Muitos tipos de frutos silvestres migram gradualmente para as casas de verão. Muitas pessoas preferem amoras doces e aromáticas, fazendo compotas e compotas com elas. A baga traz grandes benefícios ao corpo quando consumida fresca, mas é difícil de colher por causa dos brotos espinhosos que podem machucar. Os criadores oferecem variedades de amoras sem espinhos, que se tornaram populares recentemente.
- Descrição das variedades de amora sem espinhos
- Vantagens e desvantagens
- Variedades de amoras sem espinhos
- Novas variedades de amora sem espinhos
- Natchez
- Ouachita
- Chester
- Cetim Preto
- Lago Tay
- Kiova
- Estrela Colômbia
- Chačanska Bestrna
- Doyle
- Valdo
- Lago Ness
- Oregon sem espinhos
- Osage
- Variedades remanescentes de amoras
- Liberdade
- Magia Negra (Magia Negra)
- Ruben
- Prime-Arca 45
- Viajante (Viajante da Arca Principal)
- Variedades resistentes à geada
- Variedade de amora Agawam
- Amora Polar
- Regras para escolher uma variedade adequada de amora-preta sem espinhos
- Para a região de Moscou
- Para a Rússia central
- Para os Urais
- Propagação de amoras sem espinhos
- Enterrando galhos
- Brotos de raiz
- Estacas
- Quando plantar amoras
- no outono
- na primavera
- Características do plantio de amoras
- Selecionando um local
- Preparação
- Preparação da treliça
- Preparação do site
- Preparando covas de plantio
- Tecnologia de pouso
- Distância entre arbustos e fileiras de amoras durante o plantio
- Regras para cuidar de amoras
- Rega
- Afrouxando o solo
- Como aparar amoras
- Como amarrar amoras
- Abrigo de Blackberry para o inverno
- Pragas e doenças: precauções
Descrição das variedades de amora sem espinhos
As amoras passaram por uma série de mudanças com o cultivo. O que é característico das frutas silvestres de jardim é que:
- Apresenta formato de arbusto compacto ou rasteiro com brotos que atingem comprimento de 1,5 a 4 metros, lisos, sem espinhos.
- Um poderoso sistema radicular ramificado ajuda a cultura a se adaptar rapidamente às novas condições.
- Pequenas folhas perfuradas estão localizadas em pecíolos curtos.
- As flores são brancas ou rosadas e têm cerca de 2 centímetros de diâmetro.
- Os bagos, de estrutura semelhante à da framboesa, apresentam um grande pedúnculo branco com drupas pretas ou vermelho-escuras.
Algumas variedades sem espinhos são resistentes a baixas temperaturas, enquanto outras necessitam de abrigo para o inverno. Amoras trepadeiras regulares levam 2 anos para se desenvolver. Primeiro, quando os rebentos crescem, formam-se botões de frutos. Depois dão bagas e depois cortam-se as frutas velhas. Tipos de culturas remanescentes sem espinhos podem produzir frutos em ramos novos e velhos.
Vantagens e desvantagens
Amoras com caules lisos são preferidas porque a colheita:
- resistente à seca devido às raízes profundas;
- devido à floração tardia, não fica exposta às geadas primaveris;
- produz muitos frutos silvestres de excelente qualidade;
- despretensioso no cuidado;
- útil para humanos;
- decorativo
As amoras podem ser apreciadas por muito tempo, pois amadurecem gradativamente. Eles contêm muitas vitaminas e microelementos que ajudam:
- baixar a pressão arterial;
- eliminar sintomas de gripe e resfriado;
- curar feridas e arranhões;
- melhorar o funcionamento do sistema digestivo;
- interromper processos inflamatórios no sistema geniturinário.
As desvantagens da colheita de frutos silvestres podem ser a exposição a baixas temperaturas em algumas variedades.
