A casta Nastya é apreciada não só pelos veranistas, mas também pelos agricultores profissionais devido à sua despretensão e excelente sabor. Os viticultores conhecem-no pelo nome de Arcádia. A planta se diferencia pela despretensão e boas qualidades comerciais, além da versatilidade de aproveitamento da safra colhida.
- A história da criação do híbrido Nastya
- Prós e contras da variedade
- Dados externos
- Descrição do arbusto e da videira
- Folhas
- Sabor e aparência de frutas vermelhas
- Características técnicas do Arcadia Rosa
- Produtividade
- Polinização
- Resistência ao gelo
- Imunidade a doenças
- Como propagar uvas
- Cultivo
- Tecnologia de pouso
- Datas de plantio
- Mapa de assentos
- Composição ideal do solo
- Regularidade de rega
- Fertilizante
- Liga para suportes
- Formação de uma videira frutífera
- Cobertura morta
- Período de amadurecimento e colheita dos frutos
A história da criação do híbrido Nastya
A casta híbrida Nastya foi cultivada no Instituto de Viticultura. V. E. Tairov, localizado na cidade ucraniana de Odessa. Nele trabalhou o criador E.N. Dokuchaeva, que cruzou as populares variedades de mesa Cardinal e Moldova. Os milagres da genética levaram ao desenvolvimento de uma nova com frutos brancos a partir de duas plantas com frutos escuros.
Hoje, as uvas Nastya são populares não apenas em sua terra natal e nos países da ex-URSS, mas também são cultivadas com sucesso na França. Isso prova mais uma vez que a variedade realmente merece atenção redobrada.
Prós e contras da variedade
As uvas Nastya se destacam entre outras variedades por suas inúmeras vantagens:
- o rendimento e o amadurecimento da colheita ocorrem juntos;
- alto rendimento (cerca de 20 kg de bagas de cada arbusto);
- belo aspecto de cachos e frutos;
- excelente sabor;
- excelente resistência ao gelo (até -24°C);
- maior resistência a doenças fúngicas;
- Tolera bem o transporte em longas distâncias, é recordista nesse quesito e ocupa posição de liderança no mercado.
Entre as desvantagens, os viticultores praticantes destacam a tendência da casta em sobrecarregar a videira com a vindima e a elevada probabilidade de infecção por oídio sem prevenção atempada.
Dados externos
A aparência atraente dos cachos de uva de Nastya atrai imediatamente a atenção. Com base em algumas características, pode ser diferenciado da multidão e reconhecido entre seus concorrentes.
Descrição do arbusto e da videira
Dependendo da região em que o cultivo é realizado Variedade de uva Arcádia, os arbustos podem crescer médios e altos.
Cachos com frutos formam-se em 75% dos brotos. Na zona intermediária, durante o verão, os brotos amadurecem totalmente em toda a sua extensão, que pode ser bastante grande. O arbusto requer modelagem e poda constantes. Assim que a videira atingir 2 m de comprimento, recomenda-se beliscá-la.
Folhas
A folha da uva Nastya apresenta leve pubescência, cinco lóbulos e uma rica cor verde. Perto do outono, pode mudar de cor para amarelo.
Sabor e aparência de frutas vermelhas
Os bagos de Arcádia crescem ovóides, embora, de acordo com as características, a sua forma deva ser redonda. O diâmetro do feto ultrapassa 25 mm, chegando em alguns casos a 35 mm. O peso de uma baga varia de 8 a 16 g.
A polpa das uvas é suculenta, densa, com casca fina e quase imperceptível. Quando maduros, os bagos adquirem uma bela tonalidade amarelada e, quando totalmente maduros, tornam-se amarelo-âmbar com uma camada cerosa.
O sabor das uvas Nastya é muito bom. O conteúdo de ácidos e açúcares está em perfeito equilíbrio. O teor de açúcar não ultrapassa 17% e a acidez não ultrapassa 6 g/l.
Essas frutas são recomendadas para pessoas que estão de dieta ou monitorando o peso. Ao comer uvas Arcádia, sente-se um leve aroma de moscatel.
Características técnicas do Arcadia Rosa
Em termos de características técnicas, a casta Nastya não é inferior aos famosos híbridos estrangeiros. Demonstra excelentes resultados com custo e manutenção mínimos.
