As lentilhas durante a amamentação são consideradas uma fonte rica em proteínas, necessárias ao desenvolvimento normal do bebê. Devido à grande quantidade de substâncias úteis, as leguminosas permitem que uma jovem mãe restaure rapidamente as forças e a energia após o parto.
A utilidade das leguminosas se deve à presença das seguintes propriedades benéficas:
- fortalecimento do sistema imunológico;
- restauração de forças, prevenção de apatia;
- prevenção do câncer de mama;
- remoção de toxinas e resíduos;
- redução dos níveis de colesterol e açúcar no sangue;
- prevenir o desenvolvimento de patologias do sistema cardíaco.
Incluir lentilhas na dieta permite saturar e enriquecer o corpo com nutrientes. Devido ao baixo teor calórico das leguminosas, não ocorre ganho de peso com o consumo desse produto. Os nutricionistas classificam a lentilha como um produto dietético e aconselham as pessoas que controlam o peso corporal a incluí-la no cardápio.
Durante a lactação, o corpo da mulher muitas vezes apresenta deficiência de vitaminas, e o consumo de lentilhas, devido ao seu alto teor de ácido fólico, ajuda a melhorar o estado das unhas e dos cabelos. O risco de desenvolver reação alérgica ao produto é minimizado, o que é importante durante a amamentação.
Quais contra-indicações existem?
A possibilidade de comer lentilhas durante a amamentação depende de quanto tempo se passou após o parto e se há contra-indicações individuais. Especialistas afirmam que só é possível incluir leguminosas na dieta 3 meses após o nascimento do bebê. Como qualquer novo produto, a lentilha deve ser consumida com cautela, monitorando a reação do bebê à inovação.
As contra-indicações de uso são:
- a tendência do bebê à flatulência, a presença de disbacteriose;
- doenças do aparelho digestivo e problemas digestivos;
- a predisposição da mulher à formação de cálculos na vesícula biliar ou nos rins;
- doenças articulares crônicas.
Certos padrões foram estabelecidos para uma mãe que amamenta, seguindo os quais você pode obter o máximo benefício e não prejudicar o bebê. A violação das regras de uso acarreta o aparecimento de aumento da formação de gases e flatulência não só na mulher, mas também na criança. O abuso e a violação das recomendações para o uso de lentilhas podem causar problemas digestivos e fecais em bebês.
Como introduzir corretamente o produto na dieta?
O período de dieta láctea para a mãe impõe uma série de restrições e exige a introdução consistente de novos produtos na alimentação diária. A primeira técnica é preparar um prato à base de caldo de lentilha. Nesse caso, os grãos não são consumidos, mas apenas algumas colheres de decocção. Após o uso do líquido, a reação do bebê é observada em 2 dias.
Na ausência de problemas digestivos e reações alérgicas na forma de erupções cutâneas e coceira na pele, os legumes podem ser incluídos no cardápio.
Qualquer especialista responderá se uma nutriz pode comer lentilhas e que é preciso moderação em tudo. Pela primeira vez, você não pode consumir mais do que 10 pedaços de lentilhas por dia. Se surgirem sinais de reação negativa do bebê a um novo produto, os grãos são excluídos da dieta por 4 semanas, após o que a tentativa é repetida novamente. Se não surgirem problemas dentro de uma semana, o número de grãos pode ser aumentado para 25. As lentilhas devem ser consumidas após tratamento térmico adequado. Antes de usar, é imprescindível selecionar grãos de alta qualidade e lavá-los.
Os fabricantes apresentam hoje 4 variedades de lentilhas:
- beluga ou preta - considerada espécie rara, tem pele macia e sabor rico, recomendada para saladas, ensopados, sopas e tem boa compatibilidade com cereais;
- Egípcio ou tinto - cozinha em 10 minutos, a ausência de casca permite que os grãos fervam rapidamente, é adequado para fazer purês, mingaus e pode ser combinado com vários tipos de carnes e peixes;
- marrom - o tipo mais comum, requer imersão antes do cozimento por 12 horas, a mistura de lentilhas é fervida por 40 minutos;
- verde - é um tipo de lentilha marrom verde, ferve por 30 minutos e mantém bem a forma, adequada para fazer caçarolas, pratos principais e acompanha bem legumes.