Variedades de amoras sem espinhos
Se as primeiras experiências de cultivo de amoras no jardim foram difíceis, agora estão sendo escolhidas variedades sem espinhos. Graças a eles, é mais fácil plantar e cuidar das frutas silvestres. Você pode escolher uma planta que se adapte bem às condições adversas. Muitas pessoas preferem variedades remanescentes para obter grandes colheitas de frutos silvestres aromáticos e saborosos todos os anos.
Novas variedades de amora sem espinhos
Todos os anos, o número de novas variedades de arbustos de frutos silvestres aumenta. Eles contêm as melhores qualidades das culturas hortícolas.
Natchez
O arbusto de bagas produz grandes frutos pretos já em junho. Eles têm um sabor muito doce e suculento. Eles não amadurecem de uma só vez, mas ao longo de 35 a 40 dias. Nota-se a alta preservação dos frutos e sua boa transportabilidade. É melhor cobrir arbustos com galhos longos e lisos com material fibroso para o inverno, para que não congelem. Caso contrário, a cultura não requer cuidados especiais.
Ouachita
A vantagem da variedade é o amadurecimento precoce e a rica produtividade, de até 30 quilos por arbusto.Ao crescer, mantenha a distância ideal amarrando os galhos à treliça. Antes do inverno, as plantas são cobertas com material não tecido ou ramos de abeto.
Chester
Uma das variedades comuns de frutas silvestres amadurece no meio do verão. A frutificação ocorre durante um longo período de tempo, dentro de 30-40 dias. A colheita é valorizada porque não é espinhosa e produz frutos grandes e de sabor adocicado. Embora haja uma leve acidez neles. O formato do arbusto é semi-rastejante. Os brotos frutíferos são cortados anualmente para obter até 15 quilos de rendimento por arbusto. A planta resiste a geadas abaixo de 20 graus, mas os jardineiros acreditam que é melhor cobrir a planta antes do início do frio.
Cetim Preto
Uma das culturas antigas, que agrada com rendimentos de até 10-15 quilos por arbusto. A produtividade aumenta se a planta for bem cuidada, seguindo as regras da tecnologia agrícola. Os frutos da planta chegam a 5 gramas, têm sabor adocicado, raramente com alto teor de acidez. Os rebentos rígidos e semi-rastejantes das amoras atingem 5 metros, por isso são pressionados ao solo ainda jovens.
A colheita varietal difere:
- resistência à geada;
- despretensão no atendimento;
- duração da frutificação;
- resistência a doenças.
A única desvantagem é que os frutos não toleram bem o transporte.
Lago Tay
A variedade é famosa por:
- dá rendimentos de até 10-12 kg;
- frutifica com frutos grandes pesando 5 a 6 gramas cada;
- arbusto com brotos de 5 metros de comprimento;
- resiste a temperaturas de até 20 graus abaixo de zero.
Os arbustos são cultivados em treliças com uma distância entre eles de 2 a 3 metros.
Kiova
Esta cultura é uma das de maior frutificação. Embora esta amora não seja isenta de espinhos, existem poucos espinhos pontiagudos nos rebentos. Em prol da alta produtividade de deliciosas frutas doces, vale a pena cultivar essa variedade todos os anos.Cada baga pode atingir 20 gramas e amadurece no final de julho. Os frutos pretos são colhidos há muito tempo. Eles mantêm o frescor por muito tempo e toleram bem o transporte.
Estrela Colômbia
Para quem está começando cultivar amoras no jardim vale a pena prestar atenção a esta variedade. As vantagens da colheita incluem o amadurecimento precoce e frutos incomuns pesando de 10 a 15 gramas cada. Mantêm a apresentação por muito tempo e têm um sabor agradável. Esta é a planta mais indicada para a região sul. Não tolera bem o frio, mas é resistente à seca.
Chačanska Bestrna
Esta safra apresenta frutos agridoces pesando 10 gramas. O amadurecimento começa nos primeiros dez dias de julho. Os brotos sem espinhos são fáceis de cuidar. Necessitam apenas de liga, pois atingem mais de 3 metros de comprimento. A planta se destaca pela resistência às geadas, embora seja aconselhável cobrir os arbustos em regiões com invernos frios.
