A uva Isabella é uma variedade preta, homônima da Rainha Isabel da Espanha. A planta é aceita mesmo em condições climáticas adversas e é resistente às geadas, mesmo que não seja protegida com abrigo especial. Isabella raramente fica exposta a doenças, as pragas raramente atacam os arbustos. Todo viticultor consegue cultivar uma variedade despretensiosa e com alto rendimento.
História do desenvolvimento de variedades
O criador William Prince desenvolveu a casta Isabella através do cruzamento das castas Vitis Labrusque e Vitis Vinifera. O seu objetivo inicial é melhorar a qualidade das vinhas e aumentar a fertilidade do mato. A história começou há mais de 200 anos.
Isabella é considerada uma espécie americana popular na América. Até o início dos anos 80, as uvas eram cultivadas em todos os estados da América e em países europeus. Os enólogos chegaram à conclusão de que, ao criar produtos vínicos, Isabella apresenta um tom podre desagradável e uma pequena quantidade de álcool. Todas as plantações foram gradualmente cortadas.
A variedade permaneceu popular entre os plantadores do Canadá, Japão, Brasil e Portugal, onde Isabella ainda é cultivada com sucesso até hoje. Os países da CEI também não recusam a oportunidade de cultivar uvas nacionais.
Descrição e características das uvas Isabella
Graças à descrição detalhada da casta, algumas características dos frutos silvestres podem ser destacadas. Isabella é classificada como um tipo de louça com finalidade universal. Afinal, as frutas vermelhas são utilizadas in natura, na produção de vinhos, sucos, sobremesas e geléias. As principais características incluem:
- os frutos amadurecem bastante tarde;
- a planta tolera bem geadas, umidade e seca;
- não afetado por doenças infecciosas como clorose e antracnose;
- o rendimento é alto em comparação com outras variedades;
- mesmo após o congelamento, a videira do arbusto é restaurada, a reprodução ocorre com o auxílio de mudas enraizadas.
Poucos anos após o plantio, cresce um arbusto alto, no qual todos os anos se formam cachos em formato de cone. Os bagos de cor escura têm formato redondo ou oval e são densamente compactados.
Devido à presença de uma camada cerosa na superfície, os frutos adquirem uma coloração azulada. Apesar da densidade, a casca não é difícil de separar da polpa.
A videira desenvolve-se rapidamente, por isso o arbusto de Isabella é utilizado como planta ornamental.
Quais são as variedades?
Um dos híbridos naturais americanos onipresentes é Isabella de frutos grandes. A planta cresce intensamente. Os aglomerados são pequenos e possuem formato cilíndrico. A fertilidade é alta, o arbusto é resistente à geada. Os frutos têm casca grossa.
Através de numerosos experimentos, uma das primeiras variedades de uva foi desenvolvida - Isabella branca. Os aglomerados são de densidade média e formato cilíndrico. Os bagos são pequenos, redondos e com casca fina. A variedade é bastante produtiva.
Seleção de mudas e local para plantio
Na hora de escolher mudas jovens, é recomendável levar em consideração algumas características:
- A melhor época para comprar uma muda é o outono. Durante este período, o vendedor pode mostrar a colheita e deixar provar os frutos. Na primavera também é possível adquirir material para plantio, mas não se deve esperar retorno rápido.
- Isabella cria raízes quando começa a geada e começa a crescer intensamente no início da primavera.
- Para evitar a compra de uma muda infectada e para evitar infectar outras culturas da horta, você deve adquiri-las em viveiros especializados.
- A melhor escolha para um veranista é uma casta clássica, pois na busca por novos produtos você pode fazer a escolha errada.
- Recomenda-se escolher variedades de elite e de primeira categoria. Uma videira forte e saudável geralmente cresce a partir de brotos inicialmente fracos. Mudas Elite contêm pelo menos 4 raízes desenvolvidas, o broto chega a 25 centímetros. A primeira variedade tem um sistema radicular não tão forte e forte, o caule chega a 20 centímetros.
Quando um sistema radicular poderoso se formar, é hora de colocar a muda em um local permanente.
Para plantando uvas Você deve escolher um local com base nos seguintes critérios:
- a área deve ser ensolarada e protegida de rajadas de vento;
- se possível, recomenda-se plantar mudas próximo às paredes dos edifícios ou em encostas suaves; você mesmo pode construir um suporte para a videira;
- se a turfa predominar na área, acrescente um pouco de areia de rio ao solo;
- Recomenda-se diluir o solo argiloso com uma camada de drenagem;
- o solo arenoso é enriquecido com esterco podre e composto;
- Quando ocorre uma reação ácida no solo, a área é diluída com cal.
Importante! Não deve haver estagnação das águas subterrâneas no solo para o plantio da uva.
Como plantar uvas Isabella corretamente?
Para o plantio de uvas é recomendado:
- Escolha um local adequado, prepare o solo.
- Deixe a muda comprada em água morna e sedimentada por 24 horas. Os brotos são cortados em apenas 3-5 olhos e as raízes em 50-100 milímetros.
- Prepare com antecedência uma cova para o plantio, cuja profundidade deve ser de cerca de 50-90 centímetros e o diâmetro deve ser de 80 centímetros.
- A drenagem é colocada no fundo do buraco. A próxima camada é o solo escavado.
- Um pino é instalado para suporte.
- A próxima camada de sal de potássio, cinza e superfosfato é aplicada como fertilizante.
- Depois de preencher um pouco de terra por cima, você pode plantar o arbusto.
