A cultura não é muito difundida entre os veranistas. Seus fãs e admiradores escolhem variedades que lhes agradam em todos os aspectos. Um dos representantes desse vegetal, Robin Hood, é uma berinjela que bate recordes de sabor entre sua espécie.
- Descrição e características da berinjela Robin Hood
- Quais são as desvantagens da variedade?
- Como cultivar berinjela
- Datas de desembarque
- Plantando sementes
- Preparação do solo
- Cuidados com brotos
- Transplante
- Regras para cuidar das colheitas
- Como regar
- Como se alimentar corretamente
- Formação de arbusto
- Controle de pragas
- Proteção contra doenças
- Coleta e armazenamento
- Críticas de residentes de verão sobre a variedade de berinjela Robin Hood
Descrição e características da berinjela Robin Hood
Para posicionar corretamente a planta no local e evitar erros no cultivo, é necessário estudar as propriedades características da variedade.
Arbusto:
- altura: 70-90cm;
- há poucos brotos laterais;
- há muitos ovários;
- amadurece em 90 dias.
Vegetal:
- formato: em forma de pêra;
- cor roxa;
- peso: 300g;
- comprimento 20 cm;
- diâmetro: 9cm;
- polpa: sem sementes, macia e sem amargor;
- a pele é fina.
Graças a essas características, a variedade de berinjela Robin Hood vem ganhando reconhecimento e popularidade entre os veranistas.
Quais são as desvantagens da variedade?
O tipo de berinjela Robin Hood tem muitas propriedades positivas. A variedade praticamente não tem desvantagens. Os arbustos com poucos ramos dão muitos frutos, por isso é necessário amarrar os arbustos a suportes. Esta é a única desvantagem deste tipo de berinjela. Também é necessário tratamento preventivo contra doenças e pragas.
Como cultivar berinjela
Uma grande porcentagem da colheita futura depende da correta aplicação da tecnologia agrícola. Para fazer isso, você precisa estudar informações sobre quando e como cultivar vegetais de maneira adequada. Se seguir à risca todas as recomendações, é possível obter o volume declarado de fruta.
Datas de desembarque
É impossível informar uma data específica para o plantio da berinjela. O momento depende não só da variedade escolhida pelo veranista, mas também do clima da região de cultivo. Outro critério levado em consideração é o método de cultivo, em campo aberto ou fechado, por semeadura direta no solo ou por mudas.
Quando cultivadas em estufa por mudas, as sementes são semeadas nos últimos dez dias de fevereiro. Desde que as mudas acabadas sejam plantadas em estufa no início de maio.
Se a cultura for cultivada em campo aberto, em mudas, as sementes são semeadas em meados de março e plantadas em local permanente no início de junho.
Se a estufa estiver bem aquecida, a semeadura começa no final de janeiro para uma colheita mais precoce. É impossível citar uma data específica, tudo depende da escolha do veranista.
Plantando sementes
No plantando sementes de berinjela Basta seguir recomendações simples e a planta ficará satisfeita com os resultados.
O material de plantio para semeadura é retirado com 2 anos, no mínimo. E a germinação dessas sementes é excelente e o rendimento é alto.
Prepare solo fértil, regue e faça sulcos. O material de plantio é imerso em uma solução fraca de permanganato de potássio por 30 minutos. Em seguida, é lavado com água corrente e deixado secar para depois semear. As sementes são plantadas até 2 cm de profundidade, depois cobertas com polietileno e colocadas em local aquecido e escuro até o surgimento dos brotos. Isso leva de 10 a 14 dias.
A temperatura ideal para germinação é +22…+25 ⁰С, após a emergência das mudas reduza para +13…+15 ⁰С. Em 3-5 dias, o sistema radicular se formará e a temperatura aumentará novamente para +25 ⁰C.
Mudas de berinjela não toleram colheita. Portanto, é aconselhável colocá-lo em potes separados. E transplante imediatamente para um local permanente.
Preparação do solo
Para que as plantas se desenvolvam e cresçam bem, é necessário preparar um solo fértil para elas. É escolhido um local adequado, no lado ensolarado e protegido do vento.
Não há necessidade de pressa para plantar em campo aberto, a cultura é suscetível a geadas noturnas. Se houver queda de temperatura, é melhor prevenir e cobrir os brotos com material de cobertura.
O solo para os canteiros deve ser fértil e solto. Se houver falta de componentes nutricionais, adiciona-se húmus na proporção de 3-4 kg por 1 m2. Se necessário, adicione suplementos minerais complexos.
Para garantir a frouxidão do leito, adiciona-se areia de rio, turfa ou húmus. O solo é misturado e preparadas covas para o plantio.
Cuidados com brotos
Depois que as mudas começarem a crescer, elas devem ser regadas, evitando ressecamento e encharcamento. Regue moderadamente, várias vezes por semana.
Alimente com fertilizantes complexos para apoiar as plantas. Os elementos mais necessários são:
- azoto;
- fósforo;
- minerais.
Quando aparecerem folhas amarelas, remova-as.
Transplante
Antes de plantar plantas em local permanente, é necessário certificar-se de que as plantas tenham de 5 a 6 folhas.
7 de antecedência-10 dias de endurecimento. As mudas devem se acostumar com o sol e o ar frio e o vento.
Os recipientes são bem regados e começam a ser transferidos para os canteiros.
Regras para cuidar das colheitas
Após a conclusão do processo de transplante, são realizados mais cuidados com as plantas. Eles devem ser regados, alimentados e modelados em tempo hábil. Em agradecimento, a usina reembolsará o volume declarado da colheita.
Como regar
As taxas e o momento da rega dependem de onde a berinjela é cultivada, em estufa ou em campo aberto, e das condições climáticas.