As desvantagens incluem a baixa transportabilidade dos bagos, que rapidamente começam a perder a forma e a vazar suco.
Doyle
Esta cultura é mais adequada para as regiões do sul. Em boas condições, a produção de frutas é extraordinária, já que até 50 quilos são colhidos de um arbusto. Na região Norte, a planta não tem tempo de amadurecer, pois os frutos maduros começam a ser colhidos apenas em agosto.
Além das colheitas generosas, a cultura é famosa pela resistência ao calor.
Valdo
A variedade rasteira de amora-preta sem espinhos é conhecida há muito tempo. Pertence a plantas com períodos de maturação médios. As primeiras bagas pesando 6 a 8 gramas aparecem no início de julho. São aromáticos, com sabor agridoce. Eles escolhem uma planta para plantar em pequenos chalés de verão, pois os brotos atingem apenas 2 metros de comprimento. Devem ser amarrados a um suporte e cobertos para o inverno.
Lago Ness
O sabor dos frutos silvestres pouco difere do das amoras silvestres e têm peso semelhante, até 5 gramas cada. De um arbusto você pode coletar até 25 quilos. As características da planta são a despretensão e a alta produtividade. A colheita se multiplica rapidamente, por isso é adequada para o cultivo de frutas silvestres para venda. Os frutos atingem a maturidade plena no início de agosto.
Oregon sem espinhos
A variedade é considerada uma das melhores, pois os arbustos além de produzirem frutos saborosos, também podem enfeitar o ambiente. Brotos rastejantes de até 4 metros de comprimento são utilizados na confecção de arcos, decoração de gazebos e áreas de lazer. Os frutos pretos têm um sabor excelente. A colheita pode ser pequena, apenas 10 quilos por arbusto, mas os frutos são muito saborosos e aromáticos.
Osage
Para quem não busca altos rendimentos, mas aprecia o sabor dos frutos silvestres, esta variedade é indicada. A colheita frutifica com frutos silvestres doces e macios. Você pode apreciá-los durante a segunda metade do verão. Mas as amoras são indicadas para quem mora no sul. A planta é muito tenra e não tolera baixas temperaturas.
Variedades remanescentes de amoras
Tipos remanescentes de colheitas de frutas silvestres são usados para obter colheitas anuais ou duas vezes por ano. Se você cortar completamente a plantação pela raiz no outono, os brotos que aparecem na primavera darão frutos no final do verão. Quando os ramos frutíferos são cortados antes do inverno, os frutos são obtidos tanto no meio do verão quanto no final da estação. As espécies de plantas remanescentes são adequadas para as regiões do sul, uma vez que os arbustos muitas vezes congelam onde os invernos são frios. E então as amoras não servirão para nada.
Liberdade
Entre as variedades mais novas, a Freedom ainda não é tão difundida. Arbustos com rebentos eretos de 2 metros de comprimento não apresentam espinhos. Os frutos aparecem pela primeira vez no final de junho e depois em agosto-setembro. Eles são grandes e doces.
Magia Negra (Magia Negra)
Distingue-se pelos rebentos vigorosos com pequeno número de agulhas. As frutas pretas chegam a pesar de 9 a 10 gramas, são suculentas e doces. Até 5 quilos de frutas vermelhas são colhidos de um arbusto durante o verão. A cultura é mais adequada para cultivo na Rússia central, no sul. Os arbustos toleram bem a seca, mas precisam ser cobertos para o inverno.
Ruben
A colheita de frutas silvestres dá frutos duas vezes - em junho e agosto. Os frutos são grandes, até 10 gramas cada. Os rendimentos são médios - até 6 quilos por planta. A variedade distingue-se pelos rebentos eretos com espinhos. As plantações toleram geadas de até -16-20 graus. O fruto cresce bem à sombra e não necessita de cuidados especiais.