- A raiz é mergulhada em pasta de argila, enterrada e amarrada a uma estaca.
- O solo ao redor da planta está bem compactado.
- As uvas plantadas precisam ser regadas abundantemente. O buraco está coberto com turfa.
Recomenda-se plantar mudas a uma distância de 150 centímetros uma da outra, com intervalo mínimo de 2 metros entre linhas.
Dicas para cuidado e cultivo
Para obter um alto rendimento, você deve seguir as regras básicas para cuidar das uvas Isabella:
- o solo deve estar sempre limpo, livre de ervas daninhas;
- O solo ao redor do arbusto deve ser constantemente afrouxado e os montes mantidos;
- Recomenda-se acompanhar o cultivo das mudas com regas adequadas nos primeiros 2 anos;
- O solo é fertilizado pelo menos três vezes por temporada. Jardineiros experientes podem recomendar o que alimentar, dependendo do tipo de solo;
- o húmus é adicionado a cada 2-3 anos;
- no final do primeiro ano de crescimento recomenda-se formar um suporte para a videira;
- Antes do início da geada, as mudas jovens devem ser cobertas, sendo permitido o uso de agulhas de pinheiro.
O cuidado adequado e o cumprimento dos requisitos básicos ajudam a garantir um bom crescimento e uma produção abundante de Isabella.
Um processo importante é a fertilização das uvas. A forma mais eficaz é a cobertura morta, que promove:
- manter a umidade do solo;
- melhorar a nutrição da videira;
- prevenir a formação de crostas terrestres que impeçam a livre circulação do ar;
- desacelerando o crescimento de ervas daninhas;
- protegendo as raízes do arbusto durante as geadas.
Húmus, grama seca, composto e serragem de madeira são usados como cobertura morta. A pulverização da solução é realizada com sulfato de magnésio. O arbusto precisa de alimentação à base de fertilizantes minerais líquidos durante todo o período de cultivo.
Para prevenir e combater pragas e doenças, recomenda-se pulverizar os arbustos com uma solução de 10 colheres de chá de refrigerante e 10 colheres de sal para cada 10 litros de água purificada.
Para tratar as folhas, o jardineiro prepara uma solução à base de cal apagada. Para preparar, basta diluir 1 quilo de cal virgem em 3 litros de água. Após a extinção, adicione 7 litros de água e misture bem.
As folhas podem ser tratadas com pincel.
Procedimento de tempo e poda
Durante o verão, a videira cresce frequentemente e o arbusto precisa ser podado. Recomenda-se o uso de uma ferramenta especial - uma tesoura de poda. Freqüentemente, o processo de poda é realizado no outono ou na primavera. A poda de outono deve ser realizada quando o arbusto perde completamente as folhas, quando as uvas se preparam para o inverno. O procedimento deve ser concluído antes da primeira geada. As peças doentes e velhas devem ser removidas.
Regras básicas, como podar um arbusto de uva corretamente:
- em arbustos jovens é necessário deixar brotos sãos em quantidade não superior a 8;
- Recomenda-se realizar a poda com cuidado para não prejudicar as partes sãs das uvas;
- os enteados lenhosos são parcialmente removidos, os verdes - completamente;
- o topo também pode ser removido, o que favorece o crescimento nas laterais e não em altura;
- a poda é feita em ângulo reto, os cortes devem permanecer lisos;
- Jardineiros experientes recomendam desbastar os cachos e as folhas, um grande número dos quais contribui para uma diminuição na produção.
A poda de verão dos arbustos é realizada para corrigir o crescimento. É importante monitorar as vinhas frutíferas e vazias para não podar demais.
A poda no verão permite que o jardineiro faça manutenções preventivas na planta para melhor lidar com o período de cultivo ativo.
Características de poda no verão:
- Para que a carga seja distribuída de maneira uniforme, os brotos jovens devem ser quebrados no início de junho. Recomenda-se amarrar a videira frutífera neste período. Graças a isso, a reposição para o rendimento do próximo ano será feita corretamente.
- O processo de floração termina em julho, é nesse período que os enteados devem ser retirados, pulverizados e fertilizados. Isso contribui para altos rendimentos.
- Em agosto, os rebentos são cunhados removendo-se as partes superiores da raiz para compactar a parte inferior do sistema radicular.
- As antenas podem ser removidas todos os dias - elas servem como fecho.
Métodos de reprodução
A propagação por estacas é bastante comum na jardinagem. Na poda de outono, geralmente as estacas são preparadas para o plantio. Uma parte do broto anual é cortada com um diâmetro de 7 a 10 milímetros e um comprimento de 150 a 200 centímetros.
Jardineiros experientes distinguem 2 métodos de preparação:
- As folhas são retiradas das vinhas preparadas, a videira é torcida em forma de anel e enviada para armazenamento em local escuro e fresco. Nenhum processamento adicional é necessário. As estacas são cortadas no início da primavera, recomenda-se deixar de 5 a 6 olhos nelas. Nos dias 14 a 21, são colocados em água - morna, sob os raios solares, até o aparecimento das raízes. Em seguida, as mudas devem ser enraizadas com fertilizantes minerais em solo especialmente preparado.
- A videira cortada é cortada em pequenos pedaços - 20-40 centímetros cada. O corte superior está localizado a 2-3 centímetros dos olhos. O material é embebido em solução à base de sulfato de ferro por 60-120 minutos e deixado em local fresco até a primavera.
Recomenda-se o plantio das mudas preparadas nos primeiros dias do último mês da primavera. Com plantio e cuidados adequados, é garantida uma alta colheita no futuro.