A criação de gansos é uma atividade lucrativa: a ave é inteligente, resiste a quaisquer caprichos do clima e é despretensiosa na alimentação. Os custos de manutenção são baixos e o rendimento dos produtos de ganso é impressionante - penas, penugem, carne saborosa, gordura saudável, fígado, muito procurado na preparação de patês gourmet. Vejamos as regras para a criação de gansos - condições de alojamento, escolha da raça, métodos de criação.
Seleção de raça
Cada raça de gansos tem prós e contras; os avicultores iniciantes precisam levá-los em consideração ao escolher os animais jovens. As seguintes raças de gansos são criadas com sucesso na Rússia.
Kholmogorskaia
A raça é criada para carne, o ganso cresce até 10-12 quilos e aos 2 meses pesa 4 quilos.
A raça é um ganso longevo, vivendo de 12 a 17 anos. Os gansos pesam até 8 quilos e costumam esmagar os ovos.
Cinza grande
Raça de gansos para carne, chega a 4 quilos já com 9 semanas. O peso de um adulto é de 7 a 8 kg. São despretensiosos, têm boa imunidade e podem ser cultivados sem lago.
Alguns avicultores notam a baixa taxa de sobrevivência dos animais jovens desta raça.
Lindovskaia
A raça foi criada na região de Nizhny Novgorod. Você pode criar um pássaro grande (3,5-4 kg) em 2-3 meses, aos 5 meses o peso é de 7 kg.
Raça Lindovsky de gansos produz mais de 50 ovos por ano, postos principalmente de fevereiro a julho.
Toulouse
Gansos enormes com peso corporal masculino de 9 a 11 kg.A raça francesa foi criada para obter uma carne saborosa e um fígado de tamanho impressionante para fazer foie gras.
A raça Toulouse produz ovos com casca densa e pesando 180-200 gramas - 18-40 ovos anualmente.
Requisitos básicos para manter gansos em casa
Para os avicultores iniciantes que estão começando a criação do zero, é importante se familiarizarem com as regras básicas de criação e alimentação. Os gansos têm plumagem densa, o que ajuda a resistir às mudanças de temperatura (até -25 °), o gado pode ser mantido ao ar livre quase todo o ano. Vamos dar uma olhada mais de perto nos requisitos de conteúdo:
- Os gansos conseguem pastar a maior parte do dia. Na aldeia e na dacha são guardados para passear. A opção ideal é pastar próximo a um reservatório. Os gansos são bem orientados e encontram o caminho por conta própria.
- Os aviários são construídos com materiais naturais - madeira, tijolo. Ventilação, proteção contra correntes de ar e iluminação devem ser fornecidas. Se o conteúdo for sazonal, um dossel é suficiente.
- Perto do aviário é feito um piquete para caminhadas, mesmo que os gansos passem a maior parte do dia perto do lago.
- Os padrões de área são de 1 metro quadrado por adulto dentro de casa e 2 metros na área de caminhada.
- Durante a manutenção de inverno, a temperatura no aviário não pode cair abaixo de 5 °. A cama de turfa ajuda a evitar que as patas congelem.
- O chão do aviário é coberto com material de cama - palha, feno, serragem, turfa. A cama é substituída a cada 7 a 10 dias.
- A umidade recomendada é de 60-70%.Com taxas altas, os gansos costumam pegar resfriados e ficar doentes.
- Os ninhos são colocados na parte mais afastada do aviário ou galpão. São feitos de caixas, compensados, cestos e amaciados com roupas de cama. Um ninho é suficiente para 2-3 gansos.
A fazenda precisa ter bebedouros e comedouros. Você pode regar os gansos com qualquer utensílio de metal pesado, que é colocado em paletes para evitar que se espalhem pelo chão ou chão. Na hora de escolher os comedouros, leve em consideração o tipo de alimentação e o fato de todos os gansos comerem ao mesmo tempo.
Regras para cuidar de pássaros
A maioria dos avicultores cria gansos sazonalmente - eles compram gansos, criam-nos nas condições exigidas e abatem-nos. Não é aconselhável manter uma ave por mais de 6 meses. A carne fica mais grossa e perde o sabor e as qualidades nutricionais. Vejamos como cuidar de aves jovens e adultas:
- Os gansinhos são comprados com pelo menos 5 dias de idade. Gansinhos de 2 a 3 semanas de idade podem ser criados imediatamente em um campo perto do aviário em uma área cercada; eles são mais caros, mas a taxa de sobrevivência é maior.
- É importante observar o regime de temperatura - nos primeiros dias os gansinhos precisam de 26-28 °. A iluminação é regulada, as lâmpadas são usadas para estender o horário de verão para 16-18 horas.
- Dependendo da raça, são escolhidos padrões de plantio. Raças grandes - 4-6 gansos por metro quadrado, raças pequenas - 6-8 indivíduos.
- A superlotação é perigosa para os animais jovens - os gansos esmagam-se uns aos outros, não têm ar suficiente. Gansos enfraquecidos não recebem comida.
- Para aquecimento, use uma almofada térmica, garrafas de água morna e lâmpadas infravermelhas.
- Procuram não incomodar muito os filhotes, trocam a roupa de cama com cuidado, desde a borda.
- Os gansos podem treinar animais jovens para andar, e os gansinhos os seguem de boa vontade. Se não houver ave adulta, em 2-3 semanas os pequenos gansos são cuidadosamente direcionados para uma área cercada.
- Para animais jovens, são utilizados comedouros baixos (altura - 2-3 centímetros). Para gansos mais velhos, são feitos cochos longos, cada um com 15 centímetros de comprimento.