Prime-Arca 45
Os criadores aconselham experimentar a variedade para cultivo, por ser considerada produtiva. E a qualidade dos frutos grandes é alta. Têm sabor agradável, são aromáticos e toleram bem o transporte. Embora os brotos tenham espinhos, existem poucos espinhos.
Viajante (Viajante da Arca Principal)
A safra de seleção americana é caracterizada por altos rendimentos. Arbustos com caule ereto e sem espinhos apresentam excelente adaptabilidade às condições de clima temperado. Mas sem abrigo, de preferência um spandball de duas camadas, os brotos podem congelar.
Variedades resistentes à geada
Para regiões com verões frescos e geadas, espécies de plantas resistentes ao inverno são adequadas. Existem poucas variedades desse tipo, mas é melhor que os jardineiros da Sibéria e dos Urais as escolham. Então você pode ter certeza de que os frutos terão tempo de amadurecer e as flores sobreviverão às geadas da primavera.
Variedade de amora Agawam
Uma das culturas populares de frutas silvestres destinadas ao cultivo em áreas de clima temperado. Agave é valorizado por:
- poder do mato;
- decoratividade de brotos eretos e rastejantes;
- cachos de frutas vermelhas na cor preta clássica;
- rendimento de 15 quilos por arbusto.
A planta dá frutos há 15 anos, produzindo rendimentos estáveis. Além da resistência às baixas temperaturas, a variedade tolera bem o calor e cresce bem à sombra. A baga raramente fica doente.
Amora Polar
Os brotos sem espinhos atingem uma altura de 2 a 2,5 metros. Eles são lisos, não espinhosos. Os frutos amadurecem a partir do final de junho - início de julho. Eles se distinguem pelo peso de 10 gramas, cor preta profunda e sabor adocicado. Os bagos caracterizam-se pela preservação a longo prazo da sua apresentação após o transporte.
A plantação de frutas silvestres não precisa ser coberta no outono, pois é resistente ao inverno.
Regras para escolher uma variedade adequada de amora-preta sem espinhos
Para quem deseja cultivar fruteiras em seu terreno, deve considerar se a variedade suporta as condições climáticas da região. Afinal, muitas das plantas só amadurecem em climas quentes. As geadas da primavera representam um perigo para a colheita, podendo destruir a colheita futura.
Para a região de Moscou
Independentemente das temperaturas de inverno da região, é melhor cobrir os arbustos de amora-preta no outono. Então podemos dizer com segurança que a planta dará frutos. A maioria dos jardineiros escolhe as variedades que podem suportar temperaturas de 16 a 20 graus abaixo de 0.
Durante tempestades de neve, é melhor dobrar os arbustos até o chão ou amarrá-los a uma treliça. Eles não quebrarão sob forte cobertura de neve.
Para a Rússia central
Os jardineiros dessas áreas recebem culturas bem adaptadas a verões frios, ventos e invernos com neve. A versão sem espinhos do arbusto de bagas é mais adequada quando pode ser resistente à geada. Arbustos com rebentos de comprimento médio são mais adequados. Esta é a variedade Doyle, que cresce bem à sombra e tolera geadas leves. Dos reparadores - Ruben.É necessário cobrir a plantação de frutos silvestres antes do início do frio.
Para os Urais
As amoras podem crescer em condições adversas, mas escolhem tipos de culturas que podem suportar geadas e ventos frios. As flores geralmente morrem devido ao retorno das geadas na primavera. Portanto, espécies de plantas resistentes à geada são preferíveis. Isso é junto com Polar Agawam. Você pode usar Black Satin ou Waldo, mas com abrigo para o inverno.
Propagação de amoras sem espinhos
As colheitas de frutos silvestres podem ser propagadas de diferentes maneiras. O método da semente raramente é utilizado, pois nem sempre é possível obter o resultado desejado. Na maioria das vezes eles preferem a propagação pela vegetação. A época ideal para o procedimento é considerada outono. Antes do inverno, as raízes da planta terão tempo de ficar mais fortes e na primavera darão brotos.
