As características da variedade de trigo Licamero tornam-na atrativa para o cultivo pelos agricultores. A variedade de meia temporada está incluída no Cadastro Estadual e é destinada ao cultivo nas regiões Noroeste, Terra Negra Central e Central. Consideremos a descrição e características desta variedade de trigo, vantagens e desvantagens. Como cultivar corretamente, cuidar das plantas, protegê-las de doenças e pragas, colher e armazenar a colheita.
Descrição e características do trigo
Pedigree da variedade de primavera Licamero: (Hanno x Devon) x (STRU689 x Quattro). O trigo é de altura média, semi-ereto. A espiga é piramidal, medianamente densa, branca. O grão é colorido, o peso de mil grãos é de 33 a 44 g, o rendimento médio é de 29,7 a 41,0 c/ha, o máximo é de 73,4 c/ha. A estação de crescimento dura 72-97 dias.
O trigo Licamero é resistente ao acamamento e moderadamente resistente à seca. Fracamente afetado por ferrugem marrom, oídio e podridão radicular. A qualidade da farinha é boa.
Lados positivos e negativos
Os aspectos positivos da variedade incluem:
- rápido desenvolvimento das plantas nos estágios iniciais de crescimento;
- alto percentual de proteína nos grãos;
- resistência à giberela de fusarium e à crecha de septoria;
- um grande número de grãos em uma espiga e uma massa de milhares de sementes;
- tolera geadas, pode ser semeado precocemente.
Desvantagens: fracamente, mas suscetível a doenças fúngicas (oídio, ferrugem marrom, podridão radicular).
Como cultivar Licamero
Os antecessores da variedade Licamero são culturas em pousio de inverno, livres de ervas daninhas (milho verde, beterraba sacarina, melão, batata), ervilhas, gramíneas perenes e misturas de cereais e leguminosas. Não é recomendado escolher culturas que secam o solo como predecessoras: sorgo, culturas do início da primavera, beterraba sacarina, alfafa, sudanesa, girassol.
Para obter grãos de alta qualidade, deve-se aplicar fertilização radicular com nitrogênio na quantidade de 30 kg por hectare em solo úmido. Ou alimente as folhas com 15-20% de uréia.
Ao cultivar o trigo Licamero em uma região com umidade instável e insuficiente, é necessário realizar trabalhos de campo em tempo hábil para acumular e utilizar racionalmente a umidade do solo. Se os antecessores do trigo forem ervilhas ou grãos precoces, e o solo no campo estiver seco, então os discos são usados para reter a umidade e destruir as ervas daninhas; se o solo estiver úmido, são usadas ferramentas de corte plano e cascos de estrutura.
Se o local for dominado por ervas daninhas, é necessário realizar pelo menos 2 tratamentos de solo, o primeiro a uma profundidade de 10-12 cm, o segundo após 2-3 semanas. As ervas daninhas anuais são removidas com discos. Na primavera, após o amadurecimento do solo, é necessário realizar o tratamento padrão - gradagem e cultivo pré-semeadura.
Taxa de semeadura por metro quadrado m com semeadura precoce 450-500 unidades, com semeadura tardia - até 550 unidades. Antes da semeadura é necessário tratar e secar o grão, o que é necessário para limitar a propagação de doenças fúngicas, cujos agentes causadores podem estar na superfície do grão e na camada do solo.
Regras de cuidado
A colheita da variedade de trigo Licamero não deve ser adiada. As variedades de primavera acumulam matéria seca enquanto o grão se enche, e a transição da maturação pastosa para a cerosa ocorre rapidamente. Dada esta característica, a colheita do trigo deve ser feita muito rapidamente para que as plantas não parem de ficar em pé. Os grãos permanentes “drenam”, o teor de matéria seca diminui, a qualidade e a germinação das sementes deterioram-se.
Doenças e pragas
As ervas daninhas do trigo são removidas com herbicidas e o tratamento é realizado desde a fase de perfilhamento até a fase de folha bandeira. Devido ao fraco perfilhamento, os tratamentos com herbicidas são obrigatórios.
O trigo Licamero é protegido em diferentes fases de crescimento:
- as primeiras 2-3 folhas - tratam as plantas contra moscas dos grãos, besouros da pulga do caule e besouros da pulga do pão;
- perfilhamento - o trigo é tratado contra insetos e pulgões;
- tubulação - pulverizada contra percevejos, podridão de raízes, ferrugem;
- a fase de formação da última orelha – tratamento complexo contra doenças;
- floração e maturação cerosa - tratamento contra tripes, insetos, besouros do pão e pulgões.
Colheita e armazenamento
Se o amadurecimento das espigas for irregular, o trigo é colhido no início da maturação cerosa. As plantas já amarelaram nesta época, mas as espigas ainda permanecem parcialmente esverdeadas. O grão tem teor de umidade de 30-35% e acumula o máximo de nutrientes.
As plantas são ceifadas e formadas em leiras, nas quais o grão amadurece por 3-5 dias. Sua umidade cai para 17-18%, então as leiras são colhidas em colheitadeiras. Se as espigas amadurecerem uniformemente, o trigo Licamero é colhido imediatamente dos campos usando colheitadeiras.
O trigo da variedade Licamero apresenta excelentes características, rendimento e qualidades produtivas.É cultivado, coletado e armazenado usando tecnologia padrão.