Para obter a colheita de uma colheita de cereais muito procurada, os agricultores e os grandes produtores agrícolas precisam de escolher as variedades certas. Hoje em dia circula muito trigo de seleção importada e nacional. Cada variedade tem suas vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração na seleção. Utilizando a descrição do trigo de primavera Torridon, o profissional compreenderá imediatamente se esta variedade é adequada às suas necessidades e condições de cultivo.
Descrição e características da variedade
Torridon foi obtido através do cruzamento de variedades (SRVT W 100 x Belvoir) x Tybalt, cujo originador é KWS UK LTD do Reino Unido. Pertence à variedade Lutescens.
A altura do Torridon é de 58-67 centímetros, o arbusto é semi-ereto, com alta intensidade de perfilhamento e teor de grãos por espiga. Estamos no meio da temporada, o rendimento máximo é de 66,6 centavos por hectare.
A variedade é recomendada para cultivo nas regiões de Ivanovo, Tula e Tambov e está incluída no Registro Estadual das regiões Central, Central da Terra Negra e da Sibéria Ocidental.
Prós e contras do trigo Torridon
A variedade Torridon possui as seguintes qualidades positivas:
- Alto rendimento e excelente qualidade de grãos.
- Amadurecimento uniforme.
- Resistência ao alojamento.
- Resistência aos principais tipos de doenças fúngicas.
- Capacidade de fabricação da variedade.
As desvantagens do Torridon incluem resistência média à seca.
Plantio e cuidado
A época de semeadura do Torridon é selecionada com base na região de cultivo. Os grãos são semeados em solo preparado e tratado até uma profundidade de 3 a 5 centímetros, a taxa de semeadura é de 4,5 a 6 milhões de grãos por hectare.
A estação de crescimento varia de 77 a 87 dias. O peso de mil grãos maduros chega a 32-40 gramas.
Proteção de plantas
Torridon é moderadamente resistente ao oídio; no campo é levemente afetado pela podridão radicular e ferrugem marrom moderada.A variedade também é resistente ao acamamento e resiste muito bem à seca. Torridon é resistente à septoria e moderadamente resistente à giberela. As pragas desta variedade são as mesmas de qualquer outro trigo de primavera. Este é um verme - a larva de um besouro click, uma mosca sueca, uma tartaruga prejudicial.
Colheita e armazenamento
A colheita adequada do trigo evitará que você perca parte da colheita, e o armazenamento adequado salvará os grãos já colhidos. A melhor época para colher o trigo da primavera é considerada 10-12 dias após o grão estar totalmente maduro. Neste momento atinge a maturidade, não passa de 20% de umidade, e a massa verde seca e adquire tonalidade dourada.
Quando colhido na fase de maturação cerosa, o grão pesará mais devido à umidade, mas precisará ser seco adicionalmente. Isto implica despesas adicionais. Os grãos não secos ficarão mofados e morrerão. Se você se atrasar, o trigo pode cair e isso levará à perda parcial da colheita.
Dois métodos podem ser usados para colher o trigo de primavera Torridon:
- Combinação direta. É usado para colher trigo maduro em uma única etapa. São utilizadas colheitadeiras especiais que realizam diversas operações: roçada, debulha e limpeza de restos de palha e cascas. O trigo colhido é enviado para o celeiro.
- Coleta separada.É usado se houver muitas ervas daninhas no campo ou se o trigo estiver amadurecido de maneira irregular. Para isso, a colheita é ceifada, formando leiras nas quais o grão é deixado para amadurecer. A secagem dura de 3 a 5 dias, após os quais o trigo é colhido.
Igualmente importante para a segurança e qualidade da colheita é o armazenamento adequado. Antes da colheita do trigo Torridon, os celeiros são tratados para desinfecção e o próprio grão é seco até um teor de umidade não superior a 10-12%. Para conservar o produto é importante observar os níveis de umidade, temperatura e troca de ar.
O trigo Torridon é caracterizado pelo amadurecimento uniforme dos grãos, portanto, se forem seguidas as regras de coleta e armazenamento, é possível manter a colheita em condições ideais e em quantidade máxima.