A variedade de uva Everest é um híbrido de criadores russos e está gradualmente se tornando popular. Distingue-se pelos frutos grandes e doces, de crescimento rápido, os frutos amadurecem no terceiro ano. Foi criado a partir de 2 variedades: Talisman e K-81. Os frutos da cultura contêm ácidos orgânicos, pectina e taninos, vitaminas e microelementos. Os frutos silvestres são consumidos in natura, são preparadas compotas, xaropes, sucos, sucos de frutas, geleias e compotas.
- Descrição e características da variedade
- Arbustos
- Flores
- Cachos e frutas vermelhas
- Produtividade
- Transportabilidade
- Resistência ao gelo
- Resistência a doenças e pragas
- Vantagens e desvantagens das uvas Everest
- Especificidades do cultivo
- Seleção e preparação de um local de pouso
- Preparação de material de plantio
- Ordem de serviço
- Regras para cuidar de plantas
- Formação e poda de arbustos
- Rega
- Fertilizante e alimentação
- Abrigo para o inverno
- Proteção contra doenças e pragas
- Colheita e armazenamento
Descrição e características da variedade
O Everest tirou todas as melhores qualidades das variedades originais - frutos grandes, bela aparência, sabor excelente, imunidade a doenças fúngicas e ataques de pragas.
Arbustos
A casta é meio precoce, caracterizada por elevada taxa de sobrevivência, vigor e maturação em toda a extensão. As lâminas das folhas são perfuradas, em forma de coração, grandes, cinco lobadas, dissecadas. Do momento em que os botões aparecem até o amadurecimento dos frutos, leva de 110 a 120 dias.
Flores
As flores são hermafroditas e capazes de polinizar-se. A variedade participa da polinização de outras plantas com flores unissexuais. Recomenda-se desbastar os ovários para obter frutos grandes.
Cachos e frutas vermelhas
Os cachos das castas em forma de cone ou cilíndricos apresentam:
- apresentação atraente;
- densidade média;
- tamanhos grandes;
- pesando 500-800g.
Os bagos suculentos e elásticos são ovais, com 4,5 cm de comprimento e pesando 18-20 g, rosa no início da maturação, depois vermelho-violeta com densa cobertura cerosa. Cada uma contém 2 sementes, que se separam facilmente quando prensadas. Se não forem bem cuidados, frutos grandes e pequenos amadurecem na mesma videira. A variedade tem sabor adocicado, sem gosto residual de acidez ou noz-moscada.
Esta variedade não é recomendada para vinho.
Produtividade
As taxas de colheita são altas: pelo menos 25 kg de cachos são colhidos do mato. Os jardineiros cultivam a variedade Everest para uso pessoal e para venda. A colheita começa em meados ou final de agosto, o momento depende da região.
Transportabilidade
A casca da uva protege a fruta de danos e fatores externos. Graças a ela, a variedade tolera bem o transporte em longas distâncias e fica armazenada por muito tempo.
Resistência ao gelo
A variedade tolera geadas nas regiões sul e central. Caso contrário, a resistência ao gelo não foi totalmente estudada. Os arbustos precisam ser cobertos para o inverno, principalmente se a temperatura chegar a -20 0C. Isto irá garantir uma futura colheita de frutos silvestres.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é resistente a doenças fúngicas, pragas e não tem medo da invasão de vespas. Apenas tratamentos preventivos são realizados.
Vantagens e desvantagens das uvas Everest
A forma de mesa cultivada da variedade tem muitas vantagens:
- Depois que o pincel amadurece, você não pode colhê-lo por mais um mês.
- Isso melhora o sabor dos frutos silvestres.
- Transportável por longas distâncias.
- Não há rachaduras ou queda dos bagos, os cachos ficam armazenados por até 3 meses.
- Bela apresentação.
- Capacidade de adaptação a diferentes climas.
- As estacas criam raízes rapidamente.
As desvantagens incluem o alto custo das mudas e a instabilidade não confirmada da variedade a baixas temperaturas.
Especificidades do cultivo
Para formar frutos grandes e doces, você deve conhecer os princípios de cultivo e cuidado.
Seleção e preparação de um local de pouso
Escolha um local ensolarado e sem vento para o plantio, com solo leve e fértil. Numa área sombreada, os arbustos crescem lentamente, os frutos ficam sem açúcar. O melhor local é uma encosta, uma colina. Em áreas de clima frio - um local na zona sul. As árvores frutíferas devem crescer a uma distância superior a 3 m.
