Para obter uma colheita de uvas rica e de qualidade, nem sempre os cuidados adequados são suficientes. Também é necessário selecionar as mudas com sucesso. Karmakod é considerada uma das variedades de uva mais despretensiosas. Mas, por ter surgido há relativamente pouco tempo, nem todos os viticultores estão familiarizados com as características da casta. Portanto, antes de adquirir mudas de Karmakoda, será útil se familiarizar com as características de plantio e cultivo.
Descrição e características das uvas Karmakod
Há vários anos, os criadores russos, ao cruzarem três castas - Cardinal, Magarachi, Kodryanka - obtiveram uma nova casta de mesa - Karmakod. Karmakod é uma variedade de maturação precoce com flores bissexuais bem polinizadas. O número de brotos frutíferos é bastante grande, superior a 80%.
Os rebentos podem atingir cerca de 5 metros de comprimento. Cada videira produz 1,5-2 cachos pesando até 0,5 kg. Existem exemplares com peso de até 800 g.
A tabela mostra as características dos frutos silvestres:
Forma | oblongo, apontado para o final |
Tamanho/peso de 1 baga | 2,7x1,2cm / 9-12g |
Cor | roxo avermelhado |
Gosto | floral, com leve aroma de noz-moscada |
Polpa | denso, suculento |
Pele | fino, não perceptível quando usado |
Nível de acidez | 9 g por 1 litro de suco, diminui à medida que os frutos amadurecem |
Teor de açúcar | aumenta com o vencimento de 16% para 22% |
Em termos de sabor e propriedades decorativas, Karmakod não é inferior a muitas variedades de elite.
Vantagens e desvantagens da variedade
Ao combinar as melhores qualidades do casal parental, os criadores conseguiram obter uvas com muitas vantagens.
Além disso, quando expostos ao sol, os frutos da uva murcham bem. Portanto, você pode preparar passas de Karmakod de alta qualidade.
Características de cultivo
Para mudas de Karmakoda, é melhor entrar em contato com lojas especializadas ou viveiros.A compra de material de plantio a particulares não garante que as uvas pertençam à casta pretendida. Para o sucesso do crescimento e desenvolvimento de uma videira, é necessário escolher o local certo, preparar o solo e seguir a tecnologia de plantio.
Quando plantar
As mudas podem ser plantadas tanto no outono quanto na primavera. O momento exato é regulado de acordo com as características climáticas da região. A melhor época para o plantio de outono é considerada a segunda década de outubro. Para que o inverno seja bem-sucedido, os rebentos são cobertos para o inverno.
Na primavera, as uvas são plantadas após o estabelecimento de um clima quente e estável. Normalmente são os 3º dez dias de março, os 2º dez dias de abril para as regiões sul, meados de maio para a zona média. Quando as geadas noturnas retornarem, os arbustos jovens precisarão de abrigo.
Onde plantar no local
Karmakod é adequado para cultivo em chalés de verão. Como a maioria dos representantes desta cultura, Karmakod é suscetível a:
- para rascunhos;
- mudanças de temperatura;
- falta de luz.
Portanto, opta-se por uma área ensolarada para o cultivo da uva. O nível das águas subterrâneas também é importante, que não deve estar a menos de 2 a 2,5 m da superfície. As uvas crescem melhor em solo argiloso e argiloso.
Também é dada atenção às culturas vizinhas. Recomenda-se plantar Karmakod longe de árvores frutíferas e frutíferas. As plantas que sofrem de podridão branca, mofo e oídio são consideradas uma má vizinhança.
Técnica de pouso
10-15 dias antes de plantar mudas de Karmakoda, prepare uma cova de plantio. As dimensões do buraco dependem das dimensões do rizoma, mas geralmente é de 80x80 cm.No fundo do buraco é colocado solo nutritivo composto de húmus e grama.