Enterrando galhos
O método envolve a obtenção de um grande número de arbustos jovens. Eles participam da estratificação apical horizontal e dobram-na ao solo sem separá-la da mata-mãe. Em seguida, polvilhe a base com terra, deixando a parte superior acima da superfície do solo. Para interromper o crescimento, os brotos são podados. Para melhor proteger a estratificação, ela é fixada com alfinetes. O procedimento é realizado no início de agosto.
Regue por 1-2 meses para que o galho crie raízes. Na primeira quinzena de outubro, é necessário separar cuidadosamente o broto com raízes e transplantá-lo para um novo local.
Brotos de raiz
A baga enraíza-se melhor quando propagada por brotos de raízes. Quando chega o frio de novembro, as raízes do arbusto ficam levemente expostas e as estacas são cortadas de 6 a 9 centímetros de comprimento. Selecione os processos com 1,5 centímetros de espessura. Armazene o material de plantio em sacos na geladeira ou no porão. É necessário inspecionar as mudas e ventilá-las pelo menos uma vez por semana.Em fevereiro os brotos são colocados em solo nutriente e em abril os brotos cultivados são colocados em local permanente no jardim.
Estacas
As estacas verdes são cortadas no outono, em outubro. Seu comprimento não deve ser inferior a 40 centímetros. Resta apenas escavá-los no solo e deixá-los até a primavera. Assim que a neve derrete, os brotos levemente aparados são cobertos com filme, criando uma pequena estufa. Eles são regados regularmente e o solo é solto. O aparecimento das folhas é um sinal para o replantio para um local permanente.
Quando plantar amoras
No cultivo de amoras, a colheita dos frutos depende de quando os brotos foram plantados. Você pode plantar frutas no outono e na primavera. Tudo depende das condições climáticas e meteorológicas.
no outono
Normalmente, variedades de plantas precoces e resistentes à geada são plantadas em outubro. Eles terão tempo para criar raízes em um novo lugar e se adaptar antes do início do frio. O outono é adequado para jardineiros da Rússia central, da região de Moscou e da região de Leningrado para plantar arbustos de frutas silvestres. O início do inverno ocorre de acordo com o calendário e as amoras têm tempo para se preparar para as condições desfavoráveis. E os frutos do verão terão tempo de amadurecer.
na primavera
As variedades de plantas que não são resistentes às baixas temperaturas são melhor plantadas na primavera, em abril. Neste caso, o solo deve aquecer até 10-15 graus Celsius. Para a Sibéria e os Urais, é escolhida a data de plantio na primavera.
Características do plantio de amoras
Para que o cultivo das frutas silvestres seja eficaz, é necessário plantar as mudas corretamente. Além do momento, é importante escolher o local certo para o plantio das plantas e preparar o solo. Sem manter a distância entre os arbustos e as fileiras, é difícil obter uma rica produção de frutos.
Selecionando um local
Acima de tudo, uma plantação de amoras precisa de luz.Portanto, é melhor colocar o canteiro para as mudas em local aberto e ensolarado. É aconselhável que nada proteja as plantas silvestres do sol. É necessário proteger a amora dos ventos frios. Portanto, os brotos são plantados próximos à cerca, recuando 1 metro dela.
Preparação
A área para cultivo é preparada com antecedência. No outono, eles desenterram, acrescentam húmus ou composto - um balde por metro quadrado. A profundidade das águas subterrâneas no local deve ser de até 1,5 metros. Assim, as raízes da amora poderão receber umidade das águas subterrâneas. Na primavera, antes do plantio, é necessário espalhar 20 gramas de nitrato de amônio no canteiro.
Preparação da treliça
Você pode preparar uma treliça com antecedência para amarrar os brotos. Ao longo das bordas da fileira são cavados postes de madeira ou metal com 2 metros de altura. O fio é puxado entre os suportes em tiras de 1 ou 2 carreiras.
