As recomendações para o cultivo de uvas russas Korinka aplicam-se a áreas da região Central da Terra Negra. É na seção desta região do país que se encontra o Cadastro Estadual de Árvores Frutíferas. A variedade é caracterizada por altos níveis de robustez no inverno, resistência a doenças e frutificação precoce. Uma equipe de criadores profissionais trabalhou na sua criação.
- História de criação
- Vantagens e desvantagens do tipo
- Dados externos
- Arbusto e folhas
- Rendimento e sabor dos frutos silvestres
- Características técnicas da variedade
- Imunidade a doenças
- Resistência ao gelo
- Em que áreas pode ser cultivado?
- Características da tecnologia agrícola
- Umidade do solo
- Cobertura morta
- Aparar
- Cobertura
- Proteção contra doenças e pragas
- Período de frutificação e colheita
- Onde usar uvas
História de criação
Korinka russa, variedade estenospermocarpia - sem sementes. Ele foi criado por Lena Timofeevna Shtin e Ivan Maksimovich Fillipenko. Este casal que trabalhava no TsGL eles. I. V. Michurina (na região de Tambov), é autor de 8 variedades de uvas, mas apenas 4 delas são adaptadas para o Distrito Central da Terra Negra. A variedade de uva Korinka Russkaya foi baseada nas vinhas de Dawn of the North e Kishmish Cherny.
Vantagens e desvantagens do tipo
Dos brotos parentais, a variedade obteve as seguintes vantagens:
- alta taxa de amadurecimento da colheita;
- sabor doce, não sobrecarregado com notas adicionais;
- rendimento consistentemente alto ≈ 80 c/ha;
- transportabilidade;
- versatilidade do consumidor;
- os frutos não encolhem em nenhuma condição climática;
- resistência ao gelo.
Os aspectos negativos da vinha incluem a altura dos arbustos, o que dificulta um pouco a colheita.
Dados externos
A descrição das uvas consiste em vários fatores - altura dos rebentos, tamanho dos bagos, sabor, tempo de maturação, transportabilidade da colheita, resistência das plantas às geadas e doenças.
Arbusto e folhas
Os arbustos de Korinka Russkaya têm altura atípica para a uva, chegam a 3 m, a camada inferior do arbusto é composta por brotos de 2,1 m de comprimento e a videira é de cor marrom claro. O sistema raiz é ramificado e poderoso.
Esta variedade pode ser reconhecida pelas suas folhas grandes e enrugadas que não apresentam dissecação profunda, a pubescência das mesmas assemelha-se mais a uma esparsa teia de aranha.
A cor é verde, mas os veios apresentam tonalidade amarelada. O arbusto é forte, forte, extenso e autofértil, durante o período de floração florescem flores bissexuais em seus brotos.
Rendimento e sabor dos frutos silvestres
A produtividade da variedade russa Korinka é estável e anual. Em média, podem ser colhidos até 800 kg de frutas doces em cada hectare. O peso médio de um cacho é de 250 g, seu formato é cônico, a estrutura é meio solta, o que contribui para um melhor amadurecimento - acima de 80%. O teor de açúcar da fração mássica total do suco é de 20-22%, ácido - 5 g/l.
Os provadores consideraram esta proporção a melhor. Os consumidores gostam desta variedade de frutas vermelhas por sua casca fina, polpa suculenta e doce.
Características técnicas da variedade
Korinka Russian pertence às variedades de mesa, mas os bagos redondos não são grandes - de 8 a 10 mm de comprimento, a cor é amarela, as laterais dos bagos, acariciadas pelos raios solares, adquirem um tom rosado.
Imunidade a doenças
Quando cultivada na região Central da Terra Negra, a variedade apresenta alta imunidade a doenças comuns da uva. Com os devidos cuidados, ausência de alagamento do solo e em outras regiões, esta variedade pode ser protegida de todos os tipos de doenças por meio de tratamentos preventivos de arbustos e solo. Ao cultivar Corinka Russkaya em áreas frias, os principais patógenos das doenças da uva morrem em geadas severas.
Resistência ao gelo
Em regiões onde a queda na temperatura do ar não excede 26-28 °C, Korinka Russkaya passa o inverno confortavelmente. Em áreas com climas mais severos, esta variedade de uva é cultivada como cultura de cobertura.
Em que áreas pode ser cultivado?
A Rússia Central, os estados bálticos e outras regiões de clima continental temperado são adequados para o cultivo de uvas russas Korinka em terreno aberto. A única peculiaridade é o isolamento adicional das plantas em preparação para o inverno.Na região Noroeste, a colheita ocorrerá no início de setembro, quase um mês e meio depois do período no Território de Krasnodar.
O cultivo na Rússia central tem uma vantagem: os frutos deixados nos arbustos até que estejam totalmente maduros adquirem sabor e aroma de mel.
Características da tecnologia agrícola
A videira lembra uma trepadeira, que precisa de apoio para subir, em vez de rastejar pelo solo. Recomenda-se plantar uvas russas Korinka em uma treliça. Isso não só vai decorar a área, mas também dará aos raios solares acesso a mais frutas silvestres. A qualidade e o peso da colheita só vão melhorar.
Umidade do solo
O solo é umedecido 4 vezes por temporada:
- antes que as folhas floresçam;
- na fase inicial de floração;
- durante o período de formação e inchaço dos bagos;
- Antes do início da geada, o solo é umedecido pela última vez.
Atenção! 4-5 semanas antes da colheita, a rega das vinhas é interrompida.
Cobertura morta
O solo é isolado com serragem, palha, feno e turfa após irrigação com recarga de água, o que simplifica o inverno da planta. É necessário primeiro remover as folhas caídas da área onde o patógeno pode hibernar e cobrir a área adjacente ao arbusto com uma camada isolante de 10 centímetros. Isso criará um efeito estufa. Em áreas secas, a cobertura morta também é realizada no verão para evitar a evaporação da umidade e proteger a área de ervas daninhas.
Aparar
A poda planejada de outono consiste em planejar a colheita do próximo ano. Não deve haver mais de 10 olhos em cada videira. O arbusto é capaz de fornecer nutrientes para 40 botões. Na primavera são feitos ajustes, restando apenas um cacho em cada videira.
Cobertura
A matéria orgânica é adicionada aos pés de uva no outono, durante um período de 2 a 3 anos. Os minerais são adicionados ao solo na primavera, antes da floração, na época da formação dos ovários, na fase de crescimento intensivo dos cachos. Para obter um cacho maior, são realizados tratamentos com Giberelina.
Proteção contra doenças e pragas
Prevenção, remoção oportuna e queima de folhas e brotos afetados, pulverização com calda bordalesa, remoção de folhas caídas, cobertura morta e drenagem da área, aplicação de raízes minerais e fertilizantes foliares são a melhor proteção para a planta contra pragas de insetos e infecções fúngicas.
Período de frutificação e colheita
Da abertura dos botões ao amadurecimento dos frutos decorrem 110-115 dias. Nas regiões meridionais, nas encostas orientais expostas ao sol, os bagos ficam prontos para consumo nos últimos dez dias de julho. No campo aberto da região de Moscou e da região de Leningrado, você pode saborear frutas maduras apenas no final de agosto - início de setembro.
Onde usar uvas
A qualidade e o sabor das bagas Korinka Russkaya são semelhantes às das passas, pelo que são perfeitas para consumo fresco e seco. As compotas podem ser preparadas com uvas e frutas frescas.