- Gansinhos fracos são alimentados separadamente, garantindo que recebam comida e um local confortável.
Se você planeja criar gansos sem lago ou ao ar livre, precisa estar preparado para consumir mais ração, usar vitaminas e pré-misturas para apoiar a imunidade.
O que alimentar?
Quando mantidos em pastagens, os gansos comem grama, algas e outras pastagens. Em granjas sem criação ao ar livre, as aves podem ser criadas com diferentes rações alimentares:
- seco – utilizado em granjas avícolas, composto por ração mista e misturas secas;
- combinado - combine ração, verduras, purê, lixo doméstico.
No verão, os gansos são alimentados duas vezes, durante o dia a própria ave se alimenta. Ao preparar a dieta, combine ração volumosa e suculenta. O feno melhora o peristaltismo e é incluído diariamente na dieta de inverno.
Os seguintes tipos de ração são usados para alimentação doméstica:
- grãos – cevada, milho, trigo, aveia, inclusive germinados;
- ervas, folhagens de árvores e arbustos, bagas (sorveira, rosa mosqueta);
- farelo, bolo;
- osso, farinha de peixe;
- vegetais picados e raízes - abóbora, abobrinha, cenoura.
Para aumentar a gordura antes do abate e durante o acasalamento, as normas dos gansos são aumentadas e misturas de proteínas e vitaminas são introduzidas na dieta. Nos primeiros dias de vida, os gansos são alimentados com ovos, queijo cottage e cereais de 5 a 6 vezes ao dia. A partir dos 10 dias dão misturas de farinha e ervas (alfafa, trevo).Certifique-se de introduzir alimentos contendo proteínas (farinha de ossos, farinha de carne), bem como fermento, giz e sal. Em aves adultas e gansinhos, a água dos bebedouros é constantemente monitorada. Na estação fria, a água é aquecida. Os gansos bebem muito, principalmente no calor.
Nota: o sabor da carne de ganso depende da composição e qualidade da ração.
Métodos de criação
Durante a época de reprodução, o número de ovos aumenta, os gansos tornam-se agressivos e muitas vezes brigam. Ao criar 3 gansos, eles geralmente mantêm um macho. Na maioria das raças de gansos, as fêmeas desenvolveram sentimentos maternais e são capazes de criar as próprias garras. Os gansinhos eclodem no 28º dia.
Incubadora
A incubação é usada se for impossível colocar o ganso nos ovos. Durante a incubação, é possível obter descendentes de apenas 70% dos ovos. Regras para criação de gansos em uma incubadora:
- com o início da época de reprodução ativa, os ovos são selecionados - em até 10 dias, os melhores (grandes, regulares, sem defeitos);
- os ovos são tratados com uma solução fraca de permanganato de potássio;
- prepare a incubadora - ajuste a temperatura para 40° por 4 horas;
- Os ovos postos são mantidos à temperatura de 38° por 5 horas e depois ajustados para 37,5°;
- vire a alvenaria 6 a 8 vezes ao dia;
- Uma vez a cada 2 semanas, ventile a incubadora por 10 minutos.
Uma incubadora geralmente é usada na criação de raças de frangos de corte.
Criação de pintinhos por uma galinha
As fêmeas começam a botar ovos aos 8 a 10 meses. Os gansos poedeiros são geralmente mantidos por 4-6 anos, os machos por raça por 8 anos. Como o tamanho dos ovos é significativo, a ninhada consiste em 13 a 14 peças. Para criar gansinhos naturalmente (por incubação), siga as seguintes regras:
- o ninho está localizado em um local isolado da casa (no canto mais distante);
- outras aves não podem entrar no ninho, para que fêmeas estranhas não ponham seus ovos na ninhada durante a incubação;
- o quarto e o ninho são mantidos aquecidos (14-16 °), protegidos da umidade, correntes de ar e não incomodam o ganso;
- os ovos danificados são removidos do ninho;
- o ganso recebe comida selecionada e a água é trocada regularmente;
- certifique-se de que a ave não abandone a ninhada por mais de 20 minutos.
Os gansinhos emergentes são recolhidos em uma caixa forrada com um pano quente e aquecida com uma lamparina. Quando todos eclodem, os gansinhos são devolvidos à mãe para serem criados.
Possíveis doenças e prevenção delas
As doenças mais comuns em diferentes raças de gansos incluem:
- infecções – pasteurelose, febre paratifóide, colibacilose;
- invasivo – coccidiose;
- helmintíases – infecção por parasitas;
- hipovitaminose.
Na estação fria e com excesso de umidade, os gansos podem pegar resfriados e sofrer infecções virais e bacterianas com sinusite. A prevenção inclui:
- realizar vacinações contra infecções comuns;
- manter a limpeza do aviário, áreas de passeio e equipamentos;
- desinfecção das instalações a cada 6 meses;
- uma dieta equilibrada para prevenir a hipovitaminose;
- substituição da cama a cada 7 a 10 dias;
- monitorar o estado dos reservatórios;
- desparasitação.
Os gansos doentes são isolados e medidas de quarentena são implementadas. A criação de gansos proporciona uma renda confiável e fornece à família uma carne deliciosa. Outros produtos provenientes de fazendas de gansos - penugem, penas, gordura - também são procurados no mercado. Gansos de todas as raças têm boa imunidade, são capazes de encontrar alimento, permanecer em rebanho, retornar com segurança das caminhadas e não requerem muitos cuidados ou despesas para mantê-los.