Preparação do site
Quando a área é escavada a uma profundidade de 35 a 50 centímetros e livre de ervas daninhas, resta aplicar fertilizante na forma de superfosfato e sal de potássio 2 semanas antes do plantio.
Em solos ácidos, são necessários 200-400 gramas adicionais de calcário moído.
Preparando covas de plantio
As covas para mudas são preparadas em 2 a 3 dias. Antes de cavar buracos, o solo é gradeado e solto. O tamanho do furo pode ser 35 x 35 x 30 centímetros. Se o canteiro não tiver sido fertilizado, um quarto de balde de húmus misturado com superfosfato (7 gramas), sal de potássio (3 gramas) e terra é colocado em cada cova.
Tecnologia de pouso
As fruteiras são plantadas verticalmente, colocando raízes superficiais a uma profundidade de 4 a 5 centímetros da superfície. Após polvilhar a muda com terra, compacte levemente a camada de terra. Após o plantio, regue os brotos e despeje uma camada de cobertura morta com 6 a 8 centímetros de espessura ao redor dos caules.Você pode aplicar cobertura morta com serragem, turfa, palha.
Distância entre arbustos e fileiras de amoras durante o plantio
A distância entre as covas de plantio pode ser de 1,5 metros se os arbustos forem compactos. Para espécies rasteiras, é necessária uma distância de 1,8 a 2 metros. Deixa-se um vão de 2 ou 3 metros entre as fileiras.
Regras para cuidar de amoras
A frutificação e a qualidade dos bagos dependem da forma como é seguida a tecnologia agrícola da cultura da horta. Embora as amoras sejam plantas despretensiosas, elas requerem cuidados constantes.
Rega
Se você regar abundantemente os brotos imediatamente após o plantio e após mais 3-5 dias, as fileiras serão umedecidas adicionalmente 2 vezes durante a temporada. Aumente a quantidade de rega quando não chover por muito tempo. A última vez para umedecer é em outubro, antes do inverno.
Afrouxando o solo
Afrouxe e remova ervas daninhas dos canteiros conforme necessário. A cobertura morta substituirá o afrouxamento e a umidade permanecerá no solo por mais tempo. A aplicação oportuna de cobertura morta permitirá que o solo permaneça livre de ervas daninhas.
Como aparar amoras
Durante o desenvolvimento da plantação, é necessária a poda sanitária dos ramos frutíferos secos no outono ou na primavera. Para formar um arbusto, são removidos os brotos fracos. No 3-4º ano de vida, as amoras não deixam mais do que 10-15 brotos anuais. O resto é cortado próximo ao solo. Não se esqueça de desbastar os arbustos antes da floração, em junho.
Como amarrar amoras
Os brotos da planta devem ser amarrados à treliça. Ao mesmo tempo, eles são organizados em leque. Os arbustos terão luz suficiente e começarão a dar frutos mais cedo. Você pode tecer galhos entre fileiras de arame.
Abrigo de Blackberry para o inverno
Para amoras sem espinhos, o abrigo para o inverno é obrigatório. Prepare as plantas para o tempo frio após a poda. Os brotos retirados das treliças são dobrados ao solo, fixados com alfinetes e as pontas polvilhadas com terra.Você pode isolar com ramos de abeto ou camadas de material não tecido.
Pragas e doenças: precauções
Amoras e framboesas têm as mesmas pragas, já que as plantas são parentes. As plantações de amora-preta são afetadas pelo gorgulho da framboesa, pela mosca do caule e pelo besouro da framboesa. Eles combatem os parasitas pulverizando agentes inseticidas. Infusões de tabaco, celidônia e tanásia ajudam a eliminá-los.
As doenças fúngicas afectam as culturas durante os períodos húmidos e frescos da estação de crescimento. A doença pode ser identificada por manchas acastanhadas e esbranquiçadas nas folhas e caules. Se forem detectados sinais de patologia, as partes afetadas são cortadas e os arbustos são tratados três vezes com calda bordalesa com intervalo de 10 dias.