Regue generosamente 1 a 2 vezes por semana até a floração. Em seguida, aumente para 3 regas durante 7 dias. Você pode regar com menos frequência, mas com mais abundância. Se o tempo estiver chuvoso, a rega será reduzida para 1-2 vezes a cada 10-15 dias.
Ao cultivar em estufa, deve-se observar rigorosamente o regime de temperatura.
Como se alimentar corretamente
Para melhorar as condições de crescimento e desenvolvimento da cultura, é realizada a fertilização. Use fertilizantes orgânicos ou compostos minerais complexos comprados em lojas.
Residentes de verão experientes recomendam o uso de uma mistura natural. Você precisará de:
- canudo;
- caules e raízes de urtiga;
- leguminosas;
- composto de solo;
- cinza de madeira.
Tudo isso é picado e colocado em um recipiente cheio de água na proporção de 1 parte da mistura picada para 3 partes de água e infundido sob polietileno ou tampa. A mistura deve ser agitada várias vezes. Regue o solo ao redor das berinjelas, mas não despeje sob as raízes.
Após o transplante, as berinjelas Robin Hood param de crescer, não se assuste. Esta é uma reação normal ao estresse.
Formação de arbusto
Para aumentar o rendimento, recomenda-se modelar berinjelas. Quando a altura do arbusto atinge 25 cm, seu ponto de crescimento é retirado. Isso estimula o crescimento de brotos laterais. Dos enteados, deve-se escolher também os mais fortes no valor de 6 peças, e retirar o restante.
Após a realização do trabalho principal, resta apenas monitorar a planta, retirando prontamente as folhas amarelas, frutos com sinais evidentes de deformação e brotos que não frutificam.
A peculiaridade da variedade é que ela não consegue segurar galhos pesados com vegetais. Eles devem estar amarrados a suportes.
Controle de pragas
As berinjelas, como membros da família Solanaceae, sofrem com mais frequência ataques do besouro da batata do Colorado. Eles são combatidos com remédios químicos ou populares. Recomenda-se a utilização de métodos sem o uso de produtos químicos. A desvantagem de tais métodos é a curta duração de ação e múltiplas repetições. Mas nada de prejudicial ao corpo humano se deposita nas frutas.
Os produtos químicos são mais eficazes e duram mais, as substâncias nocivas acumulam-se na planta e são transferidas para os vegetais.
Para tratar pequenas áreas, a seguinte mistura ajudará:
- 1 parte de cal apagada;
- 2 partes de cinza de madeira;
- 1 parte de pó de tabaco.
Tudo se mistura e se espalha entre as fileiras de plantio.
Proteção contra doenças
A melhor proteção é a prevenção adequada. Consiste no cultivo do solo, plantio de material e manutenção da rotação de culturas.
As berinjelas são suscetíveis às seguintes doenças:
- perna preta;
- requeima;
- podridão cinzenta;
- mosaico;
- roubo.
O tratamento é feito em tempo hábil, escolhendo produtos que tenham menor impacto na própria planta, se decomponham rapidamente e não permaneçam nos frutos da berinjela.
Coleta e armazenamento
É difícil determinar o grau de maturação pela aparência de um vegetal, por isso eles se orientam pelo comprimento da fruta.
Outra forma de saber se uma berinjela está madura ou não. Deve-se pressionar a fruta, se o amassado não endireitar por muito tempo significa que ainda não está maduro. Se nivelar rapidamente, corte cuidadosamente a berinjela com uma tesoura de jardim.
As berinjelas são armazenadas frescas, cobrindo-as com palha e armazenando-as em um local escuro e fresco. Desta forma, o vegetal é armazenado por 1 a 2 meses.
Para um armazenamento mais longo, as berinjelas são cortadas em rodelas e penduradas para secar em local seco, fresco e bem ventilado.
Robin Hood é adequado para qualquer método de decapagem ou salga. Preserva perfeitamente o sabor e a composição nutricional.
Críticas de residentes de verão sobre a variedade de berinjela Robin Hood
Para obter informações, os iniciantes procuram avaliações de produtores de vegetais experientes. Os comentários contêm informações úteis sobre as características de cuidar e cultivar esta variedade de cultura:
- Evgenia: “Eu nunca plantei berinjela. Um vizinho me deu alguns arbustos da variedade Robin Hood. Plantei em maio e um mês depois foi feita a primeira colheita. O sabor é excelente, fizeram caviar e até secaram. No ano seguinte, inspirados pelos resultados, decidimos preparar nós mesmos o canteiro e plantar a hortaliça.”
- Anton: “Comecei minha primeira experiência de cultivo com berinjelas Robin Hood. Cultivado pelo método de mudas. Semeei as sementes em fevereiro. Como a cultura adora luz, organizei iluminação adicional. Quando apareceram 56 folhas nas plantas, plantei-as em uma estufa. Ele cuidou bem dela, fertilizou, borrifou o espaçamento entre fileiras com nitrato de amônio. Após 30 dias, foi feita a primeira colheita. No ensopado de legumes preferido da família, a berinjela teve um bom desempenho, sem amargor. No próximo ano pretendo cultivá-lo em terreno aberto.”
- Maria: “Adoro Robin Hood pela sua germinação e produtividade. O canteiro tem 6 m de comprimento, 0,6 m de largura, posso colocar 20 arbustos. Eu mesmo cultivo as mudas e obtenho 2 kg de vegetais de uma planta. Não estou procurando um substituto, estou completamente satisfeito.”
Cultivar berinjelas Robin Hood não é difícil, pois elas são pouco exigentes em termos de composição do solo. Adaptam-se perfeitamente a quaisquer características climáticas da região.