Independentemente da variedade escolhida, na hora de comprar é preciso estar atento à qualidade dos grãos. As lentilhas devem estar inteiras, secas, ter superfície lisa e sem odores estranhos. É necessário armazenar o produto em recipiente hermético e evitar que a umidade entre nos grãos, pois eles ficam rapidamente encharcados e perdem suas qualidades benéficas.
O que cozinhar com lentilhas?
Existem muitas receitas de pratos com lentilhas durante a amamentação. Todos os tipos de lentilhas combinam bem com carne, por isso este produto é frequentemente adicionado como ingrediente no preparo do pilaf. A variedade vermelha é recomendada para purês e sopas líquidas. A variedade marrom confere às sopas um sabor único de nozes. As variedades verdes e pretas não amolecem quando cozidas, por isso são mais frequentemente utilizadas como acompanhamento.
Salada leve e arejada
A receita de salada apresentada contém frutas secas, cuja inclusão é necessária durante a amamentação. Esses produtos são seguros para bebês e contêm uma grande quantidade de microelementos e vitaminas úteis. Receita do prato:
- grãos de lentilha - 100 gramas;
- maçã descascada - 1 unid.;
- damascos secos - 4 unid.;
- queijo feta light - 100 gramas;
- passas - 50 gramas.
A salada é salgada e temperada com óleo vegetal. Se desejar, pode-se adicionar um pouco de endro, que dará ao prato um sabor e aroma especiais.
Sopa de frango e lentilha
Durante a amamentação, o caldo da sopa é preparado de maneira especial. Após 3 minutos do início da fervura da panela com o frango, o líquido é drenado e nova água é adicionada. Para preparar um prato de vegetais você precisará de:
- filé de frango - 300 gramas;
- abobrinha fresca - 250 gramas;
- lentilhas vermelhas - 150 gramas;
- aipo - 1 peça;
- cenoura - 1 peça;
- batatas - 3 unid.
Depois que o filé de frango estiver cozido, batatas em cubos, cenouras e vegetais são adicionados sucessivamente ao caldo e cozidos por 10 minutos. Por último, acrescente os grãos e a abobrinha e mantenha a panela no fogo por mais 15 minutos. A sopa é salgada a gosto. Para dar sabor, verduras em forma de salsa e endro são adicionadas ao prato acabado.
Regras para preparar frutas de lentilha
Depois de separar e remover os grãos defeituosos, é necessário enxaguá-los em água corrente. Para a imersão, utiliza-se água na proporção de 2,5 copos para cada copo de produto. Os grãos são adicionados à água fervente e o tempo de fervura é determinado dependendo do tipo de leguminosa.
O sal é adicionado ao recipiente apenas nas últimas etapas, 15 minutos antes de desligar o fogo. É necessário monitorar periodicamente o nível da água, que não deve cair abaixo dos grãos. Se adicionar sal no início do cozimento, o tempo de cozimento do produto aumenta quase 2 vezes. As especiarias são adicionadas ao prato ao mesmo tempo que o sal. Combina bem com leguminosas:
- pimentão vermelho;
- Curry;
- Alcaravia;
- alho;
- coentro.
Você pode verificar a prontidão do cozimento com um garfo, que deve entrar facilmente nos grãos. Se forem utilizadas lentilhas armazenadas por muito tempo para cozinhar, o tempo de cozimento aumentará em relação ao normal. Não se deve permitir que grãos novos e velhos se misturem, caso contrário eles cozinharão de maneira irregular e o sabor do prato ficará estragado.