Até recentemente, nosso país era um dos líderes na produção de lentilhas. Posteriormente, as ervilhas e os feijões substituíram as principais culturas. Hoje, este produto original está de volta não só à cozinha, mas também ao campo.
Os especialistas agrários tiveram que restaurar quase do zero o conhecimento sobre como as lentilhas crescem e como cultivá-las adequadamente. A tecnologia agrícola da cultura não é particularmente complexa. Qualquer residente de verão novato pode obter uma boa colheita de lentilhas em seu terreno pessoal.
Lentilhas: descrição, características, melhores variedades e variedades
As lentilhas pertencem à família das leguminosas e fazem parte do grupo das leguminosas. Apenas uma espécie é cultivada - Lentilhas para comida. É uma planta herbácea anual com 30-75 cm de altura e as lentilhas formam pequenos arbustos.
Os caules da cultura são eretos, facetados, ramificados e cobertos de vilosidades. O sistema radicular é fraco, fino e pouco ramificado. As folhas são alternadas, pinadas, com pecíolos curtos e gavinhas ramificadas. As folhas são ovais, em pecíolos curtos, com ponta na extremidade, até 2 cm de comprimento.As flores são pequenas, agrupadas em racemos, brancas, rosadas ou roxas, ovário com 2-3 óvulos.
As lentilhas florescem em junho-julho. Após a floração, formam-se frutos de feijão caídos, em forma de diamante, com apenas 1 cm de comprimento e 0,8 cm de largura.Um feijão contém apenas 1 a 3 sementes, que apresentam formato achatado e com bordas afiadas. A cor dos grãos depende do tipo de lentilha.
As lentilhas cultivadas são divididas em 2 variedades: as de sementes grandes, que são utilizadas na alimentação humana, e as de sementes pequenas, que são utilizadas como forragem.
As lentilhas devem ser cultivadas tendo em conta as suas características biológicas. Esta planta não necessita de calor: a germinação das sementes já é possível a +3 ºС e as mudas resistem a geadas até -5 ºС. Os rebentos mais amigáveis e rápidos surgem quando o solo aquece até +8...+10 ºС até à profundidade de 10 cm, neste caso os rebentos aparecem já no 7º dia após a sementeira. Se os primeiros brotos ainda morrerem, novos caules crescerão nos nós subterrâneos.
Nas lentilhas, como em outras leguminosas, formam-se nódulos fixadores de nitrogênio nas raízes, enriquecendo o solo com nitrogênio.
No nosso país, mais de metade da colheita de lentilhas é produzida por pequenas explorações. O líder em produção na Rússia é o Distrito Federal do Volga. Mais de 60% da colheita total é colhida aqui. É cultivado, embora em quantidades muito menores, nos Distritos Federais da Sibéria e do Sul.
As seguintes variedades de lentilhas comestíveis são cultivadas:
- Verde. A maioria das variedades desta variedade tem sementes grandes, semeadura precoce e maturação tardia. As lentilhas verdes são altas e propensas a alojar-se. A principal variedade desta variedade é a lentilha verde francesa de Puy. Na Federação Russa, são cultivadas principalmente variedades verdes: Oktava, Anfiya, Petrovskaya, Novaya Luna e outras, resistentes ao acamamento, queda, seca e doenças. O grão contém 27-30% de proteína.
- Vermelho. São cultivadas variedades de sementes grandes (9 mm), médias e pequenas (2 mm). As sementes pequenas amadurecem mais rapidamente.
- Específico. Esta categoria inclui lentilhas pretas (Beluga), marrons espanholas de sementes pequenas e laranja.
Plantar em terreno aberto
A cultura dá bons rendimentos quando cultivada em solos médio-férteis, soltos e com boa aeração, chernozems castanhos, podzólicos, argilosos, arenosos e ricos em cálcio.
Chernozems pesados, solos ácidos e salinos e solos alagados não são adequados para a planta. A semeadura de lentilhas em solo enriquecido com fertilizantes orgânicos e nitrogenados faz com que a planta forme grande volume de massa verde e o feijão amadureça de forma irregular. Seus indicadores de sabor e qualidade estão piorando. No outono, é adicionado sulfato de potássio na proporção de 50 g por 1 m².
Antes da semeadura, adiciona-se ao solo cinza de madeira na proporção de 10 litros por cem metros quadrados, aos quais podem ser adicionados 20 g de nitrato de amônio.Não é adicionada matéria orgânica à cultura. Ao mesmo tempo que as sementes, o superfosfato é adicionado às linhas.
A colheita é semeada no início da primavera, quando o solo aquece pelo menos +5 ºС. Para acelerar a germinação dos grãos, você pode mergulhá-los em água fervente por alguns segundos e depois envolvê-los em uma toalha. Este tratamento ajuda a melhorar a saúde da semente contra microorganismos e esporos de fungos. Você pode mergulhar as sementes em um estimulador de crescimento por um dia.
