores é dominado por branco, cinza, amarelo e marrom escuro. A raça russa de patos com plumagem branca como a neve é chamada de pato de nariz branco.
Os Indo-ducks são raças de patos selvagens clássicos, conforme apresentados nas páginas de livros de referência ou livros didáticos. O corpo é pintado de cinza escuro, a cauda é afinada com penas escuras, quase pretas. Uma faixa iridescente verde brilhante percorre a circunferência do pescoço.
Critérios de escolha
Para selecionar uma raça de ave, é necessário analisar os parâmetros de entrada. A finalidade dos patos dita os requisitos básicos:
- manutenção para fins de obtenção de carne e ovos;
- obtenção de penugem de pássaros;
- criação doméstica de raças decorativas.
Para obter carne e ovos, são escolhidas raças de uso universal. Mas se se espera um aumento da velocidade de postura dos patos, então é melhor escolher uma espécie chamada corredor indiano. As galinhas poedeiras desta raça podem surpreender os proprietários com a rapidez no fornecimento de ovos.
Para criar aves para abate, é recomendável observar atentamente as aves que ganham peso rapidamente. A carne dessas aves é caracterizada por alto teor de gordura.
O cultivo decorativo requer a presença de um lago e dá liberdade de movimento às aves. Indivíduos de raças decorativas não são sobrecarregados com a incubação, não precisam de alimentação adicional e obtêm alimentos durante a estação quente.
Antes de comprar, todas as aves devem ser inspecionadas com base no checklist:
- não há danos, rachaduras ou furos no bico;
- a cauda é franjada com penas densas e intactas;
- as patas não apresentam danos visíveis;
- O pássaro fica bem em pé e se move rapidamente.
Para a criação do zero, os patinhos são adquiridos com várias semanas de idade. As espécies ornamentais são adquiridas na fase em que a ave já emplumou.