O controle de pragas e doenças desempenha um papel importante na obtenção de uma colheita abundante e de alta qualidade. Com uma ampla gama de opções, fazer a escolha certa é bastante difícil. As doenças fúngicas podem ser facilmente derrotadas com a ajuda do medicamento "Strobi" (fungicida). As instruções de uso para uvas indicam que o produto é eficaz e apresenta um mínimo de desvantagens.
Descrição do produto
O medicamento "Strobi" é amplamente utilizado como fungicida contra bactérias que causam doenças fúngicas. Os componentes ativos do produto atuam sobre os fungos que parasitam as folhas, evitando que formem esporos e impedindo o desenvolvimento do micélio. Desta forma, os surtos de doenças são bloqueados.
O “Strobi” para uva tem uma composição única, graças à qual é possível superar muitas doenças que surgem como resultado da germinação de esporos de fungos. A droga inibe a divisão celular de fungos patogênicos e afeta fragmentos individuais deles. Para destruir o fungo, basta uma pequena quantidade do produto. Ao mesmo tempo, Strobi é seguro para humanos e animais. No entanto, alguns cogumelos são capazes de sofrer mutações, tornando-se invulneráveis.
Vantagens da droga
Segundo jardineiros experientes, a vantagem do Strobi é a seguinte:
- processamento de uva pode ser produzido mesmo durante a floração;
- nenhum dano é causado a seres humanos ou animais;
- o produto é resistente a baixas temperaturas;
- é possível realizar prevenção e tratamento da maioria das árvores e arbustos de jardim;
- quando lançados no solo, os componentes se decompõem rapidamente;
- as funções protetoras são mantidas por um longo período após o tratamento;
- o uso oportuno do produto garante efeito no combate a diversas doenças;
- é permitido aplicar “Strobe” mesmo em plantas molhadas;
- a droga é distribuída uniformemente pela superfície das plantas;
- o produto é caracterizado por maior resistência à precipitação;
- as substâncias ativas atuam nas folhas mesmo quando o tratamento é realizado unilateralmente.
A desvantagem do Strobi é que, com o tempo, alguns fungos sofrem mutação e a droga não pode mais afetá-los.
Composição e mecanismo de ação da droga
O ingrediente ativo da droga "Strobi" é o cresoxim-metil.Forma de liberação: grânulos facilmente solúveis em água. Ao contrário de outras preparações semelhantes, este produto é distribuído uniformemente não só na superfície da folha, mas também no seu interior. Nesse caso, uma pequena parte do medicamento é absorvida pela planta.
Ao atingir o solo, a substância se decompõe em moléculas, não havendo contaminação do solo e das águas subterrâneas.
Aplicativo
As instruções de uso do medicamento indicam que ele possui amplo espectro de ação. Ao mesmo tempo, “Strobi” é um fungicida com dosagem individual para cada planta. Isso significa que antes de usá-lo é necessário ler atentamente o que está escrito na embalagem e seguir as recomendações.
O tratamento com este produto garante não só o tratamento das uvas afetadas, mas também a destruição da própria fonte da doença. A substância ativa evita a formação de novos esporos, pelo que são improváveis surtos repetidos de vírus. Para preparar a solução, é necessário levar 2 gramas do medicamento e 8 litros de água. As vinhas são pulverizadas duas vezes com intervalo de uma semana. É preferível trabalhar de manhã ou à noite.
Contra o que ele protege?
De acordo com as instruções de uso, “Strobi” ajuda a lidar com doenças comuns da uva como:
- oídio;
- mancha negra;
- câncer basal de brotos;
- crosta;
- ferrugem;
- oídio;
- mofo.
Os especialistas afirmam que é aconselhável utilizar o Strobi exclusivamente durante o período vegetativo, no entanto, os viticultores praticantes recorrem frequentemente à sua ajuda para tratamentos preventivos.
Combinação com outras drogas
O medicamento "Strobi" pode ser usado em conjunto com outros medicamentos, mas é recomendável verificar primeiro a compatibilidade deles.Os fabricantes afirmam que o produto pode ser usado em conjunto com pesticidas como BI-58 ou Fastak, além de fungicidas como Polyram ou Delan. Avaliações de viticultores experientes indicam uma experiência positiva na combinação de Strobi com Quadris e Abiga-Peak. Todas as outras combinações devem ser realizadas com muito cuidado para evitar reações químicas indesejadas que causarão mais danos do que benefícios às plantas.