As lentilhas são semeadas a uma profundidade de 3-5 cm, bastante densamente - o espaçamento entre linhas é de apenas 15 cm, sendo utilizadas 250 sementes grandes ou 300 pequenas por 1 m².
As lentilhas vão decorar o projeto paisagístico de uma casa de verão, a decoração com a ajuda desta planta é adequada para decorar um jardim de “cuidado mínimo”, composições em estilo rural e canteiros de flores comestíveis.
Lentilhas podem ser usadas como fertilizante de adubo verde para preparar o solo em estufa com as próprias mãos. Neste caso, a cultura é semeada no outono ou na primavera e arada 1-2 semanas antes do plantio da cultura principal.
Propagação de plantas
A tecnologia de cultivo envolve o uso de sementes com taxa de germinação de pelo menos 85%. A propagação preliminar é realizada se houver menos de 1000 sementes na amostra, a porcentagem de germinação estiver diminuindo ou se houver desejo de criar uma nova variedade, mas não houver material de plantio suficiente para a semeadura em grande escala.
O número mínimo de sementes necessárias para propagação é de 800 unidades. São semeadas em 4 linhas de 4 m de comprimento e espaçamento entre linhas de 45 cm, a distância entre parcelas com variedades diferentes deve ser de pelo menos 90 cm. Neste caso, a semeadura é feita em covas, cuja distância entre elas é de pelo menos 3 cm.
As lentilhas são plantas autopolinizadoras, mas quando as sementes são propagadas durante a floração, a flor também pode ser polinizada por insetos, o que aumentará significativamente o rendimento e o rendimento das sementes.As flores são examinadas quanto à conformidade com as características fenotípicas da variedade.
Antes da colheita, os arbustos em crescimento são secos para garantir um amadurecimento uniforme com substâncias especiais - dessecantes. A colheita em pequenas áreas é melhor feita manualmente.
Regras de cuidados com as plantas
Muitas pessoas perguntam se é possível cultivar uma cultura de forma independente, como cultivá-la, cultivar lentilhas não é difícil - é uma planta despretensiosa que não requer cuidados especiais. A exceção é o controle de ervas daninhas.
As lentilhas crescem lentamente em massa verde, por isso, no início, precisam de maior proteção contra ervas daninhas e rega regular. A floração começa 40-45 dias após a germinação. Deste momento até a colheita, a cultura torna-se resistente à falta de umidade e às altas temperaturas do ar.
O excesso de umidade durante este período retarda o amadurecimento das sementes, por isso as lentilhas são regadas no máximo 2 vezes por semana.
O cultivo de lentilhas dispensa a aplicação de fertilizantes orgânicos e nitrogenados. Fixação de nitrogênio propriedades das lentilhas permitem que você se forneça esse elemento em 80%.
As lentilhas precisam urgentemente de fósforo. Promove o enraizamento e desenvolvimento das plantas, participa da fixação de nitrogênio, promove floração uniforme e rápido amadurecimento dos frutos. A dose máxima segura de fertilizantes fosfatados é de 0,16 kg por cem metros quadrados.
Para fazer uma boa colheita, a cultura necessita de potássio na quantidade de 0,8 kg de fertilizante por cem metros quadrados. Na primeira vez, os fertilizantes potássicos e fosfatados são aplicados junto com as sementes e, na segunda vez, na fase de brotação.
Para se obter uma boa colheita é necessário enxofre. O sulfato de amônio é adicionado na proporção de 0,09 kg por cem metros quadrados.
Controle de doenças e pragas
Principais doenças das lentilhas:
- Oídio.Esta é uma doença fúngica caracterizada pelo aparecimento de uma camada pulverulenta branca nas partes aéreas da planta - o micélio do fungo. Com o tempo, quando os esporos da praga amadurecem, a cobertura fica cinza. O parasita impede a planta de realizar a fotossíntese, o que reduz o rendimento em 20%. O fungo sobrevive em restos de plantas e torna-se ativo em climas quentes e secos.
- Ascoquitaose. Doença fúngica. Manchas amarelas com bordas marrons aparecem nas partes aéreas das plantas, que com o tempo se transformam em picnídios marrons. O risco de doenças aumenta em condições de alta umidade. As perdas chegam a 30% e sementes defeituosas são formadas em plantas doentes.
- Ferrugem. A micose afeta todos os órgãos das plantas acima do solo, resultando no aparecimento de manchas marrom-enferrujadas, que ficam pretas com o tempo. Com um grande grau de dano, desenvolve-se necrose nas folhas e elas caem. A produtividade é reduzida em 30%, a semente é produzida de baixa qualidade.