Preparação de material de plantio
Mudas da variedade Everest ainda não estão muito difundidas, é aconselhável retirá-las de um viveiro. As estacas devem estar sãs, sem rachaduras, manchas ou protuberâncias nas raízes. Comprimento 40 cm, espessura - 5-7 mm, número de botões - 2-3 unidades. Antes do plantio, são embebidos em humato e as pontas aparadas.
Ordem de serviço
A cultura é plantada preferencialmente em outubro ou no início da primavera, após o derretimento da neve. Cave um buraco de 60 x 60 de largura e 60 cm de profundidade, despeje no fundo a drenagem de brita e argila expandida. O solo é misturado com húmus e cinza de madeira. Preencha a cova de plantio e cubra com filme. Após 3 semanas você pode plantar. No lado norte é colocado um suporte para apoiar a videira. O material de plantio é colocado no meio da cova, coberto com terra, compactado e regado.
Para enriquecer o solo, utiliza-se o seguinte método: na primavera a área é semeada com ervilha e no outono são acrescentados 20 cm de profundidade.
Regras para cuidar de plantas
Se as técnicas agrícolas forem seguidas, é possível obter uma rica colheita da nova variedade.
Formação e poda de arbustos
Na primavera, as partes congeladas do arbusto são removidas. No outono, durante a poda, restam 5 brotos fortes em um arbusto separado, que são cortados anualmente em 8 a 10 botões. Os enteados secundários, os cachos fracos e o excesso de folhas são removidos. No verão, os topos ficam comprimidos.
Rega
Os arbustos jovens são regados com mais frequência do que os adultos. As plantas que atingiram os 3 anos de idade são regadas na primavera, antes da abertura dos botões, antes do início da floração e quando se formam os cachos. Durante a floração e antes da colheita dos frutos, não é recomendável regar.
A água deve estar estabilizada e quente. Ao mesmo tempo, a estagnação da umidade não deve ser permitida. No final do outono, se não choveu, os arbustos maduros precisam ser regados abundantemente para aumentar a resistência ao frio.
A rega pode ser feita em conjunto com a fertilização, é diluída em água. Depois, você deve aplicar cobertura morta no solo para reter a umidade.
Fertilizante e alimentação
Na primavera, adiciona-se uréia ou nitrato de amônio - 40-50 g por arbusto. Após a formação dos ovários, são necessários fertilizantes contendo fósforo e potássio.No outono, alimente-se com complexos minerais. O estrume é aplicado uma vez a cada 2-3 anos.
Abrigo para o inverno
Em áreas com baixas temperaturas no inverno, os arbustos precisam ser isolados. Coloque a videira enrolada sobre tábuas e cubra a parte superior com material especial ou serragem seca. Faça uma camada de filme por cima para protegê-lo da umidade.
Proteção contra doenças e pragas
Durante toda a temporada, os arbustos são pulverizados com fungicidas 2 a 3 vezes para prevenção. Na primavera, pulverize o solo e as plantas com uma solução de sulfato de cobre. Os medicamentos antifúngicos são tratados até o aparecimento da segunda folha. E novamente junto com inseticidas antes do início da floração. Eles usam “Topázio”, “Aktellik”, “Tiovit Jet”, “Horus”.
Se a planta foi exposta a doenças ou ataques de pragas, ela é tratada com produtos químicos apropriados.
Colheita e armazenamento
A variedade é colhida à medida que amadurece, em diferentes regiões, da segunda quinzena de agosto ao final de setembro. Os cachos devem ser colhidos durante o dia, com tempo bom, transferindo imediatamente os bagos para a sombra. Frutos danificados, secos, verdes e podres são removidos.
O depósito deve ser bem ventilado, livre de mofo, se a temperatura do ar cair abaixo de zero a cultura deve ser isolada. As mãos amarradas com barbante são colocadas sobre um arame ou corda esticada.
Caixas de madeira são outro método de armazenamento. Dispor os cachos sobre uma camada de serradura com 2 a 3 cm de espessura para que os bagos não se toquem. Serragem de tília, choupo, mas não de árvores coníferas. Depois outra camada de uva e serragem, feche bem a tampa. Dessa forma, pode ser armazenado por até 3 meses. Você também pode colocar palha, papel limpo e depois uvas em uma camada nas caixas, as bagas duram 2 meses. Inspecione e remova regularmente os frutos estragados.