Produtividade
As uvas Arcádia apresentam rendimentos muito bons. Cerca de 20 kg de bagas são colhidos de um arbusto maduro, mas foram registrados casos recordes quando o rendimento atingiu 40 kg. Essa sobrecarga não tem um efeito muito bom nas condições futuras da bucha, portanto o rendimento deve ser normalizado.
Polinização
As flores de Nastya são bissexuais, portanto, para a polinização, ela não requer a presença de outras variedades próximas, e a própria planta também pode atuar como polinizadora.
Resistência ao gelo
As uvas Nastya têm muito boa resistência à geada e podem suportar temperaturas até -24 ° C, mas é recomendável cobri-las no inverno.
Imunidade a doenças
Arcádia é famosa por sua excelente resistência a doenças e pragas, mas requer pulverização preventiva oportuna, o que elimina a possibilidade de infecção por oídio e míldio.
Como propagar uvas
A planta é híbrida, portanto só pode ser propagada por estacas, enxertia ou alporquia. A taxa de sobrevivência é de quase 100%.
Cultivo
O cultivo de uvas Nastya tem alguns recursos com os quais você definitivamente deveria se familiarizar.
Tecnologia de pouso
É importante escolher o local e a época de plantio corretos das mudas para que elas tenham tempo de enraizar bem e se desenvolver normalmente no futuro.
Datas de plantio
É melhor plantar uvas na primavera ou no início do verão para que tenham tempo de criar raízes. No outono, esse tipo de trabalho raramente é realizado. Mas as vacinações são feitas apenas no final do outono.
Mapa de assentos
Para plantar Arcádia, prepare uma cova medindo 70 x 70 x 70 cm.Se vários arbustos dessa variedade forem plantados em um terreno, a distância entre eles é de pelo menos 1,5 metros.
Composição ideal do solo
O solo para o plantio da uva Nastya é preparado com antecedência. Para isso, adicione esterco, cinzas e superfosfato ao local, além de limpar o solo das raízes das ervas daninhas.Em seguida, cavam um buraco e colocam uma camada de drenagem no fundo, sobre a qual despejam solo fértil misturado com húmus, cinza e azofoska. Apenas solo limpo é colocado sob as raízes.
Regularidade de rega
Os vinhedos não gostam de excesso de umidade, mas em condições de seca a irrigação é necessária. Durante o período de floração e formação dos frutos, a rega é feita de forma mais intensa, mas no final de julho é totalmente interrompida para que os bagos ganhem açúcar. Se o outono for seco, a rega pré-inverno também é realizada antes do abrigo.
Fertilizante
No primeiro ano após o plantio, Nastya não precisa ser fertilizada. Em seguida, são adicionados anualmente 2 litros de cinza de madeira em cada arbusto. Uma vez a cada 2 anos, na primavera, adicione alguns baldes de composto ou húmus. No verão, a alimentação foliar é realizada por pulverização da folhagem.
Antes do início da floração e após seu término, são pulverizados fertilizantes minerais complexos e, em seguida, potássio e fósforo.
Liga para suportes
As uvas Arcádia atingem grandes alturas, por isso não se pode prescindir da liga. Você precisará planejar com antecedência e instalar suportes ou construir treliças nas quais as vinhas serão fixadas.
Formação de uma videira frutífera
As vinhas frutíferas são formadas de forma que cada arbusto de uva Nastya tenha até 45 olhos. A poda é feita em 8 ou 10 olhos, dependendo da espessura do galho. Forma-se uma bucha tipo leque, na base da qual restam 3-4 mangas. Todo o trabalho está planejado para o momento em que a videira está dormente.
Cobertura morta
Para evitar a evaporação excessiva da umidade do solo, é aconselhável aplicar cobertura morta. Palha, serragem, turfa ou outros materiais semelhantes são adequados para estes fins.Feno cortado também é usado.
Período de amadurecimento e colheita dos frutos
Os frutos das uvas Nastya amadurecem 115-120 dias após a floração. Os frutos são colhidos no início de setembro. Nos arbustos são armazenados sem perda de sabor e comercialização até o início de outubro, se não houver geadas.
A safra colhida é armazenada por alguns meses, e na geladeira os frutos não perdem suas características por até 3 meses. São consumidos frescos e também utilizados para processar ou fazer vinho.