O fungicida de geração moderna "Strobi" atua sobre um grande número de microrganismos patogênicos que atacam frutas, vegetais e flores. É utilizado no tratamento e prevenção de doenças em qualquer fase da infecção, para o endurecimento da semente antes da semeadura no solo. Para melhores resultados no tratamento, a substância deve ser utilizada em certas proporções e combinada com outros agroquímicos.
- Composição, forma de liberação e propriedades do produto
- Para que isso é usado?
- Como funciona
- Vantagens e desvantagens
- Taxas de consumo
- Preparação da solução de trabalho e como usar o medicamento corretamente
- Vegetais
- Para uvas
- Processamento de árvore
- Cores
- Precauções de segurança ao trabalhar com fungicida
- Compatibilidade com outros medicamentos
- Toxicidade
- Regras e períodos de armazenamento
- Análogos do produto
Composição, forma de liberação e propriedades do produto
“Strobi” é um fungicida sistêmico, pertence às estrobilurinas, inibe a respiração celular do patógeno e causa sua posterior morte.
A substância ativa do medicamento é o cresoxim-metil. O “Strobi” é produzido em grânulos marrons, dissolvem-se bem em água, sem sedimentos. Disponível em embalagens de 2g, 10g, 100g, 200g.
Para que isso é usado?
A droga é eficaz contra doenças fúngicas nas plantas:
- podridão parda;
- crosta;
- mofo;
- mofo cinza;
- inflamável;
- podridão do caule;
- oídio, oídio;
- estemfilose;
- diferentes tipos de manchas;
- ferrugem;
- rubéola.
Macieiras, peras, groselhas, uvas, tomates, pepinos e flores são tratadas com “Strobi”.
Como funciona
O “Strobe” penetra uniformemente na estrutura das placas foliares, distribuídas por fora e por dentro, mesmo quando pulverizado de um lado. Suprime a ação de patógenos fúngicos e evita a proliferação de esporos secundários.
A substância seca cria uma película densa e indelével nas plantas e não penetra bem nos tecidos. A ação do fungicida aparece após 2 horas para danos menores e após 2 dias para doenças graves. Mantém proteção para infecções médias por até 14 dias, para infecções graves por até 10 dias.
Vantagens e desvantagens
O uso do agroquímico é permitido durante o período de floração, é eficaz mesmo que atinja parcialmente as folhas. Também é permitido processar chapas úmidas em temperaturas de +5 C. A proteção é eficaz por até 1,5 meses. O produto é econômico e possui baixa toxicidade.
As desvantagens são que os cogumelos podem mudar e tornar-se resistentes à ação do fungicida.
Taxas de consumo
O consumo depende do tipo de planta, da área e da finalidade da pulverização. Normalmente são 2 g da substância por 10 litros de água decantada. As normas diferem ligeiramente entre os diferentes tipos de culturas.
Preparação da solução de trabalho e como usar o medicamento corretamente
As instruções de uso caracterizam o Strobi como um fungicida universal para o combate à microflora fúngica.
Antes de começar a pulverizar, você precisa conhecer as especificidades do trabalho com o medicamento. A solução não deve ser preparada com antecedência, apenas imediatamente antes do uso. Diluir a substância em um borrifador manual ou automático e enxaguar bem o recipiente após o uso.
Primeiro, os grânulos são dissolvidos em 1 litro de água e o tanque de trabalho é preenchido até a metade com água sedimentada. Enquanto mexe, despeje a solução e adicione o líquido até o volume necessário. Feche, agite e comece a processar. A mistura deve ser usada dentro de 2 a 3 horas.
Aplicar de manhã ou à noite, com tempo calmo, pulverizando nas folhas, tronco, frutos e zona radicular. Muitas vezes não é recomendado o uso de Strobi, caso contrário, isso levará à resistência de fungos patogênicos ao medicamento. Para o tratamento, recomenda-se pulverizar as plantas com fungicida de classe diferente antes e depois do uso.
Vegetais
Para as hortaliças, a dosagem do fungicida é de 2 g por balde de água, para uso no período de cultivo. Multiplicidade - 2 vezes. Por 1 m² m exigirá 150 ml de solução. Eficaz contra a requeima, oídio, mancha marrom, míldio, crosta e podridão. Combine com “Abiga-Peak”, “Quadris”, mas alternadamente.
Para uvas
Eles começam a processar a videira no início da primavera para prevenção, tocando o caule e a zona radicular.A seguir, na fase de 4-5 folhas, passe novamente no topo dos pratos, diluindo 2 g por balde de água. O tratamento é realizado durante todo o período vegetativo.
Se a videira estiver danificada por oídio ou crosta, diluir 2 g em 10 litros de água. Para míldio e oídio, a dose é de 2 g por 8 litros, para outras doenças - 5 g por 10 litros.
Os especialistas recomendam fazer 2 tratamentos por safra e o último 30 dias antes da colheita.
Antes do processamento, deve-se fazer podas preventivas: retirar galhos secos e mortos.
Para a uva, combinam “Strobi” e preparações da série de fungicidas: “Delan”, “Poliram”.
Processamento de árvore
Para um metro de altura de uma árvore frutífera, são necessários 2 g da substância, diluídos em 10 litros de água. Tratar três vezes com intervalo de 2 semanas, sendo a última 35 dias antes da colheita. Alterne com os medicamentos "Skor", mistura bordalesa, "Cumulus".
Cores
As rosas são pulverizadas desde o início de julho até a geada, duas vezes por mês, não esquecendo de cultivar o solo ao seu redor.
Para oídio e ferrugem, dissolva 5 g da substância em um balde com água. Durante a estação de crescimento, as flores podem ser pulverizadas 2 a 3 vezes com intervalo de 10 dias.
Precauções de segurança ao trabalhar com fungicida
Ao processar o medicamento, certifique-se de usar equipamento de proteção: use traje de trabalho, luvas e respirador. Em seguida, mergulhe as roupas em uma solução de sabão e refrigerante. Realize trabalhos de jardinagem e hortaliças somente após 3 dias.
Compatibilidade com outros medicamentos
Ao combinar com outros produtos químicos, lembre-se de que eles não são usados simultaneamente, mas alternadamente. Durante o tratamento, recomenda-se alternar entre “Strobi” e “Topázio”, “Fastak”, “Delan”, “Abiga-Peak”. Isto é necessário para que o micélio do fungo não se adapte às substâncias ativas.
Se você pulverizar dois medicamentos ao mesmo tempo, primeiro deverá realizar um teste de compatibilidade.
Toxicidade
O medicamento é classificado como pouco tóxico e, se forem seguidas as precauções de segurança, não afetará os seres humanos. Estudos demonstraram que após a aplicação não foram encontrados resíduos da substância em frutas, vegetais ou solo. O fungicida não se acumula no reservatório e apresenta baixa toxicidade para os organismos vivos.
Apesar disso, o produto não deve ser utilizado próximo a lagos com peixes ou fontes de água potável.
Regras e períodos de armazenamento
A solução de trabalho deve ser usada imediatamente. Armazenar o medicamento na embalagem, em local seco e fresco, longe de alimentos e fora do alcance das crianças, pelo período de 3 anos.
Análogos do produto
Fungicidas semelhantes para fungos: “Strobitex”, “Trichodermin”, “Skor”. Eles servem para prevenir doenças fúngicas, destruir os poros do micélio e ajudar a enfrentar os patógenos.