- Fusarium afeta completamente a planta. As folhas ficam amarelas e caem, a planta para de crescer. Se a lesão atingir as raízes, elas ficam marrons e a própria planta morre. Na parte inferior do caule você pode ver uma camada rosada - esporos de fungos. O perigo do patógeno é que as sementes da planta afetada acumulam fusariotoxinas, que são venenosas para humanos e animais. A infecção ocorre através do solo onde os esporos dos fungos hibernam.
- Podridão da raiz. A doença é caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras na região do colo da raiz. As raízes começam a apodrecer, o sistema vascular das plantas é afetado, resultando na sua morte. O agente causador da doença são bactérias que são ativadas em condições de alta umidade.
Para combater doenças, são utilizados preparados especiais - fungicidas e antibacterianos.A melhor forma de prevenção é a seleção de variedades resistentes. A rotação de culturas, a aração profunda, o tratamento das culturas com calda bordalesa e a limpeza da área de sedimentos e correntes de ar são considerados eficazes.
Pragas da lentilha:
- Críquete de estepe. Este é um inseto preto com asas desenvolvidas. As larvas possuem asas subdesenvolvidas, os ovos são brancos e grandes (4 mm de comprimento). Eles comem as partes verdes da planta.
- Besouro de clique de estepe. São insetos pretos com tonalidade bronze, as larvas são marrons. A praga hiberna profundamente no solo e come as partes verdes da planta.
- Gorgulho preto. É um pequeno besouro com pelos grisalhos na parte inferior do abdômen; as larvas são brancas com a cabeça marrom. Folhas e frutos estão danificados.
- Pulgão ervilha. O inseto danifica todas as partes da planta até que os brotos morram.
- Gorgulho do nódulo. A praga come brotos jovens e a casca dos nódulos fixadores de nitrogênio.
- Caracóis e lesmas. Eles comem brotos jovens.
Os inseticidas são usados para controlar pragas. A aragem profunda da aiveca antes do inverno é eficaz, o que leva à morte de insetos e suas larvas.
Combinação com outras plantas
Os melhores antecessores das lentilhas são as culturas de inverno, milho e batata.
As lentilhas, como outras leguminosas, saturam o solo com nitrogênio e são um bom precursor para quaisquer culturas subsequentes.
As lentilhas também são semeadas com outras culturas. Para obter massa verde, silagem, silagem e sementes nas condições da Sibéria, região do Volga e sul dos Urais, é semeada junto com cevada, trigo, ervilha e camelina primaveril. Para isso, a semente é misturada em partes iguais. No sul do país, as lentilhas são cultivadas em culturas combinadas com plantas melíferas - phacelia.
Cultivo de lentilhas
As principais variedades cultivadas na Rússia são as lentilhas verdes: Belotserkovskaya-24, Dnepropetrovskaya-3, Novaya Luna, Petrovskaya-4/105, Tallinskaya-6, Penzenskaya-14, Petrovskaya Yubileynaya. A cultura é cultivada em 13 grandes regiões do país.
As maiores colheitas são colhidas na região de Saratov - cerca de 65 mil toneladas, o Território de Altai está em segundo lugar (49 mil toneladas) e a região de Samara em terceiro (40 mil toneladas). O rendimento é de 7,2 quintais por 1 ha.
Limpeza e armazenamento
Os grãos da safra amadurecem de forma irregular: o amadurecimento começa nos frutos inferiores. A colheita das lentilhas começa quando apenas 1/3 dos grãos permanece verde e o restante fica marrom. Os arbustos são cortados ao nível do solo e as raízes são deixadas no solo.
Como o feijão seco racha e abre facilmente, perdendo as sementes, as lentilhas são colhidas pela manhã, no orvalho, quando a alta umidade amolece as paredes do fruto. Para a colheita, utiliza-se uma plataforma flexível com controle automático de altura de corte, um tambor de ar e um levantador de haste.
Sementes de maturação cerosa leitosa podem ser usadas como alimento. São saborosos, mas não armazenam bem.
Os arbustos cortados são amarrados em feixes e secos vários dias à corrente de ar, pendurados. Durante este tempo, os grãos restantes amadurecem. Após a debulha, o grão é limpo de impurezas, seco ao sol e acondicionado em recipientes lacrados de vidro ou metal.
As lentilhas são armazenadas em caixas de papelão ou sacos de tecido em local escuro, fresco e bem ventilado. Você não deve armazenar lentilhas no feijão. Eles são higroscópicos, absorvem rapidamente umidade, mofo e apodrecimento.
A debulha é realizada com teor de umidade das sementes de 18%, sendo adequados para armazenamento grãos com teor de umidade de 13% para lentilhas vermelhas e 14% para lentilhas verdes.O grão pode ser seco à força, mas a temperatura não deve ultrapassar +45 ºС.
As lentilhas têm prazo de validade limitado, o prazo de validade do grão com umidade de 14% e temperatura de +15 ºС chega a 40 semanas.