Antes do plantio, os brotos das uvas são podados, restando apenas 2 vinhas com 2 olhos. Tecnologia de plantio:
- A muda é colocada no centro da cova de forma que o colo da raiz fique rente à borda da cova de plantio.
- Cubra com terra e compacte.
- Hidratar abundantemente.
- Instale uma treliça.
- Polvilhe com cobertura morta (grama cortada, turfa, serragem) ao redor do tronco da árvore.
Os arbustos são colocados a uma distância de 2 m um do outro.
Cuidados com as plantas
Karmakod é fácil de cuidar. Basta seguir todas as regras da tecnologia agrícola: regar, fertilizar, podar.
Regar e fertilizar
Karmakod não requer rega frequente. Regar a vinha apenas durante a seca, uma vez por semana. 1-2 baldes de água morna são colocados sob cada arbusto. Faça isso lentamente enquanto o líquido é absorvido.
Começam a alimentar a vinha aos 3 anos, desde que sejam adicionados nutrientes durante o plantio. A alimentação é realizada 5 vezes por temporada.
Um esquema aproximado de aplicação de fertilizantes é mostrado na tabela:
Período de aplicação | Lista de ingredientes para alimentação |
Antes do início da estação de crescimento | a composição nutricional de uma mistura de superfosfato (20 g), sal de potássio (5 g), nitrato de amônio (10 g) é dissolvida em um balde de água.
Formulações complexas aplicadas de acordo com as instruções |
Antes que as flores se formem | 30-35 g de nitrofos diluídos em 5 litros de água |
Após o término da floração | Calimagnésia (5 g) é misturada com nitrato de amônio (10 g), diluído em 5 litros de água |
1-2 semanas antes da colheita | 20 g de misturas contendo potássio misturadas com superfosfato (20 g), diluídas em água (10 l) |
no outono | misturas orgânicas: húmus (2 kg por 1 m²), esterco de galinha diluído em água (1 kg por 1 l), cinza de madeira (150 g por 5 l) |
Após a rega, é necessário soltar e retirar as ervas daninhas.
Suporte e liga de brotos
Para cultivar Karmakoda, é usado o método de treliça. Para garantir que a planta cresça de maneira uniforme e não seja suscetível a doenças, os pés de uva são amarrados.
A liga é realizada duas vezes: na primavera e no verão. As vinhas são amarradas com material macio para evitar danos aos rebentos.
Poda e proteção do frio
Para aumentar a produtividade e rejuvenescer as vinhas, são realizadas podas regulares. Na primavera são retirados os brotos congelados e no verão é feita a poda sanitária, retirando os caules doentes e danificados. Para o Karmakod utiliza-se uma formação em leque, o comprimento dos rebentos não deve ultrapassar 2 m. No cultivo da uva no sul, o Karmakod não precisa ser coberto. Em regiões com condições climáticas adversas, os abrigos são indispensáveis. Para isso, os brotos são retirados das treliças, colocados em ranhuras e polvilhados com terra por cima. Antes do assentamento, pode-se torcer as vinhas e colocá-las em sacos, cobrindo-as com ardósia por cima.
Doenças e pragas
Karmacode pode dispensar tratamento especial para doenças como míldio e oídio. A planta é tratada somente após a floração. Às vezes, as bagas de Karmakoda são descascadas com ervilhas. Retire os frutos pequenos com um pincel, passando sobre os cachos.
Colheita e armazenamento
A primeira colheita de Karmakod pode ser obtida 3 anos após o plantio. Os frutos amadurecem 115-125 dias a partir do início da estação de crescimento. Para as regiões sul é o final de julho, e para a zona climática média - os primeiros dez dias de agosto. Os cachos maduros podem ficar pendurados no arbusto por muito tempo, pegando açúcar e ficando mais doces.
Karmakod é uma das melhores variedades de uva para cultivo em terreno pessoal.Vinhas decorativas vão decorar o quintal, e frutas suculentas e saborosas vão trazer muito prazer.